sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Campanha


Campanha
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) deverá ser o próximo "ilustre" do PSDB a ajudar na campanha da reeleição do prefeito Marco Bertaiolli (PSD) e visitar Mogi nos próximos dias. Ontem, foi a vez do deputado federal Edson Aparecido, licenciado da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano e coordenador da campanha de José Serra à Prefeitura de São Paulo. 

Final de semana
Como Alckmin está sendo amplamente requisitado pelos candidatos e apoiadores para dar uma mãozinha nas campanhas majoritárias, ele teria estabelecido até mesmo que fará campanha para os políticos aliados aos finais de semana. No domingo passado era aguardado em Ferraz para a inauguração do comitê do candidato a prefeito, Acir dos Santos, o Filó, mas ele acabou não comparecendo.
Daniel Carvalho
Fotógrafo de ocasião
Já Edson Aparecido atacou ontem de fotógrafo em Mogi durante caminhada com o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) no Largo da Matriz, região central da cidade. Diante da tietagem de eleitores, que queriam abraçar e fazer fotos com o prefeito, Aparecido, com a maior desenvoltura, pegava os celulares nas mãos para fazer fotos.
Pesquisas
Aparecido só não comentou o baixo desempenho de José Serra na campanha em São Paulo, que conforme pesquisas, está sendo "atropelado" pelo também candidato a prefeito Celso Russomano (PRB).

Fonte:Mogi News

Novas unidades Sesi não confirma visita técnica


Novas unidades
Sesi não confirma visita técnica
Apesar da prefeitura manter o posicionamento sobre a vinda dos técnicos, não houve confirmação do Ciesp
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes
Bertaiolli: reunião com líderes do Sesi e do Senai na capital
O Serviço Social da Indústria (Sesi) informou, por meio da assessoria de imprensa, que não está confirmada a visita de técnicos na cidade na próxima segunda-feira. A equipe deverá vir à cidade para examinar as áreas que serão colocadas à disposição da entidade para que sejam construídas novas escolas. Já a Prefeitura de Mogi mantém o posicionamento de que o município receberá um grupo do Sesi e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para iniciar o trâmite necessário para a construção dos centros educacionais.

Em nota encaminhada pela Coordenadoria de Comunicação Social, a administração municipal frisou que "está levantando as áreas no distrito de César de Souza a serem apresentadas para a construção das novas unidades do Sesi e Senai. Os locais serão vistoriados por técnicos na próxima segunda-feira, e estes apontarão as necessidades específicas dentro desse processo. A parceria entre a Prefeitura de Mogi e o Sesi e Senai será realizada dentro da legalidade", esclarece.

Com a informação divulgada na tarde de ontem, o Sesi ratifica as declarações do diretor regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Werner Ludwig Stripecke, que durante uma entrevista coletiva, concedida anteontem, disse que não havia nenhuma indicação sobre a presença dos técnicos. Ele afirmou, ainda, que a abertura de um novo Senai não é prioridade.

A construção das unidades do Sesi e do Senai se transformaram em impasse depois que o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) anunciou, na segunda-feira desta semana, que em dois anos a cidade contaria com novas escolas. Dois dias depois, Stripecke contestou a declaração do chefe do Executivo por meio de uma entrevista concedida na sede do Ciesp. 
O anúncio do chefe do Executivo foi feito após uma reunião na capital, que contou com a presença do superintendente do Sesi e diretor regional do Senai, Walter Vicioni.

Por outro lado, o diretor regional do Ciesp destacou que em dois anos, e da forma como foram anunciados (construção por meio de áreas cedidas por meio de comodato), os investimentos não se viabilizariam. "Para que o Sesi seja construído, é preciso superar uma série de exigências, entre elas a licitação para contratar a empresa responsável, e a doação do terreno, com escritura em nome da instituição".

