terça-feira, 4 de outubro de 2011

Deputado André do Prado apresenta projeto para proibir comércio de armas de brinquedo em todo o Estado

Dep. Andre do Prado.jpg
Um projeto de lei 942/2011, de autoria do deputado estadual André do Prado (PR), quer proibir a fabricação e a comercialização de armas de brinquedo no Estado de São Paulo. O projeto também estabelece que o não cumprimento da norma acarretará inicialmente em advertência por escrito, seguida, em caso de reincidência, de multa, suspensão das atividades do estabelecimento por 30 dias, cassação da licença e encerramento das atividades do estabelecimento.


Pela proposta, a fiscalização será exercida pelo Poder Executivo, que designará o órgão responsável e realizará campanha educativa nos meios de comunicação para esclarecimento sobre os deveres, proibições e sanções impostas.


O deputado André do Prado acredita que brinquedos indutores de comportamentos violentos devem ser evitados pela sociedade, o que desafia qualquer política de segurança pública. "Não se justifica a existência de brinquedos que imitam armas nas mãos de crianças, muito menos servindo aos meliantes como objeto de intimidação e de favorecimento ao delito. O mais grave é que a violência praticada por jovens e crianças tem crescido consideravelmente", argumentou o deputado.


 Ainda de acordo com o parlamentar, o desemprego, as diferenças sociais, a impunidade, a proliferação das drogas entre outros fatores, podem ser apontados como as causas do aumento da criminalidade.


 “Nesse aspecto, a educação de nossas crianças é prioridade nas ações preventivas. Porém, não basta apenas focarmos na educação dispensada pelas escolas. Deve haver um comprometimento mútuo entre o governo, pais e comunidade em geral, de todas as iniciativas preventivas de caráter pedagógico, inclusive aquelas relacionadas aos brinquedos utilizados pelas crianças. Não podemos banalizar as armas de brinquedo. Brincar é coisa séria e tem significados muito importantes para as crianças, pois é na brincadeira que esta exercita a espontaneidade e a criatividade. Brinquedos que possam induzir comportamentos violentos no plano da memória e que possam levar a criança a interpretar erroneamente o significado da palavra "matar" devem ser evitados pela sociedade”, completa André do Prado.


 Clarissa Johara


Assessora de Imprensa


Deputado André do Prado

Mogi poderá receber duas importantes visitas

Ainda não há confirmação oficial, mas não será surpresa se dois ilustres visitantes aportarem cá na terrinha durante as próximas semanas. Um deles, o governador Geraldo Alckmin (PSDB), é esperado na inauguração das instalações do Poupatempo, que estão sendo concluídas no interior do D’avó Hipermercado. Caso isso venha a ocorrer, será a primeira visita do tucano após a transferência do prefeito de Mogi para o PSD. E para provar que continua aliado do governador, Marco Bertaiolli promete realizar um evento de grande porte para recepcioná-lo na Cidade. Uma festa com grande presença popular, o suficiente para impressionar positivamente o visitante. Quem também pode aportar na Cidade é a presidente Dilma Rousseff (PT), que viria inaugurar os 2.060 apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida, um dos mais importantes do Governo Federal. A possível visita de Dilma está ligada ao fato de que o empreendimento localizado no Distrito de Jundiapeba, junto às ruas José Ferreira, Francisco Marialva, Augusto Regueiro, Manoel Fernandes e Alameda Santo Ângelo, é um dos poucos voltados para um público que ganha de zero a três salários mínimos, já concluídos nos últimos tempos. A presença da presidente na solenidade de entrega teria um componente importante para seu governo. Por isso, o interesse da Caixa Econômica Federal em trazê-la para a inauguração.




Esperanças perdidas


A filiação de Marco Bertaiolli ao PSD joga por terra as esperanças de quem ainda sonhava com uma candidatura de Junji Abe a prefeito para equilibrar o jogo político nas próximas eleições.




Companhia


O deputado e virtual prefeiturável Gondim Teixeira (PPS) não perdeu tempo. Tão logo se confirmou a transferência do prefeito Bertaiolli para o PSD, ele tratou de buscar espaço junto a Geraldo Alckmin. O parlamentar acompanhou a visita do governador, sábado, em Guarulhos, onde tomaram café e conversaram sobre... política.


Na disputa


O vereador Nabil Safiti (DEM) já estaria se movimentando para tentar se eleger presidente da Câmara na eleição deste final de ano. Já que o acordo inicial de dividir os mandatos entre os principais partidos foi quebrado com a reeleição de Mauro Araújo (PMDB), Nabil pode acabar ocupando o lugar que seria do PR na última etapa do atual mandato.


