domingo, 29 de setembro de 2019

EVENTO: Câmara de Mogi fará homenagem a nordestinos na segunda-feira

20 horas atrás1 min. - Tempo de leitura
O Diário

Compartilhe!
Na próxima segunda-feira, às 19h30, a Câmara de Mogi vai homenagear os nordestinos que moram na cidade. O evento que acontecerá no auditório Tufi Elias Andery acontece em alusão à lei que cria a Semana do Nordestino na cidade. A proposta de autoria do vereador Francimário Vieira, o Farofa (PL), tem como objetivo promover regularmente ações e políticas públicas de reconhecimento à participação ativa de alguns povos – dentre os quais os migrantes nordestinos – na sociedade e cultura mogiana.

“Mais de 30% da população de Mogi é formada por nordestinos. Muitos vieram para cá com um propósito de vida – estudar, trabalhar ou passear e visitar parentes – e, com o tempo, acabaram se afeiçoando à cidade e aqui criando raízes. São pessoas que muito contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento econômico e cultura do município”, comenta Farofa.

Ao todo serão homenageadas 15 personalidades mogianas, dentre as quais os médicos Melquíades Machado Portela, Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho, além de Romildo Campelo Filho, José Vieira Macedo, Albeniza Miguel Saraiva Bento, Paulo Isac Pereira Araújo, João Ribeiro Alves Lima, Marilon Terto da Silva, dentre outros.

Fonte:O Diário de Mogi

Viagem: Ashiuchi representará Suzano em missão oficial no Japão

O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) estará em viagem oficial no Japão a partir de hoje. Ele foi uma das três lideranças brasileiras com descendência nipônica selecionadas pelo governo japonês para participar do programa "Next Generation of Nikkeys Leaders", que receberá representantes de outros países da América do Sul de 30 de setembro a 9 de outubro
Foto: Felipe Claro


Prefeito Ashiuchi retorna no dia 9 de outubro
O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) estará em viagem oficial no Japão a partir de hoje. Ele foi uma das três lideranças brasileiras com descendência nipônica selecionadas pelo governo japonês para participar do programa "Next Generation of Nikkeys Leaders", que receberá representantes de outros países da América do Sul de 30 de setembro a 9 de outubro.
Embora seja uma missão oficial em que o chefe do Executivo representará Suzano, os custos com viagens, hospedagens e atividades serão arcados integralmente pelo governo japonês, sem onerar os cofres públicos municipais. Ele ficará em Tóquio, capital do Japão, onde serão cumpridos praticamente todos os compromissos previstos. Ashiuchi participará de cursos e palestras e também de encontros com autoridades locais, em especial com o príncipe Fumihito Akishino, filho do imperador Naruhito. Também participarão do programa como representantes brasileiros: Yuri Ywata, de Presidente Prudente, e Patrícia Murakami, da capital 
paulista.

Fonte:Mogi News

PROBLEMAS: Distrito industrial do Taboão, em Mogi das Cruzes, ainda espera investimento

19 horas atrás4 min. - Tempo de leitura
Natan Lira
Compartilhe!

ÁREA Taboão conta com 50 indústrias, sendo que 10 delas estão em processo de instalação. (Foto: arquivo)
Um dos principais distritos industriais do Estado de São Paulo, o Taboão, em Mogi das Cruzes, ainda espera por investimentos do poder público para atrair empresas. A localização logisticamente privilegiada perde força frente à falta de acesso à rodovia Ayrton Senna e também de código postal para recebimento das correspondências. Atualmente, com cerca de 50 indústrias – dez delas em processo de instalação -, o local tem apenas 15% da área utilizada.

O presidente da Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab), Osvaldo Baradel, avalia que o impacto causado sobretudo pela carência desses dois recursos deixa de atrair novas indústrias ao local e, consequentemente, de gerar mais emprego na cidade. “Só a localização privilegiada não atrai as empresas, mas é um recurso que a gente pode explorar, junto com os demais, para chamar a atenção”, destaca.

Segundo Baradel, um grupo de empresários conseguiu o CEP para algumas ruas, mas em processos demorados e todos há mais de três anos. Desde então, nenhuma solicitação avançou com a estatal. “Os Correios alegam que a área é agrícola e que uma caixa comunitária resolveria a situação, mas uma indústria não pode depender de caixa comunitária. Solicitamos nova reunião e estamos esperando a data”, explicou.




SITUAÇÃO Osvaldo Baradel aponta carência de recursos. (Foto: arquivo)
Em nota, os Correios informou que o modelo de distribuição no local é feito parte na AC Mogi das Cruzes, com retirada pelos clientes, e parte com entrega em três caixas postais comunitárias, situadas nos seguintes endereços: estrada do Taboão, km 8; estrada do Taboão, km 25, e rua Minas Gerais, 32.

