sábado, 31 de dezembro de 2011

ATENÇÃO SANTA CASA ESTAMOS PRONTOS PARA AJUDAR



ODIÁRIO DE MOGI
CIDADES


31.dez.2011 Redação
Bebês têm infecção na Santa Casa


Júlia Guimarães


A Santa Casa de Mogi das Cruzes registrou, apenas nesta semana, a presença de infecção bacteriana em três bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal. Os recém-nascidos foram transferidos para o setor de isolamento, onde recebem os cuidados necessários. O cenário aponta para um possível quadro de infecção hospitalar, mas a diretoria do hospital nega que haja um surto, como já aconteceu anteriormente, nos anos de 2002 e 2009, quando várias crianças morreram infectadas pela bactéria klebsiella. Exames já realizados nos bebês deverão indicar em breve qual a causa das novas infecções e que medidas futuras deverão ser tomadas pela unidade.


A presença da infecção no berçário foi denunciada a


O Diário pelo jornalista Rodrigo Ferreira, que mora na Capital e é tio de um dos bebês infectados. Ele conta que a criança nasceu prematura e que a infecção foi diagnosticada três dias após o nascimento. O quadro tem preocupado a família, porém, os pais não concederam entrevista e preferiram não se identificar por medo de possíveis represálias dentro do hospital. "Três bebês foram isolados com diagnóstico de infecção. Estou fazendo esse alerta porque meu sobrinho corre risco de morte e já houve casos graves no passado, dentro da própria Santa Casa", disse Ferreira à reportagem.


O diretor assistencial da Santa Casa de Mogi, o médico Paulo Toledo, confirmou as informações na tarde de ontem. Após consulta à coordenação da UTI Neonatal e à chefia do setor de Infectologia da Santa Casa, ele explicou que a infecção nos três recém-nascidos foi diagnosticada nesta semana após exames feitos rotineiramente. "A Santa Casa realiza procedimentos diários para uma pesquisa rigorosa sobre possível infecção ou demais agravos nos bebês, porque nossa visão é a de proteger totalmente as crianças. No exame que esses bebês fizeram foi constatada a presença de um tipo de bactéria e eles foram isolados imediatamente".


De acordo com Paulo Toledo, as crianças foram submetidas a novos exames que deverão indicar as causas da infecção. A principal intenção é verificar se elas já nasceram com o problema, que pode ocorrer inclusive no parto, ou se as bactérias foram adquiridas no hospital. O médico não precisou ontem em quanto tempo os laudos deverão ficar prontos, mas informou que terá mais detalhes sobre o caso na segunda-feira. "Infecções são comuns dentro do ambiente hospitalar e casos como este, de até três bebês infectados, não são raridade. O mais importante, que deve ficar claro, é que não houve óbitos e que não existe um surto. Em hipótese alguma essa situação pode ser comparada aos episódios passados".


Consultado, o médico não confirmou à reportagem de


O Diário se a Santa Casa notificou ou se pretende notificar os casos de infecção à Vigilância Sanitária do Estado. Porém, ele assegurou que todos os outros bebês (pelo menos 12), internados na UTI e no setor de Cuidados Intermediários, estão seguros e não correm risco de ser infectados. "Os procedimentos são totalmente distintos. Os setores não se comunicam e inclusive as equipes são diferentes, justamente para garantir a segurança de todos".


Fonte:Gustavo Ferreira TATAÚ

MAIOR INCENTIVO E PREOCUPAÇÃO CONSTANTE PARA EVITAR ENCERRAMENTO DE EMPRESA

ODIÁRIO DE MOGI
Notícias


31.dez.2011 Redação
Todo Dia fecha as portas em Mogi


Júlia Guimarães
A unidade mogiana do supermercado Todo Dia, que integra a rede do Grupo Wal-Mart, fechou as portas. O empreendimento, cuja instalação custou o equivalente a cerca de R$ 5 milhões, foi inaugurado há pouco mais de dois anos, em agosto de 2009, debaixo de grande publicidade. Ontem, porém, uma faixa afixada na porta do imóvel informava que o estabelecimento "encerrou as atividades". Estima-se que pelo menos 50 postos de trabalho tenham sido extintos. Os motivos do fechamento não foram esclarecidos.