Crematório


Dois empresários de São Paulo estão avaliando áreas em Mogi para a construção de um moderno crematório, que serviria não só à Cidade, mas a toda Região do Alto Tietê, com cerca de 1,2 milhão de habitantes. Dois locais já foram visitados e mais quatro estão relacionados: imediações dos cemitérios Parque das Oliveiras e da Saudade.


Fonte:O Diário de Mogi



Semana é decisiva para partidos

Júlia Guimarães
Esta semana será decisiva para os candidatos e agremiações partidárias que queiram disputar as eleições municipais de 2012. Isso porque a legislação que dispõe sobre a fidelidade partidária exige que os políticos façam parte de um mesmo partido pelo período de pelo menos um ano antes de concorrerem a qualquer cargo público eletivo. O calendário eleitoral fixado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o próximo pleito determina que as eventuais trocas de legenda sejam realizadas até a próxima sexta-feira, quando restarão exatos 12 meses para o primeiro turno. Caso a determinação seja descumprida, o político fica impedido de concorrer. Em razão de mudanças nos bastidores políticos da Cidade e da necessidade de cumprimento do prazo, vários nomes fortes da política mogiana já migraram de legenda. A expectativa é de que até o final desta semana sejam oficializadas outras alterações importantes.


A principal mudança político-partidária registrada nos últimos dias em Mogi foi a saída do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli do DEM para ingresso no PSD, sigla comandada na Região pelo deputado federal Junji Abe. A ficha de filiação do prefeito foi assinada na Capital diante de seu amigo, o vice-governador do Estado, Afif Domingos (PSD). A migração deverá repercutir, como em um efeito cascata, na Câmara de Mogi. Os três vereadores da bancada democrata - Protássio Nogueira, Nabil Safiti e Carlos Evaristo - vão acompanhar a mudança. Os parlamentares assinariam ontem mesmo, ou hoje, no mais tardar, as fichas da nova sigla. O ex-vereador Antonio Lino da Silva, assessor do Gabinete do prefeito, deverá fazer o mesmo.


A expectativa é de que Bertaiolli concorra á reeleição pelo novo partido e repita a dobradinha com os tucanos, levando novamente o vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira para a chapa majoritária. A grande novidade do PSDB é a filiação do mogiano Cid Torquato, que atualmente é coordenador de Políticas Públicas da Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência e deverá concorrer ao cargo de vereador no próximo ano. Na Câmara, a bancada tucana sofreu a perda do presidente da Casa, Mauro Araújo, que se filiou ao PMDB recentemente em razão de desentendimentos com o diretório municipal. Os vereadores Pedro Komura e Jolindo Rennó deverão permanecer no PSDB.


Além de Mauro Araújo, o PMDB também ganhou a filiação da publicitária Thamara Strelec, que neste ano foi destituída da presidência da comissão provisória do PSC e conseguiu uma reaproximação com Bertaiolli, contra quem concorreu nas eleições passadas, na chapa do deputado Gondim Teixeira (PPS). O parlamentar, inclusive, perdeu o apoio do vereador Osvaldo dos Santos, o Osvaldo do Mercado Real, que saiu do PPS e migrou para o PP, partido que está atualmente sob o comando do advogado Gustavo Ferreira. Já o PSC ganhou a filiação do vereador Olimpio Tomiyama, que permaneceu no PTB por mais de 10 anos e decidiu abandonar a legenda depois de perder a presidência da comissão provisória.


O Partido Republicano (PR) não deverá ter perdas na bancada da Câmara, que atualmente possui três vereadores: Vera Rainho, Expedito Ubiratan Tobias e Rubens Benedito Fernandes, o Bibo. O presidente do diretório municipal, o secretário municipal de Desenvolvimento, Marcos Damásio, informou que o partido ganhou recentemente 19 novos filiados, vindos de outras agremiações. Muitos destes nomes são considerados importantes pelo potencial de votação, como os pré-candidatos Edvaldo Hemenegildo, o Palhaço Bubu, e Edinho Camilo, filho do ex-vereador Edson Camilo.


Os vereadores Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, e Emília Letícia Rodrigues (PTdoB), deverão permanecer nas siglas. O mesmo acontecerá com Jean Lopes, que pertence ao PCdoB, partido que perdeu recentemente a filiação do ambientalista e líder comunitário do Mogilar, José Arraes. Ele migrou para o PT e deverá concorrer ao cargo de vereador em 2012.