Fonte:Mogi News

Meio ambiente Construções ameaçam o rio Negro


Meio ambiente
Construções ameaçam o rio Negro
Mogi News foi até o Jardim Nataly e constatou que casas estão sendo construídas a 20 metros da nascente do rio
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
As diversas construções estão sendo erguidas no Jardim Nataly a poucos metros da nascente do rio Negro, são todas legalizadas
O meio ambiente e o crescimento imobiliário vivem em conflito não é de hoje. Mogi das Cruzes, por contar com ambos os fatores, se torna cada vez mais palco deste embate que se acentua. E um dos exemplos recentes ocorre em áreas próximas à nascente do rio Negro, localizada no Jardim Nataly, na avenida Hermínio Rafael da Silva. Construções estão sendo feitas às margens do curso do rio e o cenário que hoje é de água limpa pode ser alterado com a chegada de casas e estabelecimentos comerciais. O bairro, ao lado da Vila da Prata e da rodovia que dá acesso ao litoral Norte, está em franco crescimento. 
O rio, que deveria ser preservado pelo simples e básico aspecto ambiental, tem demonstrado que está perdendo esta "briga". E para aqueles que avaliam que a natureza não pode impedir o progresso e que ambos os ideais caminham em lados opostos, a justificativa para preservar a nascente do rio Negro poderia estar no diferencial "paisagístico" que ele poderia dar ao bairro, por estar localizado logo na entrada do Nataly. Se o Parque Morumbi tem um lago (apesar de todos os problemas de poluição), os moradores do Nataly poderiam se vangloriar por ter um rio que nasce naquele extremo da cidade e corta todo o município. 
Entre os que defendem um convívio harmonioso com o meio ambiente está Gerson Porto. Foi ele quem fez o alerta de uma possível irregularidade nas construções, negada pela Prefeitura. Por e-mail, Porto alertou para a "invasão". "Logo após o trevo da Vila da Prata, 100 metros adiante no caminho para Bertioga, está a nascente do rio Negro. Da própria estrada, bem à vista de todos, a cerca de 20 metros da rodovia, é possível ver as inúmeras construções que se lançam com grande ímpeto por sobre a nascente com grandes aterros já realizados. Seja pelo Código Florestal antigo ou pelo novo, além de ser uma nascente, que exige um distanciamento maior em relação à área edificável, toda margem de curso é uma APA (Área de Proteção Ambiental), na qual é permitida a construção desde que observadas regras de distanciamento. Além de não cumprir esta regra, está havendo o próprio aterro", alertou Porto, que procurou os órgãos responsáveis. 

Cetesb
"Consultada sobre o fato, a Cetesb informou ser de competência da Prefeitura a fiscalização. A Prefeitura informou ser de competência da Polícia Militar Ambiental que, por sua vez, disse que caberia à Cetesb. E assim, fechou-se o ciclo e a nascente continua sendo aterrada", disse Porto.

A reportagem foi até o local e encontrou operários em duas construções. A demarcação da área de trabalho (feita por meio de madeiras e valas abertas na terra) está a menos de 10 metros do rio. Há despejos irregulares de entulhos em terrenos próximos onde ocorrem as obras. 
Do outro lado do rio, há diversas casas, a cerca de 20 metros do curso d´água. De acordo com a Prefeitura, "as construções têm alvará e respeitam a faixa de 15 metros a partir do rio que, por força de legislação, não pode receber edificações. A situação está totalmente regularizada. Ainda assim, os trabalhos estão sendo acompanhados por fiscais".

Fonte:Mogi News

Honra ao Mérito Sidney Moraes recebe homenagem da


Honra ao Mérito
Sidney Moraes recebe homenagem da OAB
Diretor-presidente do Grupo Mogi News de Comunicação foi reconhecido pela contribuição para a conquista do novo Fórum Distrital de Brás Cubas
Fernanda Fernandes
Da Reportagem Local
Divulgação
Laudicir Zamai (à esq.) e Walter Vechiato (à direita), tesoureiro e presidente da OAB, entregaram o diploma à Sidney Antonio de Moraes
A 17ª subsede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Mogi das Cruzes, comemorou 80 anos nesta semana e, para marcar a data, prestou homenagens a todos que contribuíram para a conquista do novo Fórum Distrital de Brás Cubas. O diretor-presidente do Grupo Mogi News de Comunicação, Sidney Antonio de Moraes, foi um dos homenageados. Ele recebeu, na quarta-feira, das mãos do presidente da subsede da OAB, Walter Vechiato Júnior, na sede da TV Mogi News, no Alto do Ipiranga, o diploma de Honra ao Mérito pela contribuição do Grupo MN, composto pelos jornais Mogi News, Diário do Alto Tietê e a TV Mogi News, na luta pelo Fórum de Brás Cubas. 
O empresário, que estreou no ramo da comunicação em 1992 ao adquirir a marca Mogi News, se transformou, ao longo dos anos, em um dos principais nomes da Imprensa regional, rompendo o monopólio da comunicação em Mogi das Cruzes e investindo na criação do jornal Diário do Alto Tietê, em 2006, além de promover premiações que reconhecem as ações de empresas e profissionais que se destacam nas cidades da região. Em 2009, Moraes surpreendeu mais uma vez o mercado ao inaugurar a TV Mogi News, que desde março é transmitida 24 horas no canal 15 digital da NET, trazendo informação e entretenimento à população mogiana. 
Vechiato Júnior comentou a importância da Imprensa para a conquista do Judiciário mogiano: "O novo Fórum em Brás Cubas irá acomodar melhor os advogados e permitirá que a justiça seja feita de maneira bem mais agradável". O presidente da OAB também elogiou a cobertura da TV Mogi News. "A TV tem feito um trabalho muito interessante. A essência da informação é bem detalhada, meticulosa e cuidadosa com a população", salientou. Laudicir Zamai Junior, tesoureiro da 17º subsede OAB, também participou da homenagem à Moraes.

