sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Tribuna Livre: "Muleque"? Quem? Dirceu Do Valle

Dirceu Valle

"(...) (N)essas épocas piedosas, criticar era sinônimo de injuriar; em literatura, só se admitia a epístola laudatória; e, como comentário às coisas públicas, só se tolerava a cantata" (Eça de Queirós, Brasil e Portugal, Notas Contemporâneas)".


Inicialmente - é óbvio, mas merece ser repeti-do -, cumpre destacar o quão importante é o direito à informação. E, igualmente, o direito à crítica. Um e outro se irmanam na busca do melhor. O duro é quando se perde a mão e descamba do dialético para a ofensa pessoal. Isso sim, coisa de moleque.


E, se o chulo soa ruim até entre os "comuns", pior quando partido daqueles que ignoram a liturgia do cargo ocupado. Palavreado de baixo calão, definitivamente, não cai bem. Foi-se (perdoe o cacófato) a época do coronelismo.


Em sendo assim, havendo erro ou excesso, cabe ao interessado o direito de resposta. Amigável ou judicial. De forma civilizada. Não fosse assim, grunhiríamos, tacapes às mãos.


Em reminiscências e para que melhor se entenda a razão da digressão, após mal súbito que acometeu o jornalista Márcio Siqueira (editor-chefe do MN), noticiado que nos hospitais particulares instalados por esses lados não há aparelho de ressonância magnética, ficando aqueles que precisam do exame à mercê de clínicas particulares ou, se sem plano de saúde, na dependência de atendimento pelo SUS enquanto espera - sentado, preferencialmente - pelo diagnóstico.


Assim, se o inconformismo da Imprensa na ausência do exame na rede privada é direcionado aos dirigentes desses estabelecimentos que economizam em investimentos, à evidência a classe política será o alvo por não contar a rede pública com o equipamento.


Explicando o mote sem maiores rodeios, deu no "Comunique-se", portal que congrega profissio-nais da comunicação, que o prefeito de Mogi das Cruzes, desgostoso com o teor de um editorial sobre o assunto pu-blicado no Mogi News, teria xingado o repórter Cléber Lazo de "muleque" e "filho da p ...", e, no entremeio, mandado o profissional a "p ... que o pariu".


A destemperança - crê-se verdadeira porque até agora não-contrariada -, alvo de repúdio na manhã de ontem durante o debate de todas as quintas na Metropolitana AM 1070, pegou bastante mal. 
O alcaide, como se o dr. Jekyll de "O Médico e o Monstro" de Robert Louis Stevenson, transmudou sua imagem da noite para o dia do cordato para o irascível.


Em não sendo essa dualidade revelada nota marcante de sua personalidade, provavelmente, sobrevirá um pedido de desculpas. E, com isso, vire-se a página do episódio. Todos valemos mais que o nosso pior momento.




Dirceu do Valle
advogado e professor de pós-graduação da PUC/SP

Armas deixam os fóruns e vão para a PM. Para evitar furtos

Após uma série de furtos de armas como o que ocorreu no Fórum de Mogi das Cruzes, no primeiro semestre deste ano, a cúpula do governo e do Judiciário paulista decidiu fechar um acordo para a retirada do armamento e munição, que integram o material comprobatório de alguns processos, dos fóruns estaduais e sua consequente entrega à custódia da Polícia Militar. O acordo foi firmado durante encontro do governador Geraldo Alckmin com o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Roberto Bedran, que contou ainda com outras autoridades, no Palácio dos Bandeirantes. Apesar de toda divulgação em torno do evento, ainda não foram decididos os principais reflexos do acordo. Por exemplo: só nos próximos dias será publicado pela Corregedoria Geral da Justiça o Provimento que vai estabelecer as regras para a custódia judicial e destinação das armas e munições, que ficarão em dependências da Polícia Militar até a destinação final, ou seja, a destruição do material bélico pelo Comando do Exército Brasileiro. A propósito, ainda não se sabe também quais os batalhões da PM terão condições de receber as armas que atualmente estão nos fóruns. Ou seja, ainda está sendo feita uma verificação pelo Comando Geral para saber, por exemplo, se os batalhões de Mogi, Suzano e Ferraz terão condições de abrigar o material que ficava guardado nos fóruns do Alto Tietê. Só depois disso, serão feitas as transferências. Ou seja, fez-se muito barulho por algo que ainda vai depender de estudos, avaliações e afins. Mas isso não importa muito. Para o presidente do TJ, "o Executivo e o Judiciário Paulista agiram de forma rápida e em consenso, em prol do interesse público". Bedran tem razão. Mas bem que poderiam ter decidido isso antes de fazerem tanta festa pelo aviso.


Na Espanha


Um grupo de jovens ligados à Diocese de Mogi prepara as malas para participar da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em Madri, na Espanha, entre os dias 16 e 21 de agosto próximos. A JMJ reúne jovens católicos de todo o mundo para um encontro com o papa Bento XVI, que fará um pronunciamento especial para o evento. O Brasil será uma das próximas sedes da JMJ, que acontece a cada três anos.




