quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Região tem destaque na agenda do governador


Ao que tudo indica, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) vai repetir em 2012 uma ampla rotina de visitas ao Alto Tietê, a exemplo do que já fez em 2011. E a primeira vinda dele à Região neste ano está prevista ainda para esta primeira semana de janeiro. A agenda oficial do governador indica a sua presença, amanhã, em Itaquaquecetuba, para a entrega dos empreendimentos T1, T2 e T3, no Bairro Estação. São 360 apartamentos construídos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), destinados a servidores públicos, sendo 205 unidades para funcionários estaduais e 155 municipais. O investimento é de R$ 27 milhões. Além de Itaquaquecetuba, Geraldo Alckmin tem outro compromisso a cumprir no Alto Tietê neste primeiro trimestre, que é a inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mogi das Cruzes. Se não ocorrerem imprevistos, a solenidade será realizada no dia 1o de março. Também neste semestre, o governador deverá vir a Suzano para a inauguração do Poupatempo, em fase de construção no Suzano Shopping. Portanto, seja em eventos oficiais ou mesmo em cerimônias sociais (no ano passado ele foi até padrinho de casamento em Biritiba Mirim), Geraldo Alckmin vai continuar bastante presente nos municípios locais, deixando claro que tem pela Região um grande apreço. Afinal de contas, em sete das 10 cidades do Alto Tietê, o tucano foi o mais votado na última eleição e os votos daqui foram importantes para a sua vitória no primeiro turno.


Mudanças - 1


O ano começa com novas mudanças radicais no primeiro escalão da UMC. Jesus Gonzalez, vice-reitor Administrativo e Financeiro da instituição, onde atuava desde 1996, foi demitido no período que antecedeu as festas de final de ano. Até agora, seu lugar ainda continua vago. Jesus fazia parte do grupo de pessoas que atuavam diretamente com a reitora Regina Coeli Bezerra de Melo e, a princípio, seu nome estava mantido no alto comando, após as primeiras alterações. Entretanto, para surpresa geral, a dispensa ocorreu nos últimos dias de dezembro.


 Mudanças - 2


Além do chanceler Manoel Bezerra de Melo, que pouco aparece por Mogi, o primeiro escalão da UMC é formado atualmente pela reitora Regina Coeli, pela vice-reitora Executiva, Roseli dos Santos Veras, e pelo vice-reitor de Planejamento, José Augusto Peres. A advogada trabalhista Roseli Veras é considerada a mais influente assessora da Reitoria dos últimos tempos.


Negócios


Depois da aquisição do Hospital Ipiranga há alguns anos, a Amil agora volta a sondar uma outra tradicional casa de saúde de Mogi das Cruzes. Consta que a direção do maior grupo de saúde da América Latina está jogando pesado para comprar o hospital privado fundado por uma dupla de médicos em 1957, no Alto do Ipiranga.


Radar


Enquanto as atenções da maioria estavam voltadas para a Mogi-Bertioga, a indústria das multas voltou mesmo foi à Rodovia Mogi-Dutra. Na última segunda-feira pela manhã, no sentido Ayrton Senna, um radar móvel estava na mureta que divide as pistas, em frente à Casa do Queijo. E a reclamação dos deputados locais? E as ações do Ministério Público? Até onde se sabe, a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) dispensa a necessidade de placa informando a presença de radares, mas deixa claro que eles não podem ficar escondidos.


Fonte:O Diário de Mogi









Frota de veículos supera 200 mil


CENário Pelas ruas estreitas da região central da Cidade é comum ver congestionamentos de veículos, principalmente nos horários de pico


Alexandre Barreira
Diante do trânsito cada vez mais caótico da Cidade, a Prefeitura de Mogi aposta em algumas mudanças nas ruas, que além de resolver o problema do fluxo de veículos, têm como finalidade melhorar o relacionamento entre motoristas e pedestres.


O secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada, destacou o crescimento econômico como fator primordial para o aumento da frota de veículos de Mogi. "O acréscimo corresponde, em média, a mil veículos novos a cada mês em nossa Cidade. Em oposição a isso, temos uma característica viária antiga, de um município com 451 anos, marcado, principalmente na área central, por vias estreitas. Assim, nosso maior desafio vem sendo garantir a boa circulação destes veículos", reconheceu.


