domingo, 7 de agosto de 2011

Desigualdade racial na educação do País persiste, mas começa a diminuir






















Pesquisa feita pelo IBGE em cinco Estados e no Distrito Federal mostra que a distância entre a escolaridade de pais e filhos é maior entre negros e pardos que entre brancos e constata que jovens de todas as raças estão passando mais anos na escola


Luciana Nunes Leal - O Estado de S.Paulo
Embora ainda estejam longe do nível de escolaridade dos brancos, os negros estão deixando para trás a herança de poucos anos de estudos de seus pais. Pesquisa sobre cor e raça feita pelo IBGE em cinco Estados e no Distrito Federal mostra que a distância entre a escolaridade de pais e filhos é maior entre negros e pardos que entre brancos. A desigualdade racial na educação, no entanto, persiste.


A escolaridade dos filhos é muito maior que a dos pais em todas as raças, em consequência da ampliação do acesso à escola dos anos 1990 em diante. Especialistas destacam, porém, que os avanços entre negros e pardos são maiores porque partiram de bases muito baixas.


A proporção de filhos negros com 12 anos ou mais de estudos (pelo menos ensino médio completo) é quatro vezes maior que das mães e três vezes maior que dos pais da mesma cor. No caso dos brancos, a proporção de filhos na faixa mais alta de escolaridade é três vezes maior que das mães e o dobro dos pais.


Segundo a pesquisa, apenas 2,8% dos pais negros tinham 12 anos ou mais de estudos, enquanto os pais brancos chegavam a 9,7%. Entre mães negras, somente 2,1% tinham o ensino médio completo, índice que chegava a 6,9% entre as mães brancas.


Apesar do progresso em relação aos estudos dos pais, a diferença entre filhos negros e brancos continua gritante. Menos de um em cada dez filhos negros entrevistados pelo IBGE (9,2%) completou o ensino médio. Entre os brancos, quase um em cada quatro (23%) tinha pelo menos 12 anos de estudos.


"Um nível mais alto de educação entre pretos e pardos, que há algumas décadas não estava no imaginário social, começa a fazer parte da realidade. Emblematicamente, é muito importante. Mas em números absolutos e relativos ainda é muito pouco", diz o pesquisador do IBGE José Luís Petruccelli, coordenador da pesquisa de cor e raça, que ouviu 15 mil pessoas de 15 anos ou mais, em 2008.


A pesquisa mostrou que, entre todos os entrevistados, 49% se declararam brancos e 7,8% negros. No universo dos que têm 12 anos ou mais de estudos, as proporções se alteram: 71% eram brancos e apenas 4,5% negros.


Qualidade. O professor da UFRJ Marcelo Paixão, especializado no estudo de raças, ressalta que a diferença da escolaridade dos filhos em relação aos pais seria bem maior e a desigualdade entre negros e brancos muito menor se a expansão de alunos nas escolas fosse acompanhada de qualidade na educação.


"Os filhos estão se distanciando da baixa escolaridade dos pais, mas o avanço ainda é muito lento para ser comemorado. A diferença tem de aumentar até o filho do analfabeto chegar a doutor, tanto o branco quanto o negro. O salto grande será quando os anos de estudos de brancos e negros se equipararem", afirma Paixão.


Para o professor, a comparação da escolaridade de pais e filhos é "um indicador que não admite muita condescendência". Ele explica: "Não estamos comparando a riqueza de pais e filhos, que pressupõe um patrimônio físico, depende de uma série de fatores, é mais lento. Estamos falando de educação, em que os avanços podem ser muito mais rápidos com a expansão da presença nas escolas", diz.


Segundo ele, a escola conseguiu se massificar, mas o aproveitamento escolar é muito baixo, em especial para os negros. "Os jovens deixam a escola, repetem o ano, ficam atrasados. Há muita propaganda e pouco resultado", complementa.


Educadores apontam para a participação e o estímulo dos pais, mesmo aqueles de baixa escolaridade, como fatores fundamentais para o aprendizado dos filhos. Mas ressaltam que, nas famílias em que o estudo é pouco valorizado, a escola deve assumir o papel de incentivadora dos alunos.


Fonte:Estadão.com.br

Morre prefeito interino de Teresópolis

Morreu às 7h25 de hoje o prefeito interino de Teresópolis, na região serrana do Rio, Roberto Pinto (PR), 67. Ele teve uma cardiopatia isquêmica (problema relacionado com a morte de células do tecido cardíaco) dois dias depois de assumir o cargo.


Vice de Teresópolis tenta garantir que antecessor deixe cargo


Pinto assumiu a prefeitura nesta sexta-feira (5), após o afastamento do prefeito da cidade, Jorge Mário Sedlacek, acusado de desviar verbas destinadas à reconstrução da cidade após desastres naturais ocorridos em janeiro. Após assumir o cargo, Pinto exonerou todos os secretários da prefeitura.


O corpo do político encontra-se na capela mortuária do hospital São José, em Teresópolis, foi encaminhado à prefeitura da cidade para ser velado, segundo a funerária responsável pelo atendimento.


A prefeitura deve ser assumida pelo presidente da Câmara de Vereadores de Teresópolis, Arlei de Oliveira (PMDB).


O prefeito afastado disse que, "como pessoa", lamenta a morte de Pinto e se solidariza com a família do político. Sedlacek afirmou, porém, que não fará pronunciamento oficial sobre o futuro da política na cidade até que saia a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro sobre o seu afastamento, o que diz esperar que seja feito amanhã (7).


