Jamile Santana
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya
Segundo o subtenente Valfredo Prado, a cozinha oferece diversos perigos para as crianças
Segundo pesquisa da organização não-governamental Criança Segura, 45% das mães entrevistadas em São Paulo, acreditam que os filhos podem sofrer acidentes, independente de estarem dentro ou fora de casa. Para evitar queimaduras, por exemplo, 33% das mães colocam cabos de panelas quentes para o lado de dentro do fogão enquanto coziam. Outras 13%, utilizam, sempre que possível, somente as bocas traseiras do fogão.
Segundo o subtenente do sub-grupamento do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes, Valfredo Aparecido da Rocha Prado, são medidas eficientes para evitar acidente com crianças. "Outra dica é monitorar a temperatura do aquecedor do chuveiro, que nesta época do ano fica em 60º. Com essa temperatura, já é possível ser vítima de uma queimadura de terceiro grau na pele", explicou.
Para evitar casos de intoxicação, o bombeiro recomenda que baldes ou recipientes que armazenarem produtos químicos ou de limpeza, devem ficar guardados em lugares altos. "Uma criança que engatinha pode alcançar estes produtos e confundi-los com suco ou refrigerante. Na maioria das ocorrências que atendemos, estes materiais estavam em locais de fácil acesso de crianças e até bebês".
Já quanto à queda, a razão de 48% dos atendimento de acidentes domésticos em período de férias em Mogi das Cruzes, o recomendado é manter o monitoramento e advertir a criança se vê-la escalando um local. "Muitas crianças vão soltar pipas na laje, se esquecem que estão em lugares altos e caem. O aumento é significativo nas férias. As crianças devem ser monitoradas rigorosamente", garantiu.
Fonte:Mogi News