Aprovadas


O tribunal de Contas do Estado de São Paulo aprovou as contas do prefeito de Mogi, Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) e de seu vice, José Antonio Cuco Pereira (PSDB), relativas ao exercício de 2009. Pelos votos do presidente em exercício e relator, Edgard Camargo Rodrigues, e dos auditores substitutos de conselheiro Samy Wurman e Paulo Roberto Simão Bijos, a Câmara do TC emitiu parecer favorável à aprovação.




Inauguração


A General Motors inaugura amanhã, no interior de sua unidade, no Bairro do Taboão, a sede da Associação Classista Desportiva da GM de Mogi. O diretor mogiano, Reinaldo Pereira, a diretora de São Caetano, Sônia Campos, e outros integrantes da empresa estarão presentes ao evento marcado para as 10 horas.




 Aviso a Damásio


Notícia do "Jornal de Limeira: "A Prefeitura de Limeira se movimenta para trazer a montadora japonesa Nissan para a Cidade. Uma área de 172 alqueires, que irá abrigar um distrito industrial às margens da Rodovia Engenheiro João Tosello (SP-147), que liga Limeira a Mogi Mirim, foi declarada ontem de utilidade pública. Decreto do prefeito Silvio Félix (PDT) foi publicado no Jornal Oficial do Município."




 Fonte:O Diário de Mogi

Semae troca hidrômetros antigos

Diariamente, equipes do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) percorrem os bairros da Cidade realizando um importante trabalho para combate a vazamentos de água - problema muito comum no Município, que possui redes antigas e não fez os investimentos necessários, ao longo dos anos, para que este tipo de situação fosse evitada. Por isso, o programa de modernização de hidrômetros residenciais e comerciais colocado em prática pela autarquia prevê a substituição gradativa, e gratuita, destes equipamentos. Na prática, os medidores com mais de cinco anos de uso vêm sendo trocados por modelos mais novos e que já saem da fábrica aferidos segundo os padrões do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).


"Mogi das Cruzes tem 450 anos, mas, ao mesmo tempo, tem se desenvolvido rapidamente. Temos que acompanhar esse progresso e uma das linhas de atuação é modernizar os sistemas de controle de água, reduzindo as perdas significativamente. Isso proporciona economia para os cofres públicos e maior capacidade de investimento no Município", analisa o diretor-geral do Semae, Marcus Melo.


A Cidade possui 112 mil hidrômetros e a grande maioria é formada por equipamentos bastante antigos. Cerca de 15% já foram substituídos por modelos novos. Segundo o Semae, o trabalho em uma casa, por exemplo, não demora mais do que 30 minutos e assegura ao morador um sistema atualizado e funcional. "Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os hidrômetros mais modernos não causam aumento na conta de água nem elevam o consumo da casa que teve o material trocado. Pelo contrário. Os equipamentos auxiliam as famílias e o próprio Semae a identificar e consertar vazamentos", destaca Melo.


O valor da conta de água está ligado ao volume do produto utilizado normalmente pela casa e os equipamentos novos continuarão apontando esta mesma quantidade. Se após a troca do aparelho o consumidor constatar um aumento do valor da conta, sem mudança no padrão de consumo, é um sinal de que existem vazamentos nas instalações hidráulicas. Com a realização do reparo necessário, reduz-se a perda de água – o que, em grande escala, gera uma importante economia para o Município.


Esta semana, por exemplo, o Semae realizou trocas em César de Souza, no Botujuru, em Braz Cubas, Jundiapeba e na área central da Cidade. Os técnicos seguem uma programação de trabalho e, por dia, em média, cerca de 50 aparelhos antigos são substituídos por outros, mais modernos e eficazes.


Fonte:O Diário de Mogi

Gerdau de Mogi amplia produção

FUTURO Gerdau investirá R$ 183 milhões na unidade mogiana e também na usina de Pindamonhangaba


A Gerdau irá ampliar a capacidade de laminação de aço, na fábrica de Mogi das Cruzes, em 60 mil toneladas por ano. A notícia foi divulgada, ontem, pela empresa, que fará um investimento total de R$ 183 milhões na unidade mogiana, localizada na Avenida Engenheiro Miguel Gemma (antiga Aços Villares), e também na usina de Pindamonhangaba para atender, segundo a multinacional, a crescente demanda por aços especiais do mercado automotivo brasileiro.


Em Mogi, na usina fundada na década de 60 e que tem mais de 700 funcionários, será ampliada a capacidade de laminação de 216 mil toneladas atuais para 276 mil toneladas por ano, ou seja, serão produzidas 60 mil toneladas a mais de aço, anualmente - um aumento de 27,7%. Já em Pinda, utilizando avançada tecnologia industrial, será instalado um novo lingotamento contínuo (processo que transforma o material líquido em sólido e o enforma) e um novo forno de reaquecimento, os quais trarão ganhos de produtividade e de competitividade à usina.


