sábado, 26 de novembro de 2011

Gondim dá sua versão para a quase filiação ao PSD


A coluna publica nota encaminhada pela assessoria do deputado estadual Gondim Teixeira (PPS) acerca da notícia divulgada ontem, aqui neste espaço, sobre a filiação ao PSD, que por pouco não foi oficializada. Eis a nota: "Com muito orgulho recebi o convite dos meus colegas parlamentares estaduais, Rita Passos e Milton Vieira, e dos deputados federais, Junji Abe, Ricardo Izar Júnior, Guilherme Mussi, Walter Ihoshi e Guilherme Campos para ingressar ao PSD. A bem de verdade, fui recebido em um café da manhã pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, em uma reunião agendada pelo deputado Junji Abe, quando pela minha grata surpresa fui convidado a ingressar na nova legenda. Ainda sob o impacto de tão honroso convite, após consultar minhas bases políticas e conversar com correligionários e em respeito ao Partido Popular Socialista (PPS), ao presidente nacional, Roberto Freire, ao governador Geraldo Alckmin, e aos candidatos a vereador do PPS em Mogi das Cruzes e Região do Alto Tietê, optei em permanecer no meu partido". A propósito de tudo isso, a coluna mantém as informações publicadas.


Brasília – 1


O secretário adjunto de Saúde, Marcelo Delascio Cusatis, irá representar o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), em Brasília, nesta terça, na solenidade onde serão assinados termo de compromisso e portaria para repasse de recursos para os municípios contemplados no Programa de Qualidade de Atenção Básica. O ministro Alexandre Padilha, da Saúde, comandará o evento.


Brasília – 2


Mogi será contemplada com verba para implantação de uma Academia de Saúde, ao lado da Unidade Básica de Saúde do Jardim Santa Tereza, em Braz Cubas, conquistada graças ao programa de valorização e qualificação das unidades de saúde implantado pelo atual governo na Cidade.


Sem assessoria


O secretário Edson Aparecido, de Desenvolvimento Metropolitano, já esteve mais de uma vez em Mogi. No entanto, ainda continua se referindo ao prefeito da Cidade como Marco "Bertanholli".


Comando geral


Ângelo César Donatti é o novo gerente geral do Paradise Golf & Lake Resort. O novo contratado do empresário Fumio Horii é do ramo: já atuou em grandes redes como Novotel, Blue Tree, Bourbon e Estanplaza, entre outros resorts de bandeiras próprias.


Showroom


A empresária Maria Helena Coura inaugura no dia 1º de dezembro o showroom da Linha Casa Couro Impresso e também lança a sua coleção para 2012. O coquetel dos eventos acontece a partir das 19h30, na sede da empresa, em César de Souza.


Inauguração


O Hospital da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) será inaugurado no próximo dia 2 de dezembro, no Bairro do Rodeio, em Mogi. E receberá o nome do ex-secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.


Fonte:O Diário de Mogi



Estado traz investimentos à Região

Júlia Guimarães

O secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, esteve ontem em Mogi das Cruzes para o workshop "Construindo a Governança Metropolitana". Durante o evento, ele anunciou a criação da Agenda Metropolitana do Alto Tietê, que consiste em um amplo pacote de investimentos, destinado especificamente aos municípios da Região, incluindo Guarulhos. As prioridades regionais serão definidas a partir agora, por meio de discussões intermediadas pela Pasta, com os 11 prefeitos dos municípios locais e com todas as demais secretarias estaduais. O valor total dos recursos e o cronograma de execução dos futuros programas e obras deverão ser anunciados em uma grande cerimônia pública, entre os meses de março e abril, pelo próprio governador Geraldo Alckmin (PSDB).


Edson Aparecido explicou que a Agenda Metropolitana conterá todos os investimentos estaduais previstos para a Região nos próximos três anos. "A agenda do Alto Tietê é muito importante. Esta Região vai adquirir um papel bastante relevante na logística do Estado porque aqui vão passar os trechos Leste e Norte do Rodoanel, além do trecho Norte do Ferroanel. Esta é uma Região que nós precisamos organizar. Tanto o Estado, quanto os prefeitos, evidentemente, já possuem uma percepção de quais são os grandes desafios. Vamos utilizar diagnósticos que já existem, do setor público e do setor privado, para que possamos discutir quais são as prioridades".