A fachada do prédio de 600 metros quadrados onde o Todo Dia funcionou, na Rua Dr. Deodato Wertheimer, nas proximidades da linha férrea, já está descaracterizada. O logotipo foi arrancado e a faixa fixada no local informa que o supermercado foi fechado na última quarta-feira. A reportagem de


O Diário tentou entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da rede para solicitar esclarecimentos sobre os motivos que levaram ao fechamento da unidade, porém, os telefones não atenderam. A partir de agora, também poderá ficar em suspense o antigo projeto de instalação de uma unidade do Wal-Mart, no Bairro do Mogilar, nas proximidades do Terminal Rodoviário.


Consultado, o diretor de Indústria e Comércio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Renato Rissoni, informou que a Pasta não foi comunicada oficialmente sobre o fechamento do supermercado. Ele esclareceu que a empresa deverá cumprir os trâmites normais de encerramento da firma e que a mesma não tem obrigatoriedade de informar o fato à Prefeitura. "São questões burocráticas e de ordem fiscal que deverão ser cumpridas. Mas, realmente não nos informaram nada. Ao contrário do que fizeram na ocasião da instalação", lembrou.


A forma silenciosa como o supermercado fechou as portas destoa bastante do modo como a unidade foi inaugurada, em agosto de 2009. Na ocasião, as autoridades da Cidade foram convidadas para uma cerimônia pública, que contou inclusive com a presença do prefeito Marco Bertaiolli (PSD). Durante o evento, o diretor do supermercado, José Maria Alves Filho, e a diretora da rede Todo Dia para a Região Sudeste, Selma Bofetti, chegaram a cogitar a instalação de mais uma unidade do supermercado na Cidade, no Jardim Universo, no Distrito de Braz Cubas.




Empregos


Na época da inauguração, a rede Todo Dia anunciou a geração de um total de 50 empregos na unidade de Mogi das Cruzes. O grupo chegou a informar, inclusive, que a grande maioria dos funcionários contratados era da própria Cidade. Para estes mogianos, o início de 2012 deverá ser de preocupação e preparação de currículos para procura de novas oportunidades no mercado de trabalho.


Público


O Todo Dia foi instalado em Mogi das Cruzes com o objetivo de conquistar a população de baixa renda, das classes C, D e E. A unidade da Cidade oferecia cerca de 3,5 mil produtos com preços muito baixos. As mercadorias, na maioria dos casos, eram de marcas pouco conhecidas no mercado.


Fonte:Gustavo ferreira TATAU 

Governador demite 2 delegados

LAÉRCIO RIBEIRO



O governador Geraldo Alckmin demitiu ontem, "a bem do serviço público", conforme publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, os delegados Juarez Pereira Campos e Fernando José Gomes, os investigadores Johnson Benedito de Paula e Aparecido da Silva Santos, além do escrivão Ulisses da Silva Leite. O grupo foi acusado, em junho de 2008, de estar envolvido na emissão ilegal de CNHs emitidas pela Ciretran de Ferraz de Vasconcelos.


Juarez Pereira, então titular de Ferraz, e seu assistente Fernando Gomes, diretor da Ciretran, chegaram a ser presos durante a Operação Carta Branca, desenvolvida pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado), do Ministério Público, integrantes da Corregedoria da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Estado da Fazenda.


Na época, mais 16 participantes da quadrilha foram capturados, sendo que 17 autoescolas estavam envolvidas na venda de carteiras. O negócio se estendia a 11 cidades do Estado de São Paulo e Minas Gerais.


O grupo foi apontado em relatório com 145 páginas, elaborado pela Corregedoria da Polícia Civil, como participante da venda de 200 mil CNHs. O documento enviado ao Conselho da Polícia Civil destacava que foi provada "a existência de organização criminosa responsável pelos crimes de falsidade ideológica na expedição de CNHs, corrupção ativa e passiva, improbidade administrativa e formação de quadrilha".


No seu decreto, o governador Alckmin ainda cassou as aposentadorias do delegado Juarez Pereira e do investigador Aparecido Santos. Há informações de que os condenados irão recorrer da decisão. Eles ainda respondem a processos na esfera penal. Em breve, outros policiais acusados de ganhar muito dinheiro com a venda de carteiras também irão tomar conhecimento do resultado dos seus processos administrativos.