A CGU (Controladoria-Geral da União) e a Secretaria Nacional de Defesa Civil encontraram irregularidade na aplicação dos R$ 7 milhões que o governo federal enviou para a reconstrução de Teresópolis e a Câmara dos Vereadores de Teresópolis pediu o afastamento de Sedlacek por 90 dias.


Celso Avila/Folhapress
Roberto Pinto, que substituiu Jorge Mario Sedlacek
Roberto Pinto, que substituiu Jorge Mario Sedlacek na prefeitura de Teresópolis


Fonte:Folha.com

Histórias do ex-prefeito Waldemar Costa Filho (XI)

Antes de se eleger prefeito de Mogi, pela primeira vez, em 1968, Waldemar ganhou fama na Cidade como funcionário da Mineração Geral do Brasil, a primeira siderúrgica instalada no Alto Tietê pelo Grupo Jafet. A história de hoje nos é contada pelo leitor Jayro Alves Cardoso, e relembra um pouco a velha MGB: "Em fins de 1951 fui admitido como escriturário no setor de Contabilidade da Mineração Geral do Brasil Ltda, então do Grupo Jafet, contando eu com pouco mais de 16 anos de idade. O chefe do setor era o sr. Orlando Calil. Em 2 de janeiro daquele ano tive a Carteira Profissional assinada pelo Waldemar, que era o chefe da Seção do Pessoal. Logo fiquei ciente, por ouvir dizer, do temperamento ‘mandão’ do sr. Waldemar. Todavia, como meu trabalho não tinha relação com a Seção do Pessoal e o Escritório Central, onde eu trabalhava, distava dezenas de metros de lá, apenas esporadicamente via o Waldemar. Até que em 1955 houve a substituição do então gerente, sr. Eurotides Guimarães (apelidado de Charutinho, pelo hábito de sempre portar um charuto entre os dedos!) pelo sr. Filipe Sawaya, um libanês grandalhão vindo do Rio de Janeiro, onde era administrador da Frota Carioca, pertencente ao Grupo Jafet. Pois bem, até então, havia na MGB dois ‘caixas’ (tesourarias), sendo uma no Escritório Central e outra na Seção do Pessoal, subordinada, é claro, ao Waldemar, destinada exclusivamente ao pagamento do pessoal. Mas o novo gerente, Filipe Sawaya (que foi um dos fundadores do Clube de Campo), decidiu unificar os dois caixas, sendo eu o escolhido para exercer tal função, que assumi em 3 de agosto de 1955, quando já era formado em Contabilidade pelo Liceu Braz Cubas. O local escolhido pelo gerente para o tal "caixa geral" foi justamente no prédio da Seção do Pessoal, a alguns passos do gabinete do Waldemar. No princípio, foi um ‘sufoco’, pois ele não entendia nada de Contabilidade, mas aos poucos fomos entrando num acordo quanto aos serviços.Certo dia, percebendo um alvoroço pelos lados da sala de Waldemar, perguntei ao Laurentino, um ‘segurança’ que estava sempre por ali, do que se tratava. Ele explicou: um ‘peão’ (adjetivo aplicado a todos os operários braçais da firma), se desentendera com Waldemar e teria dito: ‘O senhor é muito valente atrás dessa mesa, com segurança na porta, mas quero ver lá na rua’. Waldemar não se fez de rogado, ordenando ao Laurentino: ‘Não se meta que eu resolvo isso’ e, ato contínuo, saiu à rua trocando sopapos com o desafeto. Quando cheguei, ele já estava de volta à sala, mas notei que a camisa , para fora da calça, estava rasgada... Não sei quem levou a melhor na refrega, se ele ou o peão..." (No próximo domingo, mais histórias contadas por Jayro Alves Cardoso).


Nas contas

Em setembro, mês de aniversário de Mogi, o prefeito Marco Bertaiolli irá entregar a 20ª creche construída por sua administração. Até o final deste ano serão 32, para chegar à 40ª em julho de 2012, na reta final da campanha à reeleição.


Nasceu!


Depois de enfrentar graves períodos de crises, a Santa Casa de Mogi comemorou, em julho, um recorde de partos. Foram 427 nascimentos só naquele mês. Bem acima da média de 300 nos outros meses do ano.




Pré-pago

O vereador Osvaldo "do Mercado" Ferreira dos Santos (PPS) quer hidrômetros pré-pagos na Cidade. Funcionariam com cartões, como os telefones. Além de economizar água, diz ele, acabariam com as filas de munícipes que vão atrás de vereadores pedindo ajuda para pagar contas com valores superiores às suas posses.


Procura-se






















A Prefeitura abriu edital de chamamento público em busca de parceria para administração do Serviço Médico de Urgência (Samu), que atenderá Mogi, Biritiba e Salesópolis. As organizações sociais já podem se inscrever.


Fonte:O Diário de Mogi

Por hora, 10 motoristas multados

SABRINA PACCA


A cada hora, em Mogi das Cruzes, são aplicadas 10 multas de trânsito aos motoristas mogianos. São 227 autuações por dia. De janeiro a junho deste ano, já foram emitidas 40.879 multas – 65,25% do total dos autos de infração computados durante todo o ano de 2010. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Transportes da Cidade.