De acordo com a Gerdau, ao final de ambos investimentos, terão sido gerados 130 empregos diretos permanentes e 570 indiretos na cadeia produtiva. Além disso, no pico das obras serão criadas cerca de 300 vagas temporárias. A multinacional não divulgou o número de empregos que serão gerados em cada uma das unidades, em separado.


Balanço


O desempenho financeiro da Gerdau, no segundo trimestre deste ano, foi influenciado pela maior demanda mundial por aço - que resultou na expansão das vendas físicas e da receita líquida - e pela elevação dos custos com matérias-primas. As vendas físicas consolidadas chegaram a 4,9 milhões de toneladas, uma evolução de 12%, ampliando a receita líquida total da companhia para R$ 9 bilhões, 9% a mais em relação ao segundo trimestre de 2010. A produção consolidada de aço, por sua vez, alcançou 5,1 milhões de toneladas, um acréscimo de 9% sobre o mesmo período do ano anterior.


 A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais. Com 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países - nas Américas, na Europa e na Ásia -, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço. Com cerca de 140 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.


Fonte:O Diário de Mogi

Dilma demite o ministro Jobim

REAÇÃO A indicação de Celso Amorim para a Defesa já está provocando reações contrárias em Brasília


SÃO PAULO


A presidente Dilma Rousseff demitiu ontem o ministro da Defesa, Nelson Jobim, terceiro integrante do primeiro escalão a cair em sete meses de governo. O Palácio do Planalto confirmou à noite que Jobim entregou o pedido de demissão e será substituído por Celso Amorim, que foi ministro de Relações Exteriores no governo Lula. O motivo da demissão foram as críticas de Jobim às ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais), publicadas na revista "Piauí", que circulou ontem. "Ou você pede para sair ou saio com você", disse Dilma a Jobim ontem, por telefone.


Nelson Jobim amanheceu ainda ministro em Tabatinga (AM), na fronteira com a Colômbia, na companhia dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Moreira Franco (Assuntos Estratégicos) e do vice-presidente, Michel Temer. Todos participavam de missão oficial para lançar o plano de segurança nas fronteiras e se reuniram com o vice-presidente da Colômbia, Angelino Garzón. Por causa da crise, Jobim antecipou a volta a Brasília.


Nas últimas semanas, gestos e declarações de Jobim azedavam a relação com o governo, sobretudo por ter admitido publicamente que votou em José Serra (PSDB) em 2010 e ter feito críticas à condução política da administração de Dilma.


Jobim era mais um ministro herdado da administração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os outros dois que saíram foram Antonio Palocci (Casa Civil) e Alfredo Nascimento (Transportes).


No Amazonas, Jobim e a comitiva, especialmente Temer, minimizavam o impacto das declarações do ministro. À revista, que preparou um perfil de Jobim, ele disse que Ideli é uma ministra "fraquinha" e acusou Gleisi de não conhecer Brasília.


Abordado por jornalistas, Jobim negou ter feito tais afirmações. Disse que tudo fazia parte "de um jogo de intrigas". "Em momento algum eu fiz referência dessa natureza (a Ideli). Aliás, o que eu realmente reconheço na Ideli é a capacidade, uma tenacidade importantíssima na condução dos assuntos do Congresso."


No perfil que a revista "Piauí" fez de Jobim é narrada a reação do peemedebista depois de um encontro com o senador Fernando Collor (PTB-AL), que havia sido procurado no processo de negociação da liberação dos papéis secretos do governo. Collor quer que alguns tenham sigilo eterno. Após sair do gabinete de Collor, e enquanto comia uma salada, Jobim afirmou, na presença da repórter: "É muita trapalhada, a Ideli é muito fraquinha e Gleisi nem sequer conhece Brasília".


Em nota publicada na página do Ministério da Defesa na internet, Jobim disse que suas informações foram tiradas do contexto. Afirmou que tem auxiliado Ideli nas articulações no Senado para a aprovação do projeto da Lei de Acesso à informação. Fez, de novo, elogios à "capacidade" da ministra. "Isso faz parte daquilo que passa pela cabeça de quem não conhece a necessidade de um país."


Os argumentos de Jobim, porém, não sensibilizaram a presidente Dilma Rousseff. Durante almoço com os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), Gleisi, Ideli e Helena Chagas (Comunicação), Dilma disse que tinha tomado a decisão de demiti-lo. Preferia, no entanto, que ele pedisse demissão. Por isso, aguardaria sua volta de Tabatinga.


Dilma estava muito irritada com o fato de Jobim ter se encontrado com ela na quarta-feira, em audiência, e não ter falado nada sobre suas opiniões a respeito das ministras - ambas da cota pessoal de Dilma.