Fonte:O Diário de Mogi

Tratamento de esgoto avança 10% em dois anos

Balanço do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) mostra que, em dois anos, a Cidade avançou 10% no volume de esgoto tratado e 6% na coleta de dejetos. Enquanto em 2009, 40% do esgoto coletado em Mogi das Cruzes era tratado, em 2011 esse indicador bateu a casa de 50%, enquanto que o universo de material coletado saltou de 89% para 95%. O avanço no tratamento dos resíduos domésticos, portanto, continua a ser o grande desafio que o Município tem na área de saneamento. Atingir 100% de tratamento significa não só qualidade de vida para a população como o fim de um dos tristes títulos que Mogi das Cruzes carrega nos dias atuais – o de primeira cidade a poluir o Rio Tietê. Os investimentos têm sido feitos, mas vão exigir um empenho ainda maior da Administração Municipal nos próximos anos para corrigir deficiências antigas e, principalmente, cobrir também uma demanda que não para de crescer. Afinal de contas, as propagandas positivas sobre a Cidade e o indiscutível desenvolvimento econômico refletem também no crescimento habitacional. Em dois anos, por exemplo, 15 mil novas ligações de água foram feitas pelo Semae, número superior a média anual registrada até 2009, que era de cinco mil ligações/ano. Tirando um ou outro caso de regularização de ligações clandestinas ou mesmo de usuários de poços que mudaram para a água encanada, estima-se que 90% dessas 15 mil ligações são referentes a moradias novas. Um indicador considerável e que não pode ser esquecido nos planejamentos futuros.




Silvio Santos


Não é só a BMW que está na mira da Prefeitura de Mogi das Cruzes. A SS Cosméticos, empresa do grupo Sílvio Santos que responde pela marca Jequiti, que também está à procura de um novo endereço. A empresa que funciona hoje ao lado da sede do SBT, em Osasco, recebeu recentemente a visita de representantes locais, que foram apresentar a Cidade e, em especial, o Distrito Industrial do Taboão. A indústria tem capacidade para gerar mil empregos mas, além de Mogi, está no páreo a cidade de Goiânia, que oferece uma série de incentivos.


Reunião


E falando em BMW, o secretário de Desenvolvimento Marcos Damásio já fez contato com a diretoria corporativa da montadora no Brasil e falou sobre o interesse do Município em disputar a sede que a empresa planeja montar no Estado de São Paulo. Agora em janeiro, um encontro entre o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli e um representante da multinacional será agendado.




 Negócio


Mas antes mesmo de Jequiti e BMW, Mogi das Cruzes deverá receber o anúncio de um outro grande investimento nos primeiros 15 dias de janeiro para iniciar o ano com o pé direito. Quem garante é o secretário Marcos Damásio, que faz mistério sobre o nome do grupo empresarial da Capital que quer fincar raízes em Mogi, mas que afirma se tratar do "maior negócio" da história recente da Cidade, o qual vem sendo trabalhado há cinco anos.


Creches


A Prefeitura conclui licitações para construção de mais três creches em Mogi das Cruzes. A Construtora Marsil será responsável pelas unidades escolares da Vila Jundiapeba e Vila Jundiaí, enquanto que a Fasul fará a obra na Chácaras Itapeti.


Fonte:O Diário de Mogi



Bebês têm infecção na Santa Casa

Júlia Guimarães
A Santa Casa de Mogi das Cruzes registrou, apenas nesta semana, a presença de infecção bacteriana em três bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal. Os recém-nascidos foram transferidos para o setor de isolamento, onde recebem os cuidados necessários. O cenário aponta para um possível quadro de infecção hospitalar, mas a diretoria do hospital nega que haja um surto, como já aconteceu anteriormente, nos anos de 2002 e 2009, quando várias crianças morreram infectadas pela bactéria klebsiella. Exames já realizados nos bebês deverão indicar em breve qual a causa das novas infecções e que medidas futuras deverão ser tomadas pela unidade.


A presença da infecção no berçário foi denunciada a O Diário pelo jornalista Rodrigo Ferreira, que mora na Capital e é tio de um dos bebês infectados. Ele conta que a criança nasceu prematura e que a infecção foi diagnosticada três dias após o nascimento. O quadro tem preocupado a família, porém, os pais não concederam entrevista e preferiram não se identificar por medo de possíveis represálias dentro do hospital. "Três bebês foram isolados com diagnóstico de infecção. Estou fazendo esse alerta porque meu sobrinho corre risco de morte e já houve casos graves no passado, dentro da própria Santa Casa", disse Ferreira à reportagem.


O diretor assistencial da Santa Casa de Mogi, o médico Paulo Toledo, confirmou as informações na tarde de ontem. Após consulta à coordenação da UTI Neonatal e à chefia do setor de Infectologia da Santa Casa, ele explicou que a infecção nos três recém-nascidos foi diagnosticada nesta semana após exames feitos rotineiramente. "A Santa Casa realiza procedimentos diários para uma pesquisa rigorosa sobre possível infecção ou demais agravos nos bebês, porque nossa visão é a de proteger totalmente as crianças. No exame que esses bebês fizeram foi constatada a presença de um tipo de bactéria e eles foram isolados imediatamente".


