quinta-feira, 29 de junho de 2017

Centro Esportivo: Vereadores estudam realizar consulta sobre área do Sesc

Comissão Especial sobre o assunto quer participar de todas as etapas da implantação da unidade em Mogi
Foto: Marcelo Alvarenga/CMMC


Assunto foi discutido pelos parlamentares durante a sessão de ontem na Câmara
A Comissão Especial de Vereadores (CEV) do Serviço Social do Comércio (Sesc) estuda realizar uma consulta pública para que a população avalie a indicação da área do Centro Esportivo do Socorro para receber a estrutura. A sugestão foi apresentada pelo Vereador Protássio Ribeiro Nogueira (PSD). De acordo com o presidente da CEV, o vereador José Antonio Cuco Pereira (PSDB), a ideia do grupo é acompanhar o processo de instalação e saber como estão as negociações com o Sesc.
Durante a sessão realizada ontem, os vereadores se mostraram desconfortáveis com as últimas visitas realizadas pelos integrantes do Sesc na cidade. Eles reclamaram que não foram comunicados das vistorias e que não participaram da última, realizada ontem.
Pereira ressaltou que o objetivo da comissão é participar de todas as etapas de implantação do Sesc e discutir, por exemplo, qual será a estrutura implantada, os benfícios e funcionamento da estrutura. "O Sesc é uma entidade para dar cobertura aos comerciários. E os mogianos? Não terão acesso? Terão que se cadastrar? Pagar algo? Ainda não sabemos, temos que sentar e conversar. O Centro Esportivo é uma área cara no coração de Mogi, o Sesc poderia dar uma contrapartida pelo menos por alguns anos para a Prefeitura", avaliou.
O presidente lembrou que depois de todas as etapas de discussão para instalar o Sesc, o projeto terá que ser remetido para a Câmara. "Vejo nos jornais que o Sesc vai ser no Socorro, mas isso não é de concordância de todos os vereadores. Como presidente quero trabalhar e estudar para saber o que realmente proporcionarão para Mogi. Se não puder ser no Socorro, vamos procurar outra área. Essa é nossa função, não dizer amém. Se não tiver como ser em outro local, vamos ver se a população continua tendo interesse e faremos a pesquisa", ressaltou.
O vereador Mauro Araújo (PMDB) destacou que partiu da Câmara a ideia de retomar o pleito pelo Sesc. "Quero ressaltar o trabalho da CEV e do Cuco para viabilizar a vinda do Sesc. Um dos pontos é que fecharam a questão do local, onde existe no mínimo desavença, tanto na questão legal quanto política, sem uma única reunião. Acho um erro, pois pode trazer uma disputa desnecessária na parte jurídica e política", destacou.
Ensino 
O vereador Otto Rezende (PSD) propôs a inclusão de aulas de educação financeira nas escolas. Ele afirma que a iniciativa é importante para conscientizar as crianças desde cedo.

Fonte:Mogi News 

Em três anos: Hospital Municipal faz mais de 1 milhão de atendimentos

 Foram feitos mais de 640 mil exames de diagnóstico como radiologia, ultrassonografia, endoscopia e outros
Em três anos de fundação, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em Brás Cubas, realizou ao todo 1.102.840 atendimentos. Os dados foram apresentados durante a Missa de Ações de Graças realizada na manhã de ontem, como parte da programação do 3º aniversário de funcionamento da unidade.
A celebração foi conduzida pelo padre Cláudio Antônio Delfino, pároco da Catedral de Santana, e contou com a presença de funcionários do hospital e autoridades.
Segundo o balanço, o maior número de procedimentos realizados refere-se ao Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT). Ao todo, foram contabilizados 640.680 exames de diagnóstico, tais como radiologia, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, tomografia, eletrocardiograma, urologia, entre outros.
Na sequência, aparece o Pronto-Atendimento Infantil, com 254.106 atendimentos efetuados. Já os procedimentos de psicologia, serviço social e enfermagem somam juntos 22.951.
Durante o período analisado, também foram realizadas 167.310 consultas médicas; além disso, foram 10.598 internações e 7.195 cirurgias de baixa e média complexidade.
Para o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), os números apresentados são motivo de muita comemoração. "Este é, para nós, um momento de celebração e também de agradecer a Deus, que tem permitido que a nossa cidade tenha um hospital de qualidade. A Saúde de Mogi das Cruzes está de parabéns e tem sido referência para toda a região", disse.
Já o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, chamou a atenção para o índice de aprovação do atendimento ofertado na unidade. "O Hospital Municipal foi o equipamento público da Prefeitura que mais recebeu elogios na própria Ouvidoria, local onde as pessoas geralmente registram queixas e pedidos de melhorias", comentou.
Estrutura
Fundado em junho de 2014, o Hospital Municipal conta com 69 leitos de internação, além de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta.
O Pronto-Atendimento atende crianças de 0 a 12 anos em situação de urgência e emergência, 24 horas por dia. Já o Ambulatório de Especialidades oferece oito especialidades agendadas por meio do Sistema Integrado de Saúde (SIS).
Prefeito Marcus Melo disse ontem, em celebração, que a Saúde de Mogi tem sido referência para toda a região

Cusatis: 'Hospital foi o que mais teve elogios'.

