sexta-feira, 13 de maio de 2011

Daikin em César

Márcio Siqueira
Adriano Vaccari


Daikin em César
A multinacional japonesa Daikin, que produz aparelhos de ar-condicionado e deverá construir uma unidade na Porteira Preta, nos próximos anos, já está montando uma unidade de montagem de aparelhos em um prédio de outra multinacional, só que alemã, com endereço em César de Souza, a Röhm. Tal revelação foi feita ontem pelo vereador Pedro Komura (PSDB), um dos responsáveis pela vinda da Daikin, que teve o nome citado ontem pela coluna.


Ética
Em notas que trataram da "inclusão digital" de políticos da região e a agilidade que o deputado federal Junji Abe vem demonstrando para divulgar seus trabalhos nas redes sociais e na Internet como um todo, a instalação da Daikin e o vereador foram citados. Komura, que conseguiu encontrar uma área pertencente ao empresário Fumio Horii que interessasse à empresa, disse que só não anunciou antes porque, "por ética", esperou que a própria Daikin e o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) o fizessem.




De bem com Junji
Komura, no entanto, não condena Junji por ter trabalhado bem a informação na Internet. Ele avalia que o deputado, que também é ligado à colônia japonesa, prestou serviços ao dar um "furo de reportagem" reproduzido imediatamente pelo Mogi News no último sábado.



De cabo a rabo
O vereador disse que acompanhou todas as fases da negociação da Daikin com Mogi, a partir de um contato inicial feito pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão, passando pela procura da área ideal e as negociações com Horii. Agora, com o negócio certo, Komura prevê que o anúncio oficial será feito nas próximas semanas.
Divulgação


Bola da vez
Quanto à unidade de montagem, que, segundo Komura, já está sendo preparada em um galpão da Röhm, o vereador revela que a Daikin ocupará o imóvel rapidamente para que possa, enquanto construir sua sede em Mogi, começar sua produção o mais rapidamente possível e enfrentar, assim, a concorrência de multinacionais chinesas e coreanas, que veem o Brasil como a bola da vez, por causa da nova classe média, para a aquisição em massa de aparelhos de ar-condicionado. Segundo Komura, funcionários já estão sendo contratados para a fábrica provisória da empresa.
Adriano Vaccari/ Daniel Carvalho


Quarteto 
Não é só o PR e o DEM que estão montando "dream teams" para a disputa das prováveis 23 cadeiras da Câmara de Mogi. O PMDB também. Um quarteto deve moldar o partido para as eleições do ano que vem: o secretário-adjunto de Saúde, Marcelo Cusatis, o presidente da Câmara, Mauro Araújo, o vereador Geraldo Tomás Augusto, o Geraldão, e o ex-vereador Benedito Faustino Taubaté Guimarães. 


Chapa quente 
Uma chapa forte de candidatos a vereador estaria sendo formada e pode contar com os quatro como linha de frente ou oferecer os passes de Cusatis - um dos homens de absoluta confiança do prefeito Marco Bertaiolli (DEM) - de Araújo - que deverá se filiar ao partido em breve -, e de Geraldão - ligado à Igreja Católica - para o posto de candidato a vice na chapa situacionista. 
Adriano Vaccari


Skafedeu-se 
A saída do presidente do Fiesp/Ciesp, Paulo Skaf, do PSB não altera os planos do vereador Chico Bezerra. É o que ele mesmo garantiu à coluna ontem. Skaf, que deve fortalecer o PMDB, foi o candidato "socialista" a governador no ano passado e andou de braços dados com Chico, prometeu financiar a candidatura de Chico à Assembleia Legislativa, mas, como bom judeu, mudou de assunto na campanha. 


Aritmética cearense 
Chico disse que ficará no PSB e que deverá ser candidato à reeleição. Ele vem formatando, aos poucos, a chapa ideal para "elegermos dois ou três parlamentares". Quer dizer, ele e mais um ou dois.



Porto seguro 
Os motivos da permanência de Chico: ter a presidência segura do diretório municipal do PSB, carta branca para apoiar para prefeito quem ele bem entender e um tempo de TV dos melhores, o que, antes de tudo, dará a Chico um poder interessante de barganha nas negociações eleitorais.



Samira na Câmara 
Samira Valério Martins Rodrigues, que trabalhou durante muitos anos na Câmara e na Prefeitura, tendo sido pessoa de confiança do ex-supersecretário Aroldo da Costa Saraiva e do então prefeito Junji Abe, deve se filiar ao PPS do deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira nas próximas semanas e fazer parte do rol de candidatas à Câmara. Samira é irmã da apresentadora de TV Patrícia Eroles.

Fonte:Mogi News