“Esses critérios de distribuição seguidos pelos Correios obedecem à Portaria Interministerial 4.474, de 31/08/2018. Diante de nova contestação, representantes dos Correios se reunirão novamente com a Agestab para esclarecer os fatos. Lembramos que já houve reunião com representante da Agestab no dia 17 de julho, quando foi acertado levantamento de logradouros a serem acrescentados no sistema de dimensionamento dos Correios. O projeto encontra-se em andamento com previsão de encerramento até o final de 2019”, destacou o texto da estatal.

Neste ano, a Agestab completou 15 anos de atividade e a principal e mais desafiadora demanda da associação não sai da promessa de diversos políticos que passaram pelo Governo do Estado, que é a implantação de um novo acesso para o polo industrial a partir do km 51 da rodovia Ayrton Senna da Silva, nas proximidades das empresas Auricchio Indústria e Comércio de Metais (chumbo) e Ecus Injeção Ltda. Na gestão de João Doria, o governo garantiu o acesso, mas diz realizar estudos para verificar a viabilidade de fazê-lo no citado acesso, ou então construir uma marginal com saída quilômetros antes.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que o projeto passa por análise técnica.

Segundo Baradel, uma das contrapartidas exigidas pelo Estado é a pavimentação das estradas Yoneji Nakamura e Mauro Auricchio, o que está em fase de processo na Prefeitura. “Já há a verba de R$ 8,2 milhões com a Prefeitura e a obra foi liberada pelo DER. Há 15 dias foi apresentado o projeto em vias de ficar pronto. Então, até o final do ano, a licitação deve ficar pronta e acredito que no começo do próximo ano essa etapa da pavimentação esteja concluída”, explica.

A Prefeitura de Mogi informou que, em conjunto com a Agestab, apresentou o projeto de pavimentação ao DER, que solicitou algumas alterações de ordem técnica. “As mudanças já foram feitas e a Prefeitura está finalizando a planilha, procedimento que antecede a abertura de licitação”, detalhou.

Por fim, Baradel avalia que as últimas conquistas da Agestab para o distrito vieram por meio de conversa com empresas privadas. Uma delas no ano passado, com a 76 Telecom, que instalou duas redes de fibra óptica de internet, para caso uma apresente problema – como a queda de árvore -, a outra mantenha o serviço. “A gente também conseguiu com a EDP um reforço na rede elétrica, que evita a queda de energia, porque antes caia sempre e isso gera prejuízo ao empresário, que precisa reiniciar todas as máquinas”, explica.

Fonte:O Diário de Mogi

Cultura: Estado se compromete com demandas

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), esteve em São Paulo na tarde de quinta-feira passada para uma reunião com o secretário da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Jorge Sá Leitão
Foto: Ney Sarmento/PMMC


Prefeito expôs as atividades desenvolvidas em Mogi
O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), esteve em São Paulo na tarde de quinta-feira passada para uma reunião com o secretário da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Jorge Sá Leitão. Durante o encontro, o chefe do Executivo municipal falou sobre as ações culturais desenvolvidas na cidade e apresentou projetos, para os quais a cidade busca apoio e parcerias. 
Entre os projetos apresentados, tiveram destaque o da Estação Cultura, que ainda não foi viabilizado por falta de recursos, a revitalização do Centro de Cidadania e Arte (Ciarte), que fica no prédio do antigo Cide Odeon e carece de uma estrutura mais adequada para receber ensaios sinfônicos e também a construção de dois novos equipamentos culturais, sendo um em Jundiapeba e outro em Cezar de Souza, que terão um modelo semelhante ao CEU das Artes da Vila Nova União, pelo projeto intitulado Casas da Cultura.
Também foram submetidos à apreciação do secretário projetos como o de criação de uma Fábrica de Cultura em Jundiapeba, a ampliação da Casa do Hip Hop, que hoje atende a 480 jovens, porém, precisa de mais espaço em razão da alta demanda e a implantação de um Laboratório Criativo em um espaço ocioso do Terminal Central. A cidade também solicitou apoio para a construção de um palco fixo para a realização de eventos da municipalidade, o que diminuiria os custos com infraestrutura em eventos como a Expo Mogi.
O prefeito falou sobre os projetos de musicalização desenvolvidos em Mogi, que atendem a mais de 11 mil crianças e jovens da cidade e foram responsáveis pela formação das bandas e orquestras municipais, que hoje se apresentam em locais como a Sala São Paulo e o Festival de Inverno de Campos do Jordão. Para somar a esses projetos, foi pedida a implantação em Mogi do projeto Guri.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, que também participou da reunião, falou sobre a existência na cidade de leis e programas de incentivo à cultura, citou o Festival da Canção, que já é considerado um dos maiores do país e destacou também a existência do Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM), que acaba de completar quatro anos de funcionamento e já foi responsável pela gravação de 54 CDs. Para esses dois últimos, a cidade também formalizou pedido de apoio.
O secretário de Estado elogiou a estrutura e organização da cultura de Mogi e se comprometeu a analisar os pedidos da cidade. "É raro receberemos projetos já tão definidos, tão maduros. Vamos analisar e ver no que é possível ajudar e contribuir", pontuou. 

Fonte:Mogi News