Balanço de Atendimento
Exames disgnósticos               640.680
Pronto Atendimento Infantil     254.106
Consultas agendadas              167.310
Multiprofissionais                    22.951
Internações                           10.598
Cirurgias                                   7.195


Fonte: Pró-Saúde
Unidade é indicada para nova certificação
O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes recebeu a recomendação de certificação de qualidade "Acreditado Pleno - ONA2"
O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes recebeu a recomendação de certificação de qualidade "Acreditado Pleno - ONA2". A acreditação deve ser efetivada dentro de 30 dias.
A certificação ONA2 é destinada para as instituições que, além de atenderem aos critérios de segurança do paciente, apresentam gestão integrada com processos ocorrendo de maneira fluída e plena comunicação entre todas as atividades.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, a indicação em questão é resultante da auditoria realizada entre os dias 21,22 e 23 deste mês, pela Fundação Vanzolini, instituição acreditadora credenciada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). "Ainda não recebemos a ONA2. A organização irá analisar a indicação e o parecer final deve sair em 30 dias", explicou.
No ano passado, o hospital já havia sido certificado como "Acreditado- ONA1". A certificação é concedida para as instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade.
Segundo Cusatis, a meta para 2018 é alcançar o título de ONA3, a "Excelência em Gestão". "Dentro do contrato da Prefeitura com a Organização Pró-Saúde, que administra o hospital, está escrito que se a certificação não for alcançada, os recursos são cortados. Então, essa é uma meta que iremos buscar para o próximo ano, mas o maior desafio é manter essa qualidade", disse.
O diretor de operações da Pró-Saúde, Jocelmo Pablo Mews, destacou que os resultados foram obtidos graças a uma somatória de esforços. "O Hospital Municipal é ainda uma "criança" de apenas três anos, mas já é referência. Dentre 42 projetos que a organização administra no País, ele é destaque, graças ao comprometimento dos funcionários e também do município", concluiu. (S.L.)

Fonte:Mogi News

CIDADES: Bertaiolli lança o livro ‘Cidade do Saber’ sobre política educaciona

29 de junho de 2017  Cidades, QUADRO DESTAQUE  
Autoridades foram até a UMC na noite de autógrafos. (Foto: Eisner Soares)
Autoridades foram até a UMC na noite de autógrafos. (Foto: Eisner Soares)

NATAN LIRA
Em 1995, Marco Bertaiolli (PSD) assumia a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio a convite do então prefeito Manoel Bezerra de Melo, também chanceler da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Vinte e dois anos depois, sentado à mesa emprestada daquele que “abriu as portas da política para um cara que escolheu a vida pública”, como Bertaiolli classifica, ele lançou, na noite de ontem, “Cidade do Saber – Um novo jeito de pensar e fazer Educação”, segundo livro da trilogia sobre gestão pública, que deve ser completada até o final do ano com a última obra “Cidade Empreendedora”.

Com o segundo andar do prédio da biblioteca lotado, Bertaiolli falou do prazer de lançar um livro sobre educação pública de sucesso em um país que tem problemas sérios nesta área. “A Cidade do Saber é um projeto de educação inclusiva para todas as crianças, independentemente de classe social, para que quando elas alcançarem a vida adulta, possam concorrer no mercado de trabalho em condições de igualdade”, destacou o ex-prefeito. Ele disse ainda que o trabalho pela educação consiste em levar políticas públicas para que toda a Cidade se transforme em uma sala de aula, de modo que os espaços públicos ofereçam conhecimento à população, ultrapassando a idade escolar.


Ontem, Bertaiolli lembrou que em seu primeiro dia de mandato, o atual diretor-presidente do Sebrae, Guilherme Afif, estava aqui para lhe desejar uma boa gestão. No evento, Afif retornou para lhe abraçar pelo trabalho realizado. “Hoje tem muitos políticos que estão buscando se esconder, então quando você tem um político que tem predisposição de mostrar tudo aquilo que fez, deve sempre ser privilegiado”, pontuou.

O atual prefeito Marcus Melo (PSDB) ressaltou que o relato demonstra as conquistas da Cidade. “Ele serve de exemplo para o Brasil, porque é possível fazer política de maneira correta”, disse. Para a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes, o livro é um registro para a história do ensino mogiano no governo de Bertaiolli, que aprimorou e incluiu uma série de modelos inovadores no ato de educar. “Antes de imaginar ser secretária, eu já trabalhava na educação de Mogi e evoluímos muito, sobretudo com a escola em tempo integral e os cursos do Crescer, que investem no futuro da população da Cidade”, enfatiza. Também da área educacional em Mogi, a reitora da UMC, Regina Coeli Bezerra de Melo, disse estar lisonjeada com o resultado do político, que foi uma das apostas de seu pai. “A gente sabe o quanto a educação é importante e necessária na vida de cada pessoa”, ressaltou.

