terça-feira, 18 de julho de 2017

Ferraz: Filló escreve carta, relata rotina na prisão e diz que vai terminar dois livros

Ex-prefeito está preso há três meses, na Penitenciária Tremembé II
Por Marcus Pontes - De Ferraz18 JUL 2017 - 17h30

Ex-prefeito Filló está preso há três meses no Tremembé II
Foto: Sabrina Silva/Divulgação


O ex-prefeito Acir Santos Filló (sem partido) se manifestou por meio de uma carta que foi publicada pelo irmão em uma rede social. No documento, Filló fala sobre o dia-a-dia na Penitenciária Tremembé II. O então chefe-maior do governo ferrazense disse estar escrevendo dois livros, e que vai dar curso de oratória - as turmas estão esgotadas, segundo o ex-tucano. Destacou também que deverá sair o mais breve possível. 

A publicação foi feita na página pessoal do ex-prefeito. O depoimento têm mais de 3 mil palavras. Filló fala sobre o apoio da família e amigos. E questiona a prisão. “Não concordo com minha prisão preventiva, pois nunca fui condenado. Sou réu primário, e grande parte das denúncias é baseada em documentos falsos e acusações politiqueiras e absurdas. Mesmo assim, eu respeito à decisão judicial. Só não entendo e aceito”.

Apesar de estar preso há três meses, o ex-prefeito vê a situação como, segundo ele, “a maior experiência da minha vida”. Disse que levará grande aprendizado, sobretudo, em relação ao ter errado em associar-se a determinados políticos.

Filló está em uma parte específica para detentos, onde não fica com pessoas que cometeram crimes violentos, como roubos e homicídios. Por conta disto, ele expõe ser um diferencial para a mudança, já que não corre risco de morte. “Estou em um lugar onde há várias atividades esportivas e culturais. Aqui, 80% das pessoas trabalham, não existe qualquer tipo de droga. Rigor e seriedade absoluta”.

Também falou sobre o tratamento dado pelos funcionários da Penitenciária, bem como seu futuro, enquanto permanece preso na unidade prisional. Disse ainda estar escrevendo dois livros e que promoverá um curso de oratória. “Estou escrevendo dois livros. Irei dar um curso de oratória ‘como falar bem em público’, e as turmas estão lotadas. Faço curso de violão e participo de todas as atividades. Têm dois empresários de Ferraz com quem tenho boa amizade. Dou-me bem com todos aqui, pois são pessoas de bom nível cultural, apesar dos erros cometidos”.

No final do texto, o ex-prefeito enfatiza a maior experiência na vida dele. E agradeceu às pessoas que têm enviado cartas. Filló diz ainda que quando sair da prisão irá se ‘reinventar’. “Além dos livros, publicarei minha biografia contando minha história, e falando sobre os erros e acertos. Darei um testemunho da minha origem simples até a Prefeitura de Ferraz, bem como da experiência que estou vivendo. 

Fonte:Diário de Suzano

Gian Lopes escolhe Marquinhos Indaiá para assumir Saúde de Poá

 Experiência política e economia de gastos contaram para escolha do nome de Marquinhos Indaiá
Por De Poá18 JUL 2017 - 08h45

Prefeito de Poá, Gian Lopes, nomeou o vice-prefeito Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá, para comandar a pasta
Foto: Julien Pereira/Secom Poá


O prefeito de Poá, Gian Lopes, nomeou na tarde de ontem o vice-prefeito Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá, para comandar a Secretaria de Saúde. Após a nomeação os dois seguiram para o Hospital Guido Guida para conversar com a equipe. Segundo o chefe do Executivo, a experiência política e a economia de gastos contaram para escolha.

"O Marquinhos tem uma vasta experiência política, já foi vereador, presidente da Câmara, entende os trâmites administrativos, gosta de realizar um trabalho próximo à população, e com esta escolha a cidade só tem a ganhar, já que não vamos onerar a folha de pagamento e ele continuará recebendo apenas os vencimentos de vice-prefeito", comentou o prefeito Gian Lopes.

O vice-prefeito e novo secretário da Saúde, Marquinhos Indaiá, ressaltou que assumiu a pasta com a intenção de somar esforços na busca pela melhoria no setor. "Vou ouvir as necessidades e ajudar no que for necessário", explicou. Além do prefeito Gian Lopes e de Marquinhos Indaiá, também participaram da visita ao Hospital Guido Guida o presidente da Câmara, Welson Lopes e demais vereadores.

