Decoração de Natal atrai famílias da região
Inauguração da decoração de Natal reúne 10 mil pessoas e vira atrativo nesta época do ano. Foram usadas 3 milhões de garrafas plásticas
Fábio Miranda
De Guararema
Mayara de Paula
Cidade se transforma nesta época do ano em opção de turismo para as famílias da região pela beleza e criatividade dos enfeites
Cerca de dez mil pessoas estiveram presentes no Pátio dos Ferroviários para a inauguração da quarta edição do ´Guararema Cidade Natal´ na última sexta-feira, de acordo com informação da Policia Militar.
Em um dos eventos programados para a noite estava o acendimento da árvore de natal feita com três milhões de garrafas plásticas. E foi feita até uma contagem regressiva para o evento. Logo após a iluminação da árvore o grupo de música pop Família Lima subiu ao palco. .
Para o deputado estadual e ex-prefeito da cidade André do Prado (PR), o ´Guararema Cidade Natal´ já faz parte do calendário da cidade e também de toda a região. "Já faz parte do nosso calendário e de todo o Alto Tietê, como temos poucos pontos turísticos esse acaba sendo uma grande atração para a nossa região".
O deputado comentou também que a ideia do evento surgiu após perceber que a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, e Santa Fé do Sul, interior paulista já faziam este evento. "Foi nessas cidades que nós vimos esse projeto e além de focar na parte turística, também tem a parte cultural, ecológica e social, já que tudo isso gera emprego também".
Para o prefeito de Guararema, Marcio Alvino (PR) a construção da árvore de natal é mais uma atração que a cidade pode oferecer nessa época do ano. "Acredito que seja mais do que um cartão postal, é mais uma atração turística que a cidade pode oferecer, não só para as pessoas que moram aqui, mas para aquelas que veem conhecer a cidade", disse o chefe do executivo guararemense.
Preocupação
Por onde seguia o prefeito distribuía sorrisos e acenava para o público que foi curtir a noite em Guararema, no entanto ao ser perguntado sobre os royalties do petróleo, Alvino se mostrou preocupado. "A presidente Dilma (Rousseff - PT) vetou, mas o Congresso (Nacional) pode derrubar o veto e se isso acontecer nós perderemos 50% de todo a nosso poder econômico e com isso fica difícil manter alguns investimentos", revelou o prefeito.
A União repassa para Guararema cerca de R$ 80 milhões, segundo informação do prefeito, e caso o Congresso derrube o veto da presidente a cidade teria uma perda e passaria a receber por ano R$ 1,09 milhão.
Os roylaties são pagos a estados e municípios produtores como uma espécie de compensação ambiental pela extração de petróleo e Guararema possui um oleoduto intermediário da Petrobras abastecendo as refinarias de Paulínia, Vale do Paraíba e Capuava, além de mandar outros produtos para o Rio de Janeiro pelo mesmo sistema.
Fonte:Mogi News