Boca no trombone
Seja!
Olavo Câmara
Eis uma idéia ou um projeto social. As orações em geral terminam com o "Assim Seja", que quer dizer Amém. Quando se diz Assim Seja, estamos concordando com Deus. A propósito, o vereador eleito Caio Cunha está desenvolvendo um projeto, via Internet, visando criar uma nova cultura, ou recuperar valores que se perderam no dia a dia. Os mais antigos costumam sempre citar os tempos passados fazendo referências à educação que tiveram. Os mais jovens destacam que as épocas atuais são melhores, pois tudo evolui e não se pode ser conservador, vivendo apenas do passado.
A violência tomou conta do país. Roubos, furtos, corrupção, deseducação, materialismo puro, tráfico de drogas, músicas que desarmonizam as pessoas, brigas no trânsito, espancamentos de mulheres e das namoradas, além do oportunismo de querer "levar vantagem em tudo". Esta é uma cultura negativa que está se alastrando pela nação.
Nas escolas, os professores reclamam que as crianças e jovens somente estão pensando em celulares, Internet, tablets, e já não conseguem mais ler os livros recomendados e exigidos. Está muito difícil controlar os alunos em salas de aulas, dizem os professores. Os maus exemplos, como se sabe, vêm de cima. A televisão tem sido um péssimo caminho. A maioria dos filmes ensina violência, há programas inúteis e cenas de sexo antes das vinte e duas horas, estimulando crianças e adolescentes para caminhos errôneos. O que fazer?
O que o Vereador Caio se propõe é propagar ou restaurar hábitos e educação que estão esquecidos com a observância de valores mínimos e simples, como por exemplo, dizer muito obrigado, dá licença, bom dia e apoiar as causas do bem. Então "seja um cidadão" de boa índole, "seja firme em seus propósitos" e cultue uma vida sadia e elevada, pensando sempre no próximo e estimulando uma vida de paz, amor, harmonia e saúde para todos. Seja um homem ou mulher de brio, caráter inquebrantável e tenha uma postura voltada sempre para o engrandecimento dos irmãos da Pátria brasileira.
Há inúmeros valores que se perderam e outros que estão se perdendo. De nada adianta pedir ajuda aos familiares e criticar os governos se você não faz sua parte. Deixe de andar na companhia de pessoas que o levam a participar de coisas sujas, intrigas, fofocas e maledicências. Abandone o ódio e a maldade e mude os seus hábitos. Para ser uma pessoa ética e de moral elevada, não deve fazer negócios com Deus ou se enganar. Seja um ser de virtudes e deixe aflorar o seu verdadeiro caráter. Seja feliz e busque a paz amando e sendo amado por todos.
Para que isso aconteça deverá, diariamente, se recolher e orar até que escute uma voz que diga: "Eu te abençôo e deixo a minha paz". Aí então você poderá dizer Assim Seja. O plano elaborado pelo vereador é digno de nota e esperamos que tenha sucesso para ajudar a alavancar seres que estão perdidos na sociedade.
Olavo Câmara, é advogado e professor de Direito Político, Eleitoral e Constitucional
Fonte:Mogi News
Tribuna Livre
Guararema, exemplo
Mário Sérgio De Moraes
Imagine, caro leitor, esta cena: uma casa com frente formatada por duas janelas, como olhos feitos para xeretar os passantes. Elas estão abertas, deixando penetrar a morninha luz do entardecer. Ao lado, uma entrada com portão que leva a uma varanda contornando a construção. Neste terraço bem ventilado, alguns bancos de madeira antiga à espera de prosas e inúmeras redes tecidas com franjas bem largas de rendas.
Em uma delas, cochila um homem de meia idade. Ele desabotoou a calça, está descalço - seus pés despontam como setas suspensas ao céu - e levemente, ele rosna. Satisfeito do lanchinho da tarde que tanto saboreou: a jabuticaba colhida do fundo do seu quintal.
Gosta tanto deste fruto que a apelidou de "Olhos da Cabocla". Largado no meio do balanço, está ouvindo um radinho de pilha que sonoriza a música: "Serra da Boa Esperança/ esperança que encerra/ No coração do Brasil/ um punhado de terra...". No fundo, um acordeom, nhon... nhon..., lança notas sincronizadas com a rede, nhec... nhec... entrelaçando os sons.
