segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Velha Guarda da Vila Industrial Parabéns !!!


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

EQUIPAMENTO: Prefeitura entrega Academia da Terceira Idade do bairro Cidade Jardim

22 de fevereiro de 20202 min. - Tempo de leitura
O Diário
Compartilhe!

NOVA O Prefeito Marcus Melo entregou ATI no bairro Cidade Jardim; aula com professores especializados começa na quinta. (Foto: divulgação – PMMC)
A partir da próxima quinta-feira, os frequentadores da nova Academia da Terceira Idade (ATI) da cidade, inaugurada ontem no bairro Cidade Jardim, passarão a contar com aulas gratuitas às terças e quintas-feiras, das 7 às 9 horas, com professores especializados.

O prefeito Marcus Melo (PSDB) entregou ontem o equipamento de ginástica implantado em área da rua Décio Rodrigues Mathias, próximo ao encontro com a Dr. Miguel Trandafilov.

Esta é a 88ª Academia da Terceira Idade entregue em Mogi. “As ATIs são um projeto da Prefeitura para incentivar a população a praticar atividades físicas e ter mais qualidade de vida”, destacou.

Além do equipamento, o espaço recebeu serviços de revitalização, com a colocação de novas traves no campo de futebol de areia e melhorias no paisagismo.

O prefeito lembrou que o desafio é chegar a 100 ATIs em Mogi até o final deste ano.

A ATI Cidade Jardim é a segunda entregue pela Prefeitura neste ano. No dia 8 de fevereiro foi inaugurada a unidade do Complexo Esportivo do Conjunto do Bosque. Além da academia, o local também conta com campo de futebol com grama sintética e quadra de street ball.

A Prefeitura de Mogi planeja uma série de investimentos em equipamentos esportivos para 2020. Além das novas unidades das Academias da Terceira Idade estão previstos mais cinco campos de futebol do projeto Bola na Rede. Outro investimento é a construção do Centro de Formação Esportiva, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, e que terá atividades de iniciação esportiva e treinamento para jovens em diversas modalidades, além de ser a nova casa da equipe de futsal da cidade. O equipamento tem investimento de R$ 6.477.678,00 e previsão de entrega para o segundo semestre.

Fonte:O Diário de Mogi

PLANO DIRETOR; Mogi das Cruzes prepara nova divisão territorial

23 de fevereiro de 20203 min. - Tempo de leitura
Eliane José

Compartilhe!

MELHORIA Criação dos distritos do Cocuera, Taboão (foto) e Alto Parateí visa melhorar serviços públicos. (Foto: arquivo)
Na semana que passou, uma reunião no Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo (IGCSP) iniciou o processo para a formalização de dois projetos previstos na revisão do Plano de Diretor de Mogi das Cruzes: a criação dos distritos do Cocuera, do Taboão e do Alto Parateí, elevando para 11 as divisões administrativas da cidade, bem como revendo os limites atuais dessas áreas, além da configuração do abairramento do município – hoje, a divisão territorial se dá pelos loteamentos existentes.

A primeira reunião com técnicos do IGCSP foi feita pelo secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues. O instituto realiza a cartografia de precisão e presta serviços nas áreas de demarcação de divisas municipais e as certidões de jurisdição territorial – um processo que Mogi das Cruzes terá de se valer para cumprir o que o Plano Diretor recomenda como importante para garantir o crescimento e o desenvolvimento futuro da cidade.

Rodrigues evita estimar o prazo para a conclusão desse processo legal, porém lança que isso poderá se estender ao longo deste ano.

Com a decisão de se dividir o território em 11 distritos, além da questão cartográfica, as atenções se voltarão para o aspecto administrativo, que dependerá do prefeito Marcus Melo (PSDB), ou o seu sucessor assumir já que implicará na criação de administrações regionais para o atendimento específicos das demandas desses núcleos residenciais.

A criação dos distritos não implica, necessariamente, à manutenção das regionais, segundo explica Rodrigues. Porém, essa subdivisão é defendida para a implantação e garantia do desenvolvimento de políticas públicas para todo o território da cidade. Os demais distritos de Mogi são: Sede, César de Souza, Braz Cubas, Jundiapeba, Biritiba Ussu, Sabaúna, Quatinga e Taiaçupeba.