O secretário explicou que o Estado já traçou as agendas metropolitanas de Santos, Campinas e ABC Paulista. No lançamento do programa nestas regiões, Alckmin anunciou grandes obras como, por exemplo, a construção de um túnel entre Santos e Guarujá e o Expresso do ABC, que sairá de Mauá e fará conexões com o metrô e a CPTM. Em todos os casos, os investimentos chegaram a cifras milionárias. Apenas para o ABC, os recursos totais serão superiores a R$ 6 bilhões. Edson Aparecido evitou falar em valores para o Alto Tietê e rechaçou eventuais comparações com as outras regiões: "Não podemos comparar valores, porque cada região tem sua particularidade".


Aparecido explicou que no mês de dezembro haverá uma reunião com os 11 prefeitos da Região, quando deverão ser traçados recortes de subregiões dentro do Alto Tietê. Posteriormente, ainda serão promovidos vários encontros com as pastas estaduais e também com as secretarias municipais de cada cidade. Por fim, segundo ele, ainda deverão ser ouvidos os principais setores produtivos para que, ao final, seja construída a agenda. "Para se ter uma ideia, em Campinas foram 42 reuniões. Então, será preciso muita paciência para que possamos construir um consenso. Claro que nem todas as solicitações poderão ser atendidas. Quem vai definir, ao final, será o governador".


Prefeitos


O prefeito Marco Bertaiolli destacou ontem algumas das questões que serão levadas à pauta de discussão da Agenda Metropolitana. "Acho, pessoalmente, que a questão dos resíduos sólidos deve entrar em pauta para que a gente encontre uma solução coletiva para todos os municípios. A questão da mobilidade urbana é fundamental. Resolver de uma vez por todas a situação dos viadutos em Mogi das Cruzes, por exemplo, para que o Expresso Leste atenda a todas as cidades, sem interrupções, também pode ser uma agenda positiva".


Antes de visitar Mogi das Cruzes, Edson Aparecido esteve em Suzano, no gabinete do prefeito Marcelo Candido (PT). O suzanense deu declarações bastante positivas sobre a Agenda Metropolitana do Alto Tietê. "A criação da Secretaria em si já foi uma grande conquista para as regiões metropolitanas, que tinham um vácuo de gestão e os projetos prioritários muitas vezes ficavam a cargo de cada prefeito. Com a criação da Região Metropolitana será possível construir um macro planejamento que defina investimentos de forma regionalizada".


O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Jorge Abissamra (PSB), também participou da reunião na Prefeitura de Suzano e comentou o assunto. "O que eu acho extremamente importante é que o Governo, pela Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, passa a encurtar a relação de pedido entre os municípios e o Estado. E aí o Consórcio passa a ser uma figura importantíssima para que a gente leve avante essas conquistas que deverão ser não apenas municipais, mas regionais".


Conselho


Durante o workshop "Construindo a Governança Metropolitana", a sociedade teve a oportunidade de opinar sobre a composição do Conselho Consultivo e os temas das futuras câmaras temáticas do Conselho da Região Metropolitana de São Paulo. As sugestões serão juntadas às propostas apresentadas pelas outras quatro subregiões que compõe a RMSP. As definições só deverão ser anunciadas no próximo ano pela Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano.


Fonte:O Diário de Mogi

Serra do Itapeti é tema de palestra

DANILO SANS
A Serra do Itapeti, onde está localizado o Parque Municipal de Mogi, guarda verdadeiros tesouros arqueológicos. São resquícios de civilizações pré-históricas, indígenas e técnicas construtivas como a taipa, conforme ilustrado ontem no Primeiro Encontro Histórico Cultural - Parque Natural Municipal, na palestra ministrada ontem pela arqueóloga Vivian Cristiane Fernandes Yamashita. Hoje, às 10 horas, haverá uma segunda apresentação, desta vez com o tema "Histórico e Cultura da Serra do Itapeti", com o professor e historiador Glauco Ricciele Prado Lemes da Cruz Ribeiro. A entrada é livre.
De acordo com uma das gestoras do Parque, Arlene Usier Leite Pinto, o objetivo das palestras é fazer com que a população não vá ao local apenas pela beleza natural, mas também possa conhecer a parte histórica de toda a Serra do Itapeti. "Por isso, escolhemos dois estudiosos para que possam mostrar a importância da conservação do espaço", afirma.
Conforme explica a arqueóloga Vivian, consultora responsável pela pesquisa do patrimônio histórico cultural do Plano de Manejo do Parque Municipal - documento que dá as diretrizes para conservação do espaço -, "a Cidade está desenvolvendo uma política bastante forte de proteção ao patrimônio histórico, cultural, arqueológico, paisagístico e arquitetônico , sempre com uma legislação específica".
O documento trata ainda do controle de entrada no Parque, que já foi livre no passado, e agora comporta 30 pessoas em cada visita. "Isso é fundamental, já que o Municipal não é mais um parque urbano; agora ele é tratado como uma reserva de preservação do patrimônio natural e cultural. Sem essas regras, ele iria continuar sofrendo degradações", aponta.
Para a também gestora, Vera Lucia de Oliveira, a intenção é aumentar a capacidade de visitação, o que depende de estudos de capacidade de cargas das trilhas e da adaptação na estrutura para o recebimento de mais pessoas.
Como ela explica, o Parque está passando por diversas reformas: "Elas têm como objetivo a preservação da unidade e oferecer equipamentos para a educação ambiental, e uma delas trata do Museu da Água, que virá para resgatar a importância da Serra na produção de água para Mogi das Cruzes".
História
O aposentado Fernando Teixeira Guedes, de 73 anos, se diz um grande conhecedor do Parque. Ele conta que frequenta o local desde os 10 anos de idade e destaca como principal mudança a facilidade de acesso. "Antes, a gente subia aqui no lombo de mulas", lembra. Os animais eram enviados pelo homem que deu nome ao Parque, Francisco Affonso de Melo, conhecido como "Chiquinho Veríssimo".
Uma das lembranças mais fortes que ele guarda das visitas é de uma revoada de borboletas azuis. "Eram centenas delas. Só lamento não ter ainda, na época, todas essas modernidades de câmera", diz.
Depois de 15 anos sem subir ao parque, o aposentado conta que ficou feliz com a conservação atual do espaço. "A mata se renovou  e está tudo muito bonito. Antes, o pessoal jogava o lixo sempre onde não devia", aponta.