Embalando seu cochilo, "aiscuta" duas comadres tagarelando suas receitas de bolo, vozes de matracas vindas da cozinha. Ele sonha com a sua cidade transformada num presépio. Com grandes, grandes mesmo, árvores de Natal - bolas douradas, luzinhas piscando-piscando - colocadas nos jardins à beira do rio Paraíba.
Nos postes, molduras de sinos dourados e, na base destas, pilastras, enfeites de caixas, baú de surpresas, onde decerto, encontrará o antigo estilingue de seu avô, o canivete perdido do seu pai, o missal que sua mãe nunca leu. Dos gramados desta invisível localidade exala um cheiro de terra molhada. E nas suas ruas, tão limpas, parece que foi a própria calma que as limpou.
E nosso homem percebe que vive num sem tempo nas prosas do Nini; no carro de boi do seu Né; na lenda da Mão Seca; nas festas da Lagoa Santa; no tocar do sino da Igreja: blen... blen... São 18 horas!
Então, meu caro leitor, um milagre se dá. Nosso personagem desperta e percebe que seu sonho não foi sonhado, mas se realiza neste inicio de dezembro. E poderá ser vivido, saboreado, numa Cidade Natal. Foi quando seu neto chamou: "Vovô, vamos embora, que eu quero ver onde nasceu o nenê. A vovó falou que lá passou uma graaaannnnde estrela". Lá em Guararema!
Mário Sérgio de Moraes, é historiador e professor de Cultura Brasileira
Fonte:Mogi News
Daniel Carvalho
Pipoqueiro
O secretário-adjunto de Assistência Social, Edson Santos, provou recentemente que é "pau para toda obra". Em recente evento da Prefeitura, ele não poupou esforços para ajudar o pipoqueiro a distribuir guloseimas às crianças do evento.
Fonte:Mogi News
Em Guararema......
Decoração de Natal atrai famílias da região
Inauguração da decoração de Natal reúne 10 mil pessoas e vira atrativo nesta época do ano. Foram usadas 3 milhões de garrafas plásticas
Fábio Miranda
De Guararema
Mayara de Paula
Cidade se transforma nesta época do ano em opção de turismo para as famílias da região pela beleza e criatividade dos enfeites
Cerca de dez mil pessoas estiveram presentes no Pátio dos Ferroviários para a inauguração da quarta edição do ´Guararema Cidade Natal´ na última sexta-feira, de acordo com informação da Policia Militar.
Em um dos eventos programados para a noite estava o acendimento da árvore de natal feita com três milhões de garrafas plásticas. E foi feita até uma contagem regressiva para o evento. Logo após a iluminação da árvore o grupo de música pop Família Lima subiu ao palco. .
Para o deputado estadual e ex-prefeito da cidade André do Prado (PR), o ´Guararema Cidade Natal´ já faz parte do calendário da cidade e também de toda a região. "Já faz parte do nosso calendário e de todo o Alto Tietê, como temos poucos pontos turísticos esse acaba sendo uma grande atração para a nossa região".
O deputado comentou também que a ideia do evento surgiu após perceber que a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, e Santa Fé do Sul, interior paulista já faziam este evento. "Foi nessas cidades que nós vimos esse projeto e além de focar na parte turística, também tem a parte cultural, ecológica e social, já que tudo isso gera emprego também".
Para o prefeito de Guararema, Marcio Alvino (PR) a construção da árvore de natal é mais uma atração que a cidade pode oferecer nessa época do ano. "Acredito que seja mais do que um cartão postal, é mais uma atração turística que a cidade pode oferecer, não só para as pessoas que moram aqui, mas para aquelas que veem conhecer a cidade", disse o chefe do executivo guararemense.
Preocupação
Por onde seguia o prefeito distribuía sorrisos e acenava para o público que foi curtir a noite em Guararema, no entanto ao ser perguntado sobre os royalties do petróleo, Alvino se mostrou preocupado. "A presidente Dilma (Rousseff - PT) vetou, mas o Congresso (Nacional) pode derrubar o veto e se isso acontecer nós perderemos 50% de todo a nosso poder econômico e com isso fica difícil manter alguns investimentos", revelou o prefeito.