Segundo a Secretaria, em 2010 foram aplicadas 62.643 multas de trânsito, de janeiro a dezembro. Já neste ano, nos primeiros seis meses, o número de autuações é de 40.879, o que indica que, até o final do período, a quantidade de infrações cometidas e punidas será muito maior do que as do ano passado.


Entre os principais dez motivos para as multas de trânsito, na primeira colocação está o excesso de velocidade em até 20% do permitido, seguido do fato de dirigir utilizando telefone celular. Na terceira colocação, o avanço de sinal vermelho (eletrônico) é apontado como causa para as infrações, assim como o excesso de velocidade de 20% a 50% do permitido pela legislação. Parar sobre a faixa de pedestre, estacionar em local proibido pela sinalização, infringir o estacionamento rotativo, avançar o sinal vermelho (manual) e deixar de usar o cinto de segurança são, também, motivos para as multas aplicadas com a ajuda de 22 equipamentos de fiscalização eletrônicos e de 36 agentes de trânsito.


De acordo com a Secretaria, um dos motivos para esse aumento é o acréscimo de quase 5% na frota de veículos de um ano para o outro, até o momento. Em 2010, a quantidade de automóveis e motocicletas do Município fechou em 176.945 unidades. Já neste ano, apenas no primeiro semestre, o número de veículos passou para 184.223, ou seja, 7.278 carros a mais. Se o aumento prosseguir, a estimativa é que Mogi termine o ano com 14,5 mil veículos a mais do que em 2010. O número, assustador, representa um carro para cada dois habitantes de Mogi.


Para tentar adequar a malha viária ao crescimento da frota de veículos, a Prefeitura necessita de recursos financeiros para que possa colocar em prática alguns projetos. "Não é só a Secretaria de Transportes. Trabalhamos juntos com a Secretaria Municipal de Planejamento. A gente tem um plano viário, mas a gente precisa de verba. Existem projetos que exigem recursos e realmente há necessidade de intervenções, não de pequeno porte, mas de médio porte para cima, dada a quantidade de veículos que aparecem no trânsito da Cidade, diariamente. Por exemplo, precisamos fazer o prolongamento da Via Perimetral, dar prosseguimento a Avenida Guilherme Giorgi, em Jundiapeba, enfim, concretizarmos algumas ideias", explicou o secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada.


Fonte:O Diário de Mogi

GM deve ampliar vagas em 2012

JULIA GUIMARÃES
A General Motors do Brasil deverá fazer novas contratações a partir do ano que vem. As projeções da empresa são de que haverá ampliação da produção, o que, consequentemente, implicará na geração de mais empregos. Caso o cenário se confirme, a unidade de Mogi das Cruzes, localizada no Distrito Industrial do Taboão, deverá ser incluída nos futuros planos da marca e disponibilizar novas vagas no mercado de trabalho mogiano. As informações foram dadas na manhã de ontem pelo diretor Reinaldo Pereira, durante a inauguração da Associação Desportiva Classista da GM de Mogi.


Reinaldo Pereira, que é diretor de operações da fábrica de Mogi e também das unidades de São Caetano do Sul e São José dos Campos, explicou que a GM projeta, para 2012, uma ampliação significativa na produção de um dos modelos da marca. Ele preferiu não revelar o nome produto, mas confirmou que poderá haver novas contratações, inclusive em Mogi. Isso porque a unidade local produz especialmente peças e acessórios, cuja fabricação também deverá aumentar para acompanhar o crescimento previsto.


O diretor afirmou que a produção da unidade mogiana ficou "estabilizada" nos últimos 12 meses. Segundo ele, isso ocorreu porque o Vectra saiu da linha de montagem, mas a Montana e o Classic tiveram crescimentos bastante expressivos. "Para o próximo ano, é possível que haja ampliações na produção da GM. A unidade de Mogi das Cruzes sempre está incluída nos planos da empresa para adequação dos novos projetos, especialmente na fabricação de PA (Peças e Acessórios). Isso pode significar novos empregos. Mas, não posso revelar detalhes. É uma questão sigilosa".


A diretoria da GM também manteve em segredo o valor do investimento aplicado nas obras da Associação Desportiva Classista, construída dentro do próprio terreno da fábrica. O espaço abriga um clube para funcionários, que também será aberto para uso de cônjuges, filhos menores de 18 anos e dependentes de planos de saúde. O preside da ADC de Mogi, Fábio André Silva, informou que a unidade tem 935 funcionários e que 106 já são associados. A expectativa é de que a área tenha entre 1.200 e 1.800 frequentadores.


O clube de Mogi tem quadra poliesportiva, campo de futebol society, playground, dois quiosques, área de churrasqueira para 120 pessoas, dois vestiários e quatro sanitários, além de portaria exclusiva e área administrativa. O espaço também poderá receber entidades, caso solicitado à empresa. "Esse é um projeto que tem como principal objetivo a qualidade de vida dos nossos funcionários", destacou Fábio Silva.