Fonte:O Diário de Mogi

Justiça sequestra os bens de Kassab

SÃO PAULO
Kassab começa atividades do PSD
A Justiça sequestrou os bens do prefeito Gilberto Kassab (PSD), do secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge (PV), de 13 empresários e de seis empresas. A decisão foi tomada na ação civil proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE) em razão de supostas fraudes no contrato da Controlar, responsável pela inspeção veicular em São Paulo, com a Prefeitura. Trata-se do mais duro golpe judicial sofrido por Kassab desde que assumiu o cargo, em 2006.
O juiz decidiu manter a inspeção veicular e fazer uma nova licitação em 90 dias para escolha de outra empresa. Enquanto isso, os donos de veículos continuam obrigados a fazer o teste de seus carros. O MPE queria a suspensão imediata da inspeção por causa de ilegalidades, fraudes e irregularidades no contrato. A decisão liminar de ontem é do juiz Domingos de Siqueira Frascino, da 11.ª Vara da Fazenda Pública.
Ele considerou desnecessário afastar Kassab do cargo, como pedia a Promotoria, porque a ação do MPE tem por base documentos que já foram recolhidos em profusão na investigação dos promotores Roberto Almeida Costa e Marcelo Daneluzzi, da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e Social. Assim, a permanência de Kassab não traria prejuízo ao processo.
Ao mesmo tempo, porém, o juiz determinou o bloqueio dos bens de todos os réus até o valor da causa para salvaguardar o pagamento dos supostos prejuízos aos cofres públicos e aos donos de veículos em São Paulo. O MPE deu à causa o valor de R$ 1,1 bilhão. Ele quer que a Prefeitura devolva os R$ 54 milhões arrecadados com as multas e os R$ 420 milhões pagos pelos motoristas como taxa de inspeção - o restante serviria para indenizar a Prefeitura e os motoristas por danos morais e materiais.
Além de Kassab e de Eduardo Jorge, tiveram os bens bloqueados os empresários Carlos Seabra Suarez e sua mulher, Abigail Suarez, donos da CS Participações. Eles eram proprietários da Controlar, cujo controle foi repassado à CCR por R$ 173,7 milhões em 2009, pouco depois da reeleição de Kassab.
O prefeito reconheceu ao depor que sabia das tratativas da venda desde 2008, quando recebeu Suarez e representantes da CCR em seu gabinete. Camargo Correa e Serveng detinham cada uma 17% das ações da CCR na época.


Fonte:O Diário de Mogi

Plano de saúde tem novas regras

SÃO PAULO
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou uma resolução que assegura aos trabalhadores demitidos sem justa causa o direito de continuarem como beneficiários do plano de saúde que tinham na empresa, com as mesmas coberturas, desde que eles já contribuíssem com parte do valor e passem a pagar o valor integral das parcelas.


Os empregados demitidos poderão permanecer no plano de saúde por um período equivalente a um terço do tempo em que foram beneficiários na empresa, respeitando-se o limite mínimo de seis meses e máximo de dois anos. No entanto, a regra não se aplica para ex-empregados que não contribuíam com o pagamento do plano de saúde.