Mogi fechou 2012 com mais de 200 mil veículos cadastrados na Secretaria Municipal de Transportes. A maior frota corresponde aos modelos de passeio, com 129 mil unidades, seguida por motocicletas, com 28 mil; caminhões e caminhonetes, com 27 mil; e ônibus e reboques, com 5,4 mil unidades.


Dentre as mudanças pontuais realizadas pela Secretaria Municipal de Transportes nos planos viários da Cidade estão alteração de mão de direção em algumas vias, como a Avenida Saraiva, em Braz Cubas, e a Galdino Alves, no Parque Monte Líbano, ou intervenções geométricas, como a realizada com bom resultado, na opinião de Nakaharada, no entroncamento das avenidas Henrique Eroles e Jardelina de Almeida Lopes ou na Praça Sacadura Cabral, próximo à Estação Mogi das Cruzes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).


"Também atuamos com a semaforização de locais com grande conflito veicular ou de pedestres, como a Praça Kazuo Kimura, no Mogilar", frisou o secretário, citando a implantação de semáforos na rotatória do Habib’s. "Por tudo isso, acredito que enfrentamos um grande desafio, mas estamos, pouco a pouco, evoluindo na questão do trânsito de Mogi", completou.


Apesar das evoluções em alguns pontos centrais da Cidade, outro grande desafio da Secretaria de Transportes é a solução para o trânsito caótico que toma conta das avenidas Francisco Ferreira Lopes e Lourenço de Souza Franco - conhecida também como SP-66 -, que liga Itaquaquecetuba a Mogi e corta os distritos de Jundiapeba e Braz Cubas.


"No início de dezembro, a Secretaria Municipal de Transportes apresentou a representantes da comunidade de Braz Cubas, uma série de propostas para a melhoria do trânsito no Distrito, principalmente no trecho da SP-66. Consta neste conjunto de ações, a criação de um cruzamento semaforizado na esquina da Avenida Francisco Ferreira Lopes com a Rua Isidoro Boucault, com abertura do canteiro central", explicou Nakaharada, destacando que a medida serviria para desafogar o trânsito no final da SP-66, sob o Viaduto Argêu Batalha.


O secretário salientou também que estão previstas melhorias para a segurança de pedestres no cruzamento da Avenida Francisco Ferreira Lopes com a Rua Schwartzmann, local de constantes reclamações, especialmente para os pedestres que enfrentam dificuldades para atravessar via.


"Temos que destacar também que a Prefeitura está realizando obras de canalização no Córrego dos Canudos, com a construção de uma Avenida Marginal, que ligará as avenidas Francisco Ferreira Lopes e Japão, em sua primeira fase, e à Rodovia Mogi-Bertioga, quando do término dos trabalhos. Esta medida servirá para desafogar o trânsito da Avenida Francisco Ferreira Lopes, na região de Braz Cubas", ressaltou o secretário.


Outro grande desafio para a Administração Municipal é a conclusão da Avenida Guilherme Giorgi, que faz a ligação entre Mogi e Suzano, paralelamente à SP-66. "A Prefeitura já tem o projeto para construção desta via, localizada do outro lado da linha férrea. Esta será uma nova opção para o trânsito entre Mogi e Suzano, melhorando o fluxo de veículos, inclusive de grande porte, na Região", aposta.


O secretário destacou que o ideal para melhorar o comportamento e relacionamento entre pedestres e motoristas em Mogi é apostar na educação. "Neste aspecto, a Prefeitura investe em cursos gratuitos que são abertos a qualquer pessoa interessada. Basta se inscrever pelo telefone 4798-5142. Além disso, existem ações de campo, como blitze educativas, palestras em empresas e travessia segura em escolas, entre outras. No último ano, foi dada prioridade para a conscientização sobre a utilização correta da faixa para pedestres, onde quem está a pé tem prioridade na travessia", explicou.


