sexta-feira, 13 de maio de 2011

Bertaiolli se reunirá com Covas

Bertaiolli se reunirá com Covas


MARA FLÔRES



Depois de várias tentativas, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, irá receber na próxima segunda-feira o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli (DEM). A pauta principal do encontro será o pedido de mais 90 dias para que a Prefeitura possa analisar o estudo ambiental e, assim, emitir um parecer sobre o lixão proposto pela Construtora Queiroz Galvão para o Distrito Industrial do Taboão. A prorrogação do prazo vai acompanhada da solicitação para que a audiência pública do dia 21 de junho seja adiada até que a resposta do Município seja elaborada e, principalmente, analisada pelos técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
"Vamos pedir uma ampliação de 90 dias no prazo que nos foi dado para analisar o EIA-Rima e para que, depois disso, nós possamos ter uma análise, pela Secretaria, do que a Prefeitura disser", adiantou o prefeito, ao informar que, além dele, participarão da audiência com Bruno Covas, o seu vice-prefeito José Antônio Cuco Pereira (PSDB), o presidente da Câmara, Mauro Araújo (PSDB), e o deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM), responsável pelo agendamento do encontro desta segunda.
O prefeito chegou a apelar a Deus para que o secretário Bruno Covas desta vez se sensibilize com a Cidade e concorde em adiar em 90 dias o prazo para que a Prefeitura entregue o seu parecer sobre o EIA-Rima. "O Estado deu 90 dias de prazo para nós, mas levamos 30 só para contratar a empresa que está analisando o projeto. Por isso, precisamos de mais 90 dias para entregar a nossa resposta e o Estado vai precisar analisá-la. Se ainda assim, o Bruno Covas não tiver motivos para arquivar esse processo, que então marque uma nova data para a audiência, mas respeitando esses 90 dias que nós estamos precisando", argumentou Bertaiolli, que desde a marcação da audiência pública de 21 de junho, um dia depois do prazo inicial para que a Prefeitura entregue o seu parecer, não conseguiu mais conversar com o secretário Covas, apesar das insistentes tentativas.
Agora, depois de conseguir a reunião por intermédio do deputado Estevam, Bertaiolli vai aproveitar o encontro para tentar convencer Covas de que marcação da audiência pública do lixão está recheada de fraudes.
"Além das fraudes processuais, não podemos permitir a realização dessa audiência sem que a Prefeitura tenha sido ouvida porque, só assim, o Município poderá se manifestar e dizer o que pode ser feito e o que não pode. Se Deus quiser, vamos conseguir sensibilizar o secretário", disse.
O deputado Estevam disse que apenas atendeu a um pedido do prefeito ao agendar a reunião com o secretário Bruno Covas e comentou que, apesar de não ter adiantado o assunto, acredita que o representante estadual já deve imaginar que o tema do encontro será o projeto do lixão. "Pedi a reunião e o secretário marcou para segunda".

Fonte:ODiário de Mogi

Justiça: Mogi passa a ter Vara Federal a partir de hoje

Justiça:
Mogi passa a ter Vara Federal a partir de hoje
Marcelo Pascotto
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Vara Federal funcionará no prédio do Juizado Especial Federal
Acontece hoje, às 17 horas, a instalação da 1ª Vara Federal em Mogi das Cruzes. A solenidade contará com as presenças do desembargador federal Roberto Haddad, do diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, juiz federal Carlos Alberto Loverra, e do diretor da 33ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo, juiz federal Paulo Leandro da Silva, membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local e outras autoridades municipais. O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) também deverá comparecer à sede do Juizado Especial Federal (JEF), que abrigará esta nova instância da Justiça, na avenida Fernando Costa, 820, na Vila Rubens.
Desde 2005, o município conta com o JEF, que é responsável apenas por ações cíveis de até 60 salários mínimos. A Vara Federal terá a competência para julgar processos civis, penais e criminais e rever contratos feitos pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), benefícios previdenciários e ações contra a União, autarquias e empresas federais, como por exemplo o Instituto Nacional de Serviço Social (INSS). Como não havia esta Vara na cidade, as ações com estas características eram apreciadas nos Fóruns de Guarulhos e São José dos Campos, esta última por ser cidade sede da Superintendência da Receita Federal, regional que atende Mogi.
Conforme o juiz federal e diretor do JEF, Paulo Leandro Silva, informou à reportagem do Mogi News anteriormente, aproximadamente 10 mil processos de mogianos que tramitam em outras localidades serão transferidos para Mogi.
Com a instalação da Vara Federal, outros órgãos, como o Ministério Público Federal (MPF), a Procuradoria Geral da Fazenda e a Polícia Federal também serão instalados na cidade. Isso, porém, deverá ocorrer de forma gradativa, porque depende de orçamento de cada órgão. A Advocacia Geral da União (AGU) está em funcionamento no JEF, que está instalado em prédio alugado por R$ 27 mil.
A criação foi confirmada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) através da lei 12.011/09 e resolução 102/10 e ajudará a desafogar até a Justiça Estadual, que absorve algumas ações, principalmente, na área previdenciária.
A Vara Federal deverá ter no mínimo 20 funcionários para atender aproximadamente dois milhões de pessoas de Mogi e região. Atualmente, o JEF tem dois juízes e conta com 30 funcionários, isso sem contar com os estagiários e os funcionários das empresas terceirizadas que fazem a segurança e a limpeza do prédio.
O JEF é responsável pelas 12 mil ações em andamento, sendo que atendem por dia 200 pessoas, o que resulta no ingresso de mil processos por mês.