A nova norma garante ainda o direito de os aposentados que contribuíram por mais de dez anos permanecerem no plano pelo tempo que quiserem, também com a exigência de que assumam o pagamento integral das parcelas. Quando o período for inferior a dez anos, cada ano de contribuição dará direito a um ano no plano coletivo depois da aposentadoria. As regras valerão em 90 dias.


Uma das novidades da nova regra é o direito de o demitido ou o aposentado fazerem a portabilidade do plano para outras operadoras. A portabilidade garante a mudança de plano sem cumprir carências.


Segundo Carla Soares, diretora adjunta de normas e habilitação de produtos da ANS, até agora, essas pessoas não tinham direito à portabilidade porque eram clientes de planos empresariais. Assim, quando terminava o prazo em que elas poderiam ser mantidas no plano elas teriam de adquirir um novo plano, cumprindo novas carências.


Para Rosana Chiavassa, advogada especializada em direito do consumidor e saúde, apesar da boa intenção, a portabilidade não é eficaz para aposentados. "Dificilmente eles conseguirão um plano equivalente pelo mesmo preço que pagavam no plano empresarial. Com o tempo, esses aposentados vão acabar abandonando os planos por não terem condições de pagar", diz.


Outra mudança da resolução leva em consideração a forma como é calculado o reajuste dos planos em que são mantidos os demitidos e aposentados. Isso porque a norma atual permite que as empresas contratem um plano de saúde diferente para manter a carteira de funcionários demitidos e aposentados.


Assim, a negociação de reajuste acontecia separadamente, levando em consideração o número de vidas em cada contrato, o que gerava reajustes mais altos entre aposentados/demitidos.


Segundo Carla, a nova norma muda a forma de cálculo e passa a exigir que a negociação de reajuste tenha como base todos os planos de ex-empregados na carteira da operadora - o que, em tese, diluiria os custos.


"Por exemplo: em vez de a operadora calcular o reajuste com base em 30 vidas de uma única empresa, o que pode significar um aumento muito alto, ela terá de somar todas as vidas de planos de aposentados e chegar a um valor de reajuste único. Assim, a gente dilui o risco", diz.


Para Rosana, teoricamente a ideia é boa e reduz um pouco o risco de reajuste excessivo, mas não é a forma de resolver o problema dos aposentados. "O justo e ideal seria fazer o cálculo de reajuste igual para todo mundo, independentemente se é ativo ou aposentado. Mesmo que dilua o reajuste entre vários aposentados, o valor será maior porque eles usam mais o plano", avalia.


Para o advogado Alan Skorkowski, especializado em saúde, a resolução é positiva para o consumidor. "Ela abre a possibilidade de portabilidade, que antes não existia, e ainda dilui o reajuste, melhorando a situação para pequenas e médias empresas."


Fonte:O Diário de Mogi

Negromonte admite fogo amigo

CRÍTICA Negromonte diz que a imprensa discrimina nordestinos


SALVADOR



Envolvido em denúncias de fraude na alteração do projeto de mobilidade urbana de Cuiabá, o ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP), disse ontem, em Salvador, ser vítima de "fogo amigo" dentro do governo e acusou a imprensa de ser preconceituosa com mulheres e nordestinos.


"Identifico fogo amigo, claro que sim! Partidos da base aliada e o próprio PP nacional - não da Bahia - têm interesse no Ministério", admite. "As denúncias surgem porque o Ministério é importante. A gente toma conta de diversos programas, como o Minha Casa, Minha Vida, de R$ 170 bilhões, o de saneamento básico, de R$ 50 bilhões, o de mobilidade urbana, de R$ 30 bilhões. E a gente contraria muitos interesses. Aqui e acolá tem meia dúzia de insatisfeitos na bancada, é normal".


O ministro participou, durante a manhã, de um evento no qual foi anunciada a construção de imóveis da segunda etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida. Deputado eleito pela Bahia, Negromonte também disse ser vítima de preconceito por ser nordestino - e acusou a "imprensa do sul" de ser preconceituosa.


"As denúncias vêm de parte da imprensa, insatisfeita com o governo federal, interessada em enfraquecer a presidente Dilma (Rousseff). É uma mulher e existe discriminação", especula. "Existe discriminação com o nordestino também. Fizeram uma ilação com a Festa do Bode (Negromonte é acusado de tráfico de influência para ajudar a financiar o evento). Se fosse a Festa da Uva ou da Maçã, certamente ninguém faria discriminação. Mas como é Festa do Bode, coisa de nordestino, e o ministro é nordestino, tome cacetada".


