quarta-feira, 13 de junho de 2012

Interligação Após obra, abastecimento de água será restabelecido hoje


A água que passa pela adutora é fornecida pela Sabesp, que suspendeu o fornecimento
Ney Sarmento

Funcionários preparam a nova tubulação que vai contornar o córrego. Técnicos do Semae acompanham os trabalhos na área desde a madrugada de ontem
Equipes técnicas do Semae e da empresa responsável pelas obras de canalização e urbanização do córrego dos Canudos trabalharam desde as 6 horas de ontem nas obras de interligação da adutora de água que abastece a região alta de Brás Cubas. Os trabalhos acontecem na rua Santa Sofia, no cruzamento com a avenida marginal do Canudos, e correm dentro da programação. A previsão é de que o abastecimento de água seja retomado no início da noite desta quarta-feira e se normalize durante a noite e a madrugada.


"É uma intervenção complexa, mas necessária em virtude das obras do Canudos, que estão levando mais desenvolvimento, valorização e saúde a todo o distrito de Brás Cubas. Preparamos todo o esquema de trabalho com uma boa antecedência e, nesta terça e quarta-feira, estamos acompanhamento cada passo da interligação", comentou o diretor-geral do Semae, Marcus Melo.


A rede que atende Brás Cubas e bairros próximos possui 600 milímetros de diâmetro. Com a canalização do córrego dos Canudos, foi preciso fazer uma nova configuração para a tubulação - ela foi cortada em dois pontos e recebeu uma nova conexão, em formato de "u", contornando o córrego. Além da instalação dos tubos, é necessário também construir uma base de concreto e pedras para sustentá-los. Cerca de 30 homens trabalham no local, com o apoio de máquinas e caminhões.


A água que passa pela adutora é fornecida pela Sabesp, que suspendeu o fornecimento a pedido do Semae. Ontem e hoje, técnicos das duas empresas estão mantendo contato continuamente para trocar informações sobre o andamento dos trabalhos. Com a suspensão temporária no fornecimento de água, a estimativa era de que fosse atingida uma população estimada em 30 mil pessoas. 
Os moradores de casas que contam com caixa de água poderiam até não sentir problemas no abastecimento. 
De qualquer forma, a recomendação, que vale ainda para hoje, é para que as famílias utilizem água com moderação e, em caso de emergência, entrem em contato com o Semae pelo telefone 115.


Fonte:Mogi News