Fonte:O Diário de Mogi

Investimentos

Daniel Carvalho







A direção da Gerdau anunciou ontem que vai vestir mais R$ 183 milhões até o segundo semestre de 2012 para expansão de suas unidades em Pindamonhangaba e Mogi das Cruzes. Os recursos se somam aos R$ 718 milhões anunciados em maio deste ano no Estado de São Paulo.


Mercado
Os investimentos revelam a confiança da Gerdau no mercado de aço brasileiro, num momento de sobreoferta deste produto no mundo. O presidente da empresa, André Johannpeter, afirmou que o Brasil concentra 70% dos investimentos do grupo no momento.


Bom momento
O anúncio da Gerdau vem confirmar o que o secretário municipal de Desenvolvimento Marcos Damásio revelou à coluna, no início da semana, do grande interesse das multinacionais e de empresas da capital por Mogi das Cruzes, com aquisição de terrenos ou fábricas inativas, com promessa de geração de dezenas de empregos.
Divulgação





Economia
Segundo Marcos Damásio, cerca de 40 novas empresas devem se instalar na cidade até o final de 2012. A estimativa do secretário de Desenvolvimento é de que com a construção de prédios, maquinários e expansão das empresas já existentes no município, como Air Products, Gerdau, entre outras, a economia de Mogi seja aquecida com investimentos em torno de R$ 1 bilhão. 


Complexo esportivo 
A General Motors inaugura amanhã as dependências da Associação Classista Desportista GM de Mogi das Cruzes, no interior do complexo industrial. Estarão presentes Reinaldo Pereira, diretor do Complexo da GM em Mogi, Sônia Campos, diretora do Complexo de São Caetano do Sul, além de outros integrantes da empresa. O evento ocorrerá às 10 horas 
Jorge Moraes





Passageiros
Os trens da Linha 11 - Coral (Luz-Estudantes) receberam ontem dois passageiros inusitados: o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Bandeira, que, acompanhados do deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM), vieram ao Alto Tietê para a vistoria nas obras das estações de Ferraz de Vasconcelos e Suzano. 


Apressadinhos 
Jurandir Fernandes e Mário Bandeira embarcaram na Estação Luz, na capital, pouco depois das 8 horas. Por coincidência ou não, a composição que trazia as duas autoridades não estava lotada. Os dois conseguiram chegar à estação de Ferraz de Vasconcelos antes das 9 horas, surpreendendo a todos. O horário anunciado pela Assessoria de Imprensa da Secretaria de Transportes Metropolitanos era 9h30. 


Protocolo
A prática de viajar nos trens para vistoriá-los é comum entre autoridades. Começou no início de 2000, com a viagem do ex-governador Mário Covas para anúncio do Expresso Leste à região e que não prosseguiu por vários anos. Foi retomada pelo ex-presidente da CPTM e hoje presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, em 2009, para anúncio do fim da baldeação em Guaianases e vinda do Expresso Leste em horários alternados até Mogi. 


Sentindo na pele
Depois de Ferraz, o secretário estadual e o presidente da CPTM seguiram de trem até Suzano para conferir o andamento das obras da nova estação, que, até 2012 terá, o Expresso em definitivo. Ao invés de andarem em vagões reservados para a comitiva, a dupla seguiu o curso com os "passageiros comuns". Entretanto, a viagem feita entre 9 e 11h30 não foi tumultuada como nos horários de pico.




Propaganda 
Em breve, funcionários do Ministério dos Esportes e uma agência de comunicação contratada pelo governo federal deverão vir a Mogi das Cruzes para a gravação de uma propaganda do projeto "Segundo Tempo", do governo federal, desenvolvido nas escolas municipais de tempo integral. A ideia, segundo confidenciou o ministro Orlando Silva ao amigo de infância, o vereador Jean Lopes (PC do B), é inserir cenas das atividades esportivas na propaganda do partido ou do governo federal em rede nacional. "Mogi será modelo de sucesso do programa em rede nacional", afirma o parlamentar. 
Maurício Sumiya





Homenagem 
O advogado João Pedro Fernandes de Miranda, indicado Advogado do Ano de 2011 pela 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), receberá, no próximo dia 11, o título de Honra ao Mérito pela Câmara. A homenagem, prevista para as 20 horas, é de iniciativa do vereador Geraldo Tomaz Augusto (PMDB).


Fonte:Mogi News

Meio ambiente: Mogi investe no setor de ecoturismo

Dois projetos da cidade serão apresentados na Adventure Sports Fair, que será realizada na Bienal do Ibirapuera
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Guilherme Berti

Ontem, foi realizado em Mogi o 2º Encontro de Observação de Aves, com a participação de biólogos
Mogi das Cruzes quer se transformar em referência quando o assunto é ecoturismo. Dois projetos estão sendo discutidos e serão apresentados na Adventure Sports Fair, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, entre os dias 11 e 14. Um deles se refere à instalação de um circuito de observação de pássaros, que vai contemplar um trecho da Mata Atlântica de Mogi até Ubatuba. Esse projeto foi discutido ontem no 2° Encontro de Observação de Aves, no Parque Natural Municipal "Francisco Affonso de Mello", na Serra do Itapeti. Outro programa é o Jipe Tour.


