quarta-feira, 13 de junho de 2012

Eleição suspende Mogi Mais Viva



Artigo específico da Lei Mogi Mais Viva beneficia os candidatos nas eleições deste ano / Foto Arquivo
Sujeira à vista. A lei municipal 6.334/09, popularmente conhecida como Mogi Mais Viva, que ordenou a paisagem urbana e acabou com a poluição visual na Cidade, estará suspensa durante todo o período eleitoral. Isso quer dizer que entre os dias 6 de julho e 7 de outubro - podendo este prazo ser estendido até 28 de outubro caso haja segundo turno -, Mogi das Cruzes será tomada pelas mais diversas formas de propaganda das campanhas de centenas de candidatos que concorrerão aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito. Neste período, considerado especial, os mogianos terão de voltar a conviver com incômodas práticas já abolidas no Município como a distribuição de panfletos e fixação de placas e cartazes em propriedades particulares.
O secretário municipal de Segurança, coronel Eli Nepomuceno, esclarece que a lei Mogi Mais Viva classifica a propaganda destinada às campanhas políticas como “anúncio especial”. No artigo 25, a legislação estipula que a publicidade de “finalidade eleitoral” deverá ser regularizada na forma prevista na Legislação Federal Eleitoral. “A própria Mogi Mais Viva já prevê que a propaganda eleitoral é considerada especial e que deve observar exclusivamente as regras do Tribunal Superior Eleitoral”. (Júlia Guimarães)

Fonte:O Diário de Mogi

Espera por cirurgia é de 1 ano



Hospital Luzia de Pinho Melo realiza algumas cirurgias eletivas, que demoram até um ano para serem agendadas / Foto Arquivo


A superlotação dos hospitais públicos tem gerado filas de até um ano para realização de cirurgias eletivas (não urgentes) em pacientes da Região. A espera pelo procedimento vem acompanhada por incertezas, dores e, em muitos casos, de um agravo na enfermidade. É comum, por exemplo, que mulheres com necessidade de realizar uma histerectomia (retirada do útero) desenvolvam anemia durante o período entre o encaminhamento e a realização da cirurgia.
Para amenizar o problema, o vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho, o Chico Bezerra (PSB), que também é médico, já sugeriu ao Estado a realização de mutirões para procedimentos eletivos. “Aqui em Mogi, a dificuldade para realizar uma cirurgia deste tipo é muito grande. Com um mutirão, acredito que conseguiríamos resolver de 70% a 80% dos casos”, aponta. (Danilo Sans)

Fonte:O Diário de Mogi

Jundiapeba lidera tráfico de droga


Delegado Eduardo Boigues Queroz apresenta os números do tráfico de entorpecentes em Mogi / Foto Arquivo

Estatísticas baseadas em denúncias e atuações da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) revelam o mapa dos bairros onde há maior índice de prisões por consumo e tráfico de drogas em Mogi das Cruzes. O Distrito de Jundiapeba lidera o ranking, seguido de Jardim Universo, Jardim Nova União, região central da Cidade e Vila Nova Estação, em Braz Cubas.
Dados da Dise mostram que até o mês de agosto do ano passado foram realizados 20 flagrantes e um ato infracional (usuário), com 24 pessoas presas, uma delas um adolescente. “Quando assumimos entre agosto e setembro de 2011, fizemos 28 flagrantes e nove atos infracionais, que resultaram na prisão de 49 pessoas, entre elas 12 adolescentes. Isso apenas em 4 meses”, conta o delegado titular da Dise, Eduardo Boigues Queroz.
Já até maio deste ano, foram lavrados 26 flagrantes de tráfico de drogas e mais sete atos infracionais, também envolvendo adolescentes. Houve 56 pessoas detidas - 30 adultos presos, mais 13 por mandados e 13 adolescentes apreendidos. (Ivan Carvalho)