Fonte:Mogi News

Hallage cobra a união de todos contra o lixão






Hallage cobra a união de todos contra o lixão




Em contato com a coluna, o engenheiro Jamil Hallage defendeu um "desarmamento total de espíritos" e a superação de "questões políticas ou até pessoais" na luta contra o lixão do Taboão. Hallage, que é genro do deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), se mostra inconformado com a ausência do prefeito Marco Bertaiolli (DEM) na reunião da Frente Parlamentar Contra o Aterro, realizada segunda-feira, na Câmara Municipal, depois de o deputado ter participado de uma reunião sobre o assunto, na Prefeitura. E também com o fato de o prefeito, na terça-feira passada, durante sessão da Câmara, ter dito que iria recorrer a deputados (André do Prado, do PR, e Estevam Galvão, do DEM) de outra Frente Parlamentar, a do Alto Tietê, para a marcação de uma audiência com o secretário Bruno Covas, do Meio Ambiente, onde tentará postergar a data da audiência pública do lixão, marcada para o dia 21 de junho, no Bunkyo. Jamil acha que a Frente do Lixão seria o instrumento mais adequado para realizar tal contato, já que isso havia sido, inclusive, objeto de discussão, na reunião da segunda-feira. Falando em tom conciliador, Jamil diz que o momento é de "colocar Mogi das Cruzes acima de quaisquer questões político-partidárias ou pessoais e todos se darem as mãos para vencer o inimigo comum que é o lixão". "Se é para ter união, que haja coração aberto da parte de todos e que todos realmente estejam juntos para que Mogi seja forte o suficiente para superar esta grave ameaça que paira sobre a nossa Cidade", disse Hallage.





Comissões








O deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM) foi indicado como membro das comissões permanentes de Finanças, Orçamento e Planejamento, e de Administração Pública e Relações do Trabalho da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.






Guerra


"Memórias de um mogiano na FEB" é o título do livro escrito pelo expedicionário mogiano Miled Cury Andere, revelando histórias sobre sua participação na campanha da Itália, durante a 2ª Guerra Mundial. Editada pela Com-Arte, editora-laboratório do curso de Editoração da ECA-USP, a obra tem lançamento previsto para o próximo dia 31, no Centro Cultural e Expedicionário Mogiano, com apresentação do Coral 1º de Setembro.



Reformas


As eleições municipais do próximo ano e as reformas políticas, em andamento no Congresso Nacional serão temas de um encontro marcado para hoje, entre 9 e 17 horas, na Câmara de Mogi, com as presenças de representantes de partidos políticos, militantes, apoiadores e simpatizantes. O evento é organizado pelo Núcleo Lula do PT e grupo Guerrilheiros do Itapety.



Encontro







A presidente do Fundo Social de Mogi, Mara Bertaiolli, participou de um encontro com Lu Alckmin, mulher do governador Geraldo Alckmin, anteontem, no Palácio dos Bandeirantes, ao lado de outras primeiras damas da Grande São Paulo. Na oportunidade, Lu quis ouvir as necessidades de cada município e saber como o Fundo Social de Solidariedade do Estado, que ela preside, pode auxiliar em projetos sociais.