O diretor-presidente do Grupo Mogi News destacou a função social dos veículos de comunicação. "A missão que um grupo de comunicação deve ter é prestar serviço, pensar na população e retribuir a sociedade. Nós somos uma empresa de prestação de serviço", observou o empresário.

Homenagens 
O secretário-geral da subsede da OAB, Ademir Falque, adiantou que haverá mais homenagens para outras personalidades que contribuíram para a conquista do Fórum. A próxima será no dia 28 de agosto na Câmara dos Vereadores, em que serão agraciados o presidente do Legislativo, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, e o vereador Geraldo Tomaz Augusto (PMDB), o Geraldão. Eles também receberão títulos de Honra ao Mérito. 
Outra homenagem prevista é para a secretária de Estado de Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda,que também participou da conquista do Judiciário. Ontem, representantes da subsede da OAB estiveram com o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) e o vice-prefeito José Antônio Cuco Pereira (PSDB). Eles também receberam diplomas de Honra ao Mérito pela contribuição para o novo Fórum.

Fonte:Mogi News

Em casa Programa Escola da Família comemora nono aniversário


Em casa
Programa Escola da Família comemora nono aniversário
Daniel Carvalho
Teresa Lúcia destaca o sucesso da iniciativa entre os alunos
O Programa Escola da Família comemora este mês seu nono aniversário. Para celebrar este importante momento, uma solenidade será realizada amanhã na Escola Estadual Pedro Malozze, no Alto do Ipiranga, em Mogi das Cruzes, a partir das 10 horas. A programação inclui apresentações artísticas e culturais e prestação de serviços como aferição de pressão e corte de cabelo, como ocorreu nos eventos do fim de semana passado nas escolas estaduais Vereador Elisiário Pinto, em Salesópolis, e Professor José Carlos Prestes, em Biritiba Mirim.

O Programa Escola da Família iniciou suas atividades em 23 de agosto de 2003 e atualmente, é promovido semanalmente em 20 escolas da Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes. As instituições abrem suas portas aos fins de semana, das 9 às 17 horas, promovendo diversas atividades para a comunidade, direcionadas para quatro eixos principais: esporte, cultura, qualificação para o trabalho e saúde. 
Nas escolas, funcionam escolinhas de futsal, prática e aprendizado de artes marciais, entre outros esportes, assim como oficinas de dança para todas as idades, desenho e artesanato em geral. Há também atividades que oferecem à comunidade formas alternativas de renda por meio do empreendedorismo, além de ações preventivas na área da saúde. 
A dirigente regional de Ensino - Região Mogi das Cruzes, Teresa Lúcia dos Anjos Brandão, destaca o sucesso alcançado por muitos jovens que passaram pelo programa, seja na condição de bolsistas para poder concluir o ensino euperior ou de voluntários que no exercício da solidariedade se tornam exemplos de vida.

"Muitos através das práticas esportivas se afastaram de situações de risco, outros ganharam novas oportunidades pela convivência entre iguais e diferentes, aprenderam a respeitar limites, ampliaram horizontes culturais, inclusive pela apropriação da cultura local, passando a valorizar seu espaço enquanto cidadãos", salienta.

