sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Estudos Aeroporto voltará a ser discutido só em outubro


Estudos
Aeroporto voltará a ser discutido só em outubro
Divulgação
Área localizada no Taboão é cotada na disputa pelo aeroporto
Os prefeitos Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), de Mogi, Luiz Marinho (PT), de São Bernardo do Campo, e Gilberto Kassab (PSD), de São Paulo, e o secretário licenciado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, voltam a se reunir na primeira quinzena de outubro para discutir ações que convençam o governo federal a autorizar a construção de um terceiro aeroporto na região metropolitana de São Paulo.

O encontro, que deve ocorrer logo após o período eleitoral, será o terceiro da câmara temática do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, que tem Marinho como coordenador e Bertaiolli como relator. Técnicos e engenheiros austríacos especializados em aviação civil também devem participar da reunião. A pedido do Conselho de Desenvolvimento, os profissionais preparam um relatório que comprove a viabilidade de um novo aeroporto na Região Metropolitana e qual será sua característica. "Precisamos avaliar se esse novo aeroporto ou quais dos outros existentes no Estado servirão como aeroporto continental (a principal referência de voos internacionais de outros continentes); além disso, há a questão de um aeroporto internacional para voos particulares, que também há necessidade", pontuou Aparecido. 
Ele evitou estabelecer prazos para a conclusão dos trabalhos, mas ao que tudo indica e, por determinação do governador Geraldo Alckmin (PSDB), um relatório deverá ser entregue à Agência Nacional de Aviação Civil até o fim do ano. Embora saiba do interesse dos prefeitos de Mogi e de São Bernardo, ele não demonstrou preferência por nenhum dos municípios.

"Na verdade, os prefeitos dessas cidades e de outras interessadas, além de empresas privadas, têm de contatar o governo federal para apresentar seus projetos. Pelo que sei, tem uma empresa privada pediu autorização para construir um aeroporto em Caieiras e os municípios de Mogi e São Bernardo do Campo também já teriam procurado a Anac. O Conselho de Desenvolvimento Metropolitano pode até receber projetos e incluí-los no relatório, mas não será emitido nenhum parecer estabelecendo o local", reforçou.

Fonte:Mogi News