A União repassa para Guararema cerca de R$ 80 milhões, segundo informação do prefeito, e caso o Congresso derrube o veto da presidente a cidade teria uma perda e passaria a receber por ano R$ 1,09 milhão.
Os roylaties são pagos a estados e municípios produtores como uma espécie de compensação ambiental pela extração de petróleo e Guararema possui um oleoduto intermediário da Petrobras abastecendo as refinarias de Paulínia, Vale do Paraíba e Capuava, além de mandar outros produtos para o Rio de Janeiro pelo mesmo sistema.
Fonte:Mogi News
In loco
Em Guararema, pessoas temem acidentes graves
Daniel Carvalho
Em Guararema, moradores pedem instalação de cancela
No bairro de Luís Carlos, o Mogi News ouviu dez moradores sobre as condições de segurança da passagem de nível da estrada rural da Pedreira. O acesso sobre os trilhos fica ao lado da antiga estação Luís Carlos, que está sendo revitalizada pela prefeitura para o início da circulação do trem turístico. Nove dos dez entrevistados (a maioria mães de alunos de uma escola que fica ao lado estação desativada) disseram que a instalação de cancela nesta e em outras passagens de nível da zona rural garantiriam mais segurança aos motoristas e pedestres. "Aqui passa muita criança e é perigoso. Vi o acidente de Suzano e acho que não custa nada para a prefeitura e empresa fazer alguma coisa para evitar que isso aconteça outras vezes", destacou a dona de casa Cleide Aparecida. (B.S.)
Fonte:Mogi News
Festa e expectativa no distrito de Braz Cubas
DOM, 02 DE DEZEMBRO DE 2012 00:00
A-A+
Desfile cívico-militar festejou aniversário de Braz Cubas
Milhares de pessoas saíram ontem (1º) às ruas de Mogi das Cruzes em comemoração aos aniversários dos distritos de Braz Cubas e Jundiapeba, que completaram na última sexta-feira, 59 e 74 anos respectivamente. As festividades contaram com desfiles cívico-militares, apresentação de bandas e fanfarras, além da participação de escolas e entidades.
Em Braz Cubas, as comemorações começaram por volta das 10 horas. A Banda da Polícia Militar abriu o evento com o Hino Nacional, seguido do desfile dos veículos do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro).
A banda marcial do Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) Benedito Ferreira Lopes passou em seguida.(Danilo Sans)
Fonte:O Diário de Mogi
Nos tempos da várzea mogiana
DOM, 02 DE DEZEMBRO DE 2012 00:00
A-A+
Aos 70 anos, Valder Benedito Ribeiro, o Canindé, conta histórias vividas no futebol de várzea mogiano / Foto Gustavo Rejani
Mogiano nascido na Rua Coronel Santos Cardoso, 51, na região central da Cidade, Valder Benedito Ribeiro, o Canindé, descobriu desde cedo o gosto pelo esporte. Aos 16 anos, começou a jogar no time juvenil da antiga fábrica Têxtil Paulista, no campo de terra batida que havia na área hoje ocupada pela Valtra, em Braz Cubas, Distrito onde a família também morou antes de se fixar no Mogi Moderno.
Em 1962, iniciou carreira no amador do Vila Santista, com sede na Rua Francisco Franco, e dois anos depois, passou a fazer parte das equipes das fábricas onde trabalhou, como Papel Simão e Vulcan. O contato com o esporte o levou a ser árbitro de futebol de campo e de salão, de 1970 a 1992, pelas ligas de Suzano e Mogi, além da Federação Paulista.
Desta época, guarda várias histórias, sempre marcadas pela grande rivalidade entre jogadores e também torcidas, que resultavam em brigas inclusive fora dos campos e quadras. Canindé, que fez parte da Banda do Seu Oswaldinho, que animava os bailes carnavalescos e matinês do União Futebol Clube, se recorda de outros salões da Cidade, como o Itapeti Clube, dos cinemas, dos passeios na Dr. Deodato Wertheimer e Praça Oswaldo Cruz e das partidas do XI da Saudade, no Mogilar.
Corintiano, já frequentou muitos estádios, mas hoje acompanha os jogos pela televisão. Após a aposentadoria, continuou trabalhando, desta vez como motorista, levando mogianos a compromissos em São Paulo. (Carla Olivo)
Fonte :O Diário de Mogi