Fonte:Diário de Suzano


QUADRO DESTAQUE: Obra do Semae nesta quarta-feira deixará 38 bairros sem água

18 de julho de 2017  QUADRO DESTAQUE  
Serviço na Rede de Distribuição do Alto do Ipiranga quer diminuir índices de perda de água em Mogi. (Foto: Arquivo)
Serviço na Rede de Distribuição do Alto do Ipiranga quer diminuir índices de perda de água em Mogi. (Foto: Arquivo)

Mais uma etapa do serviço de setorização da rede de distribuição no Distrito de Braz Cubas deverá afetar amanhã, o fornecimento de água em 39 bairros (veja quadro). Os trabalhos serão executados no sistema de distribuição na adutora da Avenida Japão, no Alto do Ipiranga, e exigirão a interrupção do fornecimento de água das 8 às 16 horas. A normalização está prevista para acontecer durante a madrugada de quinta. A paralisação afetará o abastecimento para 25 mil ligações (residenciais, comerciais, industriais e institucionais).

Ontem, o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) iniciou a manutenção preventiva nos poços artesianos do Parque São Martinho, onde o abastecimento ficará intermitente até a sexta-feira, dia 21.


Ao custo de R$ 9,4 milhões, a setorização pretende reduzir as perdas de água e melhorar a fiscalização do sistema. A rede está sendo subdividida em sistemas menores, chamados de zonas de abastecimento e setores de controle. Com essa mudança, a operação independente e autônoma deverá agilizar as manutenções e facilitar a identificação de vazamentos.

São Martinho
Já no serviço de manutenção nos poços artesianos do Parque São Martinho, estão sendo feitas a substituição, limpeza e desinfecção de tubulações. Durante esta semana, o Semae enviará caminhões-pipa ao bairro. São 430 ligações afetadas pelo abastecimento intermitente.

O Semae recomenda aos moradores que utilizem água de forma racional, reduzindo o tempo de banho, evitando lavar carros e quintais e combatendo o desperdício ao executar as tarefas domésticas indispensáveis como a lavagem de louças e roupas.

Quem possui caixa d’água em casa não sentirá os efeitos da paralisação. A reservação de 200 litros diários para cada morador é suficiente. Assim, uma casa com cinco pessoas deve ter uma caixa com capacidade para ao menos mil litros. Isso garante o abastecimento da residência por até 24 horas, mesmo sem fornecimento de água da rua. Informações e solicitações de atendimento devem ser feitas no telefone 115.

Veja onde vai faltar água

Alvorada





Alto do Guaianazes

Alto do Ipiranga

Caminho do Mar

Chácara Jafet

Cidade Jardim

Conjunto Habitacional Álvaro Bovolenta

Conjunto Habitacional São Sebastião

Conjunto Habitacional Vila Cléo

Conjunto Residencial Álvaro Bovolenta





Conjunto Residencial Vila da Prata

Conjunto Residencial Thaysa

Estrada Jinichi Shigueno

Jardim das Acácias

Jardim Ivete

Jardim Nathalie

Jardim Primavera

Jardim Rubi

Loteamento M’Boigy

Loteamento Novo Gama

Parque Morumbi

Parque Santana

Residencial Novo Horizonte

Residencial Santana

Vila Bela Flor

Vila Bernadotti

Vila Brasileira

Vila Eugênia

Vila Ipiranga

Vila Lavínia

Vila Melchizedec

Vila Mogi Moderno

Vila Moraes

Vila Pomar

Vila Progresso

Vila Rei

Vila São João

Vila São Sebastião

Vila Vitória



Fonte: Semae

Fonte:O Diário de Mogi

Urbanização: Ashiuchi vistoria obra no Badra Planalto

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), vistoriou no último sábado, as obras de urbanização do projeto Miguel Badra-Planalto
Foto: Maurício Sordilli/Secop Suzano


Prefeito percorreu as 21 ruas do projeto e ouviu demandas da população do bairro
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), vistoriou no último sábado, as obras de urbanização do projeto Miguel Badra-Planalto. Fundamentais para o desenvolvimento social da região norte, as intervenções tiveram celeridade no primeiro semestre deste ano, com a implantação de guias e de sarjetas, além da reestruturação de vielas, da drenagem pluvial e da rede de esgoto.

