domingo, 7 de agosto de 2011

Potencial: Empresas apostam no aumento do poder de compra da nova classe C

Com pacotes diferenciados, esta parcela da população consegue desfrutar de mais serviços, incluindo o lazer
Jorge Moraes

Academia ampliou horário de funcionamento para atender a demanda dos trabalhadores que passaram a cuidar mais da saúde
De acordo com um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a classe média brasileira (classe C) foi a que mais cresceu nos últimos 18 anos. O número de pessoas com renda mensal entre R$ 1.200 e R$ 5.174 mais do que duplicou, passando de 45,6 milhões para 105,4 milhões. Segundo o economista Waldir Pereira Gomes, esta parcela da população se tornou consumidora, sendo alvo de muitas empresas que descobriram o potencial deste novo mercado.
Um exemplo da importância da classe média, segundo o economista, é o acesso a determinados serviços, principalmente, no segmento de lazer: "Era uma classe que teve o consumo reprimido por causa da inflação e agora quer desfrutar das mesmas coisas que as pessoas das classes A e B". 


Viagens
O crescimento da procura por pacotes de viagens reflete este cenário. Gomes ressaltou que as empresas de turismo perceberam a nova situação financeira da classe média e resolveram investir. 
O foco dos anúncios do setor mudou. Segundo o especialista, a maioria dos anúncios feitos por essas agências sobre os roteiros turísticos dão ênfase para a forma de pagamento das viagens. "A propaganda gira em torno de quanto é e até quando a pessoa pode pagar o passeio. Essa é uma forma de atrair a classe C, que pode investir, mesmo que o pagamento seja parcelado", observou. 
Na avaliação do economista, o consumo da classe média não se resume apenas as viagens. Gomes destaca que esta expressiva parcela da população têm tido cada vez mais acesso às academias de ginástica e à TV por assinatura, o que reflete a estabilidade do emprego e o crescimento dos salários. 


Empresas
As empresas têm apostado neste novo público. A operadora de viagens CVC começou a investir neste segmento com base em um levantamento que indicou a ascensão de 25 milhões de consumidores à classe C nos últimos cinco anos. A empresa resolveu comercializar roteiros turísticos com preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento. 
De acordo com o presidente da CVC, Valter Patriani, muitos brasileiros estão descobrindo que sair de férias é uma alternativa viável: "O parcelamento de pacotes de viagens tem favorecido a inserção do produto ´viagem´ na cesta de consumo dessa classe emergente, que estão de fato conseguindo realizar o sonho de viajar". 
Para aproveitar o bom momento da classe média, academias de ginástica apostam em horários estendidos para atender aqueles que trabalham durante o dia ou até mesmo na madrugada. O coordenador-geral da academia Olímpia, Thiago Diogo de Almeida, contou que uma das unidades da rede funciona até a meia-noite para atender a esta nova demanda. "Cada vez mais todos estão se preocupam em cuidar da saúde", afirmou Almeida. 
Um estudo apresentado pela NET, empresa de telefone, Internet banda larga e TV por assinatura mostrou que a classe C é responsável por 43% das assinaturas na modalidade TV. Enquanto, as classes A e B representam 24% e 33%, respectivamente.


Fonte:Mogi News