De acordo com Paulo Toledo, as crianças foram submetidas a novos exames que deverão indicar as causas da infecção. A principal intenção é verificar se elas já nasceram com o problema, que pode ocorrer inclusive no parto, ou se as bactérias foram adquiridas no hospital. O médico não precisou ontem em quanto tempo os laudos deverão ficar prontos, mas informou que terá mais detalhes sobre o caso na segunda-feira. "Infecções são comuns dentro do ambiente hospitalar e casos como este, de até três bebês infectados, não são raridade. O mais importante, que deve ficar claro, é que não houve óbitos e que não existe um surto. Em hipótese alguma essa situação pode ser comparada aos episódios passados".


Consultado, o médico não confirmou à reportagem de O Diário se a Santa Casa notificou ou se pretende notificar os casos de infecção à Vigilância Sanitária do Estado. Porém, ele assegurou que todos os outros bebês (pelo menos 12), internados na UTI e no setor de Cuidados Intermediários, estão seguros e não correm risco de ser infectados. "Os procedimentos são totalmente distintos. Os setores não se comunicam e inclusive as equipes são diferentes, justamente para garantir a segurança de todos".


Fonte:O Diário de Mogi

Mega da Virada movimenta lotérica

CONCORRIDO Ontem, movimento de apostadores era intenso nas casas lotéricas da Cidade; mogianos formavam fila para jogar na Mega


Mariana Leal
O prêmio da Mega-Sena da Virada, estimado em R$ 170 milhões, leva os mogianos a formarem filas nas casas lotéricas da Cidade, que receberão as apostas até as 14 horas de hoje. O sorteio acontece a partir das 20 horas, no estúdio da Rede Globo, em São Paulo, com transmissão ao vivo pela TV Diário. Ontem, a grande movimentação não intimidou quem deixou para fazer os jogos na última hora. Enquanto esperavam, os mogianos planejavam o que seria possível fazer com tanto dinheiro.


Em frente à lotérica de Jundiapeba, Iris Eugênio de Souza, 56 anos, enumerava para um vizinho de fila os desejos que gostaria de realizar. O morador da Vila Jundiaí é aposentado e a vontade dele é curtir a vida na areia da praia. "Iria morar em Ilhéus, na Bahia. De frente para o mar, tomando água de coco e vendo o que a baiana tem", brinca. Ele conta que sempre aposta na Mega-Sena e a da Virada também já entrou na rotina. "Fiz três jogos e espero passar o Ano-Novo muito bem", diz.


Desde segunda-feira, Ailton Dias, 47, vem fazendo uma aposta por dia na lotérica de Jundiapeba. Mas a intenção do empreiteiro de obra é receber o prêmio máximo, dividi-lo com outros apostadores e, para espanto da família e amigos, continuar trabalhando. "Mas não aqui. Quero ganhar com outras 169 pessoas, porque não preciso de muito, comprar uma chácara no Nordeste e ir para lá. Os juros ajudariam, mas para mim, que não ganho nem R$ 3 mil por mês, receber quase R$ 10 mil seria quase um desperdício. Então deixarei o dinheiro rendendo", conta.


Assim que receber a bolada, Neuza Manabe, 49, quer passear bastante, ir para lugares onde nunca esteve e conhecer gente nova. Mas assim que a vida boa tiver fim, ela também quer continuar trabalhando. "Sou motorista de transporte escolar e meu sonho é comprar um bom carro para oferecer conforto às crianças e continuar no ramo. Por isso, não preciso de muito do prêmio e quanto mais gente acertar comigo, melhor", ressalta.


Mas nem todos pensam assim e antes que pareçam egoístas, a justificativa é de que vão poder viver bem, melhor do que até agora, quando trabalhando de sol a sol. "Pensa bem. Eu ia conseguir comprar tudo com este valor, até a felicidade", zomba o aposentado José Carlos Duarte, 52.


Não se sabe se a felicidade, mas com os R$ 170 milhões, o ganhador poderia sim ter um futuro seguro. Apenas investida na poupança, a fortuna renderia ao felizardo pouco mais de R$ 1 milhão por mês. Ao dia, os juros são de R$ 20 mil. A bolada é suficiente, ainda, para comprar 850 casas no valor de R$ 200 mil, 170 apartamentos de luxo ou 7 mil carros populares.


As apostas serão aceitas hoje até as 14 horas. Um jogo simples custa R$ 2,00 e pode ser feito em volantes especiais da Mega da Virada e também nos comuns da Mega-Sena.