Ashiuchi percorreu as 21 ruas contempladas pelo projeto original do Badra-Planalto. Acompanhado do secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Ari Serafim Barbosa, e de vereadores, o gestor aproveitou a oportunidade para ouvir as demandas da população e tirar dúvidas dos moradores sobre os serviços empreendidos em cada logradouro público do bairro.

De acordo com Ashiuchi, ao assumir a atual gestão, em janeiro deste ano, ele se deparou com uma situação complicada quanto ao Badra-Planalto. O consórcio responsável pela conclusão das obras acenava abandonar o projeto. Após contato com as empresas que trabalhavam nas obras nos primeiros dias de mandato, foi determinado por parte da administração municipal o prosseguimento dos serviços – e mais, em caráter emergencial.

“Os responsáveis pelas intervenções queriam largar os serviços. No início de 2017, percorri cada rua do Badra-Planalto e pude perceber as precariedades vividas pelos moradores desta região. Naquele momento, me comprometi em tornar a tão sonhada obra em realidade. Hoje, com a quase conclusão desse projeto, fico feliz em ver o sorriso no rosto de cada suzanense beneficiado com esgoto encanado, calçadas, guias e sarjetas”, observou o prefeito.

Ocupação
Com a programação das obras se aproximando da fase final, a administração municipal está alinhando os trabalhos de encaminhamento de famílias para unidades habitacionais. O objetivo é fazer com que o consórcio responsável pelo projeto conclua trechos que foram ocupados irregularmente nos últimos anos. Nesse caso, é preciso, ainda, regularizar as vielas do bairro que servem tanto para o tráfego de pessoas quanto para o escoamento de águas pluviais.

“Após a pavimentação das principais ruas, as equipes serão direcionadas às vielas do bairro, assim que as residências irregulares forem retiradas dos espaços que já foram notificados anteriormente pelo Poder Público. Sem contar que todas as famílias que serão encaminhadas para as unidades habitacionais terão uma moradia digna, e não mais um local que apresenta risco de desabamento”, acrescenta o secretário.

Fonte:Mogi News

Condemat: Prefeito de Suzano propõe criação de SIS regionalizado

Para o secretário de Saúde de Mogi, projeto ajudaria a enxergar necessidades das cidades para pleitear recursos
O secretário de Saúde de Mogi, Marcello Cusatis, está analisando a criação de um Sistema Integrado de Saúde (SIS) regional. A ideia partiu do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), durante reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), realizada ontem. De acordo com Cusatis, o projeto ajudaria a enxergar as necessidades das cidades e pleitear recursos junto aos governos estadual e federal.
Cusatis afirmou que a implantação de um SIS regional possibilitaria o levantamento de dados gerenciais para o Alto Tietê se organizar melhor. "A ideia é tentar informatizar e integrar a região. O objetivo é somar forças. A sugestão será apresentada na próxima reunião ordinária com os secretários de Saúde, mas todo os prefeitos presentes apoiaram", informou.
De acordo com secretário, agora será feito um estudo financeiro para saber quanto precisa ser investido para a criação do SIS regional. "É preciso implantar toda a tecnologia. Vamos levantar o quanto será necessário para informatizar as cidades. A ideia é ter uma gestão única e ter os dados da região de uma maneira rápida", destacou.
Para Cusatis, com o SIS integrado, é possível verificar quais são as demandas e necessidades de cada cidade e encontrar solução. "Por exemplo, se Suzano precisa de exames de ressonância, a cidade não necessita investir na compra do equipamento e instalação. É possível fazer um convênio com a Santa Casa de Mogi que possui o serviço e pode absorver a demanda. É mais fácil enxergar regionalmente", disse. Ele acrescentou que com os dados gerados pelo sistema é possível pleitear recursos junto aos governo estadual e federal.
O SIS de Mogi se tornou referência para outras cidades não apenas na região, mas sofre com a sobrecarga especialmente de pacientes de municípios vizinhos. Por isso, desde maio, o município tem realizado o recadastramento do sistema. De 1 de maio até o dia 17 de julho, 30.831 cadastros que tinham como endereço a sede da Secretaria de Saúde foram atualizados. No mesmo período, 3.278 novos cartões foram emitidos e 10.302 novos cadastros foram realizados pelas unidades de saúde.
Segundo o secretário, até o fim do ano será implantado um novo SIS, que contará com novas ferramentas. Uma delas será o cruzamento do cadastro com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). "A pessoa até pode aparecer com um comprovante de residência de Mogi, mas o cartão SUS vai indicar que ela é de outra cidade. A ideia é que o sistema identifique isso e classifique os municípios por cores. Os dados dos atendimentos serão apresentados nas reuniões do Condemat", ressaltou.
O secretário informou que a Procuradoria da Prefeitura ainda analisa a legalidade de cancelar os cartões SIS que comprovadamente são de pessoas que não moram em Mogi.
Reunião
Durante a reunião do Condemat realizada ontem, os prefeitos debateram sobre as residências terapêuticas e a ampliação dos leitos obstétricos e de UTI Neonatal da região. Foi apresentado um levantamento sobre a situação dos leitos no Alto Tietê. Os números oficiais apontam um déficit de 292 leitos obstétricos, sendo 71 deles para gestação de alto risco. Em UTI Neonatal, o déficit é de 18 leitos, além de 67 para cuidados intermediários. Para os prefeitos, isto impacta no índice de mortalidade infantil das cidades.