Nakaharada frisou ainda que o Departamento de Engenharia de Tráfego também realiza um trabalho importante, identificando locais de conflito e implantando sinalização adequada para aumentar a segurança neste pontos. "Como exemplo, podemos citar os semáforos com botoeira implantados em frente à Fatec [Faculdade de Tecnologia], na [Avenida] Carlos Barattino, nas proximidades da Praça Kazuo Kimura, [Avenida] Cavalheiro Nami Jafet, entre outros pontos", contou.


Outra medida importante destacada pelo secretário é a futura transposição das linhas férreas com a construção dos dois viadutos - em Jundiapeba e na Vila Industrial - que auxiliarão para desafogar o trânsito da Cidade. "Esta questão da existência da linha férrea em Mogi é crítica, já que ela divide a Cidade. Para solucioná-la são necessárias obras de transposição, sejam aéreas (viadutos) ou subterrâneas. Assim, a construção dos viadutos na Avenida Cavalheiro Nami Jafet e em Jundiapeba trará um grande avanço nesta questão", destacou o secretário.


Fonte:O Diário de Mogi

Chuva afeta 52 municípios de MG

BELO HORIZONTE
O ano começou de forma trágica em Minas Gerais por causa da chuva forte que atinge o Estado desde o fim de 2011 e já levou 52 municípios, incluindo a capital, a decretarem situação de emergência, além de causar seis mortes. Duas delas foram confirmadas ontem pelo Corpo de Bombeiros em Ouro Preto, na região central do Estado, e Guidoval, na Zona da Mata mineira.


Três pessoas estão desaparecidas. Uma delas é um homem de 28 anos que foi levado ontem por uma enchente do rio Piranga, em Ponte Nova, na Zona da Mata. Ontem também desapareceu um homem de 52 anos que morava em Guidoval, situada na mesma região, e os bombeiros mantêm buscas por uma mulher de 74 anos arrastada pela água em Santo Antônio do Rio Abaixo, em 30 de dezembro.


Em Ouro Preto, cidade tombada como patrimônio mundial, um taxista morreu dentro do táxi de placa HKE-2816, que estava estacionado na rodoviária do município.


O prédio desabou no início da madrugada atingido por um deslizamento de terra do Morro do Piolho. Outro veículo estava estacionado no local e os bombeiros chegaram a afirmar que também haveria uma vítima em seu interior.


Mas a corporação recuou e, até a noite de ontem, os 60 homens que trabalhavam nos escombros ainda não haviam conseguido confirmar a morte, apesar de um taxista continuar desaparecido na cidade.


Além da rodoviária, o deslizamento de terra também atingiu parte de uma residência e, segundo a prefeitura, ainda ameaça cerca de 40 casas. Ainda de acordo com a prefeitura, aproximadamente 350 pessoas tiveram que deixar suas casas e na cidade histórica ainda há residências ameaçadas por pelo menos oito pontos que oferecem risco de novos deslizamentos de terra.


A situação mais crítica, porém, é a da Zona da Mata, onde apenas na última segunda-feira fortes tempestades castigaram os municípios de Raul Soares, Congonhas, Guiricema, Ubá, Guidoval, Dona Euzébia, Cipotânea e Matipó. Todas foram atingidas por inundações e deslizamentos de encostas e as três primeiras já decretaram situação de emergência.


Apesar de não ter oficializado o decreto, Guidoval, que tem população de pouco mais de 7 mil habitantes, está em situação precária, com quase toda a cidade já submersa.


A rede de telefonia também foi afetada e o município está praticamente sem comunicação. A maior parte da população também já foi retirada e encaminhada para municípios vizinhos, principalmente Ubá.


Parte das vítimas foi resgatada de helicóptero, mas um homem que não havia sido identificado, porém, não conseguiu sair de casa e morreu afogado.


