quarta-feira, 13 de junho de 2012

Transtornos Coleta de lixo atrasa e ruas ficam cheias de resíduos acumulados


Calçadas estão tomadas por sacos de lixo, porque os caminhões que levam os resíduos não passaram
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Moradores de vários bairros estão acumulando lixo nas ruas ou nos quintais de suas casas
Alguns bairros de Mogi das Cruzes estão enfrentando atraso no recolhimento do lixo doméstico. A Vila Lavínia e o Jardim Lair, por exemplo, sofreram com o problema no início desta semana. Já Jundiapeba foi a região mais afetada ontem. Moradores afirmam que normalmente o caminhão passa pela região na segunda-feira, na quarta e na sexta-feira, mas desde quinta-feira passada o serviço não era prestado.


Os sacos amontoados pelas calçadas e nas caixas coletoras eram apenas um dos transtornos enfrentados em Jundiapeba. O mau cheiro era a principal reclamação dos moradores, que esperavam pela retirada do lixo das casas. "Minha família tem sete pessoas e acabamos produzindo uma grande quantidade de lixo. Parte dele está aqui do lado de fora, mas ainda tem alguns sacos no quintal, para que os cachorros não peguem", contou a dona de casa Cristina Odete da Fonseca, de 48 anos. 
"Temos de embalar o lixo todos os dias, porque os cachorros arrastam para rua e fazem uma grande bagunça. Como trabalhamos com alimentos, temos de fazer toda a limpeza em volta do comércio, para manter um bom aspecto também. Sabemos que hoje o lixo é um problema mundial e essa situação precisa ser resolvida logo", disse o comerciante, Oscar Faria, 42. 
A comerciante Angélica de Moura Tobias, 30, contou que fica esperando pela coleta de lixo, mas que, até a manhã de ontem, não havia passado. "É uma situação muito ruim, porque o lixo causa mau cheiro e atrapalha inclusive as nossas vendas", acrescentou. Ela afirmou que com o acúmulo de lixo a atenção precisa ser redobrada com a higiene. "Com o lixo espalhado, começa a juntar baratas, moscas e outros bichos", destacou.


A avenida José de Souza Branco estava com dezenas de casas com os sacos de lixo à espera da coleta. Nas ruas próximas, a situação era parecida. A doméstica Clara Cândido, 68, informou que desde sexta-feira o caminhão não realiza o serviço em sua residência. "Todas as manhãs, tenho de colocar o lixo para fora, porque se deixar os cachorros acabam pegando à noite. É muito ruim, porque fica o lixo amontoado e com mau cheiro", ressaltou.




CS Brasil
A Assessoria de Imprensa da CS Brasil informou que "as chuvas dos últimos dias prejudicaram o tempo de descarga dos resíduos, o que gerou atrasos na coleta domiciliar em alguns bairros de Mogi". A empresa garantiu que está trabalhando para regularizar a situação e que, até o fim desta semana, o sistema de coleta estará normalizado. "Em Jundiapeba, a coleta já foi normalizada no fim da tarde desta terça-feira", complementou.

Fonte:Mogi News