sexta-feira, 13 de maio de 2011

Bertaiolli se reunirá com Covas

Bertaiolli se reunirá com Covas


MARA FLÔRES



Depois de várias tentativas, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, irá receber na próxima segunda-feira o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli (DEM). A pauta principal do encontro será o pedido de mais 90 dias para que a Prefeitura possa analisar o estudo ambiental e, assim, emitir um parecer sobre o lixão proposto pela Construtora Queiroz Galvão para o Distrito Industrial do Taboão. A prorrogação do prazo vai acompanhada da solicitação para que a audiência pública do dia 21 de junho seja adiada até que a resposta do Município seja elaborada e, principalmente, analisada pelos técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
"Vamos pedir uma ampliação de 90 dias no prazo que nos foi dado para analisar o EIA-Rima e para que, depois disso, nós possamos ter uma análise, pela Secretaria, do que a Prefeitura disser", adiantou o prefeito, ao informar que, além dele, participarão da audiência com Bruno Covas, o seu vice-prefeito José Antônio Cuco Pereira (PSDB), o presidente da Câmara, Mauro Araújo (PSDB), e o deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM), responsável pelo agendamento do encontro desta segunda.
O prefeito chegou a apelar a Deus para que o secretário Bruno Covas desta vez se sensibilize com a Cidade e concorde em adiar em 90 dias o prazo para que a Prefeitura entregue o seu parecer sobre o EIA-Rima. "O Estado deu 90 dias de prazo para nós, mas levamos 30 só para contratar a empresa que está analisando o projeto. Por isso, precisamos de mais 90 dias para entregar a nossa resposta e o Estado vai precisar analisá-la. Se ainda assim, o Bruno Covas não tiver motivos para arquivar esse processo, que então marque uma nova data para a audiência, mas respeitando esses 90 dias que nós estamos precisando", argumentou Bertaiolli, que desde a marcação da audiência pública de 21 de junho, um dia depois do prazo inicial para que a Prefeitura entregue o seu parecer, não conseguiu mais conversar com o secretário Covas, apesar das insistentes tentativas.
Agora, depois de conseguir a reunião por intermédio do deputado Estevam, Bertaiolli vai aproveitar o encontro para tentar convencer Covas de que marcação da audiência pública do lixão está recheada de fraudes.
"Além das fraudes processuais, não podemos permitir a realização dessa audiência sem que a Prefeitura tenha sido ouvida porque, só assim, o Município poderá se manifestar e dizer o que pode ser feito e o que não pode. Se Deus quiser, vamos conseguir sensibilizar o secretário", disse.
O deputado Estevam disse que apenas atendeu a um pedido do prefeito ao agendar a reunião com o secretário Bruno Covas e comentou que, apesar de não ter adiantado o assunto, acredita que o representante estadual já deve imaginar que o tema do encontro será o projeto do lixão. "Pedi a reunião e o secretário marcou para segunda".

Fonte:ODiário de Mogi