terça-feira, 30 de agosto de 2022

SEGURANÇA: Casos de homicídios caem pela metade nas cidades da região

Dados da SSP-SP mostram estabilidade no número de roubos na comparação entre julho deste ano e de 2021

André Diniz

30/08/2022 às 06:00

Atualizada em 30/08/2022 às 06:00.

Divulgação/PMMC

Alto Tietê / Região / Mogi aerea - FOTO: Divulgação/PMMC


Alto Tietê - Um levantamento do Grupo MogiNews/DAT junto às estatísticas da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SP) apontou que o número de assassinatos na região teve uma queda de 50% no mês de julho, na comparação com o mesmo período no ano passado. 

O levantamento é feito com base nas informações cedidas pelas delegacias de todos os municípios do Estado, disponíveis na internet e atualizadas ao final de cada mês, referindo-se ao período no mês anterior.

Os dados disponíveis são referentes ao mês de julho deste ano, e permitem a primeira comparação entre períodos dentro da janela temporal da retomada das atividades no período pós-pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Nas dez cidades do Alto Tietê, as autoridades policiais registraram seis casos de homicídio, 761 casos de roubos envolvendo pessoas, cargas e afins, e 469 ocorrências de roubo e furto de veículos combinados.

Na comparação com o ano de 2021, o Alto Tietê teve uma queda de 50% no número de assassinatos (quando foram registrados 12 casos).

O número de casos de roubos em geral mostrou estabilidade, com aumento de 0,66% - no ano passado, foram 756 casos, cinco ocorrências a menos. O número de crimes contra proprietários de automóveis, no entanto, teve aumento de 14,57%, com um aumento de 69 comunicados de crime (409).

Por município

No levantamento do governo do Estado, três cidades do Alto Tietê tiveram casos de homicídio registrados em julho deste ano: Suzano teve três ocorrências (duas a menos que em julho de 2021), Itaquaquecetuba registrou dois assassinatos (dois a três a menos que no ano passado) e Mogi das Cruzes, com uma morte (sem registro no período em 2021). As cidades de Ferraz de Vasconcelos e Salesópolis, que tiveram casos de homicídio no ano passado, não tiveram relatos em suas delegacias em julho deste ano.

Entre os casos de roubos em geral, a cidade com o maior número de registros foi Itaquaquecetuba, com 261 casos (cinco a menos do que na mesma janela mensal em 2021). Suzano foi a cidade com o segundo maior número, com 162 ocorrências (12 a mais que em julho do ano passado) e Ferraz de Vasconcelos em terceiro, com 139 (26 a mais).

Na somatória entre roubos e furtos de veículos, a cidade com o maior número de casos em julho deste ano foi Suzano, com 133 (sete a mais que em julho do ano passado). Em segundo lugar foi Itaquaquecetuba, com 129 (no ano anterior foram 95 ocorrências em julho), e Mogi das Cruzes em terceiro com 77 - 18 casos a mais que no ano anterior.

Sem registros

Segundo os levantamentos feitos junto à Secretaria de Segurança Pública, a única cidade que não contou com ocorrências em seu distrito policial no período avaliado pela reportagem foi Salesópolis, que não registrou homicídios, roubos ou furtos contra pessoas ou de veículos.

Fonte:MogiNews