Outra conquista importante do Partido dos Trabalhadores neste ano foi a filiação do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi, Marco Antonio Soares Júnior. O advogado nunca havia se filiado a um partido político antes, mas neste ano decidiu ingressar na vida política e já confirmou seu nome como pré-candidato para as eleições majoritárias de 2012. Soares é a grande esperança da sigla, que nas eleições passadas não conseguiu legenda suficiente para conquistar nem uma única vaga na Câmara.




Incógnita


A única incógnita atualmente na Câmara de Mogi é o futuro da vereadora Odete Souza, que recentemente abandonou a presidência do PDT. A parlamentar quer trocar de partido, mas a situação ainda está indefinida.


Fonte:O Diário de Mogi

Mais 8,3 mil vereadores em 2013


DESPESAS Para Ziulkoski, aumento de vereadores aumenta o custo das prefeituras em bilhões de reais


PORTO ALEGRE


O número de vereadores dos 5.565 municípios brasileiros pode crescer até 16%, de 51.419 na legislatura atual, eleita em 2008, para até 59.764 na próxima, a ser eleita em 2012 para tomar posse em 2013. Apesar disso, o número total de cadeiras deve ficar em 57.651, com aumento de 12%, porque nem todas as câmaras vão aproveitar a autorização legal para ampliar sua composição de cadeiras.


A projeção foi feita a partir de uma pesquisa elaborada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e divulgada pelo presidente da entidade, Paulo Roberto Ziulkoski, ontem, em Porto Alegre.


Desde 2009, quando uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu limites máximos, vinculados à população corrente dos municípios, para a composição das câmaras, há movimentações em centenas de municípios para alterar o número de vereadores, quase sempre para mais, conforme admitido pela lei, para a próxima legislatura. O prazo para as alterações encerra-se em 30 de junho de 2012.


Para chegar à projeção, a área técnica da CNM consultou todas as 2.153 câmaras que, pela legislação atual, podem mudar o número de cadeiras, entre os dias 21 e 28 de setembro, e obteve resposta de 1.857 (87,7%) delas, o que fez Ziulkoski considerar os dados como "quase um censo".


O levantamento constatou que metade dos municípios que podem mudar preferiu aumentar o número de cadeiras, com exceção de Conchal (SP), que diminuiu as vagas de 13 para 11. Na outra metade, na qual estão os municípios que ainda não mudaram, 62% das câmaras indicaram que pretendem alterar o número de cadeiras Isso levou a CNM a concluir que 1.740 municípios vão optar pelo aumento.


Os dados mostram que as alterações já aprovadas para entrar em vigor em 2013 vão aumentar o número total de vereadores dos atuais 51.419 eleitos em 2008 para 54.577, com acréscimo de 3 158 vagas. Se consideradas as intenções já manifestadas de alterar o número de cadeiras e aplicado um cálculo proporcional, o acréscimo pode chegar a 6.232 vagas, elevando o número total para 57.651, de um máximo possível de 59.764.


As mudanças recentes da legislação alteraram a composição das câmaras. Em 2003, uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu a proporcionalidade entre a população e o número de cadeiras, o que reduziu o total de vereadores do Brasil de 60.311 para os atuais 51.419. Em 2009, a Emenda Constitucional 58/2009, estabeleceu limites máximos vinculados à população corrente, o que deu margem para 2.153 municípios alterarem a composição de suas câmaras.


Desde então, 930 câmaras, entre as que responderam à consulta da CNM, aprovaram alterações, enquanto 571 afirmaram que pretendem modificar a legislação e 356 vão manter a composição atual. Como o prazo para a alteração vigorar em 2013 encerra-se em 30 de junho de 2012, o debate está em curso em centenas de municípios brasileiros.


Em valores absolutos, os Estados que tiveram mais municípios que já aumentaram o número de vereadores para 2013 são São Paulo, com 145, Minas Gerais, com 124, Bahia, com 93, e Ceará, com 89. Na proporção sobre o número total de municípios, Roraima lidera, com 75%, referentes a apenas três câmaras, seguida por Ceará, com 74%, Alagoas e Paraíba, com 59%.


Ao avaliar os números, Ziulkoski afirmou que o aumento do número de vereadores, isolado, não seria motivo de preocupação para quem administra as contas públicas, mas manifestou-se preocupado com o contexto em que isso ocorre, com perspectiva de aumentar o custo total das prefeituras em alguns bilhões de reais.


"O problema é que os deputados federais e senadores elevaram (seus subsídios) em 60%", citou Ziulkoski.