Fonte:O Diário de Mogi

Alckmin promete investir R$ 20 bi


INVESTIMENTO Secretário Calabi auncia cortes: sob arrocho, São Paulo quer bancar só as prioridades


SÃO PAULO
A área econômica do governo paulista pediu ontem que cada um dos secretários estaduais elenque os projetos prioritários de suas pastas para que estes fiquem fora de eventuais cortes no Orçamento. A solicitação foi feita pelo titular da Fazenda, Andrea Calabi, em reunião do secretariado no Palácio dos Bandeirantes. O governo deve anunciar nos próximos dias um contingenciamento de cerca de R$ 1,5 bilhão no Orçamento deste ano - se confirmado, o valor será igual ao retido no ano passado. Preventivo, o congelamento se deve às incertezas relativas ao cenário econômico mundial. As pastas da Saúde, da Educação e da Segurança não devem ser afetadas.
Na reunião de ontem, Calabi avaliou que os "otimistas" acham que o País vai crescer 5%; os "realistas", 3%; e os "pessimistas", que não haverá crescimento. "Eu estou com os realistas, mas é melhor se precaver", disse ele, segundo um dos presentes. No Orçamento 2012 o governo previu um crescimento de 4% do Produto Interno Bruto (PIB).


Na avaliação do secretário, se os Estados não se prepararem para a queda de arrecadação poderão enfrentar dificuldades para fazer investimentos. O discurso segue a linha do adotado pelo governador Geraldo Alckmin, que vem pregando a redução dos gastos com custeio para que os investimentos não sejam prejudicados.


A ordem já foi assimilada pelo secretariado. "Temos que acompanhar se esta crise internacional vai trazer uma queda na arrecadação. Se houver a queda, vamos compensar com a redução de custeio, e não em prejuízo do investimento", afirmou o secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo.


Segundo ele, o governo mantém a previsão de investir R$ 20 bilhões neste ano. Beraldo afirmou que o contingenciamento de recursos não foi discutido na reunião porque a Fazenda e o Planejamento discutem os ajustes finais da medida.


Questionado sobre o que considerava de mais exitoso no primeiro ano de governo, o secretário listou, além do "investimento em alta", a "ampliação de valores e volumes de atendimentos na área social" e os projetos de aumento salarial a algumas carreiras do funcionalismo público que o governo conseguiu aprovar na Assembleia.


Consultoria


Segundo um interlocutor, durante a reunião o governador Geraldo Alckmin pediu aos secretários que chamem consultorias para avaliar onde podem cortar gastos e melhorar a eficiência de seus processos.


Como exemplo, citou uma parceria da secretaria da Educação com a consultoria internacional McKinsey, que trabalhou no ano passado mapeando problemas e apontando soluções na área educacional no Estado.
Embora tenha feito a recomendação a todas as secretarias, o governador mencionou neste ponto as pastas da Segurança e da Saúde.


Na reunião, o governador teria afirmado ainda que 2012 será o ano da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que receberá, segundo ele, dezenas de novos vagões. Na campanha eleitoral de 2010, uma das promessas de Aloizio Mercadante, principal rival do tucano na corrida ao Bandeirantes, era dar "qualidade de metrô aos trens da companhia".


Fonte:O Diário de Mogi

Duplicação Obras na Mogi-Guararema terão início neste mês, garante Estado

Serviço orçado em R$ 48 milhões prevê construção de ao menos seis rotatórias ao longo de 36 quilômetros
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Estrada está atualmente com vários problemas: buracos, ondulações e desnível no acostamento, que aumentam o risco de acidentes com veículos
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) garantiu que ainda neste mês serão iniciadas as obras de melhorias e duplicação da rodovia Henrique Eroles, conhecida como rodovia Mogi-Guararema (SP-66). Por meio de nota, o órgão, vinculado à Secretaria de Estado dos Transportes, informou que o processo licitatório para contratação da empresa que irá realizar os trabalhos, orçados em R$ 48 milhões, está na reta final com análise da documentação das empresas classificadas no certame: MWE Pavimentação, Compec Galasso e Firpavi. A divulgação da empresa vencedora da licitação será feita, segundo o DER, nos próximos dias, por meio de publicação oficial.