Atualmente, existem 250 espécies de aves catalogadas por pesquisadores. Esse número pode ser muito maior, segundo informações do responsável pela Estação Ecológica da cidade, Marcos Francisco. "Esses dados são de trabalhos de fomento realizado na cidade. Agora, queremos fazer um circuito para a observação de aves e, para isso, temos de capacitar um pessoal", afirmou. Ele acredita que o encontro servirá para ajudar a encontrar novas espécies de aves.


Foram registrados somente nos parques Leon Feffer e Centenário 123 espécies de aves. "O número do Centenário é de 86 espécies diferentes e o do Leon Feffer 37. O último local possui menos espécies, porque o levantamento foi realizado com um período menor", declarou a gestora dos parques, Lucila Manzatti. 
Ela acredita que a cidade possui um grande potencial para implementar esse roteiro. "Vamos buscar apoio com os ex-alunos das universidades da cidade para que eles se tornem monitores ambientais também", acrescentou. Esses dois pontos também farão parte do circuito.


"Mogi tem uma grande riqueza natural. Queremos conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação dos recursos naturais", declarou Guido Botto, diretor-executivo da Associação dos Monitores Ambientais da Ilha Bela.


Ricardo Arouca Junior, um dos responsáveis pelo projeto, acredita que a parceria entre as cidades da região será muito benéfica. "O circuito vai englobar, entre outras cidades, Bertioga, São Sebastião e Ubatuba. A excursão terá o total de 30 quilômetros", destacou. O passeio deve começar a funcionar quando as turmas de monitoria estiverem formadas.




Centenário
O Parque Centenário receberá benfeitorias nos próximos meses. A previsão é de que a réplica do navio Kasato Maru passe por uma revitalização, assim como os museus, que terão monitoria para integrar as pessoas à cultura japonesa. Serão oferecidos ainda cursos para os frequentadores, segundo Lucila.


Fonte:Mogi News

Transporte CPTM assume cancelas em janeiro

Após acidentes, controle da abertura e do fechamento dos equipamentos passará da Prefeitura para a companhia
Natália Ramos
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya
Vários acidentes já foram registrados nas cancelas, que, hoje, tem o acionamento manual
A partir de janeiro de 2012, a operação das cancelas das passagens de nível de Mogi das Cruzes será de responsabilidade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A Prefeitura deve ficar à frente do serviço até dezembro, quando o convênio com o Estado será cancelado. A informação foi passada na manhã de ontem pelo secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, que esteve na região para vistoriar as obras de reconstrução das estações de Ferraz de Vasconcelos e de Suzano. A vistoria foi feita com o presidente da CPTM, Mario Bandeira.

Fernandes adiantou que a decisão de cancelar o convênio com a administração municipal foi interna e uma consequência do acidente ocorrido no dia 9 de julho, quando um trem arrastou um carro. A colisão feriu duas pessoas. De acordo com o secretário, o fato de o Estado operar as cancelas na cidade trará mais segurança ao sistema. Diferentemente do que ocorre hoje, os equipamentos serão abertos ou fechados automaticamente, em vez de ser acionados por um guarda municipal, como é hoje.

Segundo ele, de seis a oito municípios ainda têm cancelas como as de Mogi entre todos os 20 que têm linhas da CPTM. "Achamos conveniente que (as cancelas) fiquem conosco, porque no momento do acidente quem foi cobrado? Acabou sendo a gente. Então, nós vamos operar", afirmou.


Estações
Mesmo sem um projeto concluído, o secretário e o presidente da CPTM garantiram que as quatro estações de trem em Mogi das Cruzes devem passar por obras de reconstrução até 2014. "A CPTM administra 90 estações de trem. Destas, 38 estão sendo reconstruídas. O restante será entregue até 2014", disse Bandeira.

Fonte:Mogi News

Minha Casa, Minha Vida Área na Vila Jundiaí terá 480 apartamentos

Prefeitura reconhece local como de interesse social para a construção de unidades habitacionais do programa federal; Caixa definirá a renda
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Guilherme Bertti

Até o fim do ano, três mil moradias serão entregues à população com renda de 0 a 3 salários mínimos
A Prefeitura de Mogi das Cruzes publicou um decreto que reconhece como de interesse social o terreno localizado na rua São Francisco, na Vila Jundiaí. No local, deverão ser construídos 480 apartamentos os quais farão parte do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. A Caixa Econômica Federal definirá para qual faixa de renda as unidades serão destinadas. A definição ocorrerá após a análise de uma série de itens, como o tamanho da área construída de cada imóvel. A Coordenadoria Municipal de Habitação adiantou que o empreendimento não vai contemplar a classe de 0 a 3 salários mínimos.