O cálculo é que os vereadores, assim como os deputados estaduais já fizeram, vão aproveitar para reajustar os subsídios para legislatura seguinte, na proporção admitida em relação ao Congresso Nacional.



DESPESAS Para Ziulkoski, aumento de vereadores aumenta o custo das prefeituras em bilhões de reais


PORTO ALEGRE




O número de vereadores dos 5.565 municípios brasileiros pode crescer até 16%, de 51.419 na legislatura atual, eleita em 2008, para até 59.764 na próxima, a ser eleita em 2012 para tomar posse em 2013. Apesar disso, o número total de cadeiras deve ficar em 57.651, com aumento de 12%, porque nem todas as câmaras vão aproveitar a autorização legal para ampliar sua composição de cadeiras.


A projeção foi feita a partir de uma pesquisa elaborada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e divulgada pelo presidente da entidade, Paulo Roberto Ziulkoski, ontem, em Porto Alegre.


Desde 2009, quando uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu limites máximos, vinculados à população corrente dos municípios, para a composição das câmaras, há movimentações em centenas de municípios para alterar o número de vereadores, quase sempre para mais, conforme admitido pela lei, para a próxima legislatura. O prazo para as alterações encerra-se em 30 de junho de 2012.


Para chegar à projeção, a área técnica da CNM consultou todas as 2.153 câmaras que, pela legislação atual, podem mudar o número de cadeiras, entre os dias 21 e 28 de setembro, e obteve resposta de 1.857 (87,7%) delas, o que fez Ziulkoski considerar os dados como "quase um censo".


O levantamento constatou que metade dos municípios que podem mudar preferiu aumentar o número de cadeiras, com exceção de Conchal (SP), que diminuiu as vagas de 13 para 11. Na outra metade, na qual estão os municípios que ainda não mudaram, 62% das câmaras indicaram que pretendem alterar o número de cadeiras Isso levou a CNM a concluir que 1.740 municípios vão optar pelo aumento.


Os dados mostram que as alterações já aprovadas para entrar em vigor em 2013 vão aumentar o número total de vereadores dos atuais 51.419 eleitos em 2008 para 54.577, com acréscimo de 3 158 vagas. Se consideradas as intenções já manifestadas de alterar o número de cadeiras e aplicado um cálculo proporcional, o acréscimo pode chegar a 6.232 vagas, elevando o número total para 57.651, de um máximo possível de 59.764.


As mudanças recentes da legislação alteraram a composição das câmaras. Em 2003, uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu a proporcionalidade entre a população e o número de cadeiras, o que reduziu o total de vereadores do Brasil de 60.311 para os atuais 51.419. Em 2009, a Emenda Constitucional 58/2009, estabeleceu limites máximos vinculados à população corrente, o que deu margem para 2.153 municípios alterarem a composição de suas câmaras.


Desde então, 930 câmaras, entre as que responderam à consulta da CNM, aprovaram alterações, enquanto 571 afirmaram que pretendem modificar a legislação e 356 vão manter a composição atual. Como o prazo para a alteração vigorar em 2013 encerra-se em 30 de junho de 2012, o debate está em curso em centenas de municípios brasileiros.


Em valores absolutos, os Estados que tiveram mais municípios que já aumentaram o número de vereadores para 2013 são São Paulo, com 145, Minas Gerais, com 124, Bahia, com 93, e Ceará, com 89. Na proporção sobre o número total de municípios, Roraima lidera, com 75%, referentes a apenas três câmaras, seguida por Ceará, com 74%, Alagoas e Paraíba, com 59%.


Ao avaliar os números, Ziulkoski afirmou que o aumento do número de vereadores, isolado, não seria motivo de preocupação para quem administra as contas públicas, mas manifestou-se preocupado com o contexto em que isso ocorre, com perspectiva de aumentar o custo total das prefeituras em alguns bilhões de reais.


"O problema é que os deputados federais e senadores elevaram (seus subsídios) em 60%", citou Ziulkoski.


O cálculo é que os vereadores, assim como os deputados estaduais já fizeram, vão aproveitar para reajustar os subsídios para legislatura seguinte, na proporção admitida em relação ao Congresso Nacional.


Fonte:O Diário de Mogi

Só promessa

Em meio à crise na saúde pública de Suzano, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve na cidade no último sábado, mas não disse exatamente o que todos imaginavam o que seria o objetivo principal de sua visita: garantir com todas as letras que a cidade terá, sim, um hospital na área indicada pelo município, que é alvo de briga na Justiça, ou em qualquer outro terreno que fosse. 