Fonte:O Diário de Mogi

Transtornos Coleta de lixo atrasa e ruas ficam cheias de resíduos acumulados


Calçadas estão tomadas por sacos de lixo, porque os caminhões que levam os resíduos não passaram
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Moradores de vários bairros estão acumulando lixo nas ruas ou nos quintais de suas casas
Alguns bairros de Mogi das Cruzes estão enfrentando atraso no recolhimento do lixo doméstico. A Vila Lavínia e o Jardim Lair, por exemplo, sofreram com o problema no início desta semana. Já Jundiapeba foi a região mais afetada ontem. Moradores afirmam que normalmente o caminhão passa pela região na segunda-feira, na quarta e na sexta-feira, mas desde quinta-feira passada o serviço não era prestado.


Os sacos amontoados pelas calçadas e nas caixas coletoras eram apenas um dos transtornos enfrentados em Jundiapeba. O mau cheiro era a principal reclamação dos moradores, que esperavam pela retirada do lixo das casas. "Minha família tem sete pessoas e acabamos produzindo uma grande quantidade de lixo. Parte dele está aqui do lado de fora, mas ainda tem alguns sacos no quintal, para que os cachorros não peguem", contou a dona de casa Cristina Odete da Fonseca, de 48 anos. 
"Temos de embalar o lixo todos os dias, porque os cachorros arrastam para rua e fazem uma grande bagunça. Como trabalhamos com alimentos, temos de fazer toda a limpeza em volta do comércio, para manter um bom aspecto também. Sabemos que hoje o lixo é um problema mundial e essa situação precisa ser resolvida logo", disse o comerciante, Oscar Faria, 42. 
A comerciante Angélica de Moura Tobias, 30, contou que fica esperando pela coleta de lixo, mas que, até a manhã de ontem, não havia passado. "É uma situação muito ruim, porque o lixo causa mau cheiro e atrapalha inclusive as nossas vendas", acrescentou. Ela afirmou que com o acúmulo de lixo a atenção precisa ser redobrada com a higiene. "Com o lixo espalhado, começa a juntar baratas, moscas e outros bichos", destacou.


A avenida José de Souza Branco estava com dezenas de casas com os sacos de lixo à espera da coleta. Nas ruas próximas, a situação era parecida. A doméstica Clara Cândido, 68, informou que desde sexta-feira o caminhão não realiza o serviço em sua residência. "Todas as manhãs, tenho de colocar o lixo para fora, porque se deixar os cachorros acabam pegando à noite. É muito ruim, porque fica o lixo amontoado e com mau cheiro", ressaltou.




CS Brasil
A Assessoria de Imprensa da CS Brasil informou que "as chuvas dos últimos dias prejudicaram o tempo de descarga dos resíduos, o que gerou atrasos na coleta domiciliar em alguns bairros de Mogi". A empresa garantiu que está trabalhando para regularizar a situação e que, até o fim desta semana, o sistema de coleta estará normalizado. "Em Jundiapeba, a coleta já foi normalizada no fim da tarde desta terça-feira", complementou.

Fonte:Mogi News

Correspondente Thomsen vai à Rio + 20 como repórter do MN


Nos próximos dias, empresário e colunista do jornal mandará várias informações sobre a conferência mundial diretamente do Rio de Janeiro
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Thomsen: em primeira mão
A conferência da Organização das Nações Unidas Rio + 20, que vai discutir as metas para o desenvolvimento sustentável e a redução do aquecimento global para os próximos 20 anos, começa hoje no Rio de Janeiro. O empresário e engenheiro eletricista Paul Jacob Grandjean Thomsen será correspondente do jornal Mogi News no evento ambiental considerado um dos mais importantes do mundo. Ele iniciará sua participação no evento chamado Cúpula dos Povos, com organizações não-governamentais (ONGs). Thomsen é colaborador assíduo do Mogi News. Ele assina a coluna Eco & Clima, publicada às quartas-feiras.


