sexta-feira, 13 de maio de 2011

Audiência do Lixão: Bertaiolli terá reunião com Bruno Covas na segunda

Audiência do Lixão:
Bertaiolli terá reunião com Bruno Covas na segunda
Prefeito vai se reunir com secretário do Meio Ambiente para pedir a prorrogação da audiência do aterro
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Bruno Covas concordou em receber prefeito para reunião
Por intermédio de uma agenda obtida pelo deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM), o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) vai se reunir na próxima segunda-feira, às 15 horas, com o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, em São Paulo.
Será a chance do chefe do Executivo mogiano pedir prorrogação, por 90 dias, da audiência pública de apresentação do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental do aterro sanitário da Queiroz Galvão marcada para 21 de junho em Mogi.

A resposta do secretário confirmando o encontro foi recebida na tarde da última quarta-feira, um dia após o deputado ter feito o pedido. O prefeito tentava, sem êxito, há cerca de 15 dias, localizar Bruno Covas. Ao aceitar a solicitação para receber Bertaiolli, o secretário pediu que Estevam acompanhasse a reunião.

Para fundamentar o pedido de prorrogação da audiência, Bertaiolli deve argumentar o fechamento, por falta de alvará de funcionamento, do local onde o EIA/Rima estava disponível para consulta. A publicidade divulgada em veículos de Imprensa informando que o estudo pode ser consultado, o que não corresponde à verdade, também deve ser um dos argumentos do prefeito.

O principal motivo para o pedido, no entanto, é casar a data da audiência com a conclusão dos estudos que a empresa Falcão Bauer Engenharia está fazendo, no Taboão, com o objetivo de contestar a viabilidade do empreendimento. O relatório será a maneira formal de manifestação da Prefeitura no processo de instalação do aterro.

"Vou me reunir com o secretário, junto do deputado e de vereadores, e pedir mais 90 dias para a entrega do parecer da Prefeitura e com isso tentar prorrogar a audiência. E o secretário irá analisar se deve ou não fazer a audiência. Vou me empenhar em todos os sentidos para não permitir que isso ocorra, até porque o processo de instalação do aterro está cheio de fraudes e irregularidades, o que mostra que isso não pode acontecer na cidade", disse o prefeito.

Nos últimos dias, Bertaiolli vinha criticando a postura do secretário em não recebê-lo ou sequer retornar as ligações dele. Ao Mogi News, chegou a dizer que não compreendia a dificuldade na comunicação com Covas. Ao solicitar um horário com o secretário, Estevam confirmou que atendeu um pedido feito por Bertaiolli na terça-feira passada. Em audiência no dia de ontem, o deputado, por meio da Assessoria de Imprensa, afirmou que cumpriu com o papel de legislador e que é a favor do movimento de Mogi contrário ao aterro. (Colaborou Marcelo Pascotto)

Fonte:Mogi News