Fiasco
A saúde entrou em colapso desde o fechamento do Hospital Campos Salles e dos problemas em série na Santa Casa de Misericórdia. O ministro só garantiu a assinatura do convênio até o fim deste ano, mas quem esperava uma posição mais firme que fosse além da renovação da promessa acabou se frustrando. Detalhes da estrutura do novo hospital ou do tipo de atendimento também passaram longe, muito longe.


Daniel Carvalho



Palanque
Quem deve ter ficado frustrado também foi o secretário de Saúde de Mogi, Paulo Villas Boas. Ele ficou num canto na parte de baixo do palanque e nem sequer foi citado e convidado para ir onde estavam as demais autoridades. Num dos momentos da visita, Padilha sentou-se numa cadeira como paciente e posou para a foto com uma dentadura na mão.
Divulgação



Calmaria
Enquanto os presidentes de partidos estão se descabelando por conta do prazo final das filiações partidárias, que termina nesta sexta-feira, dia 7, o vereador e presidente do Diretório Municipal do PMDB, Geraldo Tomáz Augusto, o Geraldão, está numa situação confortável: "O PMDB está tranquilo. Já conseguimos atingir a marca dos 50 pré-candidatos, um pessoal bem qualificado", afirmou. O número é até superior a uma eventual coligação do PMDB, mas, segundo Geraldão, é bom trabalhar com certa folga de candidatos. 


Ameaça
O vereador Osvaldo dos Santos (PPS), o Osvaldo do Mercado Real, deverá deixar mesmo o PPS hoje. Mas enfrentará problemas. O presidente da legenda, o advogado Delmiro Goveia, afirmou que a recomendação expressa neste caso é reivindicar o mandato do partido na Justiça: "O mandato do vereador pertence ao partido. Se ele sair, não estará sendo correto com ele mesmo. Não temos nada contra, mas reivindicaremos a cadeira na Câmara e o processo poderá levar 60 dias". 




Aproximação
No vácuo da ida do prefeito Marco Bertaiolli para o PSD, que mudou de partido na última semana, o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) está tentando se aproximar cada vez mais do governador Geraldo Alckmin (PSDB). No último sábado, ele tomou café com o governador após a liberação de R$ 7,2 milhões para um hospital em Guarulhos e na última quinta-feira participou de um evento com motoboys no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.




Garantido
"O governador está mais próximo e ele me trata bem e eu o trato bem", disse o deputado, que falou com Alckmin sobre a reforma no Fórum de Brás Cubas, cuja verba já está carimbada, e a duplicação da Mogi-Dutra até o trecho de Arujá, também já anunciada pelo governo. 


Carnaval 2012
O secretário municipal de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, discutirá com os representantes das escolas de samba do município importantes assuntos relacionados ao carnaval 2012. 


Mais duas escolas
A reunião foi convocada para esta quinta-feira, às 18 horas. Entre as novidades, duas novas escolas poderão estrear no ano que vem: uma do Santo Ângelo e outra do bairro Nova Mogilar. No caso do Santo Ângelo, já existe uma escola no bairr, a Unidos do Salles, mas a novidade seria uma segunda agremiação representando aquela região. 




Divisão
Outra mudança que poderá ser discutida é a mescla dos desfiles do grupo especial e de acesso no mesmo dia. Assim, evitaria que um público maior comparecesse nas escolas do grupo especial. A Prefeitura de Mogi também deve manter a terceirização da estrutura do carnaval. 




Receita
Quanto o município terá de orçamento para o Carnaval em 2012? Está é que é a grande incógnita, o "x" da questão. O repasse para as escolas é outro assunto que entrará em pauta também, mas só será divulgado durante o encontro.


Daniel Carvalho



Natal de Sorrisos
A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Bertaiolli, quer ultrapassar este ano a arrecadação de 60 mil brinquedos dentro da campanha Natal de Sorrisos. 




Oba-oba
Segundo a primeira-dama, não adianta oba-oba ou fazer chazinho. O que vale mesmo é colocar a mão na massa para tornar o Fundo Social mais atuante e tirar o estigma de fazer simplesmente assistencialismo. 




Roberto Carlos
Dentro da programação de Natal que está sendo preparada pela Secretaria Municipal de Cultura, com o mote do show realizado no último sábado "Elas cantam Elba Ramalho", a Prefeitura estuda o mesmo tipo de show, com a diferença de que as cantoras vão interpretar músicas do rei Roberto Carlos, no período de 16 a 18 de dezembro.


