sábado, 31 de dezembro de 2011

Resíduos Lixo aumenta até 20% nesta época

Cidade gera oito toneladas de resíduos por mês; em dezembro, a média registrada é de 10 toneladas
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Muitas substâncias utilizadas na fabricação produtos podem provocar impactos ambientais graves
O volume de lixo produzido pelos mogianos aumenta em 20% nesta época de fim de ano. O balanço foi divulgado pela empresa que presta o serviço de coleta na cidade, a Stralu. De acordo com a concessionária, a cidade gera oito toneladas de resíduos por mês. Em dezembro, a média registrada é de 10 toneladas. Apesar do crescimento, a Stralu garantiu que o serviço é prestado sem a necessidade de reforçar a quantidade de funcionários ou veículos. 
A Prefeitura orienta a população sobre a importância do consumo consciente visando à preservação ambiental. As recomendações são no sentido de evitar, por exemplo, o excesso de embalagens nos presentes. Elas podem ser reaproveitas em outras ocasiões ou destinadas à coleta seletiva (nunca devem ser colocadas no lixo orgânico). Os brinquedos, roupas e os demais objetos que não serão mais usados devem ser doados a uma instituição.


Produtos com refil também são grandes aliados na redução do lixo. É possível comprar apenas uma embalagem e a utiliza-lá diversas vezes antes de reaproveitar ou encaminhar para a reciclagem. 
Uma das atitudes para reduzir a quantidade de resíduos gerados é utilizar produtos que tenham um tempo de vida útil maior. Costuma-se, por exemplo, colocar copos descartáveis em festas, escritórios ou mesmo em casa. Prefira o uso de materiais mais duráveis, como o vidro ou a porcelana.




Outras dicas
Utilizar recursos não descartáveis para anotações de recados; substituir papéis por lousa ou quadro negro; levar embalagens e recipientes de casa para fazer compras, evitando inúmeras sacolas plásticas; optar por produtos a granel, evitando embalagens desnecessárias; substituir os guardanapos de papel pelos de pano; utilizar acendedor de fogão ao invés de fósforos; tenha preferência por produtos como lâmpadas fluorescentes, oito vezes mais duráveis que as incandescentes; cartuchos de impressora recarregáveis; planejar bem as compras; evitar desperdícios também na hora de preparar as refeições (existem receitas que são feitas com sobras de alimentos antes do consumo. Por exemplo: talos e ramos de verduras); quanto às pilhas, podem-se utilizar recarregáveis, pois são menos poluentes e duram mais. 
Além de reduzir a quantidade de lixo gerado, deve-se buscar a coleta seletiva, pois muitas substâncias utilizadas na fabricação produtos podem causar impactos ambientais graves, tendo consequência para a saúde humana.


Fonte:Mogi News