"Como estamos vivendo a problemática da destinação do lixo nas cidades do Alto Tietê, quero ver se consigo trazer ideias, novidades e até mesmo soluções para a região. Discutir com estas ONGs vai ser muito importante", destacou Thomsen. 
Além de participar deste evento, o correspondente pretende garimpar assuntos. "Não sei o que vou encontrar por lá, porque são vários eventos simultâneos e todos com uma riqueza de informações. Mas vou procurar e trazer tudo em primeira mão", afirmou.


Esta não é a primeira vez que ele participa de um evento de grande expressão quanto aos assuntos ambientais. Em 2010, o empresário participou da 15ª Conferência das Partes (COP 15) sobre Mudanças Climáticas, em Copenhague, na Dinamarca, país onde nasceu. E seu papel não ficou restrito às participações em conferências. Ele, que é dono de uma empresa em Jundiapeba, organizou, no último dia 5, data em que se comemorou o Dia do Meio Ambiente, uma reunião com uma cooperativa de reciclagem. "Iniciamos uma campanha no bairro para incentivar a população a separar o produto reciclável dos demais detritos. Distribuímos panfletos informativos e um fitilho verde, que deve ser amarrado nas sacolas de lixo em que há material reciclável pronto para ser separado. Com isso, nós ajudamos os catadores, que vão encontrar um número maior de produtos recicláveis nas ruas, e as donas de casas, que vão parar de ter o lixo revirado", detalhou.


Fonte:Mogi News

Alunos do Parlamento Estudantil acompanham sessão


Divulgação

Os alunos que farão parte do Parlamento Estudantil acompanharam a sessão de ontem na Câmara Municipal. Na segunda-feira, os 48 estudantes foram diplomados. Os documentos foram entregues aos vereadores mirins, do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, vereadores juvenis, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e vereadores jovens, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, sendo 16 alunos de cada categoria. Amanhã, às 14 horas, será a posse dos vereadores estudantis e a eleição das mesas diretivas. Em seguida, às 15 horas, ocorrerá a sessão ordinária dos parlamentares mirins, às 16 horas, será a vez dos juvenis, e às 17 horas, dos jovens. (C.L.)


Fonte:Mogi News

Interligação Após obra, abastecimento de água será restabelecido hoje


A água que passa pela adutora é fornecida pela Sabesp, que suspendeu o fornecimento
Ney Sarmento

Funcionários preparam a nova tubulação que vai contornar o córrego. Técnicos do Semae acompanham os trabalhos na área desde a madrugada de ontem
Equipes técnicas do Semae e da empresa responsável pelas obras de canalização e urbanização do córrego dos Canudos trabalharam desde as 6 horas de ontem nas obras de interligação da adutora de água que abastece a região alta de Brás Cubas. Os trabalhos acontecem na rua Santa Sofia, no cruzamento com a avenida marginal do Canudos, e correm dentro da programação. A previsão é de que o abastecimento de água seja retomado no início da noite desta quarta-feira e se normalize durante a noite e a madrugada.


"É uma intervenção complexa, mas necessária em virtude das obras do Canudos, que estão levando mais desenvolvimento, valorização e saúde a todo o distrito de Brás Cubas. Preparamos todo o esquema de trabalho com uma boa antecedência e, nesta terça e quarta-feira, estamos acompanhamento cada passo da interligação", comentou o diretor-geral do Semae, Marcus Melo.


A rede que atende Brás Cubas e bairros próximos possui 600 milímetros de diâmetro. Com a canalização do córrego dos Canudos, foi preciso fazer uma nova configuração para a tubulação - ela foi cortada em dois pontos e recebeu uma nova conexão, em formato de "u", contornando o córrego. Além da instalação dos tubos, é necessário também construir uma base de concreto e pedras para sustentá-los. Cerca de 30 homens trabalham no local, com o apoio de máquinas e caminhões.