Fonte:Mogi News

Política Vereadores também migram para o PSD

Adriano Vaccari

Evaristo: Fidelidade a Bertaiolli
Com menos de uma semana de vida, o Partido Social Democrático (PSD) já conta, em Mogi das Cruzes, com pelo menos um representante no Executivo (o prefeito Marco Bertaiolli) e três no Legislativo. Conforme havia antecipado o Mogi News, na semana passada, os três vereadores do DEM, Carlos Evaristo da Silva, Protássio Ribeiro Nogueira e Nabil Nahi Safiti, também decidiram se desfiliar migrar para o PSD, recém-criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. 
As fichas (de desfiliação do DEM e de filiação ao PSD) foram assinadas ontem à tarde. O discurso de justificativa dos três vereadores era o mesmo: todos queriam seguir o "amigo e líder", o prefeito Marco Bertaiolli, desde que, é claro, não tivessem suas cadeiras no Legislativo contestadas juridicamente por causa da Resolução 22.610, que trata da fidelidade partidária. 


Bertaiolli assinou a desfiliação do DEM e assinou com o PSD na tarde de quinta-feira passada e anunciou sua decisão no sábado. "Todos (vereadores) vão seguir a locomotiva Bertaiolli", resumiu o vice-presidente da Câmara, Protássio Ribeiro Nogueira. 
Ele se refere à declaração dada na semana passada de que uma locomotiva não anda sem os vagões. "Eu me considero um dos vagões", disse. Segundo Nogueira, uma reunião, na sexta-feira passada, teria selado o acordo dos três vereadores com o prefeito.


"O Bertaiolli sempre foi um líder democrático. Toma as decisões necessárias para o bem comum e nos convida a participar dos projetos. Serei sempre fiel a ele", completou Carlos Evaristo. "A questão da fidelidade partidária incomodava, tenho de admitir", acrescentou Nabil Nahi Safiti, que permaneceu 11 anos no DEM. "Mas, por se tratar de um partido novo, que nos permite mudar para ele sem ter as nossas cadeiras na Câmara contestadas na Justiça, então, é possível acompanhar nossas ideologias", completou. 
Com isso, o PSD sai do zero para uma representatividade de três vereadores na Câmara Municipal, se tornando, ao lado do PR, a maior bancada. Já o DEM faz o caminho inverso.


Resolução 
De acordo com a Resolução 22.610, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido político interessado pode pedir à Justiça Eleitoral a decretação da perda de cargo eletivo em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa e o político pode se antecipar e protocolar uma carta de justificativa. (N.A.)


Fonte:Mogi News

Política Representatividade do DEM em Mogi acabou, diz Estevam Galvão

Segundo o deputado, com a saída de Bertaiolli e de vereadores, partido não deve ter candidatos no ano que vem
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Estevam Galvão é o líder da bancada do DEM na Assembleia Legislativa de SP
A saída do prefeito Marco Bertaiolli e dos três vereadores da Câmara Municipal do partido Democratas (DEM) nos últimos dias, para filiarem-se ao recém-criado Partido Social Democrático (PSD), deixa uma grande lacuna na antiga legenda, com graves consequências às eleições municipais de 2012. O partido, que surgiu do PFL, corre o risco de, em Mogi das Cruzes, não ter candidato a prefeito nem à Câmara Municipal no ano que vem. Avaliação é do deputado estadual e líder da bancada democrata na Assembleia Legislativa, Estevam Galvão de Oliveira. 
Em entrevista ao Mogi News, Estevam reforçou sua lealdade ao Democratas, garantindo que não deixará a sigla nessa reta final das filiações partidárias. "Convite realmente teve (de mudar para o PSD), mas, ao contrário do Bertaiolli, vou ficar no DEM. O partido precisa se reestruturar e, agora, eu terei de fazer isso no Alto Tietê". Estevam, que é a principal figura política da legenda na região, diz ter sido informado sobre a saída de Bertaiolli no fim da semana passada. "Nós nos reunimos na quinta-feira e ele me explicou os motivos que o fizeram tomar essa decisão. Respeito, mas lamento muito, porque Mogi perdeu sua representatividade. E, com os vereadores também indo para o PSD, não haverá tempo hábil para filiarmos novos membros ou montarmos uma chapa para as próximas eleições. Em Mogi, o DEM está órfão". 
Estevam se refere, em especial, à direção municipal do partido, que estava nas mãos de Bertaiolli. O comando da legenda, segundo o próprio prefeito declarou no sábado, está nas mãos do presidente da executiva no Estado, o deputado federal e secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia. O partido terá cerca de dois minutos na TV nas eleições de 2012.