Inicialmente, estava prevista a criação de dois distritos, Alto do Parateí e Taboão, que atenderiam bairros existentes no limite de Mogi com Suzano, Arujá e Guararema. Todo esse território, anteriormente, estava abrigado no distrito-sede. Durante a discussão do Plano, lideranças do bairro rural e agrícola do Cocuera conquistaram o 11º distrito. O grande argumento para as três bandeiras é o crescimento da cidade e a distância física entre esses pontos e as administrações regionais.

Bairros

Outra mudança proposta é a subdivisão territorial por bairros, uma medida recomendada no último Plano Diretor que não saiu do papel. A ideia é compor a cidade com 107 bairros, o que poderá ser alterado com uma lei específica. Aprovado em novembro passado, o Plano Diretor pode ser consultado no site da Prefeitura (www.mogidascruzes.sp.org.br).

Fonte:O Diário de Mogi

INFORMAÇÃO: Folclore Político (CXXV) A campanha no Litoral

23 de fevereiro de 20203 min. - Tempo de leitura
Darwin Valente
Darwin Valente
Compartilhe!
Eleições municipais de 1982. Contra os candidatos do PMDB – Rubens Magalhães, Machado Teixeira e Aécio Yamada – , avalizados pelo empresário e candidato a deputado estadual, Jacob Lopes, o grupo do PDS se armou com nomes de grande peso político na cidade: o empresário Chico Nogueira, o sindicalista e agricultor Junji Abe e o ex-prefeito Osvaldo Regino Ornelas. A campanha mal havia começado e um desencontro na legenda situacionista levou o já veterano Ornelas a desistir de sua candidatura. Para substituí-lo foi chamado um ex-vereador, Nicolau Lopes de Almeida, pouco comprometido com o partido, à época. A disputa era palmo a palmo, já que do lado peemedebista, havia Franco Montoro como candidato a governador, que viria a ser o grande fenômeno eleitoral daquele ano. Os aliados de Waldemar Costa Filho – que, estrategicamente, se colocou fora da campanha para não ter de apoiar um ou outro candidato de seu grupo – promoviam ações avassaladoras em busca dos votos e justamente quando a disputa entrava na reta final, Nicolau simplesmente desapareceu de cena. Procura daqui, procura dali, e… nada. Ele só voltou a dar as caras por aqui às vésperas da eleição. Havia adoecido, desculpou-se. Mais tarde, no entanto, descobriu-se que Nicolau, devidamente patrocinado por Jacob Lopes, havia passado todo aquele tempo nas belas praias de Maranduba, no Litoral Norte. Sua votação fez falta para equilibrar as forças. Como valiam os votos de legenda, a soma dos sufrágios dados ao PMDB acabou elegendo o desconhecido promotor público, Antonio Carlos Machado Teixeira. Os pedessistas jamais perdoaram Nicolau.

Água fria

A vitória peemedebista na cidade não foi somente resultado das “férias” de Nicolau. O dentista Miguel Nagib, vice de Junji Abe naquela campanha, conta que, acompanhados das esposas Joana e Elza, os dois foram uma festa do sukiaki, no Cocuera. Buscando ser cordial com a jovem nissei que os atendia à mesa, Junji lhe perguntou se poderia contar com o voto dela. “Não, vou votar no doutor Machado”, disse a moça, rasgando sinceridade. Mulheres e maridos entreolharam-se. Ali, a campanha já estava perdida.

Mulheres…

Presidente do PSDB, Cuco Pereira era novamente candidato a vice de Marco Bertaiolli, nas eleições de 2012, quando já vigorava a legislação de cotas para mulheres. E como era difícil arregimentá-las, pediram ajuda da diretora de Ensino. Cuco e Bertaiolli logo extrapolaram as cotas. Mas temendo o PT, o governo tucano baixou uma medida que, indiretamente, ameaçava as professoras-candidatas. Em questão de horas, todas desistiram, a poucos dias do pleito. E lá se foram os dois, novamente, quase em desespero, à caça de novas candidatas.

Macaco Lino

O prefeito Marcus Melo recebeu, nesta semana, em seu gabinete, um grupo de pastores evangélicos que foi oferecer uma série de atividades culturais para a cidade, entre elas, uma peça teatral infantil denominada “Macaco Lino”. Por via das dúvidas, levaram o boneco, estrela da peça, para Melo conhecer. Só não contavam que lá encontrassem o vereador Antonio Lino. Ele se entusiasmou tanto com o macaco que fez a questão de ser fotografado, ao lado do prefeito, com seu xará no colo.