Caso o apostador escreva no verso seu nome completo e o CPF, somente ele pode resgatar o prêmio, o que deve ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.


Contas


Como ontem os bancos não foram abertos ao público, as lotéricas, por medida de segurança, não receberam pagamentos de qualquer conta. Sem juros, o acerto poderá ser feito nesta segunda-feira, primeiro dia útil de 2012.


Fonte:O Diário de Mogi

Gastos com Bolsa Família crescem

ALTA No primeiro ano do governo Dilma, foram gastos 19,4% a mais com o programa Bolsa Família


SÃO PAULO
No primeiro ano de Dilma Rousseff, o governo federal gastou 19,4% a mais com o programa Bolsa Família, superando a meta de inclusão de 320 mil novas famílias. Em 2011 foram transferidos R$ 16,699 bilhões a 13,352 milhões de famílias brasileiras, contra R$ 13,4 bilhões do ano anterior.


De acordo com balanço divulgado ontem pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o aumento se deve ao reajuste de 45% no benefício variável pago a crianças e adolescentes de até 15 anos e de 15% para jovens entre 16 e 17 anos, além da inclusão de grávidas e de mulheres que amamentam.


Com o aumento do benefício pago a crianças e jovens, o governo federal passou a desembolsar em abril R$ 1,4 bilhão por mês. A decisão de aumentar o valor dos benefícios dessa faixa etária se deve à revelação do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de que 40% dos 16,2 milhões de pessoas em extrema pobreza têm até 14 anos de idade.


Além do reajuste no benefício de crianças e jovens, este ano o governo autorizou a ampliação do limite de pagamentos por família (de três para cinco pessoas de até 15 anos). O ministério informa que, com a medida, foram pagos 1,3 milhão de novos benefícios.


A inclusão de mães que amamentam bebês de até 6 meses de idade (chamadas de nutrizes) em novembro e de gestantes, que passaram a receber o Bolsa Família este mês, foi o destaque do programa.


Nas duas situações, as mulheres só podem receber o benefício se a família estiver inscrita no Cadastro Único e se estiver dentro do limite de cinco benefícios por família. O governo já paga 93.186 benefícios a nutrizes (o que corresponde a R$ 2,9 milhões) e 25.305 a grávidas - um acréscimo de R$ 809,7 mil na folha de pagamento do Bolsa Família.


Os benefícios do programa de distribuição de renda variam de R$ 32,00 a R$ 306,00, dependendo do perfil econômico da família e da quantidade de filhos de até 17 anos. Até março, o governo pagava de R$ 22,00 a R$ 200,00. O governo permite até cinco pagamentos de R$ 32,00 por núcleo familiar, dois de R$ 38,00 por adolescentes de 16 e 17 anos e R$ 70,00 às famílias sem filhos em extrema pobreza (cuja renda mensal por pessoa não ultrapassa R$ 70,00).


Estimativas do ministério indicam que 800 mil famílias extremamente pobres ainda não são atendidas pelo programa, por isso a meta é atingir 100% de cobertura até 2013. Com a parceria entre União, Estados e municípios, 407 mil famílias com renda de até R$ 70 por pessoa foram cadastradas em 2011 e devem ser incluídas no programa.


O Estado com o maior número de beneficiados do Bolsa Família é a Bahia, com 1.752.993 famílias recebendo do governo federal R$ 2.175.633.465,20 no ano. A Bahia também é o Estado com o maior número de nutrizes beneficiadas: 12.631. O Estado também fica em primeiro lugar no ranking de cadastro das grávidas (3.553), seguido do Ceará, que tem 2.358 gestantes. A Bahia recebeu em dezembro R$ 113.696 e o Ceará R$ 75.456.


No quadro geral, São Paulo aparece em segundo lugar em número de famílias beneficiadas pelo programa (1.209.819). O governo federal gastou em 2011 com os beneficiados paulistas R$ 1.434 918.066,62. O Bolsa Família atende 8.098 nutrizes e 2.214 grávidas em São Paulo.