Fonte:Mogi News

Mudanças Dança dos partidos

Prefeito Marco Bertaiolli 
Deixou o DEM e foi para o PSD.




Vereador Carlos Evaristo da Silva
Acompanhou o prefeito. Deixou o DEM para se filiar no PSD.




Vereador Nabil Nahi Safiti
Acompanhou o prefeito. Deixou o DEM para se filiar no PSD.




Vereador Protássio Nogueira
Acompanhou o prefeito. Deixou o DEM para se filiar no PSD.




Vereador Osvaldo dos Santos


Fonte:Mogi News
Saiu do PPS e agora pertence aos quadros do PP.




Vereador Olímpio Tomiyama 
Saiu do PTB e se filiou ao PSC.




Vereadora Odete R. Alves Souza
Descontente no PDT, deverá seguir no partido. Recebeu proposta do PP.




Presidente da Câmara de Mogi, Mauro Araújo
Saiu do PSDB e engrossou a chapa do PMDB.




Florêncio de Jundiapeba
Saiu do PR e foi para o PMDB.




Ricardo de Oliveira Pedroso
O presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência se filiou no PMDB.




José Arraes
Vai disputar as eleições ao Legislativo pelo PT, depois de sair do PC do B.




Nilson da Eliana
Saiu do PSDC e foi para o PMDB.




Sergio Chebel 
Saiu do PP e agora é do PT.




Fatão
A líder comunitária se desfilou do PC do B e assinou com o PT.




Carlos Antonio Zambotto
Petista, ele mudou o domicílio eleitoral de Suzano e disputará as eleições em Mogi.




Airton Nogueira
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista será candidato a uma cadeira na Câmara pelo PP.




Sandim
Saiu do PSB e se filiou no PP.




Carlos Lima
O médico saiu do PSB e assinou com o PP.




Carlos Lucareski
Saiu do PR e se filiou no PPS.




Zé Rita
Do PR para o PP.




Emerson do Posto
Do PDT para o PR.




Devanir Barbosa
Mais que saiu do PDT para o PR.




Nani
Do PDT para o PR.




Edinho Camilo
Do PSDB para o PR.




Caxamba
Mais que saiu do PSDB para o PR

Mudanças Trocas definem novo cenário político

Bertaiolli no PSD, Tomiyama no PSC, e Santos no PP são algumas das mudanças com vistas às eleições 2012
Cleber Lazo 
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Santos: "Vida nova agora"
Falta menos de três dias para o fechamento da janela eleitoral, em 7 de outubro e o cenário político de Mogi das Cruzes começa a se definir. A legislação eleitoral exige que o candidato a um cargo eletivo tenha ao menos um ano de filiação na sigla que disputará as eleições.


Como o pleito ocorrerá em 7 de outubro de 2012, o prazo máximo para a troca de legendas é a próxima sexta-feira.


A esperada filiação do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli no PSD, deixando o DEM, foi anunciada no fim de semana. Junto com ele irão os três vereadores da Câmara Municipal - Carlos Evaristo da Silva, Protássio Ribeiro Nogueira e Nabil Nahi Safiti.


Outros dois parlamentares também definiram o futuro. Osvaldo Ferreira do Santos saiu do PPS e agora integra os quadros do PP. "Conversei com o pessoal do meu antigo partido e tudo está resolvido. Agora é vida nova", afirmou na tarde de ontem.


Apesar de otimista, ele sofrerá processos por infidelidade partidária. O presidente do PPS em Mogi das Cruzes, o advogado Delmiro Goveia, adiantou que a entrada com o processo na Justiça Eleitoral é uma determinação da executiva estadual. "A resposta se estamos certos sairá em no máximo 90 dias. Gostaríamos que ele permanecesse, mas se optar pela saída, nossa opção é ir a Justiça", afirmou.


O experiente Olímpio Osamu Tomiyama deixou PTB e, finalmente, anunciou o que todos já esperavam: a filiação no PSC. "É um partido que está em crescimento. Lançaremos chapa completa para a Câmara Municipal", afirmou. Ele não deverá sofrer represálias da antiga legenda, o PTB.


A vereadora Odete Rodrigues Alves Souza está em uma situação complicada. Ela poderá ser mais uma representante do Legislativo mogiano a anunciar a saída do partido em que venceu a eleição.


Descontente no PDT, principalmente depois que o Diretório Estadual tirou a presidência da legenda de suas mãos, só não oficializou a saída porque o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli teria recomendado a permanência na sigla, para garantir o apoio do partido. Se as mudanças na Câmara e na Prefeitura são intensas, a dança de partidos dos pré-candidatos é ainda mais aberta e pode revelar surpresas.