Fonte:O Diário de Mogi

Evangélicos barram texto pró-gays

Evangélicos barram texto pró-gays


BRASÍLIA





A pressão da bancada evangélica impediu a votação do projeto de lei complementar 122/06 que criminaliza os atos de homofobia, que seria votado ontem na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado. Numa sessão que ao final contou com troca de xingamentos e ofensas entre o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) e a senadora Marinor Brito (PSOL-PA), o projeto foi retirado de pauta sem previsão de retorno.
Representantes da Frente Parlamentar Evangélica presentes à sessão pediram o adiamento alegando que devem ser realizadas audiências públicas, porque ele não teria sido suficientemente discutido no Congresso. "Precisamos debater à exaustão, sem privilegiar ninguém. Há pelo menos 150 milhões de brasileiros que não foram ouvidos", disse o senador Magno Malta (PR-ES).
O projeto de autoria da ex-deputada Iara Bernardi (PT-SP) tramita há 10 anos no Congresso e somente em 2006 foi aprovado no plenário da Câmara. Relatora do projeto na CDH, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) queria tentar aprovar o seu parecer até a próxima semana, a tempo das comemorações do Dia Nacional de Combate à Homofobia (17 de maio), que vão movimentar a Esplanada em Brasília.
Marta chamou a atenção para esse momento "de maior compreensão e humanidade" que se estabeleceu no País, a partir do recente julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que estendeu às uniões homoafetivas os mesmos direitos e deveres dos casais heterossexuais. "O Judiciário se pronunciou sobre um assunto que há 16 anos o Congresso não consegue se pronunciar", completou a petista. "Esse projeto tem a ver com tolerância, respeito e cidadania, vai ajudar a diminuir a violência contra homossexuais", concluiu.
A proposta modifica a Lei de Racismo para criminalizar também os atos de homofobia, estendendo a eles as mesmas punições impostas aos crimes de preconceito racial. O projeto pune com reclusão de um a três anos condutas discriminatórias como recusar o atendimento a gays em bares e restaurantes e reprimir trocas de afeto em locais públicos, como beijos ou abraços.
O item mais polêmico pune com prisão, de um a três anos, e multa aqueles que induzirem ou incitarem a discriminação ou preconceito contra os homossexuais. A avaliação é de que padres e pastores serão proibidos de pregarem contra a homossexualidade nas igrejas e templos religiosos. Na sessão de ontem, integrantes da bancada evangélica pregaram adesivos na boca em protesto, alegando que o projeto reprime a liberdade de expressão deles.
Para atender às reivindicações da bancada evangélica, Marta incluiu uma emenda permitindo que todas religiões e credos exerçam sua fé, dentro de seus dogmas, desde que não incitem a violência. "O que temos na fé é o amor e o respeito ao cidadão. Me colocaram que o problema não era intolerância nem preconceito, mas liberdade de expressão dentro de templos e igrejas. O que impede agora a votação? O que, além da intolerância, do preconceito, vai impedir a compreensão dessa lei?", questionou Marta.


Fonte:O Diário de Mogi

PMDB quer eleger Chalita em SP

PMDB quer eleger Chalita em SP

ESTRATÉGIA A filiação de Gabriel Chalita é tida como fundamental para fortalecer o partido no Estado
BRASÍLIA
O vice-presidente Michel Temer comunicou oficialmente à presidente Dilma Rousseff que o PMDB de São Paulo está filiando o deputado Gabriel Chalita (PSB) para tentar elegê-lo prefeito da maior cidade do País, independentemente do projeto eleitoral do PT. Embora os petistas tenham uma dezena de pré-candidatos à prefeitura paulistana, o PMDB não abre mão de indicar o nome do cabeça de chapa.
O encontro ocorreu na noite de quarta-feira, no Palácio da Alvorada, poucas horas depois de o vice comandar a cerimônia de filiação do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, ao PMDB, como parte da estratégia para eleger Chalita prefeito em 2012. "Não tem sentido fazer esta mobilização toda sem trocar ideia com a senhora. O Chalita tem um nome muito bom, trabalhou muitíssimo por nós, me acompanhando em várias viagens pelo Brasil, e virá para o PMDB", disse Temer.
A presidente não demonstrou preocupação com a firmeza do vice. "Gosto muito do Chalita, é uma ótima figura, uma pessoa muito decente e que nos ajudou muito na campanha", respondeu Dilma. Como as duas filiações marcam o início da montagem dos palanques municipais, em uma clara ofensiva do PMDB para enfrentar o PT na briga pelas prefeituras, era Temer quem estava preocupado em esclarecer que este movimento traduz um projeto local, de São Paulo.
Abriu a conversa explicando que decidira levar formalmente a informação já conhecida por Dilma, como forma de reafirmar a lealdade que tem à presidente, na condição de vice. "Isto não significa afastamento do PT no plano nacional, nem tampouco distanciamento do governo", garantiu, insistindo que trabalha para que esse governo seja bem sucedido.
Em seguida, fez questão de destacar que o propósito desta articulação é reestruturar o PMDB paulista, colocando as filiações de Skaf e Chalita como fundamentais para fortalecer o partido no Estado. Afinal, lembrou o vice, a legenda passou anos em processo de encolhimento, sem abrir espaço a novas lideranças.
Precisamente por isto, o projeto, agora, é reformular a legenda a partir da inclusão de novos quadros. Tanto é assim, que Chalita quer ingressar no PMDB em 4 de junho, em uma festa conjunta com outros mil companheiros que ele convidará para se filiar ao partido na mesma ocasião.
Os petistas não passaram recibo da ofensiva peemedebista. "O Temer é o presidente de fato do PMDB. Então, é natural que ele se envolva nessas filiações", defendeu o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP).
Líder do PT no Senado - Casa que abriga dois pré-candidatos petistas a prefeito de São Paulo, os senadores Marta e Eduardo Suplicy - o senador Humberto Costa (PE) disse que "uma bela chapa" do PT com o PMDB não está descartada, e salientou que, na pior hipótese, se os dois partidos lançarem candidatos o fundamental é que Gabriel Chalita é de oposição ao atual prefeito, Gilberto Kassab (PSD). O temor neste caso é de que Kassab apoie uma eventual candidatura do tucano José Serra.