O cronograma de serviços prevê a construção de até pelo menos seis rotatórias ao longo dos 36 quilômetros de extensão da via que liga as cidades de Mogi, Guararema e Jacareí. Também serão realizados outros serviços, como recapeamento da pista, pavimentação de acostamentos, implantação de faixas adicionais em alguns trechos, além de outras melhorias. O trecho municipal da SP-66, denominado como avenida Francisco Rodrigues Filho, também será receberá serviços de ampliação. A expectativa é de que os trabalhos tenham início no quilômetro 4,5, que começa no trevo que dá acesso a César de Souza e corta o Botujuru. O projeto também prevê a correção de curvas nos quilômetros 73,3 e 75,9.


Ontem o Mogi News percorreu alguns trechos da estrada e comprovou problemas de rachaduras e ondulações, causadas por recorrentes serviços de tapa buraco, no trecho que liga o distrito de César de Souza ao bairro, além de desnivelamento entre as pistas e acostamento. É o que acontece na altura do trecho localizado próximo ao Restaurante Caipirado, entre os bairros Vila Suíssa e Botujuru. Lá, apesar de a avenida Francisco Rodrigues Filho ser uma reta, o motorista que precisar fazer alguma parada emergencial, especialmente no sentido bairro-centro, terá de ter cuidado porque o acostamento tem uma diferença de quase dez centímetros da pista.


Na mesma região, porém, no sentido contrário, o risco é por conta do vazamento de esgoto, que escorre em abundância e oferece o risco de aquaplanagem. O problema também dificulta a identificação prévia (por parte do motorista) de existe buraco naquele trecho. 
Apesar de a velocidade máxima permitida ser 60 km/h naquele trecho, a reportagem constatou que muitos veículos passam acima de 80 km/h. Um pouco mais adiante, na altura da entrada para o bairro - acesso para avenida Felipe Sawaya e na região do centro comercial do Botujuru -, o maior problema é a imprudência dos motoristas. Muitos veículos que precisam acessar a via, principalmente para ir a Mogi, têm de atravessar a pista na contramão, o que geralmente é feito com aproximação de outros veículos. Em cerca de meia-hora, a reportagem flagrou ontem pelo menos cinco situações de risco de colisões ou atropelamentos. 
Morador há 30 anos do Botujuru, Ovideo Rodrigues Moreira já perdeu as contas dos acidentes que presenciou à beira da estrada. "O radar (instalado próximo ao centro comercial do bairro) já ajudou a diminuir os acidentes, por abuso de velocidade, mas as ultrapassagens perigosas ainda continuam. E se tiver a duplicação mesmo, com certeza ficará melhor", disse. 
Para os moradores das margens da via, o idoso pede melhorias para acostamento. "Apesar de aberto e largo, há muitas pedras que acabam por desequilibrar o ciclista ou furar pneu. Pode até ser de terra batida, mas precisa ser um pouco melhor", sugere. De acordo com a Prefeitura, trafegam cerca de 900 carros por hora, em média, no trecho urbano da Mogi-Guararema.


Fonte:Mogi News

Conexão com o mundo Parques de Mogi agora têm Internet de graça

O próximo passo do programa de inclusão da Prefeitura de Mogi, denominado "Cidade Digital", é levar a Internet gratuita às praças públicas
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Família de Rita não conseguiu acesso à Internet, mas aprovou a iniciativa, que ainda receberá ajustes para entrar em operação total
Os parques municipais Centenário, em César de Souza, e Leon Feffer, em Brás Cubas, já possuem o acesso grátis à Internet, por meio do sistema wireless, ou "Wi Fi", sem fio. Desde a semana passada, antenas foram instaladas nos espaços públicos para captar e distribuir os sinais de Internet que podem ser captados por meio de notebook, tablet ou até celular.
Isso significa que os mogianos que visitam esses espaços públicos para lazer ou atividades esportivas poderão desfrutar da tranquilidade e beleza da natureza nestas regiões, ao mesmo tempo em que acessam e-mail ou páginas de notícias. O próximo passo do programa de inclusão digital da Prefeitura, denominado "Cidade Digital", segundo o secretário-adjunto de Gestão, Antero Rodrigues Júnior, é levar a Internet gratuita até o Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello, o "Chiquinho Veríssimo", além de praças públicas.
O valor a ser investido para a ampliação do projeto, neste ano, ainda está sendo definido, contudo, para cada equipamento utilizado nos espaços públicos, o gasto médio da Prefeitura é de R$ 5 mil.
"A inclusão digital é uma proposta adotada pelas grandes cidades do país e o prefeito Marco Bertaiolli quer isso também em Mogi. Tivemos uma experiência positiva com o Botyra Camorim Gatti, e que foi melhorada nos parques e pode ficar ainda melhor nas praças", destacou Rodrigues Júnior.