Fonte:Mogi News

Estudos Aeroporto voltará a ser discutido só em outubro


Estudos
Aeroporto voltará a ser discutido só em outubro
Divulgação
Área localizada no Taboão é cotada na disputa pelo aeroporto
Os prefeitos Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), de Mogi, Luiz Marinho (PT), de São Bernardo do Campo, e Gilberto Kassab (PSD), de São Paulo, e o secretário licenciado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, voltam a se reunir na primeira quinzena de outubro para discutir ações que convençam o governo federal a autorizar a construção de um terceiro aeroporto na região metropolitana de São Paulo.

O encontro, que deve ocorrer logo após o período eleitoral, será o terceiro da câmara temática do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, que tem Marinho como coordenador e Bertaiolli como relator. Técnicos e engenheiros austríacos especializados em aviação civil também devem participar da reunião. A pedido do Conselho de Desenvolvimento, os profissionais preparam um relatório que comprove a viabilidade de um novo aeroporto na Região Metropolitana e qual será sua característica. "Precisamos avaliar se esse novo aeroporto ou quais dos outros existentes no Estado servirão como aeroporto continental (a principal referência de voos internacionais de outros continentes); além disso, há a questão de um aeroporto internacional para voos particulares, que também há necessidade", pontuou Aparecido. 
Ele evitou estabelecer prazos para a conclusão dos trabalhos, mas ao que tudo indica e, por determinação do governador Geraldo Alckmin (PSDB), um relatório deverá ser entregue à Agência Nacional de Aviação Civil até o fim do ano. Embora saiba do interesse dos prefeitos de Mogi e de São Bernardo, ele não demonstrou preferência por nenhum dos municípios.

"Na verdade, os prefeitos dessas cidades e de outras interessadas, além de empresas privadas, têm de contatar o governo federal para apresentar seus projetos. Pelo que sei, tem uma empresa privada pediu autorização para construir um aeroporto em Caieiras e os municípios de Mogi e São Bernardo do Campo também já teriam procurado a Anac. O Conselho de Desenvolvimento Metropolitano pode até receber projetos e incluí-los no relatório, mas não será emitido nenhum parecer estabelecendo o local", reforçou.

Fonte:Mogi News

Educação Sesi abre matrículas para Educação de Adultos


Educação
Sesi abre matrículas para Educação de Adultos
Jorge Moraes
O Sesi abre vagas para jovens e adultos nas unidades de Mogi, das Cruzes Suzano, Poá e Ferraz
As escolas do Sesi de Mogi das Cruzes, Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos estão com inscrições abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com cursos gratuitos para início e conclusão dos estudos nas etapas do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os interessados devem efetuar as suas matrículas até o próximo dia 31, diretamente nas escolas.

Os cursos do EJA são oferecidos pelo Sesi-SP por meio do Programa de Alfabetização Intensiva (PAI) e da Educação à Distância (Novo Telecurso) e são voltados para jovens e adultos que não puderam concluir seus estudos no período normal. "É uma oportunidade para que os trabalhadores da indústria, ou mesmo seus familiares, possam avançar nos níveis de escolaridade e, assim, adquirir conhecimentos que permitam melhorar as relações de trabalho e pessoais", destaca Roberto Xavier Augusto Filho, diretor do Sesi de Suzano, que responde também pelas escolas de Poá e Ferraz de Vasconcelos.

Segundo dados estatísticos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), dos cerca de 75 mil trabalhadores da indústria do Alto Tietê, 19% não têm o Ensino Médio completo; 12% não têm o Ensino Fundamental; e 0,25% são analfabetos. 
"Hoje, em praticamente qualquer função dentro de uma indústria, para ter chances de conseguir uma vaga, o trabalhador precisa ter pelo menos o Ensino Fundamental concluído. Se tiver também o Ensino Médio, as possibilidades de seleção são maiores. Para promoções e avançar na carreira, o Ensino Médio concluído é um requisito mínimo. Por isso, a importância dos industriários dedicarem um tempo aos estudos", destaca o diretor do Sesi.

Mais informações sobre as inscrições do EJA, acesse www.sesisp.org.br - ou entre em contato com uma das escolas do Sesi em Suzano, Mogi, Poá e Ferraz.