Como se trata de unidades habitacionais voltadas a uma renda maior, caberá ao interessado apresentar a proposta de compra. Não há participação da Prefeitura, como ocorre com os imóveis destinados as famílias de 0 a 3 salários. Neste caso, a administração municipal realiza um pré-cadastro das pessoas que buscam a casa própria por meio do programa federal. A empresa Genova Incorporadora S/A será a responsável pela construção das moradias na Vila Jundiaí. O terreno já pertencia à construtora. A declaração de interesse social da área é uma das exigências da legislação federal para que o espaço e a companhia participem do Minha Casa, Minha Vida. 
O decreto publicado em 2 de agosto revela que o tipo de empreendimento a ser edificado será um condomínio fechado. Entre outros itens, o documento exige que a Genova construa prédios com acessibilidade. O prazo de conclusão das obras não foi divulgado.




Renda de 0 a 3
Até o final do ano, a Prefeitura deverá entregar à população com renda de 0 a 3 salários mínimos, três mil unidades, localizadas na Vila Pomar (280 apartamentos), Jundiapeba (2.060), Jardim Layr (380) e César de Souza (280). Os imóveis da Vila Pomar e Jundiapeba deverão ficar prontos antes que os dos outros bairros. A data para a entrega das chaves das primeiras unidades não foi divulgada pela Coordenaria de Comunicação Social da Prefeitura de Mogi. A meta é entregar quatro mil unidades até o fim de 2012. Mil apartamentos deverão ser disponibilizados ao longo do próximo ano. Eles estarão divididos entre César de Souza, Conjunto do Bosque, Vila Nova Aparecida e Vila Brasileira.


Fonte:Mogi News

Ressonância magnética Prefeitura pode avaliar convênio, diz secretário

Terceirização dos exames de ressonância magnética de pacientes da rede pública em Mogi pode ser uma alternativa para falta de equipamento
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Secretário prestou contas dos investimentos em saúde durante audiência na Câmara. Ele também falou sobre os exames de ressonância
O secretário de Saúde de Mogi das Cruzes, Paulo Villas Boas, disse que o município está aberto ao firmamento de convênio com duas clínicas particulares de diagnóstico por imagem que possibilitaria a realização de exames de ressonância magnética. Atualmente, os pacientes da rede pública mogiana que precisam, via Sistema Único de Saúde (SUS), deste exame são encaminhados para hospitais de Guarulhos, Santo André e Itaim.


Segundo ele, a administração vai analisar a possibilidade se as clínicas procurarem a Prefeitura. A declaração foi dada após a audiência de prestação de contas da saúde no segundo trimestre deste ano, realizada na manhã de ontem na Câmara.


Reportagem de ontem do Mogi News mostrou que as clínicas Mogimagem e UMDI Medicina Diagnóstica colocaram 800 vagas à disposição da Prefeitura e do Estado para atender moradores da cidade e da região. 
"A Prefeitura sempre está aberta a este tipo de convênio. É preciso avaliar porque nós trabalhamos pelo preço SUS. Hoje nós oferecemos ressonância em um número que suplanta 280 ressonâncias SUS por mês. Nós precisamos ser atendidos dentro do preço SUS. Estamos abertos a qualquer entidade em todas as demandas. O preço SUS é a nossa referência", disse.


A terceirização dos exames de ressonância magnética de pacientes da rede pública em Mogi das Cruzes pode ser uma das alternativas para atender a pelo menos 100 exames agendados por mês pela Secretaria em Guarulhos, Itaim e Santo André. Se a base para o convênio for a tabela SUS, não devem haver problemas para que ele seja firmado. Isso porque as clínicas já trabalham com este sistema. A Mogimagem, inclusive, teve um convênio com a Prefeitura por mais de 20 anos.


Na cidade, as duas clínicas são as únicas que possuem o aparelho de ressonância. A Prefeitura já admitiu que por enquanto não há planos para adquirir um. Se firmado, o convênio poderia facilitar a vida de diversos pacientes da região que necessitam do exame.




Governo do Estado
Diante da oferta de 800 vagas de exame de ressonância magnética feitas por duas clínicas particulares de diagnóstico por imagem de Mogi das Cruzes, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informou que a discussão do contrato de prestação de serviço para atender a demanda específica da cidade deve ser feita pela Prefeitura de Mogi. No âmbito regional, a secretaria informou que está acompanhando a demanda de exames no Hospital Luzia de Pinho Melo e vai analisar se existe a necessidade de terceirizar o exame em clínicas particulares. (Colaborou Jamile Santana)


Fonte:Mogi News

Ressonância magnética: Estado estuda aparelho para o Luzia

Equipamento de ressonância magnética no hospital mogiano está prometido pelo governo desde 2006
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