Segundo ele, as antenas instaladas no Centenário e no Leon Feffer conseguem atingir um raio de até 200 metros. "No Botyra, o sistema atingia até 15 metros, mas em breve será ampliado ali também", acrescentou.
O Mogi News esteve no Centenário e no Botyra, mas não conseguiu acessar nenhuma página na Internet. O mesmo aconteceu com o aposentado Luiz Tegani Filho, de 54 anos, que, ao ser comunicado da novidade, tentou acessar o e-mail pelo seu telefone celular. "Venho frequentemente ao Parque Centenário para contemplar a natureza e caminhar e agora com a possibilidade de ter Internet vai ser ainda melhor porque poderei ficar mais tempo, inclusive consultando sites de notícias e lendo meus e-mails", comemorou. Após quatro tentativas de acessar a rede sem fio do parque, ele, porém, desistiu.
Quem também vibrou com a novidade, mas saiu do parque sem acessar a rede mundial de computadores foi a professora Rita Ferreira, de 48 anos, e a filha dela, Juliane de Paula Ferreira. As duas foram caminhar com os cães de estimação e o restante da família e deram uma "pausa" no lazer para acessar as redes sociais. "Meu celular até encontra o sinal, mas não completa. Talvez seja porque está em período de regulação, mas ainda assim é válida e ótima a idéia", disse Rita.


Fonte:Mogi News

Calendário eleitoral

Reprodução

As regras e as restrições para as eleições de outubro já estão valendo desde o dia 1º de janeiro, o que vai exigir dos políticos e pré-candidatos atenção redobrada para evitar problemas futuros.


Social
Nenhuma prefeitura poderá distribuir bens ou benefícios que não estavam previstos. Estão liberados apenas programas sociais autorizados em lei e incluídos em orçamentos anteriores, além de casos de calamidade pública. O calendário com as datas em que passam a valer esta e outras restrições está disponível para consulta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Campanhas
Os pré-candidatos poderão fazer propaganda dentro de seus próprios partidos pela indicação de seu nome a partir de 26 de maio. Em 10 de junho, estarão liberadas as convenções para escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.


Programas sociais
Também está proibida a realização de programas sociais executados por entidades vinculadas ou mantidas por candidatos nas eleições de outubro. 


Pesquisa
A lei eleitoral estabelece ainda que qualquer pesquisa de intenção de voto deva ser registrada pelo menos cinco dias antes da divulgação oficial.


Sem aumento
Outra restrição passa a valer no dia 10 de abril, a 180 dias do 1º turno. A partir dessa data até a posse dos eleitos, nenhum agente público poderá aumentar salários de servidores acima da inflação de 2012. O calendário do TSE também alerta ao eleitor que dia 9 de maio é o último dia para transferir o título para outro domicílio. 


Unica
O prédio da Unidade Clínica Ambulatorial (Unica) em Jundiapeba, que será inaugurado no próximo dia 28 deste mês, receberá um sistema de alarme. A empresa Dimensão Serviços e Comércio Ltda. foi a vencedora do pregão aberto para a instalação do equipamento de segurança.


Data oficial
A data da inauguração do prédio foi divulgada prefeito Marco Bertaiolli (PSD) durante a entrega de 280 unidades dos empreendimentos Jundiapeba VII e VIII, do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, em dezembro.


Governo federal
Do valor investido na construção da unidade, R$ 3,5 milhões são provenientes do governo federal. Já o município entrou com uma contrapartida de R$ 197.961,92. 