Sobre a possibilidade de exonerar auxiliares, o ministro disse ter instaurado uma sindicância para "apurar eventuais irregularidades" e ter avisado a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público. "Disponibilizei toda a documentação original", afirma. "Mas não vou culpar ninguém antes de julgar. A sindicância vai apontar se houve erro e não vou passar a mão na cabeça de ninguém".


Ele, porém, diz não ver irregularidades, previamente. "É bom que se entenda que ainda não houve licitação, quem tiver desconfiança tem de ir ao Estado (MT) procurar o governador (Sinval Barbosa, do PMDB)", diz. "O governo passado tinha feito uma proposta de BRT e ele (o governador) achou por bem mandar os técnicos analisarem melhor e quis o VLT, que é uma coisa mais moderna", lembra.


Sobre sua permanência no cargo, Negromonte disse estar "tranquilo". "Quem me ligou foi o ministro Gilberto Carvalho (secretário-geral da República), dizendo que eu ficasse tranquilo, que a presidente da República conhece todo o trâmite, que por ela não tem problema nenhum", afirma.


Fonte:O Diário de Mogi

Saneamento Governador Alckmin visita Santa Isabel hoje

Autoridade deve liberar R$ 12 milhões para a construção de uma estação de tratamento de esgoto e assinar a liberação de recursos do Fumefi
BRAS SANTOS
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, deve receber pedidos dos prefeitos da região hoje, durante encontro em Santa Isabel
O secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, e o Palácio dos Bandeirantes confirmaram a visita do governador Geraldo Alckmin (PSDB) ao município de Santa Isabel no início da tarde de hoje. Alckmin deverá ser recebido pelo prefeito Hélio Buscarioli (PSDB) por volta das 12h30, na área central da cidade, para liberar recursos para a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e vai assinar a liberação de recursos do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi) para obras de infraestrutura. 
De acordo com informações antecipadas pelo secretário estadual Edson Aparecido, que esteve em Mogi das Cruzes e em Suzano ontem, a cidade de Santa Isabel deverá receber até R$ 12 milhões do governo do Estado neste sábado. O deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Alto Tietê, André do Prado (PR), divulgou que poderão ser liberados R$ 20 milhões para a ETE e cerca de R$ 2,8 milhões do Fumefi. No final da tarde, o Palácio confirmou a liberação das verbas do Fumefi. Sobre a ETE, a assessoria do palácio não se manifestou. 
As informações de que o governo do Estado vai liberar dinheiro para construção de uma ETE e também recursos do Fumefi para Santa Isabel podem ser consideradas surpreendentes. Isso porque Santa Isabel tem um serviço municipal de abastecimento de água e coleta de esgotos. Esse serviço não está vinculado à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Por outro lado, a cidade do prefeito Buscarioli normalmente não recebia recursos do Fumefi, que são liberados para cidades com baixa arrecadação, como são os casos de Ferraz de Vasconcelos e de Itaquaquecetuba. O jornal não localizou o prefeito para falar desses assuntos e saber se o governo municipal cobrará de Alckmin a instalação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que foi prometido pelo ex-governador José Serra (PSDB). 
O prefeito levantou um prédio de cinco andares do centro da cidade para receber o AME, mas o governo do Estado teria mudado de ideia e a construção está ociosa há mais de dois anos. Além de questões do interesse de Santa Isabel, o governador deverá conversar com prefeitos da região e com jornalistas sobre projetos de interesse regional.


Fonte:Mogi News

Lei Antiálcool Secretário afirma que Estado não vai bancar o terceiro aeroporto

Prioridade, no momento, é a reforma e ampliação dos aeroportos já existentes, em Campinas e em Guarulhos
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Edson Aparecido: "É um assunto importante para ser discutido, mas que não tem garantia nenhuma"
A implantação de um terceiro aeroporto na Região Metropolitana, como proposta para desafogar as unidades já existentes no Estado, antes de 2014, é um projeto que não consta na pauta da Agenda Metropolitana e, portanto, está fora dos planos do governo do Estado. Pelo menos, por enquanto. 
A afirmação foi feita ontem pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, após evento que discutiu sobre as prioridades da região em diversos setores, por meio do workshop "Construindo a governança metropolitana". Durante entrevista coletiva, realizada no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), após muita insistência dos jornalistas, Aparecido admitiu a necessidade de o Estado contar com um novo espaço para pousos e decolagens comerciais ou particulares, porém, reforçou o que vem sendo dito pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB): que a prioridade, no momento, é a reforma e ampliação dos aeroportos já existentes, Viracopos, em Campinas, e Guarulhos. 
"A decisão sobre concessão ou construção de novos aeroportos é algo que compete exclusivamente ao governo federal, à Anac (Agência Nacional de Aviação Civi), que já manifestou contrária a esse projeto. O governo do Estado não tem como interferir nesta decisão", disse. "São Bernardo do Campo, Caieiras e até Mogi são cidades que manifestaram o interesse em sediar o aeroporto pela iniciativa privada, porém, apesar de importante, se esse projeto for adiante, ele vai desequilibrar a concessão de Cumbica e Viracopos", completou Edson Aparecido.