O Hospital Luzia de Pinho Melo poderá receber o aparelho; estudos é que irão avaliar a necessidade
A Secretaria de Estado da Saúde admitiu que vai analisar a necessidade de exames de ressonância magnética no Hospital Luzia de Pinho Melo para a instalação de um aparelho para atender pacientes de Mogi das Cruzes e região. O prazo para o levantamento ficar pronto não foi informado. O Mogi News enviou à secretaria um texto oficial, divulgado em 2006 pela própria assessoria do hospital, que relatava a ampliação do atendimento no Luzia e também afirmava que havia projeto de implantação de um aparelho de ressonância magnética na unidade. 
Na matéria, o então secretário Luiz Roberto Barradas Barata afirmava que "a ampliação do atendimento médico contribui para que a população do Alto Tietê tenha acesso aos procedimentos médicos mais modernos e de última geração". Já se passaram cinco anos desde o anúncio, e o aparelho não chegou a Mogi. 
O trecho do texto de 25 de agosto de 2006 afirma que durante os dois anos de funcionamento com novo sistema de gestão hospitalar a unidade recebeu modernos equipamentos, como mamógrafo e microscópio de ponta para neurocirurgia. "Há ainda em projeto a implantação do hemonúcleo, ressonância magnética e o centro de tratamento de oncologia, para o espaço onde antes estava localizada a sede da Direção Regional de Saúde (DIR) de Mogi.", afirma a matéria. 
Questionada sobre o andamento deste projeto, a secretaria informou que em outubro de 2007 um estudo de demanda de exames revelou que o Hospital Geral de Guarulhos era o mais indicado para receber o aparelho. Atualmente, é para lá, e ainda para Santo André e Itaim, que vão pacientes de Mogi e região. O hospital de Guarulhos faz mensalmente uma média de 800 exames. A secretaria não descartou a possibilidade de instalar um aparelho em Mogi.


A luta pela a instalação de um aparelho de ressonância magnética no hospital Luzia de Pinho Melo é antiga. Há 10 anos, o deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS) enviou ao então governador Mário Covas a indicação número 1362/2000 pedindo a instalação de um aparelho de ressonância na unidade.


Fonte:Mogi News

Obama comemora aniversário de 50 anos na Casa Branca

No dia do aniversário de Barack Obama, a réplica do Salão Oval no Museu Madame Tussauds ganha decoração de festa - AFP
WASHINGTON - O presidente Barack Obama celebrou seu aniversário de 50 anos nesta quarta-feira, apenas alguns dias depois de conseguir um acordo com congressistas republicanos para evitar um calote do 


governo. Apesar de o clima não estar exatamente festivo na Casa Branca, Obama ganhou diversas comemorações pelo seu meio século de vida.
Nesta tarde, altos funcionários do governo brindaram ao presidente na Sala Azul da Casa Branca. À noite, Obama vai comemorar com familiares e amigos, alguns vindos de Chicago, sua cidade natal. O encerramento das celebrações será um final de semana em Camp David, o refúgio presidencial em Maryland.
Mas por causa da campanha de Obama pela reeleição, os festejos de aniversário começaram bem antes. Na quarta-feira, partidários do presidente desembolsaram cerca de US$ 35.800 por um convite duplo para um jantar em Chicago com performances de Jennifer Hudson, Herbie Hancok e da banda Ok Go (cujo maior hit exibe os músicos cantando em cima de esteiras de ginástica). O próprio Obama falou por videoconferência com partidários que organizaram festas em outros locais dos EUA.
A primeira-dama Michelle Obama também usou o aniversário do marido para pedir apoio para a campanha. Em um e-mail enviado a partidários nesta quinta, Michelle brincou com os cabelos brancos do presidente e pediu que os internautas assinassem um cartão virtual. Com isso, a campanha consegue informações valiosas de cadastro.
"Sei que Barack faz escolhas que afetam a vida de cada família americana. Não é uma tarefa fácil - e a prova disso é que ele está ganhando cabelos brancos", escreveu Michelle.
Obama nasceu em 1961, durante o baby boom dos anos entre 1946 e 1964. Ele é o terceiro presidente dessa geração, uma população de mais de 76 milhões de pessoas. Bill Clinton foi o primeiro, seguido por George W. Bush.




Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/08/04/obama-comemora-aniversario-de-50-anos-na-casa-branca-925064218.asp#ixzz1U7borC5B 
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 


Fonte:Globo.com

Frente Parlamentar do Alto Tietê retoma os trabalhos e estabelece pautas

frente 1.jpg

Em reunião da Frente Parlamentar do Alto Tietê, com a presença dos parlamentares André do Prado, Luis Carlos Gondim, e Heroilma Tavares, além dos assessores dos deputados Estevam Galvão, José Candido e Alencar Santana, discutiu-se as pautas e deu seqüência às ações da Frente. “Estamos retomando os trabalhos e a nossa preocupação é fazer um cronograma de ações objetivando a continuidade do trabalho que iniciamos na Frente Parlamentar”, afirmou o coordenador do grupo, deputado André do Prado.