Fonte:O Diário de Mogi

Fim do Comphap?

Noemia Alves (Interina)
Jorge Moraes


Fim do Comphap?
A arquiteta e urbanista Ana Maria Sandim deve protocolar, entre hoje e segunda-feira ofícios, no Ministério Público de Mogi das Cruzes, Prefeitura e Câmara Municipal contestando a lei municipal que determina a reestruturação das secretarias municipais. Isso porque, na avaliação de Ana Sandim, a mudança que propõe a extinção de divisões, entre as quais do Patrimônio Histórico, levaria à extinção também do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico de Mogi das Cruzes (Comphap). 


Ameaça iminente
"A reestruturação na Secretaria de Cultura, com o desaparecimento das divisões anteriormente criadas, inclusive a Divisão de Patrimônio - setor este que vem fazendo um trabalho junto aos profissionais da área técnica de assessoria nos projetos arquitetônicos do Centro Histórico, catalogação do arquivo histórico dentro das normas técnicas - há um enorme risco", apontou a arquiteta, uma das fundadoras do Comphap no município.



Retrocesso 
"Demoramos muito para conseguirmos ter uma divisão  técnica, dentro dos moldes que a legislação do Ministério da Cultura pede, nos espelhamos em vários modelos, mas os principais foram Santos e São José dos Campos. Perderemos novamente a dignidade de nos fazermos cidadãos mogianos através da nossa história. Isto é um retrocesso. O Ministério Público, o prefeito ou os vereadores, alguém precisa rever isso, porque não é uma ou outra pessoa na divisão, mas todo um trabalho conjunto de dez anos, que está se extinguindo com este ato", conclamou Ana Sandim, numa carta encaminhada à coluna.



 Secretaria de Cultura 
Em nota, encaminhada pela Coordenadoria de Comunicação Social, o secretário municipal de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, afirmou que "a reformulação administrativa foi efetuada para adequar a estrutura existente da Prefeitura à legislação vigente, conforme acordado com o Ministério Público. Não haverá nenhum prejuízo à política de preservação do patrimônio histórico do município. Todas as ações desenvolvidas pela Divisão de Preservação do Patrimônio Histórico continuarão serão tocadas pela Secretaria Municipal de Cultura"
Mauricio Sumiya


Marcus na Câmara 
Marcus Melo, diretor-geral interino do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), estará na próxima terça-feira na Câmara Municipal. Durante sessão ordinária, ele será sabatinado pelos vereadores a respeito da sindicância que confirmou transações fraudulentas na autarquia entre setembro passado e abril deste ano; dos inúmeros problemas de falta e vazamento de água em bairros, e dos programas e investimentos no setor. 
Divulgação


"Pesado"
À coluna, o presidente da Casa de Leis, Mauro Araújo (PSDB) disse que o relatório elaborado por três funcionários do Semae e entregue na última terça-feira foi "bem feito" e tem conteúdo "pesado", no que se refere às irregularidades. "Fiz uma leitura preliminar e constatei que o problema (fraude) pode ser mais sério do que se imagina. Talvez, seja necessário a Câmara também fazer uma investigação", adiantou o tucano, que terá reunião com vereadores para discutir o assunto. 