Fonte:O Diário de Mogi

Um ano Bom Prato: 312 mil refeições a R$ 1

Clientes aprovam cardápio e já pedem a ampliação do restaurante, que serve refeição a preço popular
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Somente ontem, foram 1,5 mil alimentos serviços, entre 1,2 mil pratos do almoço de Ano Novo
No decorrer de 2011, o restaurante Bom Prato de Mogi serviu 312 mil refeições ao preço R$1. Só ontem, foram 1,5 mil alimentos serviços, entre 1,2 mil pratos do almoço especial de Ano Novo, além de 300 pães com apresuntado e café com leite e abacaxi servidos pela manhã, no desjejum. Aliás, ontem, no último dia útil de 2011, o atendimento para o almoço começou meia-hora mais cedo que o previsto: às 10h30. 
Por isso, quem decidiu seguir ontem até o prédio de número 333 da rua Professor Flaviano de Melo não precisou enfrentar fila, apesar do movimento intenso. Foi o que aconteceu com o casal de aposentados Kimiko Alves da Silva, de 57 anos, e Manoel da Silva Pires, de 56. Moradores de Suzano, eles levaram 20 minutos para serem servidos e almoçar. "Não tinha fila e pudemos comer com muita tranquilidade. Foi muito bom", disse Kimiko. Ela e o marido vão sempre ao Bom Prato e aprovaram o cardápio escolhido: salada de alface americana com rúcula ao molho vinagrete, pernil assado à Califórnia como prato principal e farofa festiva na guarnição. A sobremesa foi pêssego e suco de uva. 
Para seu Manoel, a ampliação no número de refeições na unidade ou até a implantação de mais um restaurante na cidade poderiam ser concretizados em 2012. "Venho aqui todos os dias e percebo que sempre muitas pessoas deixam de almoçar por conta do limite de 1,3 mil refeições. E como é uma alimentação rica em nutrientes, precisa atender mais pessoas", diz. 
Morador do bairro São João, Marco Antônio Pinto, de 71 anos, é da mesma opinião. "Sempre chego cedo, todos os dias, só para garantir meu café da manhã e almoço. E sempre tem fila. Mas também, além do preço, a comida é saudável. Então, todos querem". A falta de fila no Bom Prato, pouco depois das 11 horas, surpreendeu a dona de casa Angélica Feital, de 57, que ontem levou o marido, a filha e duas netas para almoçar no restaurante popular. "Realmente foi uma surpresa boa não ter de esperar muito para pegar o prato e achar um bom lugar, apesar de o restaurante estar cheio. É uma boa forma de terminar o ano", disse.


De acordo com a nutricionista Cláudia Gimenez, para o almoço de ontem foram utilizados 120 quilos de arroz, 50 de feijão, 225 quilos de pernil, 130 frutas e quase 50 litros de suco.


Fonte:Mogi News

Planejamento Piscinão e novas obras viárias estão entre prioridades para próximo ano

Piscinão, Guilherme Giorgi e via Perimetral são as prioridades de investimentos previstas no Orçamento
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Outra ação de mobilidade urbana prevista no orçamento para 2012 será a conclusão da Perimetral
A construção de mais um piscinão na cidade, a contrapartida para a construção da avenida Guilherme Giorgi, a conclusão da via Perimetral, na região da avenida Vereador Dante Jordão Stoppa, em César de Souza, a urbanização da Vila Nova Jundiapeba e a edificação de mais mil unidades do programa Minha Casa, Minha Vida. Estas são as prioridades de investimentos previstas no Orçamento Municipal para 2012, que chegará à marca recorde de R$ 1,1 bilhão. 
Apesar de o número chamar a atenção, o volume de recursos para investimentos no ano que vem deverá ser algo em torno de R$ 80 milhões. Eles precisão custear as prioridades listadas e projetos como, por exemplo, a conclusão do Hospital Municipal de Brás Cubas (compra de aparelhos, entre outras ações) e a canalização do córrego dos Canudos, além das ações realizadas ao longo do ano pelas 18 secretarias. 
O orçamento destinado a cada pasta limita-se a manutenção de programas e projetos já em andamento. O montante que excede as despesas previstas, cerca de 9% de todo o Orçamento Municipal, é a verba que "sobra" para a concretização de iniciativas da própria administração municipal ao longo dos 12 meses. Como a arrecadação do município é praticamente toda comprometida, cabe aos secretários municipais buscarem parcerias com o Estado e o governo Federal e, assim, efetivar as ações previstas.


Prioridades
De acordo com o secretário municipal de Planejamento, João Francisco Chavedar, a elaboração do projeto para o piscinão na Vila Ressaca é um dos itens que necessitará de verba dentro dos R$ 80 milhões. "A licitação será aberta em 2012 e o processo de desapropriação foi concluído pelo prefeito. No ano que vem, sairemos em busca de parcerias para esta obra", revelou. "Será um piscinão fechado, com uma praça em cima para a população aproveitar o empreendimento", detalhou.