Fonte:Mogi News

Balanço Hospital atende 281 novos casos de câncer de mama

A incidência da doença na região do Alto Tietê tornou-se mais comum na terceira idade
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Rodrigues: "Os números de casos de câncer de mama em Mogi são alarmantes"
Em um ano, o Centro Oncológico de Mogi das Cruzes registrou 281 novos casos de câncer de mama na região. A incidência da doença tornou-se mais comum na terceira idade, já que 82 casos foram identificados em mulheres com idade entre 50 e 60 anos. No mês em que as campanhas de mobilização de prevenção ao câncer de mama ganham força, os dados são alarmantes.


"Além das campanhas, temos um trabalho diário de prevenção ao câncer de mama que prevê também palestras de conscientização em escolas, instituições sociais, entre outros. Falar sobre a prevenção é o melhor método de evitar novos casos", explicou Flávio Isaias Rodrigues, médico radioterapeuta e cancerologista responsável pela entidade.


As mulheres em tratamento contra o câncer na entidade também participam de projetos sociais que visam a qualidade de vida e reinserção na sociedade, como o projeto Ciranda, por exemplo.


Teto
O governo do Estado liberou o atendimento de 35 pacientes na semana passada. "Aos poucos, o governo vai liberando o atendimento pela rede SUS, mas nossa situação ainda é delicada", destacou o médico. A unidade também aguarda o resultado da auditoria realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, para saber se haverá ou não aumento do repasse.


"Apesar de liberar o atendimento destes pacientes, não existe um critério mais rigoroso sobre quem deve ser atendido, de acordo com o estado do paciente. E isso é muito triste". 
Os resultados da auditoria feita pela secretaria são definidos de acordo com o montante repassado atualmente, a demanda existente e o perfil dos pacientes. Nos últimos meses, o atendimento a novos pacientes com câncer da região tem sido comprometido no Centro Oncológico, que tem excedido o teto do repasse estadual.


Quando isso acontece, o Estado para de bancar os atendimentos e a unidade médica não tem condições de fazê-los sozinha. O Centro Oncológico recebe por volta de R$ 900 mil. O ideal seria o dobro.


Fonte:Mogi News

Mudança: Marcos Regueiro é o secretário de Gestão de Mogi

Ele é funcionário concursado desde 1987. Tem pós em Direito Trabalhista e em Direito Público Municipal
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação

Marcos Regueiro: Andamento aos trabalhos atuais e reforço no processo de transparência pública
O servidor municipal de carreira Marcos Roberto Regueiro é o novo secretário municipal de Gestão. Ele substitui Elen Maria Valente Carvalho, que se desligou da Prefeitura na semana passada, para assumir a função de tabeliã-substituta em um cartório da Região Metropolitana. A posse será realizada hoje, às 16 horas, no prédio da administração municipal. Na oportunidade, Regueiro concederá uma entrevista coletiva. 
O novo secretário é funcionário concursado da Prefeitura desde 1987. Atualmente, ocupa o cargo de diretor do Departamento de Rendas da Secretaria Municipal de Finanças. Já atuou na extinta Companhia de Desenvolvimento de Mogi (Codemo), na Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e foi chefe de Divisão do Departamento de Execução Fiscal. Ele é advogado formado pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), com pós-graduação em Direito Trabalhista e Direito Público Municipal e leciona Direito do Trabalho e Direito Tributário na Universidade Braz Cubas (UBC).


Por meio da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura, adiantou que "sua meta é dar andamento aos trabalhos já em execução, além de desenvolver projetos para reforçar o processo de transparência pública nas compras públicas e incentivar a participação das empresas mogianas nas concorrências por meio do Programa Licita Mogi". "Outro objetivo é continuar investindo forte no processo de informatização, implantando programas e plataformas de trabalho que possibilitem a disponibilização de novos serviços online, reforçando o trabalho de transparência adotado pela administração municipal".


O Mogi News informou, com exclusividade, que Elen Valente iria deixar o governo municipal. A decisão foi pessoal, uma vez que o convite para o novo trabalho partiu de Maria Natália Valente Carvalho Watanabe, filha da ex-secretária. A jovem mogiana foi classificada em sétimo lugar no concurso público de cartórios em São Paulo. Além de decidir qual cartório iria dirigir, Maria Natália teve de indicar um tabelião-substituto e decidiu pela mãe. Elen deixou o cargo depois de completar duas décadas na administração pública.


Fonte:Mogi News