sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Meio ambiente: Mogi investe no setor de ecoturismo

Dois projetos da cidade serão apresentados na Adventure Sports Fair, que será realizada na Bienal do Ibirapuera
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Guilherme Berti

Ontem, foi realizado em Mogi o 2º Encontro de Observação de Aves, com a participação de biólogos
Mogi das Cruzes quer se transformar em referência quando o assunto é ecoturismo. Dois projetos estão sendo discutidos e serão apresentados na Adventure Sports Fair, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, entre os dias 11 e 14. Um deles se refere à instalação de um circuito de observação de pássaros, que vai contemplar um trecho da Mata Atlântica de Mogi até Ubatuba. Esse projeto foi discutido ontem no 2° Encontro de Observação de Aves, no Parque Natural Municipal "Francisco Affonso de Mello", na Serra do Itapeti. Outro programa é o Jipe Tour.


Atualmente, existem 250 espécies de aves catalogadas por pesquisadores. Esse número pode ser muito maior, segundo informações do responsável pela Estação Ecológica da cidade, Marcos Francisco. "Esses dados são de trabalhos de fomento realizado na cidade. Agora, queremos fazer um circuito para a observação de aves e, para isso, temos de capacitar um pessoal", afirmou. Ele acredita que o encontro servirá para ajudar a encontrar novas espécies de aves.


Foram registrados somente nos parques Leon Feffer e Centenário 123 espécies de aves. "O número do Centenário é de 86 espécies diferentes e o do Leon Feffer 37. O último local possui menos espécies, porque o levantamento foi realizado com um período menor", declarou a gestora dos parques, Lucila Manzatti. 
Ela acredita que a cidade possui um grande potencial para implementar esse roteiro. "Vamos buscar apoio com os ex-alunos das universidades da cidade para que eles se tornem monitores ambientais também", acrescentou. Esses dois pontos também farão parte do circuito.


"Mogi tem uma grande riqueza natural. Queremos conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação dos recursos naturais", declarou Guido Botto, diretor-executivo da Associação dos Monitores Ambientais da Ilha Bela.


Ricardo Arouca Junior, um dos responsáveis pelo projeto, acredita que a parceria entre as cidades da região será muito benéfica. "O circuito vai englobar, entre outras cidades, Bertioga, São Sebastião e Ubatuba. A excursão terá o total de 30 quilômetros", destacou. O passeio deve começar a funcionar quando as turmas de monitoria estiverem formadas.




Centenário
O Parque Centenário receberá benfeitorias nos próximos meses. A previsão é de que a réplica do navio Kasato Maru passe por uma revitalização, assim como os museus, que terão monitoria para integrar as pessoas à cultura japonesa. Serão oferecidos ainda cursos para os frequentadores, segundo Lucila.


Fonte:Mogi News