A água que passa pela adutora é fornecida pela Sabesp, que suspendeu o fornecimento a pedido do Semae. Ontem e hoje, técnicos das duas empresas estão mantendo contato continuamente para trocar informações sobre o andamento dos trabalhos. Com a suspensão temporária no fornecimento de água, a estimativa era de que fosse atingida uma população estimada em 30 mil pessoas. 
Os moradores de casas que contam com caixa de água poderiam até não sentir problemas no abastecimento. 
De qualquer forma, a recomendação, que vale ainda para hoje, é para que as famílias utilizem água com moderação e, em caso de emergência, entrem em contato com o Semae pelo telefone 115.


Fonte:Mogi News

Tratamento


Uma das matérias de capa é o tratamento de água do Semae. Segundo informações do próprio boletim, a água consumida pela população passa por nove mil análises mensais de qualidade antes de chegar às torneiras das casas e apartamentos da cidade. São 7,1 mil testes durante a produção e outros 1,9 mil na rede de distribuição. As análises são feitas pelo laboratório do Semae e ocorrem desde a captação de água até o armazenamento nos reservatórios dos bairros. 


Frota nova
Outro destaque é a nova frota do Semae. Foram investidos R$ 3,2 milhões na modernização e foram comprovados automóveis leves, picapes e veículos pesados. Toda a frota conta agora com sistema de monitoramento via satélite (GPS), proporcionando maior rapidez na execução dos serviços.
Reprodução

Semae
Acaba de chegar às mãos dos mogianos a primeira edição da publicação "Por Dentro do Semae", boletim informativo da autarquia com as principais ações realizadas no último mês. Com quatro páginas, é um resumo de tudo o que o Semae vem realizando na cidade, como o novo canal de comunicação com os mogianos, dicas para economizar água e orientações para utilizar melhor o sistema de saneamento.

Fonte:Mogi News

Base da polícia


Amilson Ribeiro

A concessionária SPMar, responsável pela construção do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas, recebeu ontem a visita do 1º Batalhão de Policiamento Rodoviário nas obras. O principal objetivo da visita foi iniciar conversas com relação à localização da base da Polícia Militar Rodoviária no trecho leste e a estratégia de operação.
Presença
Estiveram presentes na visita, representando o batalhão, o tenente-coronel Michelazzo, o tenente-coronel Bianchi, o major Julião, o major Costa e o capitão Olival. Segundo informações da SPMar, o local provável da base ainda não foi definido pela Polícia Rodoviária, que vai analisar ainda o melhor ponto, conforme a estratégia do policiamento. 

Fonte:Mogi News

Sem data ainda para julgamento



A situação do ex-vereador e médico Austelino Ferreira Mattos (DEM), que também responde por tripla filiação partidária (aparece filiado em três partidos diferentes) não tem data ainda para julgamento. Até as 18h de ontem, a situação dele permanecia indefinida. Mattos aguarda o julgamento para tentar ainda ver se consegue fazer virar a sua pré-candidatura pelo DEM. 


Fonte:Mogi News

Renovado


Daniel Carvalho

Por mais 12 meses, a Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes prestará serviços ao município para o atendimento médico de urgência e emergência no Pronto Socorro. A Prefeitura de Mogi renovou, pela quarta vez, pelo período de um ano, o contrato mantido entre o município e a entidade. 
Sem acréscimo
O valor do contrato é de R$ 8,2 milhões. Segundo informou a Coordenadoria de Comunicação, não houve acréscimo no valor e nem mesmo na quantidade ou tipo de serviço. A renovação do contrato ocorreu no último dia 28 de maio. A Santa Casa de Mogi já presta conta dos valores recebidos pelo município. 


De tudo
Tanto é que a dificuldade financeira ainda persiste, já se falou em acabar com serviços que dão prejuízos e até a Prefeitura de Mogi também anunciou um grupo de notáveis para ajudar a pensar e a tentar resolver os problemas da Santa Casa de Mogi. 


Fonte:Mogi News