sábado, 31 de dezembro de 2011

MAIOR INCENTIVO E PREOCUPAÇÃO CONSTANTE PARA EVITAR ENCERRAMENTO DE EMPRESA

ODIÁRIO DE MOGI
Notícias


31.dez.2011 Redação
Todo Dia fecha as portas em Mogi


Júlia Guimarães
A unidade mogiana do supermercado Todo Dia, que integra a rede do Grupo Wal-Mart, fechou as portas. O empreendimento, cuja instalação custou o equivalente a cerca de R$ 5 milhões, foi inaugurado há pouco mais de dois anos, em agosto de 2009, debaixo de grande publicidade. Ontem, porém, uma faixa afixada na porta do imóvel informava que o estabelecimento "encerrou as atividades". Estima-se que pelo menos 50 postos de trabalho tenham sido extintos. Os motivos do fechamento não foram esclarecidos.


A fachada do prédio de 600 metros quadrados onde o Todo Dia funcionou, na Rua Dr. Deodato Wertheimer, nas proximidades da linha férrea, já está descaracterizada. O logotipo foi arrancado e a faixa fixada no local informa que o supermercado foi fechado na última quarta-feira. A reportagem de


O Diário tentou entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da rede para solicitar esclarecimentos sobre os motivos que levaram ao fechamento da unidade, porém, os telefones não atenderam. A partir de agora, também poderá ficar em suspense o antigo projeto de instalação de uma unidade do Wal-Mart, no Bairro do Mogilar, nas proximidades do Terminal Rodoviário.


Consultado, o diretor de Indústria e Comércio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Renato Rissoni, informou que a Pasta não foi comunicada oficialmente sobre o fechamento do supermercado. Ele esclareceu que a empresa deverá cumprir os trâmites normais de encerramento da firma e que a mesma não tem obrigatoriedade de informar o fato à Prefeitura. "São questões burocráticas e de ordem fiscal que deverão ser cumpridas. Mas, realmente não nos informaram nada. Ao contrário do que fizeram na ocasião da instalação", lembrou.


A forma silenciosa como o supermercado fechou as portas destoa bastante do modo como a unidade foi inaugurada, em agosto de 2009. Na ocasião, as autoridades da Cidade foram convidadas para uma cerimônia pública, que contou inclusive com a presença do prefeito Marco Bertaiolli (PSD). Durante o evento, o diretor do supermercado, José Maria Alves Filho, e a diretora da rede Todo Dia para a Região Sudeste, Selma Bofetti, chegaram a cogitar a instalação de mais uma unidade do supermercado na Cidade, no Jardim Universo, no Distrito de Braz Cubas.




Empregos


Na época da inauguração, a rede Todo Dia anunciou a geração de um total de 50 empregos na unidade de Mogi das Cruzes. O grupo chegou a informar, inclusive, que a grande maioria dos funcionários contratados era da própria Cidade. Para estes mogianos, o início de 2012 deverá ser de preocupação e preparação de currículos para procura de novas oportunidades no mercado de trabalho.


Público


O Todo Dia foi instalado em Mogi das Cruzes com o objetivo de conquistar a população de baixa renda, das classes C, D e E. A unidade da Cidade oferecia cerca de 3,5 mil produtos com preços muito baixos. As mercadorias, na maioria dos casos, eram de marcas pouco conhecidas no mercado.


Fonte:Gustavo ferreira TATAU