Ele admite a possibilidade de o assunto ser pauta de discussão no Conselho Metropolitano, no próximo dia 13, presidido pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD). "É um assunto importante que precisa ser discutido, mas que não tem garantia nenhuma, no momento", reforçou. 
Na semana passada, durante visita a Mogi, o senador Aloysio Nunes já havia manifestado que as chances de a cidade ou de qualquer outro município da Região Metropolitana sediar o terceiro aeroporto do Estado, com recursos federais, são "mínimas", praticamente nulas. 
Ainda assim, o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT), apresentou aos governos estadual e federal um projeto de investimentos na aviação civil e que inclui um aeroporto, a exemplo do que acontece em São José dos Campos. O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) também quer apresentar "oficialmente" uma área no Taboão propícia a receber um aeroporto, mas ainda não definiu prazos. "Vamos aguardar novas manifestações da Anac e aí nos manifestaremos oficialmente, porque continuamos na disputa", disse Bertaiolli.


Fonte:Mogi News

Zoneamento em discussão MP analisa suspensão de audiência pública

Posição deverá sair só na segunda-feira, mesmo dia da audiência sobre as alterações no zoneamento da cidade, que foi dividida de dois horários
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Mário Sérgio, Sandra e Laudicir levaram documento ao Ministério Público de Mogi das Cruzes ontem
A Associação Amigos da Estância dos Reis, que abrange moradores da Vila Oliveira e do Pombal, entregou um ofício ao Ministério Público (MP) de Mogi das Cruzes que solicita "uma medida cautelar para evitar a audiência pública convocada pela Câmara Municipal", que tem como finalidade discutir as propostas de mudança do zoneamento da cidade. O documento foi protocolado e deverá ser entregue ao promotor de Justiça Fernando Pascoal Lupo na segunda-feira.


O presidente do Legislativo, Mauro Araújo (PMDB), afirmou que os vereadores estão apenas "sugerindo mudanças que poderão ser acatadas pela Prefeitura, então autora do projeto" e, ainda, que "tais sugestões serão discutidas com a comunidade". 
As 14 propostas de alterações serão apresentadas à população na próxima segunda-feira, em dois horários: 15 e 19 horas. As possíveis mudanças podem ser conferidas no site da Câmara (www.cmmc.sp.gov.br). 
Todas as sugestões já foram avaliadas pela administração municipal. Após serem discutidas pela população, elas serão enviadas novamente ao Executivo para serem avaliadas pelo Conselho da Cidade (Comcidade). Só depois de cumprir este processo voltará como projeto de lei para ser votado em plenário pelos vereadores.


No documento entregue na tarde de ontem ao MP, os moradores do Pombal e região afirmam que a Constituição Federal determina que a mudança no zoneamento só pode ser efetivada pelo poder Executivo, por isso, a realização da audiência promovida pela Câmara é ilegal. O professor e historiador Mário Sérgio de Moraes, membro da Associação, destacou que a população deseja apenas que "o processo administrativo determinado pela Constituição seja seguido". "A Procuradoria Geral do Estado já entrou com uma ação que pede a anulação do artigo da Lei Orgânica do Município a qual permite que o Legislativo altere o zoneamento", informou o professor. Ele estava acompanhado da presidente da Associação, Sandra Regina Pissato, e do advogado Laudicir Zamai Junior.


"A sociedade civil já venceu uma vez (citando as propostas de mudança na lei de uso e ocupação de solo de 2009 e 2010, que foram paralisadas pela Justiça) e eles serão novamente derrotados caso persistam na ilegalidade", afirmou Moraes. 
"O que estamos fazendo é apenas discutir possíveis alterações. Se elas serão feitas é outra situação", destacou o presidente da Câmara. "Quando chegar a vez dos parlamentares efetivarem as mudanças (de acordo com a Lei Orgânica os vereadores podem alterar a lei de uso e ocupação de solo no primeiro semestre de cada ano) discutiremos o assunto, porque, neste momento, ele está sob judice", disse Mauro Araújo.