Três em uma Contam que uma velhinha foi ao cemitério visitar o túmulo de seu falecido esposo. No caminho lê as lápides que vai encontrando, até que resolve parar em frente de uma que diz: “Aqui jaz um político, um homem honrado, um homem íntegro”. A velhinha imediatamente fez o sinal da cruz e disse, assustada: “Virgem Santíssima! Só podem ter enterrado três homens na mesma cova!”

Tem uma boa história do folclore político da região para contar? Então envie para: darwin@odiariodemogi.com.br

Fonte:O Diário de Mogi
ATUALIZADO:
Vila Industrial é tricampeã do Carnaval de Mogi das Cruzes; veja fotos do desfile
5 horas atrás6 min. - Tempo de leitura
Larissa Rodrigues

Compartilhe!

O Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos da Vila Industrial foi a vencedora do Carnaval 2020 de Mogi. (Foto: Elton Ishikawa)
Um desfile quase perfeito. Assim pode ser chamada a passagem da campeã do Carnaval pela avenida Cívica de Mogi das Cruzes. O Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos da Vila Industrial recebeu uma única nota que não foi 10 durante a apuração realizada na manhã desta segunda-feira (24), no Centro Cultural, sendo um no quesito 9,9 de evolução. Com o enredo “O Canto das Três Raças”, a agremiação fecha uma trilogia coroada com o tricampeonato (veja abaixo fotos do desfile).



Nas duas últimas edições do desfile das escolas de samba de Mogi, a Vila havia sido campeã com os enredos “Resiliência” e “Yggdrasil e a Lenda do Quinto Dia”. “Essa trilogia foi concretizada com sucesso e estamos muito felizes sendo campeões mais uma vez. Agora, vamos conversar com a diretoria e ver o que faremos para o próximo ano, ver se nossa diretoria continua à frente da escola ou não”, afirmou o atual presidente, Emerson Rodrigues da Silva, o Lezinho.




(Fotos: Elton Ishikawa)

A estimativa é de que a escola tenha investido cerca de R$ 120 mil neste Carnaval. Mas o dinheiro não significa tudo e ele afirma que as nota dez em todos os quesitos não podem ser compradas e que tudo isso é construído com uma base muito forte na quadra. Para Lezinho, a escola não ganha o Carnaval na avenida, o que acontece por lá é a concretização de um trabalho feito durante os meses anteriores.

Em todos os anos, acredita-se que o abre-alas da agremiação foi o maior carro já visto na festa mogiana. Ele inclusive, foi o responsável por um problema durante a noite do domingo. Segundo o presidente, a avenida conta com um desnível, o que fez com que a alegoria fosse em direção ao alambrado. A questão, entretanto, foi minimizada pela harmonia, que conseguiu colocar a escola no prumo novamente.



Este, porém, não foi o único problema do desfile. Durante a passagem da Acadêmicos do São João, que ficou em 2º lugar, o som foi interrompido por três vezes, o que atrapalhou a apresentação da agremiação. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, explicou que a responsável era uma empresa terceirizada, que será penalizada de alguma forma, tendo provavelmente que devolver parte da verba que recebeu para instalar o sistema de som.

“Isso atrapalha muito a evolução da escola, passar com o som desligado fica muito difícil. Mas agora nós temos que pensar no Carnaval do ano que vem, que já temos até o enredo. A São João este ano fez um desfile majestoso, com muita fantasia bonita e os carros alegóricos lindos. A gente não pecou em nada, mas tivemos punições muito altas. Então, vamos pegar os comentários dos jurados e ver o que podemos trabalhar melhor para 2020”, pontuou Luiz Bicudo, presidente da São João.

A escola alcançou a segunda posição com um total de 177,7 pontos e o enredo “No renascer dos sonhos a Verde e Rosa canta Leonardo da Vinci”. Em terceiro, com “Romaria Negra no Altar do Tempo: A Procissão da Vida”, ficou a Estação Primeira de Braz Cubas, tendo 171,1 pontos. A agremiação teve um carro alegórico com dois minutos de atraso e acabou perdendo 0,2 ponto.

Em quarto lugar, a Acadêmicos da Fiel, com o enredo “Saúde um bem comum que necessita de educação para a sua promoção”, perdeu seis pontos. É necessário entrar com, no mínimo, 300 componentes e a agremiação contava apenas com 250. Além disso, a ala das baianas apresentou só cinco representantes.