Plano diretor da água 
Sobre as propostas de investimentos no Semae, Marcus Melo informou - por meio da Coordenadoria de Comunicação Social - que todos os projetos de melhorias e modernização da autarquia, iniciados na gestão de Edilson Mota de Oliveira, estão mantidos, entre eles o Plano Diretor de Água, que deveria ser concluído em abril e que, segundo ele, está na "nos últimos ajustes".



Cortes
Segundo um vereador, a permanência de Melo na direção do Semae é praticamente certa. Prova disso, é que logo que assumiu a direção da autarquia, há pouco mais de um mês, Melo teria renegociado um contrato para leitura de hidrômetros, reduzindo o preço de R$ 400 mil para R$ 150 mil. 
Mauricio Sumiya


Olha a faca!
Graças à ação rápida de seguranças do prefeito Marco Bertaiolli (DEM), a visita do chefe do Executivo mogiano, ontem à tarde, no Conjunto Santo Ângelo, não acabou em violência. O ajudante Eduardo Gonçalves, de 37 anos, morador do bairro, revoltado com o atendimento médico em um posto de saúde, gerou um princípio de tumulto e tentou "sacar" uma faca da cintura. O guarda-costas, muito atento, conseguiu imobilizar Gonçalves até a chegada da polícia. Gonçalves foi encaminhado ao 4º Distrito Policial e deverá responder à Justiça por porte de arma branca. 


Julio Simões Logística
A JSL encerrou o primeiro trimestre de 2011 com receita bruta de R$ 555,3 milhões. Trata-se de uma aumento de 28,9% em relação ao mesmo período de 2010, segundo balanço do grupo. O resultado vem ao encontro da expectativa da companhia de expandir sua receita em 25% em 2011, considerando que, historicamente, o primeiro trimestre do ano representa a menor contribuição para a receita anual de serviços, em função da típica sazonalidade do período.

Fonte:Mogi News

Premiação: Helbor vence Top Imobiliário 2011

Premiação:
Helbor vence Top Imobiliário 2011
Em noite de gala Terraço Daslu, a incorporadora mogiana conquistou a 7ª colocação no ranking da Embraesp
Helio Norio
Henry Borenstein (ao centro) recebeu o prêmio Top Imobiliário das mãos dos diretores da Comgás, José Eduardo Moreira e Sérgio Luiz da Silva, ontem à noite, em SP
A 18ª edição do Prêmio Top Imobiliário, promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo, com base no ranking da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp) destacou a Helbor, que teve em 2010 mais de 2 mil unidades lançadas na Grande São Paulo, sendo 424 em Mogi das Cruzes.

A Helbor ficou em 7º lugar no ranking, com dez lançamentos em 2010 e um Valor Global de Vendas (VGV) de mais de R$ 1 bilhão. No total, foram mais de 2.259 unidades lançadas, sendo 424 delas em Mogi das Cruzes. Esse já é o 6º Prêmio Top Imobiliário que a incorporadora recebe. O primeiro foi em 2002.
"A Grande São Paulo representa o maior mercado da América Latina e estar entre os dez maiores nesta região significa estar entre os maiores do País", afirmou o vice-presidente Executivo da Helbor, Henry Borenstein, que recebeu a premiação em nome da incorporadora. Para ele, o prêmio é motivo de muito orgulho. "E é resultado também de tudo o que foi plantado no passado pelo meu avô, Hélio Borenstein, um dos maiores empreendedores da história de Mogi, e por meu pai, Henrique Borenstein, que fundou e soube conduzir a expansão segura da Helbor, hoje, presente em quase 30 cidades do País".
O Top Imobiliário foi realizado no Terraço Daslu, no Itaim Bibi, zona sul de São Paulo, e reuniu mais de 1.200 pessoas, entre executivos do setor e convidados, além das presenças do ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, do prefeito Gilberto Kassab, do secretário de Habitação de São Paulo, Ricardo Pereira Leite, e seu adjunto, Marcos Penido, do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador José Police Neto, do presidente em exercício do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), Ciro Scopel, e do presidente da Embraesp, Luiz Paulo Pompéia.