Piscina aquecida
O empreendimento conta com dois blocos, sendo que o principal vai abrigar salas de atendimento e diagnóstico para crianças, mulheres e idosos. O segundo conta com uma piscina coberta e aquecida que será utilizada para prática esportiva dos idosos. 




Jubileu de Ouro
A Diocese de Mogi das Cruzes comemora em 2012 o seu Jubileu de Ouro e para iniciar com o pé direito a programação está prevista para o próximo sábado, no dia 7, a ordenação de oito novos diáconos, que durante os últimos anos participaram do processo de preparação no Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus. 


Novos diáconos
A Igreja Católica está convidando toda a população para participar deste momento com a ordenação dos seminaristas às 9 horas, na Catedral de Santana.


Erick Paiatto

Formandos
Serão apresentados à comunidade os seguintes novos diáconos: Alex de Souza Feijó, Antonio Rodrigues Sobrinho, César Augusto da Silva, Diogo Shishito dos Santos, João Paulo da Silva, Marco Aurélio Morais de Aguiar, Thiago Cosmo da Silva e Valdenilson Pedro de Barros.


Universidade
A informação de que Jesus González, que ocupava a vice-reitoria Administrativa e Financeira da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), teria sido demitido, se espalhou ontem pela cidade. Consultado pela coluna, González confirmou que desde o último dia 13 de dezembro não está mais nesta função por conta de uma reformulação administrativa.


Confirmação
"Não estava com nenhum outro emprego à vista, a iniciativa foi deles", disse González, que já tinha trabalhado na UMC em outras oportunidades, de 1996 a 2001 na Diretoria Administrativa; e em 2003, quando voltou da Espanha e recebeu novo convite para voltar à instituição. Ocupou a pró-reitoria por três anos e estava na atual função desde 2007. 


Nota oficial
Em nota, a UMC confirmou que a universidade, sob o comando da reitora Regina Coeli Bezerra de Melo, começou 2012 com uma ampla reformulação administrativa.


Desativadas
A vice-reitoria Acadêmica foi desativada e foram criadas a vice-reitoria de Planejamento, que ficará sob comando do professor José Augusto Peres, e a vice-reitoria Executiva, sob comando de Roseli dos Santos Ferraz Veras. Em relação a González, a nota afirma que ele se mantém na função.


Acadêmica
As mudanças também ocorreram na área acadêmica: com a extinção da Pró-Reitoria de Graduação e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, os trabalhos desenvolvidos por estes dois setores ficarão sob o comando da professora Eliana Rodrigues, que assume a recém-criada Pró-Reitoria de Campus - Sede.


Fonte:Mogi News

Caso Yoshifusa Acusado de matar irmãs pode ir a júri em um ano

A previsão é de que, em no máximo em um ano, o pintor Antônio Carlos Rodrigues da Silva Júnior, o Tartaruga, seja levado a júri popular por duplo homicídio e duplo estupro contra as irmãs Renata e Roberta Yoshifusa. Ele está preso desde novembro de 2011, quando teria confessado a morte das vítimas.


Prestes a encerrar o inquérito do caso, o delegado Luiz Roberto Biló, da Delegacia de Homicídios, continua com a tese de que o crime foi causado por motivação sexual. "Até terça-feira, devo enviar o inquérito para o Fórum já com o pedido da prisão preventiva dele". Além de Tartaruga e dos pais das vítimas, Rita e Nelson Yoshifusa, pelo menos outras 20 pessoas ligadas à família e ao acusado prestaram depoimento em quase dois meses de investigação. Caso Tartaruga seja condenado, ele pode pegar de 40 a 80 anos de prisão.


O crime ocorreu no dia 11 de novembro de 2011. Ao chegar à sua casa, Nelson encontrou as filhas nuas e mortas a facadas. Tartaruga, funcionário de confiança e amigo da família, confessou o duplo assassinato no dia seguinte. (D.B.)