O primeiro livro da trilogia, “Cidade Saudável, um novo jeito de olhar e fazer Saúde” mostrou os avanços do setor em Mogi. Segundo o secretário municipal da Saúde, Marcello Cusatis, após a publicação, o material passou a servir como modelo de gestão. “Ele não é uma cartilha, porque as medidas não podem ser aplicadas em todos os municípios, mas mostra, de forma apartidária, que a saúde deve ser pensada como uma missão”, pontuou.

O prefácio do livro é assinado pelo secretário de Estado da Educação, José Renato Nalini, que compareceu à noite de autógrafos. “Nós temos excelentes referências da educação em Mogi e vejo que tudo aquilo que se faz aqui na Região, em termos de propiciar ensino de qualidade, tem acontecido aqui. A administração do Marco foi propulsora deste incremento de qualidade. Não há um problema que não possa ser resolvido com a educação”, pontuou.

Fonte:O Diário de Mogi

QUADRO DESTAQUE: Justiça do trabalho em Mogi inaugura 4ª vara a fim ampliar atendimentos

QUADRO DESTAQUE:
Justiça do trabalho em Mogi inaugura 4ª vara a fim ampliar atendimentos

 29 de junho de 2017  QUADRO DESTAQUE  

Desembargador Wilson Fernandes discursou ontem durante instalação da 4ª vara. (Foto: Eisner Soares)

SILVIA CHIMELLO
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) encontrou uma forma de driblar a crise econômica e a política de corte nos repasse de recursos que o Governo Federal promoveu no setor, para instalar a 4ª Vara do Trabalho em Mogi das Cruzes. A medida é necessária a fim de ampliar o atendimento no Município, que registra aumento na demanda trabalhista, especialmente depois do aumento dos níveis de desemprego no País. Atualmente, cerca de 10 mil processos tramitam pelo órgão. Apenas em 2016 foram 3,2 mil ações.

Na inauguração do serviço, na tarde de ontem no prédio da Justiça do Trabalho de Mogi, no Centro Cívico, o presidente do Tribunal Regional do TRT da 2ª Região, desembargador Wilson Fernandes, disse que para conseguir beneficiar a Cidade precisou extinguir uma vara trabalhista em Cubatão, onde havia pouca procura pelos serviços.


“É muito difícil administrar o maior TRT com restrições, nesse momento em que todos os órgãos públicos sofrem com a escassez de recursos. Optamos por adotar algumas ações. Extinguimos uma vara com movimento pequeno para atender uma cidade em franco desenvolvimento com apenas três varas trabalhistas que têm um movimento processual muito maior e que se ressentia disso”, explicou.

Segundo o presidente da TRT de Mogi, Daniel de Paula Guimarães, o ideal é cada juiz cuide de 1,5 mil processos no máximo. “Em Mogi, ultrapassamos 10 mil nas três varas, o que representa mais de 3 mil processos por juiz. Por isso, a 4ª Vara ainda não vai colocar a situação no ideal, mas vai trazer um alento muito grande na rapidez do resultado final do processo. Precisamos oferecer um atendimento adequado aos trabalhadores, que normalmente procuram a Justiça em busca dos seus direitos que foram sonegados. A Justiça do Trabalho é o último reduto em que o trabalhador se socorre quando não tem para onde correr. Cai o número de empregos, aumenta o de processos”, explica.

A futura juíza responsável pela 4ª Vara do Trabalho, Maria de Fátima da Silva Petersen, disse que atualmente são realizadas 26 audiências diárias em média, de segunda a quinta-feira, além de outras 13 na sexta-feira, um trabalho que será mais equilibrado a partir de agora.

No evento, o desembargador e os juízes entrevistados falaram sobre a reforma trabalhista que tramita no Congresso Nacional e pode ser votada em breve. A proposta é recebida com ressalvas pelos representantes do TRT, por entenderem que o projeto pode trazer prejuízos aos trabalhadores, principalmente alterações nos acordos coletivos que devem gerar perdas de direitos e enfraquecer a relação de forças.

O prefeito Marcus Melo (PSDB) participou da inauguração. “É muito importante a Cidade receber uma novidade como esta, que contribui para a rapidez no trâmite das ações judiciais. O novo serviço vai atender a necessidade da sociedade e Mogi e oferecer mais conforto e rapidez no atendimento.. “É importante termos todos os poderes trabalhando em harmonia, em prol da população”, comentou.

Para receber a 4ª Vara foram necessárias melhorias no prédio, construído no início dos anos 80, como reformas nas partes elétrica e hidráulica, além de revisão interna.

Fonte:O Diário de Mogi