Fonte:O Diário de Mogi

Secretário-executivo se demite

Editora Globo

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Milton Ortolan, pediu demissão do cargo. "Informo que apresentei ao ministro, nesta data, meu pedido de demissão, em caráter irrevogável, do cargo de secretário-executivo do Ministério da Agricultura", escreveu Ortolan, em nota divulgada pela página do Ministério da Agricultura na internet.
Ele tomou a decisão após a publicação de reportagem pela revistaVeja segundo a qual seria conivente com irregularidades e desvios de recursos no Ministério. "Sinto-me injustiçado e ofendido pelas suspeitas levantadas na reportagem", afirmou.
É a segunda vez que funcionários citados como envolvidos em irregularidades pela revista Veja são demitidos no mesmo dia da publicação da notícia. No dia 2 de julho a presidente Dilma Rousseff afastou quatro servidores do setor de transportes, suspeitos de atos ilegais, entre eles, Luiz Antonio Pagot, então diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Ortolan escreveu também que conheceu o lobista Júlio Fróes no processo de contratação da pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) pelo Ministério da Agricultura. Fróes foi apontado por Veja como um estranho que teria sala no prédio da Pasta e atuaria para liberar verbas e corromper servidores. "(Fróes) Chegou a mim como sendo um representante da PUC-SP", argumentou Ortolan.
O ex-secretário disse desconhecer uma reunião citada pela revista que teria sido realizada na Assessoria Parlamentar do Ministério, quando teria sido distribuída "propina". "Não participei e nem compactuo com ilegalidades. Tenho 40 anos de serviço público. Jamais fui acusado de conduta irregular".
Por fim, ele solicitou que sejam feitas investigações "em todos os níveis considerados necessários" e se colocou à disposição para prestar esclarecimentos. "Tenho a consciência tranquila e provarei minha inocência", finalizou.
Já o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, negou envolvimento com Júlio Fróes. Por intermédio de nota, Rossi informou que pedirá que a Controladoria Geral da União (CGU) investigue os contratos apontados pela revista como suspeitos e anunciou que os funcionários citados serão ouvidos em procedimento disciplinar.
A revista afirma que Fróes redigiu um documento usado como base para o Ministério contratar sem licitação, por R$ 9,1 milhões, a Fundação São Paulo, mantenedora da PUC-SP. A entidade tinha o lobista como representante. Após conseguir o contrato, ele teria dado pastas com dinheiro a funcionários que o tinham ajudado. O lobista negou as acusações e chegou a agredir o repórter Rodrigo Rangel, da Veja, que registrou boletim de ocorrência em Brasília.
Na reportagem, o próprio lobista se descreve como amigo de Rossi. O ministro nega: "Nunca participei de reunião com este senhor. Não desfruta de minha amizade e nem de minha confiança".
O ministro garante que a pasta está de acordo com "boas práticas administrativas e de controle interno" e nega que tenha cometido qualquer ilegalidade. "Não fui, não sou e não serei conivente com qualquer tipo de desvio".
Em anexo ao pronunciamento do ministro, a pasta dá detalhes sobre o contrato com a Fundação São Paulo. A justificativa para a dispensa de licitação é que a entidade atua nas áreas de pesquisa, ensino e desenvolvimento institucional. O convênio é para a capacitação de 12 mil servidores. Até julho de 2011 foram atendidos 6.560 funcionários e a Fundação recebeu R$ 5,2 milhões. A nota afirma que o contrato já foi auditado pela CGU.

Fonte:O Diário de Mogi

Modo de governar gera queixa

OPINIÃO Parlamentares dizem que governo da presidente Dilma mostra desorientação e pode correr riscos desnecessários


Brasília


Ao entrar no oitavo mês de Planalto e já contabilizar três demissões ministeriais de peso, os parlamentares da base aliada e ministros começam e emitir sinais de desconforto com o jeito Dilma Rousseff de governar. Eles temem o confronto com a presidente, não ousam fazer a crítica abertamente, mas têm a mesma queixa: "Dilma amarra os parlamentares e anula os ministros".


Por trás das decisões rápidas e ríspidas, principalmente depois de demissão de Antonio Palocci da Casa Civil, em junho, os aliados avaliam que "o governo mostra desorientação e pode correr riscos desnecessários". Os parlamentares dizem que a presidente está mais interessada em "mandar do que governar" e falam em um tom que abre possibilidades para "um troco". Traduzindo: uma votação que, propositalmente, derrote o Planalto


Mas são os ministros, que não têm as armas dos parlamentares, os mais incomodados. Depois de demitir também Alfredo Nascimento (Transportes) e Nelson Jobim (Defesa), Dilma reforçou o estilo centralizador e a paralisia aflige os ministros.


Em conversas reservadas, os ministros ouvidos pelo Grupo Estado listam uma série de projetos prontos para serrem apresentados à sociedade, mas que continuam na fila de espera, aguardando o aval da presidente. Isso pode ser bom para a imagem da petista, mas, dizem os ministros, fragiliza o governo.


Detalhista, Dilma lê linha por linha de todos os projetos e manda refazê-los várias vezes. Os vazamentos de informações, principalmente de pedaços de propostas que ela não analisou, irritam a presidente, que não suporta disputas veladas entre auxiliares - ela está convencida de que muitos desses vazamentos têm por trás esse objetivo, sobretudo na equipe econômica. Beira o ódio presidencial a quebra da regra que não permite que ministros comentem temas de pastas alheias.


Dilma ficou furiosa, por exemplo, com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, depois de ler nos jornais uma parte do projeto da política industrial, o Plano Brasil Maior, só divulgado no início da semana passada. Na solenidade de lançamento, no Planalto, a presidente anunciou o projeto como seu, e não do ministério, o que ofuscou a imagem de Pimentel.


Em quase todos os ministérios há projetos aguardando o desembargo presidencial. Na área do Ministério da Justiça, até agora não entraram em operação os Veículos Aéreos Não Tripulados (Vant), um dos xodós da candidata Dilma durante a campanha. Segundo o Ministério da Justiça, os Vant vão entrar em operação no fim do mês ou em setembro.