Fonte:Mogi News

Agenda Metropolitana Investimentos serão anunciados em outubro


Agenda Metropolitana
Investimentos serão anunciados em outubro
Estado deve detalhar os investimentos da Agenda Metropolitana que serão realizados em Mogi em até dois meses, informou secretário licenciado
Noemia Alves 
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Edson Aparecido esteve ontem em Mogi para acompanhar Marco Bertaiolli e o vice, Cuco Pereira, numa caminhada eleitoral
Dentro de 40 a 60 dias, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Metropolitano deverá apresentar os valores colocados à disposição no Fundo de Desenvolvimento e o montante que será destinado a cada uma das regiões onde foram realizadas as Agendas Metropolitanas, no início deste ano, dentre as quais Mogi das Cruzes e demais municípios do Alto Tietê. A estimativa é do secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano licenciado, Edson Aparecido, que ontem esteve na cidade para realizar uma caminhada para a campanha à reeleição do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD). Licenciado do cargo de secretário estadual para coordenar a campanha de José Serra à Prefeitura da capital, Edson Aparecido permaneceu em Mogi por cerca de uma hora. Nesse período, caminhou ao lado do prefeito Marco Bertaiolli e do vice, José Antônio Cuco Pereira (PSDB), cumprimentando os eleitores. 
De acordo com Edson Aparecido está "praticamente tudo pronto para a divulgação do Fundo Metropolitano - de onde sairão os investimentos, com cronograma de atividades, para cada uma das regiões". O resultado, segundo ele, deve ser divulgado após o período eleitoral. 
"Embora esteja licenciado do cargo, tenho acompanhado de perto os desdobramentos da Agendas Metropolitanas realizadas por mim, no primeiro semestre, em quatro regiões: Campinas, Baixada Santista, ABC e Alto Tietê. O que sei é que, no momento, as propostas de cada região estão sendo avaliadas e um relatório final, com balanço e liberação do Fundo de Desenvolvimento, será enviado aos prefeitos e, se aprovado será divulgado nos próximos meses", detalhou. 
Ele não quis dizer o montante a ser liberado para a região, mas garantiu que a prioridade do Estado será a liberação de R$ 30 milhões para as obras de abertura da avenida Guilherme Georgi, a chamada Perimetral da Copa. "É uma obra prioritária que acontecerá em duas frentes: em Mogi, com liberação de R$ 30 milhões e outra frente em Ferraz de Vasconcelos", disse. 
Em março deste ano, durante Agenda Metropolita, foi anunciada uma lista com R$ 219,3 milhões em investimentos diretos do Estado. O investimento total no Alto Tietê foi estimado, na oportunidade, em R$ 5,8 bilhões. 

Reunião
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) também aponta a construção da Guilherme Georgi como uma das principais conquistas da Agenda Metropolitana, assim como a recuperação da avenida Perimetral, por R$ 19 milhões e reforma das estações ferroviárias da CPTM. "Temos uma parceria muito boa", disse.

Fonte:Mogi News

Eleições "Guerra eleitoral" começa na cidade



Eleições
"Guerra eleitoral" começa na cidade
Com o início do horário eleitoral na TV, destruição de material de campanha nas ruas se intensifica; juiz alerta que vandalismo se enquadra como crime
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Cavaletes na praça dos Imigrantes foram destruídos. Ação pode ter sido causada por concorrentes
A "guerra eleitoral" em Mogi das Cruzes teve os primeiros capítulos ontem, três dias após o horário eleitoral gratuito ter início no rádio e na televisão. Diversos cavaletes que divulgavam o nome e o número dos candidatos foram destruídos. 
O ato de vandalismo foi identificado em pontos diferentes da cidade. Ao menos 15 cavaletes foram encontrados danificados. Os danos foram visivelmente causados por alguém que utilizou uma faca ou um estilete. O material de diversos candidatos, de partidos diferentes, se transformou em alvo.

O juiz eleitoral Marcos Alexandre Santos Ambrogi disse que a destruição de propaganda eleitoral é crime. O acusado de cometer este tipo de infração está sujeito a pena de 90 a 120 dias, mais pagamento de multa. "O responsável pode responder por ações nas esferas civil e criminal", explicou.

De acordo com o magistrado, a destruição de cavaletes não "ocorre de forma numerosa, mas também não é rara". "Agora que a campanha ganhou espaço na rádio e na TV, o volume de divulgação por parte dos candidatos aumenta e, consequentemente, cresce a quantidade de denúncias e os atos como o registrado na cidade", revelou Ambrogi.