Chavedar afirmou que entre a "prioridade das prioridades" está a captação de recurso para a avenida Guilherme Giorgi, na região entre Jundiapeba e Brás Cubas, considerada vital para minimizar grande parte dos problemas de lentidão identificados na cidade. "O projeto já está pronto e foi aprovado pelo Ministério dos Transportes e o Tesouro Nacional. Ele espera apenas a análise da Caixa Econômica Federal", disse o secretário. A contrapartida da Prefeitura assim que o convênio for aprovado será de R$ 7 milhões. O projeto total custará R$ 68 mi. 
Outra ação de mobilidade urbana prevista dentro do orçamento para 2012 será a conclusão da via Perimetral, no trecho entre as avenidas Dante Jordão Stoppa e Francisco Rodrigues Filho, em César. "Dentro deste projeto estará uma transposição viária. De nada adianta ter a Perimetral sem ter um viaduto naquele local", afirmou. De acordo com o secretário, a duplicação da Perimetral deverá ser feita por meio de uma parceria com os empreendedores da Fazenda Rodeio. "Será a grande contrapartida para as novas etapas de investimentos naquele bairro", contou Chavedar.


"Por meio de um trabalho, a dra. Dalciani (coordenadora de Habitação da Prefeitura Dalciani Felizardo) conseguiu R$ 5 milhões do governo federal, a fundo perdido, para o projeto de urbanização da Vila Nova Jundiapeba", disse o secretário, apontando esta ação como outra prioridade e uma grande conquista para 2012.


Fonte:Mogi News

Resíduos Lixo aumenta até 20% nesta época

Cidade gera oito toneladas de resíduos por mês; em dezembro, a média registrada é de 10 toneladas
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Muitas substâncias utilizadas na fabricação produtos podem provocar impactos ambientais graves
O volume de lixo produzido pelos mogianos aumenta em 20% nesta época de fim de ano. O balanço foi divulgado pela empresa que presta o serviço de coleta na cidade, a Stralu. De acordo com a concessionária, a cidade gera oito toneladas de resíduos por mês. Em dezembro, a média registrada é de 10 toneladas. Apesar do crescimento, a Stralu garantiu que o serviço é prestado sem a necessidade de reforçar a quantidade de funcionários ou veículos. 
A Prefeitura orienta a população sobre a importância do consumo consciente visando à preservação ambiental. As recomendações são no sentido de evitar, por exemplo, o excesso de embalagens nos presentes. Elas podem ser reaproveitas em outras ocasiões ou destinadas à coleta seletiva (nunca devem ser colocadas no lixo orgânico). Os brinquedos, roupas e os demais objetos que não serão mais usados devem ser doados a uma instituição.


Produtos com refil também são grandes aliados na redução do lixo. É possível comprar apenas uma embalagem e a utiliza-lá diversas vezes antes de reaproveitar ou encaminhar para a reciclagem. 
Uma das atitudes para reduzir a quantidade de resíduos gerados é utilizar produtos que tenham um tempo de vida útil maior. Costuma-se, por exemplo, colocar copos descartáveis em festas, escritórios ou mesmo em casa. Prefira o uso de materiais mais duráveis, como o vidro ou a porcelana.




Outras dicas
Utilizar recursos não descartáveis para anotações de recados; substituir papéis por lousa ou quadro negro; levar embalagens e recipientes de casa para fazer compras, evitando inúmeras sacolas plásticas; optar por produtos a granel, evitando embalagens desnecessárias; substituir os guardanapos de papel pelos de pano; utilizar acendedor de fogão ao invés de fósforos; tenha preferência por produtos como lâmpadas fluorescentes, oito vezes mais duráveis que as incandescentes; cartuchos de impressora recarregáveis; planejar bem as compras; evitar desperdícios também na hora de preparar as refeições (existem receitas que são feitas com sobras de alimentos antes do consumo. Por exemplo: talos e ramos de verduras); quanto às pilhas, podem-se utilizar recarregáveis, pois são menos poluentes e duram mais. 
Além de reduzir a quantidade de lixo gerado, deve-se buscar a coleta seletiva, pois muitas substâncias utilizadas na fabricação produtos podem causar impactos ambientais graves, tendo consequência para a saúde humana.


