sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ressonância magnética: Estado estuda aparelho para o Luzia

Equipamento de ressonância magnética no hospital mogiano está prometido pelo governo desde 2006
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

O Hospital Luzia de Pinho Melo poderá receber o aparelho; estudos é que irão avaliar a necessidade
A Secretaria de Estado da Saúde admitiu que vai analisar a necessidade de exames de ressonância magnética no Hospital Luzia de Pinho Melo para a instalação de um aparelho para atender pacientes de Mogi das Cruzes e região. O prazo para o levantamento ficar pronto não foi informado. O Mogi News enviou à secretaria um texto oficial, divulgado em 2006 pela própria assessoria do hospital, que relatava a ampliação do atendimento no Luzia e também afirmava que havia projeto de implantação de um aparelho de ressonância magnética na unidade. 
Na matéria, o então secretário Luiz Roberto Barradas Barata afirmava que "a ampliação do atendimento médico contribui para que a população do Alto Tietê tenha acesso aos procedimentos médicos mais modernos e de última geração". Já se passaram cinco anos desde o anúncio, e o aparelho não chegou a Mogi. 
O trecho do texto de 25 de agosto de 2006 afirma que durante os dois anos de funcionamento com novo sistema de gestão hospitalar a unidade recebeu modernos equipamentos, como mamógrafo e microscópio de ponta para neurocirurgia. "Há ainda em projeto a implantação do hemonúcleo, ressonância magnética e o centro de tratamento de oncologia, para o espaço onde antes estava localizada a sede da Direção Regional de Saúde (DIR) de Mogi.", afirma a matéria. 
Questionada sobre o andamento deste projeto, a secretaria informou que em outubro de 2007 um estudo de demanda de exames revelou que o Hospital Geral de Guarulhos era o mais indicado para receber o aparelho. Atualmente, é para lá, e ainda para Santo André e Itaim, que vão pacientes de Mogi e região. O hospital de Guarulhos faz mensalmente uma média de 800 exames. A secretaria não descartou a possibilidade de instalar um aparelho em Mogi.


A luta pela a instalação de um aparelho de ressonância magnética no hospital Luzia de Pinho Melo é antiga. Há 10 anos, o deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS) enviou ao então governador Mário Covas a indicação número 1362/2000 pedindo a instalação de um aparelho de ressonância na unidade.


Fonte:Mogi News