O relatório estatístico de denúncias do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, revela que até o dia 22 de agosto a cidade havia registrado 21 denúncias de propaganda eleitoral irregular. Duas estavam em averiguação e outras duas não haviam sido encaminhadas ao juiz. Duas denúncias foram feitas de forma incompleta e com ausência de elementos para investigação. 
Três casos se caracterizam como informações que já faziam parte de outros processos. Uma propaganda apontada como ilegal foi arquivada, após ser verificada a inexistência do material de campanha no local citado.

Das 21 denúncias, sete foram arquivadas após o partido e o candidato serem notificados e o material retirado. Quatro procedimentos foram julgados improcedentes, uma vez que estavam de acordo com a legislação eleitoral. 

Suspensão
Na tarde de ontem, o candidato a vereador pelo PPS, Arlindo Moreira Branco, entrou com uma representação no cartório da 74º Zona Eleitoral de Mogi "requerendo providências no sentido de serem retirados os abusos de instalação de cavaletes de campanha política em espaços públicos, que atrapalham a circulação de pedestres e prejudicam o trânsito".

Segundo ele, "a medida se torna necessária em virtude do alto abuso realizado por alguns candidatos, que, infelizmente, não estão tendo consciência da preservação do patrimônio público, colocando abusivamente vários cavaletes, paineis e mesas nas ruas de grande circulação". O documento também diz que existem "abusos de propagandas de determinados candidatos no centro, e em bairros como Brás Cubas e Jundiapeba, com a colocação de cavaletes repetidos de um mesmo postulante ao cargo, e no mesmo local".


Fonte:Mogi News

Juiz determina retirada da propaganda de Zé Cardoso sob pena de multa


Juiz determina retirada da propaganda de Zé Cardoso sob pena de multa

Diário de Suzano ed.: 9288 - 23 de agosto de 2012

O candidato ao Executivo José Augusto Cardoso Filho (PSDB), o Zé Cardoso, é obrigado por lei a retirar suas propagandas eleitorais. A suspensão do material foi proferida pelo juiz eleitoral Rodrigo de Oliveira Carvalho, da 415ª Zona Eleitoral. O candidato tem até hoje para retirar seu material sob pena de pagar multa de R$ 1 mil por propaganda exibida.
A representação foi feita pelo Ministério Público (MP) contra o candidato. Segundo sentença do juiz, Zé Cardoso foi notificado do caso e apresentou defesa, sob alegação de que o pedido de registro de candidatura estava sub judice, não poder ser impedido de realizar propaganda. Porém, o registro do candidato acabou indeferido pela Justiça Eleitoral. 
Com base nesta mudança, o magistrado entendeu que o candidato deve se abster de fazer propaganda eleitoral. Segundo o juiz, ambos candidatos do PSDB, tanto Zé Cardoso como Paulo Tokuzumi, têm feito propaganda. 
?A utilização da mesma legenda (45) por duas pessoas, em propaganda eleitoral, poderá confundir o eleitor e beneficiará, indevidamente, aquele que tiver o registro de candidatura deferido em última instância, pois se a eleição fosse realizada nesta data o voto dos eleitores do ora representado seriam computados para Paulo Tokuzumi, o que não pode ser permitido?, esclarece o documento fixado no cartório.
Além de acatar a representação do MP, determinando a retirada das propagandas, o juiz fixou prazo de 24 horas para o recolhimento do material. A contagem começou ontem - data de fixação da sentença. Caso seja descumprido, o candidato pagará multa de R$ 1 mil por cada cavalete, boneco, placa ou outro material.
O advogado do candidato, Rafael Lopes, afirmou que vai recorrer da decisão. Porém, lembra que o recurso não tem efeito suspensivo. ?Ou seja, a decisão do juiz tem que ser acatada mesmo que se recorra?, explicou. A expectativa e´ que o acórdão (decisão) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), julgada hoje, seja favorável ao registro da candidatura de Zé Cardoso.
?Porém, em função do excesso de trabalho, já que o tribunal julga casos do Estado inteiro, a decisão pode não sair ainda amanhã (hoje)?. Se for mantido o indeferimento, o advogado afirmou que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o tucano ficará sem propaganda eleitoral.

Fonte:Gustavo Ferreira TaTau