Fonte:Mogi News

Boas novas

Divulgação

Mogi das Cruzes deverá começar 2012 com o pé direito e promessa de muita prosperidade e geração de empregos. Um grande negócio está prestes a ser fechado por um grupo de investidores nas primeiras semanas do ano. Quem sabe do segredo, até então guardado a sete chaves, garante que o tal negócio ficará marcado na história da cidade e será revelado, em breve, com grande pompa na Prefeitura de Mogi. 
Divulgação



Aeroporto ou BMW? 
Outra boa notícia que pode ser anunciada no decorrer do próximo ano é a instalação de uma fábrica da BMW na cidade. Na última semana, a Prefeitura de Mogi iniciou os primeiros contatos com representantes da montadora alemã a fim de apresentar a cidade como possível candidata a receber os investimentos. Uma área de até 600 mil metros quadrados, no distrito do Taboão, pode ser utilizada como argumento. Há quem aposte que essa negociação seja mais rápida do que a instalação do tal aeroporto, já descartado pelo governo federal para 2012. 


Correndo
As negociações para vinda da BMW são feitas diretamente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, por determinação do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD). Começaram com um telefonema à diretora Gleide Souza, representante da BMW no país, e devem se estender nas próximas semanas com audiências no Palácio dos Bandeirantes, Secretaria de Estado de Desenvolvimento e até na Casa Civil, em Brasília. Isso porque, segundo Gleide, o plano de investimentos e de infraestrutura da BMW já estaria nas mãos do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e da presidente Dilma Rousseff (PT). 


Tributos
Uma das exigências, que depende mais do governo federal do que o estadual, é a flexibilização do Imposto por Produto Industrializado (IPI) cobrado de veículos importados para o caso de empresas que, como a montadora alemã, tenham interesse em instalar fábrica no Brasil. "O pedido que é claramente feito ao governo é que existisse uma flexibilização para empresas que têm interesse em investir no Brasil", disse anteontem o presidente da BMW do Brasil, Henning Dornbusch, à agência Reuters, após reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.


Em obras 
Outras novidades para 2012: o início das obras de reforma da sede da Prefeitura de Mogi e a construção da Escola de Governo, ao lado do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no Mogilar. O prefeito Marco Bertaiolli confidenciou à coluna que só aguarda o sinal verde da Secretaria do Tesouro Nacional, com liberação dos R$ 13,9 milhões, para dar início ao processo licitatório e contratação de empresas que farão os trabalhos. 
Daniel Carvalho



Mudanças 
Com as obras, a sede do Executivo terá muitas mudanças. Como, por exemplo, a instalação de um elevador para garantir acessibilidade às pessoas com deficiência em todos os pavimentos do prédio, além da instalação do gabinete do prefeito no terceiro andar. Isso porque o térreo será ampliado para atendimento geral da população com a ampliação do PAC - Posto de Atendimento ao Cidadão. 




Mais obras 
Outro prédio municipal que deverá estar em obras no início do ano é o da Câmara. A Casa de Leis terá de ser ampliada em razão de mais sete vereadores que chegarão em 2013, para atingir o número de 23 cadeiras. O presidente do Legislativo para a gestão 2012, Rubens Benedito Fernandes, o Bibo (PR), confirmou à coluna que irá solicitar, logo nos primeiros dias do ano, apoio da Prefeitura para elaboração de projetos e, talvez, recursos, para realizar as adequações.


Sem teto
Em meio aos gabinetes extras, quem pode ficar sem uma sala exclusiva para atendimento ao público é o vice-presidente, Pedro Komura (PSDB). Durante solenidade na Prefeitura, na última semana, ele havia recebido dos colegas vereadores o apelido de "sem teto". O espaço até então reservado para a vice-presidência era uma sala vizinha ao Departamento Jurídico, no segundo andar, e que no futuro se tornará um gabinete de vereador.


Regimento Interno
Bibo deve assumir de fato a presidência da Câmara na segunda semana de janeiro. À coluna, ele adiantou que o primeiro ato, após o dia 9, será a nomeação da Comissão Especial de Vereadores (CEV), que irá revisar e redigir o novo regimento interno da Casa de Leis. Três dos quatro membros da CEV já foram definidos: Mauro Araújo (PMDB), Protássio Ribeiro Nogueira (PSD) e Olimpio Tomiyama. O quarteto seria finalizado com Jolindo Rennó Costa (PSDB). 
Divulgação



Mogianidade 
Sempre que possível, Maurício de Sousa ressalta seu amor por Mogi das Cruzes. Ontem, na rede social, Twitter, o criador da "Turma da Mônica" postou fotos da pequena vila em que morou na infância, às margens da rua Ipiranga, e da recente visita à cidade para coleta de informações sobre sua origem. "Pistas na árvore genealógica do prof. Miled Cury Andere", revelou em seu post.


Fonte:Mogi News