Fonte:Mogi News

Arrematado Irmãos da família Simões compram famoso hotel de luxo em São Paulo

Jussara e Fernando Simões adquiriram o empreendimento por R$ 70 milhões, em leilão feito no Tribunal do Trabalho
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação

Hotel de luxo já foi ícone da alta sociedade paulistana e recebeu famosos como Frank Sinatra
Os irmãos mogianos Fernando Simões e Jussara Elaine Simões, ligados à JSL Logística, arremataram por R$ 70 milhões o hotel de luxo Maksoud Plaza, durante leilão realizado no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP). O evento, realizado na quinta-feira passada, foi motivado para o pagamento de dívidas trabalhistas do hotel e da empresa Hidroservice, do mesmo conglomerado empresarial.


Em nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa da JSL Logística, os irmãos informaram que "o edifício foi arrematado como opção pessoal de investimento imobiliário. É importante reiterar que a aquisição foi feita como pessoa física e não está direta nem indiretamente relacionada aos negócios atuais dos empresários ou das empresas em que são acionistas".


Avaliado em R$ 140 milhões, os empresários mogianos adquiriam o imóvel pelo valor mínimo. Eles deram somente um lance e não tinham concorrentes.


Apesar de terem sido os vencedores, os mogianos podem ficar sem o hotel, devido a um imbróglio jurídico. Os antigos donos afirmam que já pagaram as dívidas trabalhistas, por meio do leilão de outro bem do grupo. Na terça-feira desta semana, a diretoria do hotel entrou com um pedido de cancelamento do leilão. No dia seguinte, o TRT acolheu parcialmente o pedido, mantendo os lances, mas suspendendo seus efeitos. Além da decisão favorável, o grupo que administra o hotel afirma ter uma liminar que garante a propriedade do estabelecimento até que todos os recursos se esgotem, o que pode levar anos. Caso a decisão seja favorável ao Maksoud, os mogianos receberão de volta o valor investido mais os juros.


O hotel, localizado na Bela Vista, região nobre de São Paulo, já foi ícone da alta sociedade paulistana nos anos 1980. O local já hospedou nomes como Frank Sinatra, Axl Rose (vocalista dos Guns N´ Roses) e João Gilberto. 
O edifício conta com 416 apartamentos em 22 andares e, segundo a Assessoria de Imprensa do Maksoud, os quartos estão lotados e há reservas até 2014. O funcionamento estaria normal. As diárias custam entre R$ 960 e R$ 3,5 mil.


Fonte:Mogi News

Nova direção

Divulgação



O hotel Paradise Golf & Lake Resort, localizado em Mogi das Cruzes, acaba de contratar Ângelo César Donatti para assumir o cargo de gerente-geral do empreendimento. Donatti atua na área hoteleira há mais de 30 anos e já trabalhou em grandes redes como Novotel, Blue Tree Hotels, Rede Bourbon, Estanplaza e resorts com bandeira própria.


Maurício Sumiya



Souvenir
O secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, saiu ontem do workshop "Construindo a governança metropolitana", realizado em Mogi das Cruzes, com vários pedidos de investimento nos municípios do Alto Tietê, além de alguns "agrados" e souvenirs. Um deles foi uma amostra de uma bebida extraída do Cambuci, em Salesópolis, entregue pelo prefeito Adilson Pereira dos Santos, o Bolinha, (PSDB).


rocando as bolas 
Apesar de demonstrar afinidade com os prefeitos e secretários do Alto Tietê e conhecimento sobre assuntos de interesse da região, como a polêmica do aterro e também aeroporto, o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, mantém a dificuldade em pronunciar o nome do prefeito de Mogi. Por várias vezes, Aparecido se referiu ao mogiano como "Bertainholi". 


Mudanças 
No próximo mês, a Secretaria Municipal de Transportes deve realizar novas mudanças no transporte coletivo municipal. Trata-se de implantação de itinerários diferenciados em linhas da região oeste da cidade e que apresentam grande número de usuários, como, por exemplo, o distrito de Jundiapeba, com cerca de 7.950 passageiros por dia. 
Maurício Sumiya



Demanda 
Lá são disponibilizadas, hoje, cinco linhas diferentes (duas com destino final a Jundiapeba e outras três que cortam o distrito para seguir até Quantiga), e que, constantemente, apresentam coletivos superlotados, em especial nos horários de pico. 


Circular 
Entre as propostas a serem apresentadas pela administração municipal à população está a implantação de linhas circulares de maneira que os ônibus percorram do bairro ao centro e vice-versa, o que garantiria um aumento de até 50% no número de viagens no dia. Além de Jundiapeba, a medida é avaliada também para a Vila São Sebastião, em que o coletivo pudesse percorrer as avenidas Álvaro da Campos Carneiro e Henrique Peres (Perimetral), evitando com isso que moradores da Vila Pomar andassem cerca de dois quilômetros a pé até o ponto de ônibus mais próximo na avenida Japão. 