Projeto possibilitaria efetivação de convênios entre as Prefeituras e uma melhor organização no setor de Saúde

Projeto possibilitaria efetivação de convênios entre as Prefeituras e uma melhor organização no setor de Saúde

Mogi reabre chamamento para gerenciar casas terapêuticas
A Prefeitura de Mogi das Cruzes reabriu o chamamento público para contratar a Organização Social (OS) que fará o gerenciamento da residência terapêutica no município
A Prefeitura de Mogi das Cruzes reabriu o chamamento público para contratar a Organização Social (OS) que fará o gerenciamento da residência terapêutica no município. A Secretaria de Saúde já havia lançado o edital em junho. De acordo com o secretário de Saúde Marcello Cusatis, a expectativa é que as organizações baixem o custo para se adequarem ao repasse do governo federal.
A residência terapêutica de Mogi deve abrigar 13 pacientes que ficaram internados em instituições psiquiátricas de longa permanência. Segundo Cusatis, a cidade está trabalhando em duas frentes - o chamamento público e o acompanhamento das cotações com os demais municípios do Alto Tietê.
De acordo com o secretário, caso as organizações qualificadas não reduzam os valores para que o serviço possa ser integralmente custeado pelo governo federal, a cidade e os municípios do Alto Tietê irão para Brasília pedir a prorrogação do início do serviço.
Cusatis informou que Mogi já alugou uma casa para oferecer o serviço, no entanto, os valores oferecidos pelas OSs para gerenciar a residência foi maior que o disponibilizado pelo governo federal. "Mogi saiu na frente e alugou um imóvel. Vamos esperar para verificar as propostas das organizações. Se ela estiver dentro do repasse já começamos o atendimento e repassamos a informação para as cidades", destacou.
O secretário disse que os municípios estão criando um banco de dados com as cotações oferecidos pelas organizações, que devem estar dentro de todas as especificações e exigências. "As cidades não têm como colocar mais recursos. Até sexta-feira vamos refazer o plano de trabalho. Todas as cidades vão cotar os valores. Se não ficarem dentro do repasse do governo federal, os prefeitos irão para Brasília informar que precisaremos de até 2018 para montar o serviço", acrescentou.
O tema está sendo debatido regionalmente, até porque outras cidades também terão que montar residências terapêuticas. São cinco casas com 31 pacientes.
Ao todo, dez instituições estão qualificadas para participar do chamamento em Mogi. As interessadas têm até o dia 3 de agosto, às 9 horas, para entregar os documentos necessário. No mesmo dia, às 9h30, será aberto o envelope de habilitação. A documentação precisa ser entregue na sala de licitações que funciona no prédio sede da Prefeitura. (L.N.)

Fonte:Mogi News

Escolas: Agentes iniciam formação da Secretaria de Educação

Agentes escolares e auxiliares de serviços gerais, que atuam no Programa Escola de Tempo Integral, iniciaram na manhã de ontem, no Bloco Didático do Cemforpe, a programação de formações realizada pela Secretaria Municipal de Educação durante o recesso escolar
Foto: PMMC/Divulgação