“A avenida teve um Carnaval muito bonito, acho que um dos mais bonitos que a gente teve nesses últimos anos. As escolas entenderam que é preciso se fortalecer com a comunidade. E isso aconteceu. Já vimos as escolas mais cheias de gente e esperamos que isso se mantenha para o próximo ano. A gente já tem ouvido algumas escolas sinalizando que pretendem voltar e é isso que a Prefeitura quer, que o Carnaval seja rico, alegre, feliz e seguro”, concluiu Sartori.

Carnaval de rua de Mogi faz sucesso

O Carnaval de rua de Mogi das Cruzes termina nesta terça-feira, com dois grupos se apresentando juntos em Sabaúna e outros dois, separadamente, na região central da cidade. No distrito, a festa fica por conta do Sem Freio e o Gira Mundo, enquanto no Largo Bom Jesus, às 13 horas, tem início o Bloco da Lamour e na sequência o já tradicional Bloco Gonzagão.

Mesmo antes do fim do evento, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, faz um balanço positivo. “O que eu tenho visto é um Carnaval que dificilmente vai acabar, porque ele se fortaleceu”, disse. Esta foi a primeira vez que a Prefeitura apoiou oficialmente os grupos, com a organização, segurança e implantação de banheiros químicos.

“O Carnaval de rua é de muitos anos atrás, não é algo criado este ano pela Prefeitura. É preciso reconhecer que tivemos sim um problema de diálogo entre blocos e o poder público em 2013, mas isso foi solucionado e o diálogo está excelente. Agora, já vamos continuar a pensar no Carnaval de 2021, de repente trazer até cursos, conversar com outros grupos para entender como os blocos podem captar recursos, dá para fazer muitas coisas”, afirmou o chefe da pasta.

Sartori disse ainda que para o próximo ano, caso aconteça o crescimento do evento, é possível pensar em outros trajetos e, inclusive, um circuito com trios elétricos. Até ontem, a festa não havia registros de ocorrências policiais ou da saúde, o que incentiva ainda mais essa ampliação da festa.

“As pessoas estão participando e a gente tem visto muitas famílias e crianças nas ruas. A gente precisa pensar em um bloco infantil para o ano que vem, precisamos pensar nesse Carnaval para a criançada. O Bloco 60 Mais também foi muito legal e talvez o mais cheio que já tivemos. Então, só tende a crescer. A gente vai trabalhar para que mais blocos surjam e, com certeza, a Prefeitura vai dar o apoio necessário para a gente manter minimamente a segurança, a ordem e a limpeza”, finalizou o secretário.

Fonte:O Diário de Mogi
2020:
Vila Industrial é tricampeã do Carnaval de Mogi das Cruzes
2 horas atrás5 min. - Tempo de leitura
O Diário

Compartilhe!

Com nota máxima em praticamente todos os quesitos, o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos da Vila Industrial conquistou, na manhã desta segunda-feira (24/02), o título de campeã do Grupo Especial do Carnaval Mogi das Cruzes 2020. A agremiação chega ao tricampeonato ao repetir os feitos das duas disputas anteriores (2019 e 2016).
A imagem pode conter: 1 pessoa, no palco e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 3 pessoas
A apuração e divulgação das notas, o anúncio da campeã e a entrega de troféus foram realizados no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. A Vila Industrial obteve 179,9 pontos. Em segundo lugar ficou a Acadêmicos do São João, com 177,7; seguida da Estação 1ª de Brás Cubas (171,1) e Acadêmicos da Fiel (162,4).

A Guerreiras de Fogo fez 171 pontos. A escola desfilou pelo grupo de retorno, que contempla agremiações que não participaram da edição anterior da festividade, mas que desejavam retornar ao Carnaval em 2020.

Com o enredo “O Canto das Três Raças”, a Vila Industrial fez uma leitura das três raças predominantes no Brasil, que são os índios, brancos e negros, e mostrou a influência delas no aspecto físico do brasileiro e também na arte, cultura, fé, caráter, além das lutas cívicas por direitos.

O objetivo, segundo a agremiação, foi recontar um pouco da história da formação do povo brasileiro, além de destacar o direito à liberdade e às mais diversas manifestações.

“Este foi um dos carnavais mais bonitos que já tivemos na cidade. Agradeço o trabalho de vocês. Parabéns a todas as agremiações, que entenderam a proposta da Prefeitura de fortalecer o diálogo com a comunidade. Fomentem o retorno das escolas antigas, estimulem a formação de blocos, o carnaval de rua, que foi fortalecido pelo prefeito Marcus Melo”, afirmou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, ao final da apuração.

