domingo, 2 de dezembro de 2012

Boca no trombone Seja! Olavo Câmara


Boca no trombone
Seja!
Olavo Câmara

Eis uma idéia ou um projeto social. As orações em geral terminam com o "Assim Seja", que quer dizer Amém. Quando se diz Assim Seja, estamos concordando com Deus. A propósito, o vereador eleito Caio Cunha está desenvolvendo um projeto, via Internet, visando criar uma nova cultura, ou recuperar valores que se perderam no dia a dia. Os mais antigos costumam sempre citar os tempos passados fazendo referências à educação que tiveram. Os mais jovens destacam que as épocas atuais são melhores, pois tudo evolui e não se pode ser conservador, vivendo apenas do passado. 
A violência tomou conta do país. Roubos, furtos, corrupção, deseducação, materialismo puro, tráfico de drogas, músicas que desarmonizam as pessoas, brigas no trânsito, espancamentos de mulheres e das namoradas, além do oportunismo de querer "levar vantagem em tudo". Esta é uma cultura negativa que está se alastrando pela nação. 
Nas escolas, os professores reclamam que as crianças e jovens somente estão pensando em celulares, Internet, tablets, e já não conseguem mais ler os livros recomendados e exigidos. Está muito difícil controlar os alunos em salas de aulas, dizem os professores. Os maus exemplos, como se sabe, vêm de cima. A televisão tem sido um péssimo caminho. A maioria dos filmes ensina violência, há programas inúteis e cenas de sexo antes das vinte e duas horas, estimulando crianças e adolescentes para caminhos errôneos. O que fazer?
O que o Vereador Caio se propõe é propagar ou restaurar hábitos e educação que estão esquecidos com a observância de valores mínimos e simples, como por exemplo, dizer muito obrigado, dá licença, bom dia e apoiar as causas do bem. Então "seja um cidadão" de boa índole, "seja firme em seus propósitos" e cultue uma vida sadia e elevada, pensando sempre no próximo e estimulando uma vida de paz, amor, harmonia e saúde para todos. Seja um homem ou mulher de brio, caráter inquebrantável e tenha uma postura voltada sempre para o engrandecimento dos irmãos da Pátria brasileira. 
Há inúmeros valores que se perderam e outros que estão se perdendo. De nada adianta pedir ajuda aos familiares e criticar os governos se você não faz sua parte. Deixe de andar na companhia de pessoas que o levam a participar de coisas sujas, intrigas, fofocas e maledicências. Abandone o ódio e a maldade e mude os seus hábitos. Para ser uma pessoa ética e de moral elevada, não deve fazer negócios com Deus ou se enganar. Seja um ser de virtudes e deixe aflorar o seu verdadeiro caráter. Seja feliz e busque a paz amando e sendo amado por todos. 
Para que isso aconteça deverá, diariamente, se recolher e orar até que escute uma voz que diga: "Eu te abençôo e deixo a minha paz". Aí então você poderá dizer Assim Seja. O plano elaborado pelo vereador é digno de nota e esperamos que tenha sucesso para ajudar a alavancar seres que estão perdidos na sociedade.


Olavo Câmara, é advogado e professor de Direito Político, Eleitoral e Constitucional

Fonte:Mogi News

Tribuna Livre : Guararema, exemplo


Tribuna Livre
Guararema, exemplo
Mário Sérgio De Moraes

Imagine, caro leitor, esta cena: uma casa com frente formatada por duas janelas, como olhos feitos para xeretar os passantes. Elas estão abertas, deixando penetrar a morninha luz do entardecer. Ao lado, uma entrada com portão que leva a uma varanda contornando a construção. Neste terraço bem ventilado, alguns bancos de madeira antiga à espera de prosas e inúmeras redes tecidas com franjas bem largas de rendas. 
Em uma delas, cochila um homem de meia idade. Ele desabotoou a calça, está descalço - seus pés despontam como setas suspensas ao céu - e levemente, ele rosna. Satisfeito do lanchinho da tarde que tanto saboreou: a jabuticaba colhida do fundo do seu quintal. 
Gosta tanto deste fruto que a apelidou de "Olhos da Cabocla". Largado no meio do balanço, está ouvindo um radinho de pilha que sonoriza a música: "Serra da Boa Esperança/ esperança que encerra/ No coração do Brasil/ um punhado de terra...". No fundo, um acordeom, nhon... nhon..., lança notas sincronizadas com a rede, nhec... nhec... entrelaçando os sons. 
Embalando seu cochilo, "aiscuta" duas comadres tagarelando suas receitas de bolo, vozes de matracas vindas da cozinha. Ele sonha com a sua cidade transformada num presépio. Com grandes, grandes mesmo, árvores de Natal - bolas douradas, luzinhas piscando-piscando - colocadas nos jardins à beira do rio Paraíba. 
Nos postes, molduras de sinos dourados e, na base destas, pilastras, enfeites de caixas, baú de surpresas, onde decerto, encontrará o antigo estilingue de seu avô, o canivete perdido do seu pai, o missal que sua mãe nunca leu. Dos gramados desta invisível localidade exala um cheiro de terra molhada. E nas suas ruas, tão limpas, parece que foi a própria calma que as limpou.

