sábado, 31 de dezembro de 2011

Tratamento de esgoto avança 10% em dois anos

Balanço do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) mostra que, em dois anos, a Cidade avançou 10% no volume de esgoto tratado e 6% na coleta de dejetos. Enquanto em 2009, 40% do esgoto coletado em Mogi das Cruzes era tratado, em 2011 esse indicador bateu a casa de 50%, enquanto que o universo de material coletado saltou de 89% para 95%. O avanço no tratamento dos resíduos domésticos, portanto, continua a ser o grande desafio que o Município tem na área de saneamento. Atingir 100% de tratamento significa não só qualidade de vida para a população como o fim de um dos tristes títulos que Mogi das Cruzes carrega nos dias atuais – o de primeira cidade a poluir o Rio Tietê. Os investimentos têm sido feitos, mas vão exigir um empenho ainda maior da Administração Municipal nos próximos anos para corrigir deficiências antigas e, principalmente, cobrir também uma demanda que não para de crescer. Afinal de contas, as propagandas positivas sobre a Cidade e o indiscutível desenvolvimento econômico refletem também no crescimento habitacional. Em dois anos, por exemplo, 15 mil novas ligações de água foram feitas pelo Semae, número superior a média anual registrada até 2009, que era de cinco mil ligações/ano. Tirando um ou outro caso de regularização de ligações clandestinas ou mesmo de usuários de poços que mudaram para a água encanada, estima-se que 90% dessas 15 mil ligações são referentes a moradias novas. Um indicador considerável e que não pode ser esquecido nos planejamentos futuros.




Silvio Santos


Não é só a BMW que está na mira da Prefeitura de Mogi das Cruzes. A SS Cosméticos, empresa do grupo Sílvio Santos que responde pela marca Jequiti, que também está à procura de um novo endereço. A empresa que funciona hoje ao lado da sede do SBT, em Osasco, recebeu recentemente a visita de representantes locais, que foram apresentar a Cidade e, em especial, o Distrito Industrial do Taboão. A indústria tem capacidade para gerar mil empregos mas, além de Mogi, está no páreo a cidade de Goiânia, que oferece uma série de incentivos.


Reunião


E falando em BMW, o secretário de Desenvolvimento Marcos Damásio já fez contato com a diretoria corporativa da montadora no Brasil e falou sobre o interesse do Município em disputar a sede que a empresa planeja montar no Estado de São Paulo. Agora em janeiro, um encontro entre o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli e um representante da multinacional será agendado.




 Negócio


Mas antes mesmo de Jequiti e BMW, Mogi das Cruzes deverá receber o anúncio de um outro grande investimento nos primeiros 15 dias de janeiro para iniciar o ano com o pé direito. Quem garante é o secretário Marcos Damásio, que faz mistério sobre o nome do grupo empresarial da Capital que quer fincar raízes em Mogi, mas que afirma se tratar do "maior negócio" da história recente da Cidade, o qual vem sendo trabalhado há cinco anos.


Creches


A Prefeitura conclui licitações para construção de mais três creches em Mogi das Cruzes. A Construtora Marsil será responsável pelas unidades escolares da Vila Jundiapeba e Vila Jundiaí, enquanto que a Fasul fará a obra na Chácaras Itapeti.


Fonte:O Diário de Mogi