Também espera pela decisão da presidente o projeto que visa acabar com a superlotação carcerária no País. Mas o disciplinado ministro José Eduardo Cardozo cumpre a regra do silêncio e, cuidadoso, disse ao Estado: "Estamos fechando (um pacote de medidas) com a presidente da República, então não posso divulgar detalhes. Mas em curto espaço de tempo vamos divulgar a primeira fase do programa de melhoria do sistema prisional".


O Código de Mineração está pronto na pasta do ministro Edison Lobão, das Minas e Energia. A presidente decidiu ler as centenas de artigos do Código, um por um, o que impede que a proposta seja enviada ao Congresso.


Há outros exemplos de propostas nos escaninhos do Planalto e em fase de discussão com a presidente, como o projeto de regulamentação da venda de terras a estrangeiros, as propostas de inovação tecnológica, a Lei Geral da Copa e o prometido Sistema Nacional de Defesa Civil. A reforma do sistema de pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a cargo do ministro Garibaldi Alves, não vai para diante enquanto não receber permissão presidencial.


A assessoria de Dilma Rousseff afirmou que a presidente tem a preocupação em conhecer todos os detalhes das propostas feitas pelos ministérios, mas não é centralizadora. Além do mais, argumenta a Presidência, o governo não pode ser analisado pelos sete meses iniciais, mas pelo mandato.


A aparente tranquilidade palaciana com os julgamentos futuros não se reflete no dia a dia da presidente. A irritação de Dilma é visível. Na última sexta-feira, durante inauguração de 1,5 mil casas do projeto Minha Casa, Minha Vida, na Bahia, ela perdeu a paciência quando um repórter chamou os imóveis de "casinhas". No velho estilo do tempo em que era ministra - e que abandonou na campanha presidencial - Dilma reagiu com um "meu querido", expressão que traduz sua máxima irritação.


Fonte:O Diário de Mogi

Social Wilson Toledo

fotos: Paula Moura

Pop Bazar
Ainda está em tempo de esticar até o Pop Bazar neste fim de semana e garantir umas roupitchas muito legais para o seu guarda-roupa. A megaliquidação, que entrou em sua quarta edição, está oferecendo descontos de até 70% em "axós" da grife masculina Dewa, das lojas Dona Santa e Marietta - Bags & Co, e da charmosíssima JouliK, da estilista mogiana Katiúscia de Moraes e de sua irmã, Karen de Moraes. A bela mestiça, aliás, entra em cena ao lado da também estilosa Alexandra Santana Gonzáles - vestidas, da cabeça aos pés, com as incríveis peças da marca. O evento de moda está rolando desde sexta-feira, na avenida Capitão Manoel Rudge, 1.100, na Vila Oliveira, e, pela movimentação, ficará ainda mais na ferveção hoje, do meio-dia às 18 horas, com o corre-corre para adquirir as roupas e acessórios mais desejados da temporada por um preço bem baixinho. Na coluna de hoje, o que de melhor rolou no primeiro dia


Philip Pinhal e Danilo Grimberg, da Dewa

A simpática Soraya Tarcinale

Mariana e Elisa Gasparetto, da Marietta - Bags e Co

Juliana Cerqueira

Débora e Janete Grillo, da loja Dona Santa

Marcela Mello Freire não passa despercebida ao lado de Dani Manna

Janice Ito divide a cena com Marlene de Souza

As bem-vindas Carol e Heloísa Guedes

Luciana Silva e Andréia Teixeira

Vittória e Edna Caxeiro conferem a promoção do Pop Bazar

As queridas Viviane e Maria Eduarda Fernandes

O click especial de Mariana Lisbão e Gabriela Morette

A sempre bem-vinda Mariana Gonzalez

Anotada, ainda, a presença de Érika Ribeiro e Viviane Terra

Ainda por lá, Alzira Cruz e Emília Severino

Comemoração aos meus 17 anos

Realmente, já estou contando os dias para a festa que vou promover com o jornal Mogi News em comemoração aos meus 17 anos de colunismo social. Muitos amigos ainda estão me ligando atrás de reservas para a grande noite, que rola no restaurante Fornatta di Nápoli, no Mogi Shopping, na terça-feira, a partir das 20 horas. Infelizmente, não tenho mais nenhum lugar para oferecer, nem com reza brava e desistências, que, graças a Deus, ainda não ocorreram. Por outro lado, fico muito feliz pelo fato de a sociedade mogiana ter respondido de pronto ao meu convite, sem me esquecer dos queridos companheiros de jornada de outras cidades da região do Alto Tietê, que também fizeram questão de estar comigo nesta importante data. Por lá, vamos confraternizar e celebrar o que há de melhor na vida, com direito a menu caprichado e à música ao vivo do cantor Demétrio, que, na festiva ocasião, será acompanhado por um tecladista e um saxofonista


Jorge Moraes

Guarda-roupa
Na quarta-feira, Vitor Zerbinato abre as portas de sua loja de fábrica, no distrito de Brás Cubas, para o coquetel de lançamento da coleção verão 2011/2012 da grife que leva o seu nome. Será às 18 horas, com desfile alinhado às 20 horas.