O prêmio contempla três categorias (Incorporadoras, Construtoras e Vendedoras). Para determinar as empresas vencedoras, tendo como referência os dados do ano anterior, são analisados cinco itens: número total de lançamentos; número de blocos; número de unidades; metros quadrados; e Volume Geral de Vendas (VGV).
O Top Imobiliário foi criado pelo jornal O Estado de S. Paulo em 1993 com o objetivo de reconhecer a importância e acompanhar o desempenho do mercado imobiliário da Grande São Paulo e de focalizar as empresas de destaque no setor durante o ano. Há mais de mil companhias atuantes nesse mercado. Para identificar as vencedoras, o prêmio utiliza o ranking produzido pela Embraesp desde 1977.
Para Henry Borenstein, essa conquista da Helbor é resultado do trabalho de toda a equipe da empresa e do apoio de seus parceiros comerciais. "Temos um time enxuto, mas dedicado. Sob a liderança de Henrique Borenstein, tivemos em 2010 o melhor ano da história da Helbor e o nosso desempenho na Grande São Paulo acompanhou esse ritmo".

Borenstein também falou sobre os planos para os próximos anos: "Mais do que continuar a desenvolver novos projetos, vamos trabalhar firmemente para acompanhar o ritmo das obras em andamento, nos antecipando a eventuais dificuldades que possam ameaçar o cronograma das obras. Temos importantes projetos a desenvolver no Mogilar, na área do Mogi Shopping e no Rodeio.

Fonte:Mogi News

Prazo: Exposição do EIA/Rima deve ser regularizada até dia 31

Prazo:
Exposição do EIA/Rima deve ser regularizada até dia 31
Oswaldo Birke
Fechado: empresa ficou sem local para expor estudo do Lixão
A Queiroz Galvão tem até o dia 31 próximo para cumprir a exposição física do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do aterro sanitário que pretende implantar no distrito industrial do Taboão, em Mogi. De acordo com o edital publicado no último dia 29, o documento deveria estar à disposição da comunidade para consulta em um boxe localizado no Mogi Plaza Center. O local, entretanto, foi fechado porque estava funcionando sem alvará.

O secretário de Segurança, Eli Nepomuceno, afirmou que, até ontem, a Queiroz Galvão não havia apresentado nenhum pedido para liberação de alvará ou mesmo entrado com recurso da decisão que obrigou o fechamento do local.
Hoje, o cidadão interessado em conhecer o projeto precisa baixá-lo no site www.centres.com.br. Quem não possui Internet não tem acesso ao estudo e acaba prejudicado. Até por isso, a não exposição física do relatório com o prazo mínimo de 15 dias úteis antes da audiência, que está marcada para 21 de junho, é suficiente para, legalmente, anular o evento.

"Até agora não houve recurso e nenhum pedido de alvará. A empresa foi notificada a paralisar imediatamente a atividade quando detectamos que o local estava irregular e até o momento não recorreu. Os representantes vão ter que encontrar algum local e pedir alvará ou então achar alguma empresa que se interesse em ceder espaço para que o projeto seja exposto", disse o secretário.

Jorge Margarido de Morais, proprietário da imobiliária que alugou a loja para o diretor comercial da Queiroz Galvão, Raul Vasconcelos, afirmou que o contrato de 180 dias não foi cancelado. Disse ainda que é possível que a empresa use outro boxe para expor o documento. "O contrato está normal. Eles (empresa) estão mexendo os ´pauzinhos´ e semana que vem pode voltar ao normal, talvez em outro boxe, não sei", disse.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, quem conduz o processo de licenciamento do aterro, via Assessoria de Imprensa, afirmou que a exposição física do EIA/Rima é obrigatória e atende um prazo estabelecido "que ainda não foi comprometido".

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi, Marco Soares, confirmou que enquanto não houver prejuízo aos prazos legais, não pode ser tomada atitude jurídica alguma que barre a audiência. "São necessários 15 dias úteis antes da audiência para a exposição do EIA/Rima e 20 dias úteis para a publicação de edital com possível novo local. Sendo cumpridos estes prazos, não há o que fazer com relação ao edital", afirmou o advogado. (W.A.)

Fonte:Mogi News

Audiência do Lixão: Bertaiolli terá reunião com Bruno Covas na segunda

Audiência do Lixão:
Bertaiolli terá reunião com Bruno Covas na segunda
Prefeito vai se reunir com secretário do Meio Ambiente para pedir a prorrogação da audiência do aterro
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Bruno Covas concordou em receber prefeito para reunião
Por intermédio de uma agenda obtida pelo deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM), o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) vai se reunir na próxima segunda-feira, às 15 horas, com o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, em São Paulo.
Será a chance do chefe do Executivo mogiano pedir prorrogação, por 90 dias, da audiência pública de apresentação do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental do aterro sanitário da Queiroz Galvão marcada para 21 de junho em Mogi.