E nosso homem percebe que vive num sem tempo nas prosas do Nini; no carro de boi do seu Né; na lenda da Mão Seca; nas festas da Lagoa Santa; no tocar do sino da Igreja: blen... blen... São 18 horas!
Então, meu caro leitor, um milagre se dá. Nosso personagem desperta e percebe que seu sonho não foi sonhado, mas se realiza neste inicio de dezembro. E poderá ser vivido, saboreado, numa Cidade Natal. Foi quando seu neto chamou: "Vovô, vamos embora, que eu quero ver onde nasceu o nenê. A vovó falou que lá passou uma graaaannnnde estrela". Lá em Guararema!

Mário Sérgio de Moraes, é historiador e professor de Cultura Brasileira

Fonte:Mogi News

Pipoqueiro


Daniel Carvalho

Pipoqueiro
O secretário-adjunto de Assistência Social, Edson Santos, provou recentemente que é "pau para toda obra". Em recente evento da Prefeitura, ele não poupou esforços para ajudar o pipoqueiro a distribuir guloseimas às crianças do evento.


Fonte:Mogi News

Em Guararema...... Decoração de Natal atrai famílias da região Inauguração da decoração




Em Guararema......
Decoração de Natal atrai famílias da região
Inauguração da decoração de Natal reúne 10 mil pessoas e vira atrativo nesta época do ano. Foram usadas 3 milhões de garrafas plásticas
Fábio Miranda
De Guararema
Mayara de Paula

Cidade se transforma nesta época do ano em opção de turismo para as famílias da região pela beleza e criatividade dos enfeites
Cerca de dez mil pessoas estiveram presentes no Pátio dos Ferroviários para a inauguração da quarta edição do ´Guararema Cidade Natal´ na última sexta-feira, de acordo com informação da Policia Militar.

Em um dos eventos programados para a noite estava o acendimento da árvore de natal feita com três milhões de garrafas plásticas. E foi feita até uma contagem regressiva para o evento. Logo após a iluminação da árvore o grupo de música pop Família Lima subiu ao palco. .

Para o deputado estadual e ex-prefeito da cidade André do Prado (PR), o ´Guararema Cidade Natal´ já faz parte do calendário da cidade e também de toda a região. "Já faz parte do nosso calendário e de todo o Alto Tietê, como temos poucos pontos turísticos esse acaba sendo uma grande atração para a nossa região".

O deputado comentou também que a ideia do evento surgiu após perceber que a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, e Santa Fé do Sul, interior paulista já faziam este evento. "Foi nessas cidades que nós vimos esse projeto e além de focar na parte turística, também tem a parte cultural, ecológica e social, já que tudo isso gera emprego também".

Para o prefeito de Guararema, Marcio Alvino (PR) a construção da árvore de natal é mais uma atração que a cidade pode oferecer nessa época do ano. "Acredito que seja mais do que um cartão postal, é mais uma atração turística que a cidade pode oferecer, não só para as pessoas que moram aqui, mas para aquelas que veem conhecer a cidade", disse o chefe do executivo guararemense.


Preocupação
Por onde seguia o prefeito distribuía sorrisos e acenava para o público que foi curtir a noite em Guararema, no entanto ao ser perguntado sobre os royalties do petróleo, Alvino se mostrou preocupado. "A presidente Dilma (Rousseff - PT) vetou, mas o Congresso (Nacional) pode derrubar o veto e se isso acontecer nós perderemos 50% de todo a nosso poder econômico e com isso fica difícil manter alguns investimentos", revelou o prefeito.