Paula Moura

Reconhecimento
Os mogianos Nelson Bueno do Prado e Walter Bolzani Júnior serão homenageados na noite de 22 de agosto pela Câmara Municipal de São Paulo em referência ao Dia do Maçom. A solenidade rola no Salão Presidente João Brasil Vita, às 19 horas. 

Para outubro

A audiência pública para discutir sobre o projeto de instalação de um aterro sanitário no distrito do Taboão, proposta pela Queiroz Galvão, deverá ocorrer a partir da segunda quinzena de outubro deste ano. A estimativa, dada por políticos e integrantes do movimento Lixão Não!, foi confirmada à coluna pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, uma vez que o Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente) só poderá fazer anúncio da data após análise do relatório da Prefeitura de Mogi das Cruzes.


Divulgação

Relatório
Segundo anunciou o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) anteontem ao repórter William Almeida, nas próximas semanas, o relatório da administração municipal, contrário ao empreendimento, será encaminhado ao governo do Estado. Na próxima sexta-feira, técnicos da Falcão Bauer, empresa contratada pela Prefeitura para fazer a análise técnica do solo do Taboão, entregarão o relatório final para reforçar o argumento do município de que o lençol freático daquela região poderá ser afetado caso tenha um aterro sanitário.


Seminário


Para somar ao relatório da Prefeitura, integrantes das Frentes Parlamentares Lixão Não! e do Alto Tietê realizarão, no dia 13 de setembro, na Assembleia Legislativa, um seminário sobre os resíduos sólidos.
Solução
O evento, proposto e organizado pelo deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), e que ganhou a adesão dos deputados Estevam Galvão de Oliveira (DEM), André do Prado (PR) e Heroilma Tavares (PTB), tem por objetivo discutir, com técnicos e especialistas, diferentes formas de reciclagem do lixo e modelos alternativos para destino do lixo sólido. "Não basta apenas dizer não ao aterro, mas apresentar soluções viáveis para o seu destino e tratamento", afirmou Gondim, por meio de sua Assessoria de Imprensa.
Projetos "eletrônicos"
Por falar em preservação do Meio Ambiente, o presidente da Câmara de Mogi, Mauro Araújo (PSDB), confidenciou ao repórter Cléber Lazo que empregará, em breve, novas medidas para a redução do uso de papel na Casa de Leis. Uma delas é determinar que todos os protocolos e projetos de lei para análise das Comissões Permanentes tenham cópias eletrônicas.
Haja papel
A ideia é fazer com que, por meio da Intranet, esses documentos sejam distribuídos e despachados, diminuindo assim os gastos com papéis e também demora nos pedidos. Segundo apurou a coluna, um simples pedido de protocolo na Câmara, seja para uso da sala de reuniões, gera 15 folhas em documentos e carimbos. O meio ambiente e o bolso do consumidor tendem a ganhar com a nova medida.


Adriano Vaccari

Via sacra do PSD
A corrida contra o relógio promovida por políticos aliados ao prefeito paulistano Gilberto Kassab, empenhados na coleta de assinaturas para a criação do PSD, ficou ainda mais difícil. Em meio às denúncias de fraudes, com registro de título de eleitor de pessoas falecidas, em Goiás, e pedido de impugnação da legenda feita pelo DEM e pelo PTB na Justiça Eleitoral, há ainda a preocupação de ter todas as assinaturas validadas a tempo.


Falta de estrutura
O motivo, segundo apurou a coluna com representantes do PSD e de outros partidos, é o déficit de funcionários nos cartórios eleitorais, o que aumenta o tempo para emissão de certificação e outros documentos necessários para confirmação de novas filiações. No caso do PSD, segundo o assessor Nobuo Aoki Xiol, já foram coletadas 50 mil assinaturas de adesão à legenda e outras 10 mil devem ser encaminhadas amanhã aos cartórios eleitorais. "Em Mogi, tivemos, até o momento, 10 mil adesões, e muito poucas certificações, principalmente na 74ª Zona Eleitoral", contou Xiol.


Longa espera
O tempo médio na cidade para validação gira em torno de 15 a 20 dias. O prazo limite para que a legenda possa participar das eleições de 2012, segundo o jornal Folha de S. Paulo, é 7 de outubro. Será preciso reunir pouco mais de 490 mil assinaturas, todas certificadas em cartório.
e-mails do leitor


Márcio Siqueira

Olá Márcio. Não sei se você já está conseguindo acessar seus e-mails, mas, de qualquer forma, quero expressar aqui o meu desejo de que você se reestabeleça e se recupere totalmente. Fiquei sabendo do seu estado de saúde apenas neste sábado (30/07), pelo Facebook. Liguei no Mogi News e conversei com o Tiago Pantaleon. Ele me disse que você já está melhor e pode até ter alta nos próximos dias. Fiquei aliviado com essa notícia. Saiba que você está nas minhas preces. Imagino que deve ser muito difícil passar por um problema tão grave. Mas, como diz aquele ditado batido, o que não mata nos fortalece. Tenho certeza de que você vai sair dessa e vai voltar à ativa. Você é o melhor editor que eu já tive, sensato, equilibrado, inteligente, ágil, e faz muita falta para a Imprensa da região.


Olá meu amigo Jesus te Ama Isaias 53:2,3,4,5. [Luizinhodavila]


Márcio, ao saber de todo o problema passado por você, fiquei muito preocupado. Tenha certeza de que estou orando pela sua breve recuperação e conte comigo.