A resposta do secretário confirmando o encontro foi recebida na tarde da última quarta-feira, um dia após o deputado ter feito o pedido. O prefeito tentava, sem êxito, há cerca de 15 dias, localizar Bruno Covas. Ao aceitar a solicitação para receber Bertaiolli, o secretário pediu que Estevam acompanhasse a reunião.

Para fundamentar o pedido de prorrogação da audiência, Bertaiolli deve argumentar o fechamento, por falta de alvará de funcionamento, do local onde o EIA/Rima estava disponível para consulta. A publicidade divulgada em veículos de Imprensa informando que o estudo pode ser consultado, o que não corresponde à verdade, também deve ser um dos argumentos do prefeito.

O principal motivo para o pedido, no entanto, é casar a data da audiência com a conclusão dos estudos que a empresa Falcão Bauer Engenharia está fazendo, no Taboão, com o objetivo de contestar a viabilidade do empreendimento. O relatório será a maneira formal de manifestação da Prefeitura no processo de instalação do aterro.

"Vou me reunir com o secretário, junto do deputado e de vereadores, e pedir mais 90 dias para a entrega do parecer da Prefeitura e com isso tentar prorrogar a audiência. E o secretário irá analisar se deve ou não fazer a audiência. Vou me empenhar em todos os sentidos para não permitir que isso ocorra, até porque o processo de instalação do aterro está cheio de fraudes e irregularidades, o que mostra que isso não pode acontecer na cidade", disse o prefeito.

Nos últimos dias, Bertaiolli vinha criticando a postura do secretário em não recebê-lo ou sequer retornar as ligações dele. Ao Mogi News, chegou a dizer que não compreendia a dificuldade na comunicação com Covas. Ao solicitar um horário com o secretário, Estevam confirmou que atendeu um pedido feito por Bertaiolli na terça-feira passada. Em audiência no dia de ontem, o deputado, por meio da Assessoria de Imprensa, afirmou que cumpriu com o papel de legislador e que é a favor do movimento de Mogi contrário ao aterro. (Colaborou Marcelo Pascotto)

Fonte:Mogi News

Não ao Lixão: Senador reforça luta contra aterro

Não ao Lixão:
Senador reforça luta contra aterro
Aloysio Nunes disse ontem que Lixão não pode colocar em risco um bairro de produtores rurais e de fábricas
Bras Santos
Da Reportagem Local
Divulgação
Aloysio: "Tem que encontrar um lugar para jogar o lixo, onde não seja prejudicial às pessoas"
Mogi das Cruzes ganhou um reforço de peso na luta contra a instalação do aterro sanitário projetado pela empreiteira Queiroz Galvão para o distrito industrial do Taboão. O senador Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB) afirmou ontem que é contrário ao empreendimento que a Queiroz Galvão insiste em implantar no território mogiano.
Nunes, que foi eleito para o Senado da República em 2010 ao receber mais de 10,7 milhões de votos de eleitores de São Paulo, disse que o projeto de um aterro sanitário regional não pode colocar em risco a sobrevivência de um bairro de produtores agrícolas e fábricas que geram empregos e riquezas para Mogi e região.

"Tem que achar um local para jogar o lixo, tem que ver tecnicamente, onde não seja prejudicial às pessoas que moram naquela área. Não pode, em Mogi, por exemplo, matar um bairro rural, colocando algo que inviabilizará a atividade e a vida das pessoas. Tem que encontrar lugares mais adequados para colocar, talvez não concentrar tudo no mesmo lugar", argumentou o senador, que falou à Rádio Metropolitana.

Ele reconheceu que o lixo representa um problema de difícil solução: "Esse é um problema dramático porque os lixões estão proliferando. Tem que encontrar um lugar para jogar o lixo, tem que ver tecnicamente. É uma questão técnica que precisa ser equacionada tecnicamente. O Taboão não é um lugar adequado, não pode descaracterizar a cidade, o modo de vida, a cultura, a paisagem, tudo isso está incompreendido na noção de meio ambiente. Espero que isso seja levado em conta nessa audiência pública e na decisão final sobre o licenciamento", ressaltou. Nunes arrematou com um pedido de bom senso: "Isso tem que ser discutido com muito zelo e muito cuidado".

Fonte:Mogi News

Chupa-lixo
Para lideranças do movimento "Aterro Não", o equipamento que separa ate 15% do lixo para reciclagem não atende as necessidade de Mogi, que discute soluções para o tratamento e destinação dos resíduos ao mesmo tempo em que luta para barrar a audiência pública da Queiroz Galvão.
No próximo dia 24 deste mês, o deputado Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) pretende levar um grupo de lideranças políticas e da sociedade civil para Paulínia para conhecer, naquela cidade, o equipamento importado da Finlândia, apelidado de chupa-lixo, que faz o tratamento de parte do lixo recolhido nas ruas e reduz o volume do material a ser enviado para aterros.