Atividades servem para aprimorar a qualidade dos trabalho nas unidades escolares
Agentes escolares e auxiliares de serviços gerais, que atuam no Programa Escola de Tempo Integral, iniciaram na manhã de ontem, no Bloco Didático do Cemforpe, a programação de formações realizada pela Secretaria Municipal de Educação durante o recesso escolar. Até o dia 28 de julho, servidores de diferentes áreas participarão de atividades de formação com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino e o trabalho desenvolvido nas unidades escolares.
"O objetivo das formações é melhorar o atendimento nas escolas e também contribuir para a melhoria do ensino. Estamos aproveitando o período de recesso para intensificar as ações de formação para os servidores que atuam com as crianças. É uma forma também de que eles reflitam sobre função e a responsabilidade que temos como profissionais da educação", disse a titular da Pasta, Juliana Guedes.
As turmas de agentes escolares foram divididas em quatro grupos que participarão das atividades até o dia 20 de julho. No primeiro período, a aula é sobre "Relações éticas e políticas na Escola: o profissional sob as perspectivas legais e contemporâneas" e no segundo, "Construção de Brinquedo com materiais alternativos". Ao todo, a formação atenderá 180 cursistas.
Amanhã, das 14 às 18 horas no Ciarte, terá a formação dos 80 profissionais que atuam no projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola. A iniciativa oferece aulas de musicalização e ensino sinfônico em 15 escolas municipais. A formação será até sexta-feira e o palestrante será o prof. Dr. Joel Barbosa, da Universidade da Paraíba.
A programação continuará nos dias 24 e 25 de julho com o Programa de Formação da Alimentação Escolar, promovido pelo Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação. Participarão da capacitação 518 auxiliares de desenvolvimento da educação e cozinheiras que atuam nas unidades escolares municipais e subvencionadas.
A programação de formação da Secretaria Municipal de Educação terminará no dia 28 de julho.

Fonte:Mogi News

Suzano: Extensão de rua é iniciada

Área no Cruzeiro do Sul já recebe primeiros serviços de limpeza; ainda falta autorização ambiental para a obra
Foto: Daniel Carvalho


Prolongamento da Sete de Setembro tem relação com o futuro Hospital Federal
A obra para prolongamento da rua Sete de Setembro, no bairro Cidade Cruzeiro do Sul, em Suzano, começou a sair do papel. Os primeiros serviços de limpeza da área tiveram início há mais de 20 dias, mas a Prefeitura ainda aguarda liberação ambiental para dar continuidade aos trabalhos. Atualmente, a via termina na avenida Senador Roberto Simonsen. Após a conclusão, seguirá até a avenida Paulista, no Jardim Monte Cristo.
Segundo a administração municipal, o prolongamento da rua Sete de Sembro tem relação com a construção do futuro Hospital Federal, que será implantado ali. No local há uma placa informando que a área situada entre a Faculdade Piaget e a Lagoa Azul vai receber serviços de drenagem e pavimentação em dois trechos, com previsão de conclusão em 26 de outubro deste ano.
Orçada em R$ 999,4 mil, a obra será custeada pelo governo federal, por meio do Ministério das Cidades, com contrapartida da Prefeitura. Também é possível notar que o gradil que cercava o local também foi retirado. Os pedestres, inclusive, estão aproveitando o espaço livre para utilizar o trajeto até o Jardim Monte Cristo.
A Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos esclareceu que a obra não teve início de fato porque ainda depende da liberação de uma certidão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. "O que foi realizado (tanto no lado da avenida Senador Roberto Simonsen quanto da avenida Paulista) foi uma preparação do acesso para as máquinas, para que a obra se inicie de forma imediata assim que a certidão for liberada", explicou a pasta.
Para o pedreiro Marcos Monagatti, de 40 anos, o prolongamento da rua trará mais facilidade de locomoção para os pedestres. "Vai encurtar bastante o caminho para quem precisa ir até o Monte Cristo. Hoje, eu tenho que dar a volta pela avenida Mogi das Cruzes. Acho que vou economizar 20 minutos", calculou.
O comerciante Fernando Godoy, 45, também aguarda pela conclusão da obra. "Vai ser bem melhor para ir até o Monte Cristo, sem contar que vai diminuir o fluxo de veículos", analisou.
Hospital
Embora a construção da nova pista seja para facilitar o acesso ao futuro Hospital Federal, ainda não há previsão de quando a unidade deve chegar ao município. A Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação informou que o processo para a continuidade do projeto foi retomado no início deste ano e encaminhado para análise técnica, etapa que já foi concluída. "No momento, o processo se encontra na Secretaria de Assuntos Jurídicos para análise do ponto de vista legal", adiantou a pasta.
Após essa etapa, a Prefeitura deve publicar o resultado do processo licitatório com todos os prazos burocráticos. Depois da homologação do contrato e da liberação de verbas por parte do Ministério da Saúde a obra poderá ser iniciada.

Fonte:Mogi News