Do bolso 
Embora as obras de pavimentação da avenida Maurílio de Souza Leite, no distrito de Brás Cubas, tenham sido concluídas pela Átrio Construtora, no mês passado, a Prefeitura de Mogi das Cruzes ainda aguarda o repasse de cerca de R$ 1 milhão do governo federal para o pagamento da obra. O serviço só não foi paralisado, segundo um secretário municipal, porque Mogi pagou do próprio bolso. Resta saber quanto e se haverá reembolso. 
Jorge Moraes





Emperradas
Justamente por falta de repasse de recursos do governo federal, algumas obras no município estão pela metade. É o caso do Centro de Informações Turísticas, no Parque Centenário, avaliado em R$ 150 mil e há mais de dois meses com apenas o "esqueleto" do prédio. Isso porque apenas R$ 50 mil do município foram pagos à empreiteira, enquanto os outros R$ 100 mil, do Ministério do Turismo, não chegaram à Caixa Econômica Federal. Outro exemplo é a Praça da Juventude, em Brás Cubas, custeada pelo Ministério dos Esportes. 


Mais creches 
O programa de expansão de creches no município deve superar as 41 anunciadas pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD). A partir do ano que vem, mais quatro unidades, com capacidade para 120 alunos cada, deverão ser construídas na cidade. 


Parceria
É o Programa Pró-Infância, do governo federal, no qual administração municipal cede o terreno e o Ministério da Educação constrói o prédio. Ontem foram publicados decretos do prefeito Marco Bertaiolli determinando a desapropriação de áreas no distrito de Jundiapeba. 


Reunião
Está marcada para as 10 horas da próxima terça-feira, dia 29, mais uma reunião da Comissão Permanente de Obras da Câmara Municipal e a direção da Bandeirante Energia. Esta é a quarta vez no ano que o grupo se reúne para discutir o andamento dos serviços e investimentos da concessionária de energia para melhorias na cidade. 


Agilidade
Na oportunidade, segundo o presidente da Comissão, vereador Jolindo Rennó Costa (PSDB), deve ser cobrada da concessionária agilidade no andamento de pedidos da administração municipal de iluminação pública, além da remoção de postes, que atrasa obras na cidade. Entre os exemplos que devem ser citados está a canalização do córrego dos Canudos, que há quatro meses aguarda a retirada de dez postes num trecho de 500 metros.


Fonte:Mogi News

A VERDADE CAMINHA SEMPRE COM O SENHOR DA RAZÃO. O TEMPO

Exibir imagens abaixo - Sempre exibir imagens de gf.ambiental@hotmail.com
DIÁRIO DO ALTO TIETÊ


- Suzano -


Matéria publicada em 26/11/11
Região Metropolitana
"Tokuzumi não será coadjuvante"
Daniel Carvalho


Eleição: Zé Cardoso tem pretensões de ser candidato, mas Tokuzumi é o nome tucano para o ano que vem
O secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, afirmou que o ex-prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi não se filiou ao PSDB para ser coadjuvante. Ao que tudo indica, o empresário será o pré-candidato da legenda à prefeitura nas eleições de 2012. O também empresário José Cardoso Filho, o Zé Cardoso, que pretende disputar a vaga dentro do partido, deve ser descartado.


"O Tokuzumi veio para o PSDB a convite do governador (Geraldo Alckmin). Ter um ex-prefeito no grupo fortalece muito o partido. Ele não veio para ser coadjuvante", destacou Aparecido, que é uma liderança tucana nacional. Apesar de ter sinalizado que o ex-prefeito será o provável representante do PSDB na disputa municipal, o chefe da pasta estadual afirmou que ainda é muito cedo para discutir as eleições. "A convenção será realizada só em julho. A campanha começa de fato em agosto. Está tudo muito longe ainda e as escolhas serão feitas a partir de muita negociação política. Tudo será feito com tranquilidade".


Para Tokuzumi, as palavras de Aparecido deixaram claro que ele será o candidato da legenda. "Da forma como ele falou acredito que tenha ficado claro. Não imagino que eles tenham me convidado para ter uma função menor", completou.
Questionada sobre a possibilidade de ser vice de outro candidato apontado pelo PDSB, o empresário afirmou descartar a hipótese. Além do ex-prefeito, Zé Cardoso também participou da reunião na Clariant. Apesar das declarações do secretário, o empresário se manteve calado todo o tempo. (C.M.)


Fonte:Gustavo Ferreira Ferreira