Usina
De acordo com o ativista Mário Berti, o movimento "Aterro Não" defende a instalação de uma usina para transformação dos resíduos em energia não poluidora: "As usinas representam uma solução definitiva e nosso grupo acha que Mogi precisa trabalhar essa alternativa, além de reforçar a luta contra o empreendimento da Queiroz Galvão", destacou.

Serra on-line

Divulgação


Serra on-line 
A estreia do site do ex-governador José Serra (PSDB), ocorrida na segunda-feira, confirma a "inclusão digital" de um político antigo, disposto, já há algum tempo, a se utilizar de ferramentas modernas de comunicação com o eleitorado. 


Ale Rocha 
Desde que Serra, em meados do ano passado, prometeu ao jornalista mogiano Ale Rocha, via Twitter, que mandaria liberar a doação de um medicamento essencial para o tratamento de sua doença, a hipertensão pulmonar, ficou evidente o esforço do então governador, que atua desde os anos 60 na política nacional, em se modernizar. 
Divulgação


Junji virtual 
Em Mogi, quem mais se sobressai nas redes sociais e na Internet como um todo é o deputado federal Junji Abe. Com idade similar à de Serra - Junji tem 70 anos -, o mogiano mostra uma agilidade virtual incomum para pessoas de sua geração, parte delas completamente avessas ao mundo on-line; outra parte "esforçada" para navegar na velocidade da Internet. 


Daikin é aqui 
O caso do anúncio feito por Junji sobre a confirmação da vinda da empresa japonesa Daikin para Mogi é um exemplo: os esforços iniciais pela atração da multinacional foram feitos por outro político de descendência japonesa, o vereador Pedro Komura (PSDB), que chegou a noticiar o feito, mas à moda antiga, sem rede social ou coisa do tipo. 
Divulgação


Mundo aberto 
Junji, ao contrário, aberto ao mundo no Twitter, Facebook, blog, site e todas as ferramentas de Internet, acabou interligado com um brasileiro que vive no Japão e que tem um blog direcionado aos assuntos nipo-brasileiros. 


Inclusão digital 
Daí, na sexta-feira, sua assessoria noticiou o caso em release distribuído por e-mail, a Contracapa amplificou a notícia da confirmação da Daikin em Mogi, no sábado, e uma reunião com a empresa, marcada pelo deputado foi realizada na segunda-feira, com notícia postada no site já no período noturno, com a novidade de mil empregos a serem criados em Mogi. 
Guilherme Bertti


De zero a 100 
Komura, político mais novo que Junji, mas à moda antiga, plantou a semente, porém não soube alardear o feito. Foi Junji, on-line, quem botou os pingos nos "is" e capitalizou para si a consolidação de um importante investimento. Coisas da Internet. 


Sem Boy 
A desenvoltura do outro deputado federal com laços com Mogi, Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, na comunicação de seus trabalhos parlamentares, parece aquém de sua invejável desenvoltura junto ao governo federal. O uso da Internet, por parte de Boy, tem sido tímido. Não há mais site, blog, Twitter ou Facebook relacionados no Google. 
Divulgação


Amigo do Boy 
Não fosse a atuação virtual de um fiel escudeiro de Boy, Luizinho da Vila, e o deputado não teria sua gama de trabalhos parlamentares divulgada. Luizinho, aposentado, assessor informal de Costa Neto há mais de uma década, faz o que o jornalista Wladimir Porfírio, de Brasília, deveria fazer. Com o blog sempre atualizado, Luizinho virou referência na política mogiana. 
Divulgação


Gondim social
Já o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), que trabalhou bem com as redes sociais nas eleições de 2010, a partir de uma assessoria terceirizada, parece ter adotado o compasso de espera em seu site. As últimas notícias são do dia 4. Gondim não está no Twitter, Facebook ou outra rede social que carregue as informações e opiniões de seu vasto trabalho interior adentro. 
Divulgação


Bertaiolli digital 
Já o prefeito Marco Bertaiolli atua no Twitter - a última "tuitada" era de 3 de maio -, marcou presença nos últimos meses. No Facebook, Bertaiolli aproveita os mesmos assuntos, mas desdobra com mais espaço e reflexão.


Fonte:Mogi News