“Parabéns à Vila Industrial, muito mais pelo trabalho do que pelo prêmio. A escola fez um desfile belíssimo, com um carro alegórico que talvez seja o maior já visto no carnaval de Mogi das Cruzes e construiu um excelente trabalho com a comunidade”, completou Sartori, ressaltando o fato de que não foi registrada, na área dos desfiles, nenhuma ocorrência policial ou de socorro para atendimento de saúde.

Público de 12 mil pessoas prestigia o desfile das escolas de samba na Avenida Cívica

As escolas de samba animaram o público que compareceu à Avenida Cívica no domingo (23/02), no Carnaval Mogi das Cruzes 2020. Com uma boa estrutura para as pessoas e segurança reforçada nas imediações, o desfile transcorreu com muita alegria e animação, em um clima familiar e com total tranquilidade. A Secretaria Municipal de Segurança calculou um público de 12 mil pessoas presentes na avenida.

O prefeito Marcus Melo acompanhou o desfile ao lado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo. Eles percorreram o espaço reservado ao público e conversaram com os mogianos que foram à Avenida Cívica: “É um Carnaval bem organizado, com segurança e desfiles que animam as pessoas todas as idades, desde as crianças até os jovens, os adultos e os idosos. É o Carnaval da família mogiana”, disse Melo. O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, coordenou o desfile.

O investimento da Prefeitura de Mogi das Cruzes no Carnaval 2020 foi de R$ 324 mil, incluindo a infraestrutura e demais itens da Avenida Cívica, incluindo os repasses para as escolas de samba e também o apoio ao Carnaval de Rua.

Desfile

A programação de domingo começou com o Bloco 60 Mais, que animou o público com marchinhas tradicionais de Carnaval. Em seguida, abrindo os desfiles, veio a escola de samba Guerreiras de Fogo, que abordou a cultura e a arte nordestinas na passarela, com o enredo “Não troco meu oxente pelo ok dessa gente”. A agremiação fez referências ao cangaço, aos trabalhos artesanais, à literatura de cordel, ao afoxé, ao candomblé, ao maracatu, ao frevo, à vaquejada e à festa junina.

A segunda escola a se apresentar na Avenida Cívica foi a Acadêmicos da Fiel, com o enredo “Saúde: um bem comum que necessita de educação para sua promoção e prevenção”. A importância da prevenção, as políticas públicas para o setor, a saúde nas escolas e as campanhas de prevenção foram alguns dos temas mencionados, com destaque para uma ala dedicada ao personagem Zé Gotinha.

A Unidos da Vila Industrial trouxe o enredo “O Canto das Três Raças” para a Avenida Cívica, com uma leitura das três raças predominantes no Brasil – os brancos, negros e índios. A agremiação mostrou a influência da miscigenação no aspecto físico do brasileiro e também na arte, na cultura, na fé, além das lutas cívicas por direitos. A tradicional escola recontou um pouco da história da formação do povo brasileiro, além de destacar o direito à liberdade e às mais diversas manifestações

Uma homenagem a Leonardo da Vinci marcou o desfile da Acadêmicos do São João. A escola mostrou toda a genialidade de da Vinci, destacando as mudanças culturais que ocorreram entre os séculos XIII e XVII, desde as pesquisas científicas proibidas até o momento em que os sonhos e a liberdade de criar voltaram à cena, tendo Leonardo da Vinci e suas obras como um dos ápices.

Finalizando o desfile de domingo, a Estação 1ª de Brás Cubas falou sobre o tema “Romaria Negra, no Altar do Tempo: a Procissão da Vida”. O enredo abordou a raça negra e as matrizes africanas, mostrando aspectos como a fé, a dança, os louvores e os cantos, enaltecendo as virtudes do povo africano, as injustiças do tempo de escravidão e os importantes valores por eles trazidos e incorporados à cultura do povo brasileiro.

O chefe de gabinete e ouvidor geral, Romildo Campello, e os secretários Paulo Roberto Madureira Sales (Segurança), Dirceu Lorena de Meira (Serviços Urbanos), Clóvis da Silva Hatiw Lú Jr. (Finanças), Marcos Regueiro (Gestão) e Glauco Luiz Silva (diretor-geral do Semae) também prestigiaram o desfile, além dos vereadores Marcos Furlan e Protássio Nogueira.

Parabéns: Vila Industrial presidente Ermeson,( Lezinho ),Comunidade e a Diretoria pelo TRI CAMPEONATO. 


Fonte:O Diário de Mogi