 Estabeleceu-se que, na próxima semana, será oficializado um pedido da Frente Parlamentar cobrando ao governador Geraldo Alckmin e ao secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, a instalação de um aparelho de ressonância magnética no Hospital Estadual Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes. "Vamos elaborar um oficio pedindo o aparelho de ressonância para o secretário de Saúde Guido Cerri. A nossa reivindicação terá muito mais peso porque são 6 deputados que representam a região pedindo a instalação deste aparelho. O hospital, ao receber esse importante aparelho, poderá resolver a deficiência desse atendimento, afinal é um absurdo você ter um hospital grande, que atende casos complexos, como o hospital Luzia de Pinho Melo, e ter que transferir um paciente para fazer um exame como este. Por isso, vamos colocar ao secretário a necessidade de urgência desse aparelho”, destacou Prado.



Sobre a questão de resíduos sólidos, coleta e destinação do lixo na região, o grupo pretende agendar um seminário para tratar a questão e formar uma Comissão Representativa a fim de conhecer outros sistemas de tratamento do lixo e coleta seletiva, além das novas tecnologias para essa demanda.


 Outra pauta abordada foi sobre a Lei especifica para o Alto Tietê. Os deputados vão cobrar agilidade na realização de estudos para a criação da Lei Específica para o Alto Tietê Cabeceiras, assim como já acontece com as bacias Billings e Guarapiranga. “O Alto Tietê Cabeceiras precisa de uma Lei Específica, ainda nos pautamos pela legislação da década de 70, trazendo prejuízos financeiros e ambientais para os municípios da região. Vamos nos reunir novamente para tratar deste assunto, que é de extrema urgência. Afinal, a Lei Específica é primordial para a prática do desenvolvimento sustentável da nossa região, pois refletirá melhor as mudanças de uso e ocupação do solo ocorridas nas últimas décadas”, afirmou o deputado.


 A questão da segurança pública no Alto Tietê também foi destacada pelo grupo de parlamentares da região. "É de extrema importância a parceria entre a corporação e os municípios para o aumento da segurança pública e ações específicas de policiamento. Vamos priorizar essa questão, junto ao governo do Estado, para obter resultados positivos em prol da região do Alto Tietê. Já fizemos um estudo com relação à área de segurança pública em todos os municípios da região, a fim de colher dados concretos e verificar as principais necessidades. Pretendemos levá-los ao coronel Camilo, comandante geral da policia Militar", completou André do Prado.



Clarissa Johara


Assessora de Imprensa


Deputado André do Prado

Exame de urina poderá ajudar a diagnosticar câncer de próstataad

Este teste pode ajudar os homens que apresentam uma presença elevada do antígeno PSA no sangue a decidir se podem atrasar ou evitar a biópsia


Efe
WASHINGTON - Um grupo de cientistas da Universidade de Michigan desenvolveu um novo exame de urina que detecta o risco de câncer de próstata e que pode servir de indicador sobre a necessidade de fazer ou não uma biópsia.


Veja também:
Médicos brasileiros desenvolvem técnica pioneira para tratar de problemas de próstata


Segundo um estudo publicado na revista Science Translational Medicine, para os pesquisadores este teste pode ajudar os homens que apresentam uma presença elevada do antígeno PSA no sangue a decidir se podem atrasar ou evitar a biópsia, um exame que pode acarretar riscos para o paciente.


A análise detecta uma anomalia genética presente em 50% dos casos de câncer de próstata, quando se fundem os genes TMPRSS2 e ERG.


No entanto, como esta fusão só aparece na metade dos casos, os pesquisadores optaram por incluir na prova outro marcador tumoral, o PCA3. Uma combinação que fornece mais dados para a detecção do câncer de próstata que a de qualquer um destes marcadores individualmente.


Para realizar este estudo, os cientistas analisaram as mostras de urina de 1.312 homens em três centros médicos acadêmicos e em sete hospitais. Depois, dividiram os pacientes em três grupos segundo o risco de sofrer de câncer: baixo, médio e alto. E então, compararam os resultados do exame de urina com os das biópsias feitas em cada paciente.


Os exames histológicos revelaram a presença de câncer em 21% dos casos que a prova tinha determinado como de baixo risco; em 43% os de médio e em 69% os do grupo de alto risco.


Além disso, só 7% dos homens que pertenciam ao grupo de baixo risco foram diagnosticados com tumor agressivo, já os de alto risco chegaram a 40%.


Segundo a equipe de cientistas, há muitos mais homens que têm uma elevada presença do antígeno PSA no sangue que os que realmente sofrem câncer de próstata, algo que até o momento é difícil de determinar sem uma biópsia.


Por isso que os pesquisadores querem que o novo exame de urina que desenvolveram ajude o paciente a decidir se precisa ou não fazer uma biópsia.


A American Câncer Society estima que 217.730 pessoas receberão um diagnóstico de câncer de próstata este ano nos Estados Unidos, enquanto que 32.050 morrerão por causa desta doença.


Fonte:ESTADÃO.COM.BR