José Carlos Souza


Taiaçupeba
Sobre a carta do leitor Frederico L. S. Júnior, morador de Taiaçupeba, publicada na edição do dia 2 de agosto, o Semae informa que o reservatório que abastece o distrito pode sofrer variações do nível de água - que acabam afetando as regiões mais altas, reduzindo a quantidade de água que chega até as casas. Estes casos são pontuais e, quando ocorrem, são acompanhados pelos técnicos do Semae. No fim de semana passado, houve uma diminuição no volume do reservatório, causada por um vazamento. O reparo já foi realizado, o que normalizou a situação.


Prefeitura de Mogi
Imagem do dia
Amilson Ribeiro

Malabarismo
Artista de rua ganha a vida com divulgação para atrair a atenção da clientela de loja. Habilidade, nesta arte, é fundamental.


Fonte:Mogi News

Crianças Bombeiro dá dicas de segurança

Segundo o subtenente Valfredo da Rocha Prado, medidas simples podem evitar quedas e queimaduras
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Segundo o subtenente Valfredo Prado, a cozinha oferece diversos perigos para as crianças
Segundo pesquisa da organização não-governamental Criança Segura, 45% das mães entrevistadas em São Paulo, acreditam que os filhos podem sofrer acidentes, independente de estarem dentro ou fora de casa. Para evitar queimaduras, por exemplo, 33% das mães colocam cabos de panelas quentes para o lado de dentro do fogão enquanto coziam. Outras 13%, utilizam, sempre que possível, somente as bocas traseiras do fogão.


Segundo o subtenente do sub-grupamento do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes, Valfredo Aparecido da Rocha Prado, são medidas eficientes para evitar acidente com crianças. "Outra dica é monitorar a temperatura do aquecedor do chuveiro, que nesta época do ano fica em 60º. Com essa temperatura, já é possível ser vítima de uma queimadura de terceiro grau na pele", explicou. 
Para evitar casos de intoxicação, o bombeiro recomenda que baldes ou recipientes que armazenarem produtos químicos ou de limpeza, devem ficar guardados em lugares altos. "Uma criança que engatinha pode alcançar estes produtos e confundi-los com suco ou refrigerante. Na maioria das ocorrências que atendemos, estes materiais estavam em locais de fácil acesso de crianças e até bebês".


Já quanto à queda, a razão de 48% dos atendimento de acidentes domésticos em período de férias em Mogi das Cruzes, o recomendado é manter o monitoramento e advertir a criança se vê-la escalando um local. "Muitas crianças vão soltar pipas na laje, se esquecem que estão em lugares altos e caem. O aumento é significativo nas férias. As crianças devem ser monitoradas rigorosamente", garantiu.


Fonte:Mogi News

Potencial: Empresas apostam no aumento do poder de compra da nova classe C

Com pacotes diferenciados, esta parcela da população consegue desfrutar de mais serviços, incluindo o lazer
Jorge Moraes

Academia ampliou horário de funcionamento para atender a demanda dos trabalhadores que passaram a cuidar mais da saúde
De acordo com um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a classe média brasileira (classe C) foi a que mais cresceu nos últimos 18 anos. O número de pessoas com renda mensal entre R$ 1.200 e R$ 5.174 mais do que duplicou, passando de 45,6 milhões para 105,4 milhões. Segundo o economista Waldir Pereira Gomes, esta parcela da população se tornou consumidora, sendo alvo de muitas empresas que descobriram o potencial deste novo mercado.
Um exemplo da importância da classe média, segundo o economista, é o acesso a determinados serviços, principalmente, no segmento de lazer: "Era uma classe que teve o consumo reprimido por causa da inflação e agora quer desfrutar das mesmas coisas que as pessoas das classes A e B". 


Viagens
O crescimento da procura por pacotes de viagens reflete este cenário. Gomes ressaltou que as empresas de turismo perceberam a nova situação financeira da classe média e resolveram investir. 
O foco dos anúncios do setor mudou. Segundo o especialista, a maioria dos anúncios feitos por essas agências sobre os roteiros turísticos dão ênfase para a forma de pagamento das viagens. "A propaganda gira em torno de quanto é e até quando a pessoa pode pagar o passeio. Essa é uma forma de atrair a classe C, que pode investir, mesmo que o pagamento seja parcelado", observou. 
Na avaliação do economista, o consumo da classe média não se resume apenas as viagens. Gomes destaca que esta expressiva parcela da população têm tido cada vez mais acesso às academias de ginástica e à TV por assinatura, o que reflete a estabilidade do emprego e o crescimento dos salários. 


Empresas
As empresas têm apostado neste novo público. A operadora de viagens CVC começou a investir neste segmento com base em um levantamento que indicou a ascensão de 25 milhões de consumidores à classe C nos últimos cinco anos. A empresa resolveu comercializar roteiros turísticos com preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento. 
De acordo com o presidente da CVC, Valter Patriani, muitos brasileiros estão descobrindo que sair de férias é uma alternativa viável: "O parcelamento de pacotes de viagens tem favorecido a inserção do produto ´viagem´ na cesta de consumo dessa classe emergente, que estão de fato conseguindo realizar o sonho de viajar". 
Para aproveitar o bom momento da classe média, academias de ginástica apostam em horários estendidos para atender aqueles que trabalham durante o dia ou até mesmo na madrugada. O coordenador-geral da academia Olímpia, Thiago Diogo de Almeida, contou que uma das unidades da rede funciona até a meia-noite para atender a esta nova demanda. "Cada vez mais todos estão se preocupam em cuidar da saúde", afirmou Almeida. 
Um estudo apresentado pela NET, empresa de telefone, Internet banda larga e TV por assinatura mostrou que a classe C é responsável por 43% das assinaturas na modalidade TV. Enquanto, as classes A e B representam 24% e 33%, respectivamente.