A União repassa para Guararema cerca de R$ 80 milhões, segundo informação do prefeito, e caso o Congresso derrube o veto da presidente a cidade teria uma perda e passaria a receber por ano R$ 1,09 milhão.

Os roylaties são pagos a estados e municípios produtores como uma espécie de compensação ambiental pela extração de petróleo e Guararema possui um oleoduto intermediário da Petrobras abastecendo as refinarias de Paulínia, Vale do Paraíba e Capuava, além de mandar outros produtos para o Rio de Janeiro pelo mesmo sistema.

Fonte:Mogi News

In loco Em Guararema, pessoas temem acidentes graves


In loco
Em Guararema, pessoas temem acidentes graves
Daniel Carvalho

Em Guararema, moradores pedem instalação de cancela
No bairro de Luís Carlos, o Mogi News ouviu dez moradores sobre as condições de segurança da passagem de nível da estrada rural da Pedreira. O acesso sobre os trilhos fica ao lado da antiga estação Luís Carlos, que está sendo revitalizada pela prefeitura para o início da circulação do trem turístico. Nove dos dez entrevistados (a maioria mães de alunos de uma escola que fica ao lado estação desativada) disseram que a instalação de cancela nesta e em outras passagens de nível da zona rural garantiriam mais segurança aos motoristas e pedestres. "Aqui passa muita criança e é perigoso. Vi o acidente de Suzano e acho que não custa nada para a prefeitura e empresa fazer alguma coisa para evitar que isso aconteça outras vezes", destacou a dona de casa Cleide Aparecida. (B.S.)

Fonte:Mogi News

Festa e expectativa no distrito de Braz Cubas



Festa e expectativa no distrito de Braz Cubas
DOM, 02 DE DEZEMBRO DE 2012 00:00
A-A+

Desfile cívico-militar festejou aniversário de Braz Cubas

Milhares de pessoas saíram ontem (1º) às ruas de Mogi das Cruzes em comemoração aos aniversários dos distritos de Braz Cubas e Jundiapeba, que completaram na última sexta-feira, 59 e 74 anos respectivamente. As festividades contaram com desfiles cívico-militares, apresentação de bandas e fanfarras, além da participação de escolas e entidades.

Em Braz Cubas, as comemorações começaram por volta das 10 horas. A Banda da Polícia Militar abriu o evento com o Hino Nacional, seguido do desfile dos veículos do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro).
A banda marcial do Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) Benedito Ferreira Lopes passou em seguida.(Danilo Sans)

Fonte:O Diário de Mogi

Nos tempos da várzea mogiana



Nos tempos da várzea mogiana
DOM, 02 DE DEZEMBRO DE 2012 00:00
A-A+

Aos 70 anos, Valder Benedito Ribeiro, o Canindé, conta histórias vividas no futebol de várzea mogiano / Foto Gustavo Rejani

Mogiano nascido na Rua Coronel Santos Cardoso, 51, na região central da Cidade, Valder Benedito Ribeiro, o Canindé, descobriu desde cedo o gosto pelo esporte. Aos 16 anos, começou a jogar no time juvenil da antiga fábrica Têxtil Paulista, no campo de terra batida que havia na área hoje ocupada pela Valtra, em Braz Cubas, Distrito onde a família também morou antes de se fixar no Mogi Moderno.
Em 1962, iniciou carreira no amador do Vila Santista, com sede na Rua Francisco Franco, e dois anos depois, passou a fazer parte das equipes das fábricas onde trabalhou, como Papel Simão e Vulcan. O contato com o esporte o levou a ser árbitro de futebol de campo e de salão, de 1970 a 1992, pelas ligas de Suzano e Mogi, além da Federação Paulista.
Desta época, guarda várias histórias, sempre marcadas pela grande rivalidade entre jogadores e também torcidas, que resultavam em brigas inclusive fora dos campos e quadras. Canindé, que fez parte da Banda do Seu Oswaldinho, que animava os bailes carnavalescos e matinês do União Futebol Clube, se recorda de outros salões da Cidade, como o Itapeti Clube, dos cinemas, dos passeios na Dr. Deodato Wertheimer e Praça Oswaldo Cruz e das partidas do XI da Saudade, no Mogilar.
Corintiano, já frequentou muitos estádios, mas hoje acompanha os jogos pela televisão. Após a aposentadoria, continuou trabalhando, desta vez como motorista, levando mogianos a compromissos em São Paulo. (Carla Olivo)

Fonte :O Diário de Mogi