Fonte:Mogi News

Estiagem Nível do Tietê sobe e preocupa comunidade

Para ambientalista, obra feita pela Sabesp na barragem de Biritiba Mirim estaria causando problema. Comunidade tem medo de alagamentos
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Guilherme Bertti

Moradores dizem que o rio está bem mais alto do que o normal
O aumento do nível do rio Tietê em plena época de estiagem está preocupando moradores que vivem às margens dele. Segundo relataram ao Mogi News, há cerca de três semanas as águas do rio estão mais altas do que o costume para esta parte do ano em que praticamente não há chuvas. Eles temem que uma forte chuva nos próximos dias ou semanas possa causar alagamentos.


Para o ambientalista José Arraes, o aumento no nível das águas do rio está ocorrendo em função das obras de recuperação no túnel que faz a conexão entre as barragens Biritiba Mirim e Jundiaí. Os trabalhos estão sendo feitos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Ele explicou que, com o desabamento, a vazão da água no túnel caiu de cerca de 20 metros cúbicos para apenas três metros cúbicos. Isso significa que parte dos 17 metros pode estar sendo despejada diretamente no Tietê. 
"Isso precisa ser denunciado. O rio Tietê não tem calha para suportar um volume tão grande de água. Porque funciona assim: as águas das barragens Ponte Nova e Paraitinga são levadas à barragem de Biritiba por uma elevatória. De lá, são distribuídas para a barragem de Jundiaí. Se o túnel que faz essa conexão está em obras porque desabou, só há um canal por onde essa água possa escoar, que é o rio Tietê. Este rio precisa ser desassoreado o mais rápido possível porque nós sempre temos problemas na época de chuva com enchentes e alagamentos", afirmou.


Para o aposentado Armildo Meneguine, que vive às beiras do rio, em César de Souza, já passou da hora de as autoridades políticas tirarem do papel o desassoreamento do rio. "E tem que começar de lá de baixo para cá (sentido inverso do rio) porque senão ele ganha vazão aqui, chega em um ponto onde não vai escoar e vai acabar voltando. Esse problema do nível alto do Tietê e das enchentes só acabará quando o limparem", afirmou.


A dona de casa Maria Raquel Giovanete acha que é de se estranhar o nível atual das águas, uma vez que não há chuvas fortes e constantes na cidade há um bom tempo. "É muito estranho mesmo. Geralmente nessa época o rio está bem mais baixo do que agora. Já começa a preocupar", disse.


O aposentado Benedito Domingos dos Santos também compartilha da preocupação. "Acredito que, se chover, a água não chegará até minha casa porque ela é alta. Mas que o rio está bem mais alto do que o comum para a época de estiagem, não tenho dúvidas".


A Sabesp foi procurada e respondeu que a questão é do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee). Já o Daee disse, por meio da Assessoria de Imprensa, que a responsabilidade da obra é da companhia de saneamento.


Fonte:Mogi News

Expansão GM planeja ampliar fábrica e abrir mais vagas de empregos em 2012

O projeto de expansão está programado para o setor de manufatura da unidade de Mogi das Cruzes
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Osvaldo Birke

Diretores, funcionários e representantes sindicais participaram da inauguração da Associação Desportiva da GM, que poderá ser ampliada nos próximos anos
A General Motors do Brasil deve gerar mais empregos em 2012 em sua unidade em Mogi das Cruzes. Isto porque a fábrica deve ampliar a área de manufatura, que absorverá novas células de montagem de alguns modelos da linha Chevrolet. O número de vagas que serão abertas além das linhas atendidas pela ampliação de produção de peças de reposição e componentes não foram divulgados, mas o diretor da GM Mogi, Reinaldo Pereira, garantiu que a recessão econômica provocada pela crise financeira nos Estados Unidos não deve afetar a produção. Existe grande possibilidade de a fábrica fornecer peças para carros que ainda serão lançados pela Chevrolet. Até 2012 a unidade receberá o total de R$ 50 milhões de investimentos da montadora. 
O anúncio foi feito ontem, durante a inauguração da Associação Desportiva Classista da GM, que reuniu diretores, funcionários e representantes sindicais de Mogi e demais unidades da montadora. (Leia mais nesta página).


Em março, a GM já havia anunciado que a ampliação do quadro de colaboradores não estava previsto para este ano. Instalada no distrito do Taboão, a unidade conta com 900 funcionários. Dados preliminares sobre o equilíbrio econômico da empresa, que no ano passado lucrou em toda rede US$ 932 milhões e vendeu um milhão de veículos não foram divulgados. "O que podemos afirmar é que a produção se mantém estável, já que nós aumentamos a produção de componentes do Montana e Classic, e passamos a fabricar apenas peças de reposição do Vectra. Temos previsão de produzir peças de reposição e componentes de outros modelos no ano que vem, e isso demandará contratação de mais funcionários".


O último anúncio de contratação foi em outubro de 2010, quando a fábrica abriu 180 vagas. Também foi no ano passado que a GM anunciou um pacote de investimentos na unidade mogiana de R$ 50 milhões.


Fonte:O Diário de Mogi