Fonte:Mogi News

Orçamento 2012 Câmaras de cinco cidades terão R$ 65 milhões

Mogi das Cruzes terá R$ 21 milhões para pagamento de pessoal, despesas e manutenção do Legislativo
Vivian Turcato
Da Redação
Divulgação

A Câmara de Mogi terá este ano R$ 21 milhões no Orçamento
As Câmaras das cinco maiores cidades do Alto Tietê (Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano) contarão com o valor superior a R$ 65 milhões no Orçamento para os trabalhos legislativos deste ano (confira os valores no quadro). A Casa de Leis de Mogi, que será comandada pelo novo presidente, o vereador Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, é a que conta com o valor maior. Este Legislativo terá R$ 21 milhões para a quitação das despesas do ano. Em 2010, foram R$ 17,5 milhões. A Prefeitura recebeu da Casa de Leis R$ 2,2 milhões como sobra da execução orçamentária. 
Em Suzano, o vereador José Izaqueu Rangel (PSDB) terá R$ 19 milhões para administrar neste ano em que a nova sede do Legislativo será construída na antiga área do Clube Bola Branca, na rua Paraná. O investimento total é de R$ 6,6 milhões. No ano passado, o tucano trabalhou os 12 meses com R$ 18 milhões. Rangel devolveu ao prefeito Marcelo Candido (PT) R$ 1,4 milhão referente ao Orçamento de 2011.


A Câmara de Poá contará com R$ 10 milhões para serem administrados pelo parlamentar Deneval Dias (PRB). Em 2011, a Prefeitura depositou R$ 7,037 milhões. Deste total, foram devolvidos à administração municipal R$ 772 mil. 
O presidente da Câmara de Itaquá, Roque Levi dos Santos Tavares (PR), terá R$ 9,2 milhões para os trabalhos legislativos. Em 2011, o total era de R$ 7,854 milhões. A Casa de Leis que terá o menor Orçamento nesse ano é de Ferraz. O vereador Edson Cury (PSB) trabalhará com R$ 6,1 milhões. No ano passado, ele retornou ao prefeito Jorge Abissamra (PSB), R$ 40 mil. O Legislativo de Ferraz registrou aumento de quase R$ 1 milhão em relação ao Orçamento de 2011.


Fonte:Mogi News

Uso e ocupação do solo Prefeitura deve concluir revisão de lei até junho

Texto trata sobre como deverá ser realizada a alteração no zoneamento de Mogi das Cruzes; população será ouvida ao longo de todo o processo
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação

Com as mudanças no zoneamento, alguns bairros passarão por alterações de perfil, como instalação de empresas, por exemplo
Considerada uma ação prioritária para 2012, a Secretaria Municipal de Planejamento tem até o próximo mês de junho para finalizar a revisão da lei de uso e ocupação de solo. A legislação define como deverá ser realizado o processo de mudança do zoneamento no município. 
No fim do ano passado, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) publicou um decreto convocando o Conselho da Cidade (Concidade) a auxiliar nos trabalhos. No texto, o chefe do Executivo estipulou o prazo de 180 dias para a conclusão das atividades, contados a partir de 10 de janeiro, data da primeira reunião em 2011 da entidade.


De acordo com o secretário João Francisco Chavedar, que também preside o Concidade, a revisão da norma teve início há três anos com a formação do grupo de seis arquitetos que atuam no Departamento de Uso e Ocupação de Solo da Prefeitura. As atividades são chefiadas pela arquiteta Renata Harada, filha do ex-vereador Minor Harada, que faleceu em abril de 2011. "Estamos um pouco atrasados, mas este tempo (três anos) foi importante para a preparação dos profissionais. Hoje, o Departamento está totalmente preparado", justificou Chavedar. "Trata-se de um trabalho gigante, mas a gente não está começando do zero. A mudança na lei não pode ser feita por qualquer arquiteto, engenheiro, advogado ou economista. É preciso ser um especialista em território mogiano e conhecer profundamente a lei de zoneamento vigente", afirmou o secretário.


Segundo ele, o conselho vai ajudar "a estabelecer o cronograma e a proposta encaminhada vai representar a decisão do Concidade e não do Executivo". "Vamos usar a experiência do grupo de arquitetos do Executivo, mas será uma proposta de autoria da entidade", frisou.


Após os trabalhos, o texto da norma passará a contar com instrumentos de intervenção urbana (transferência do direito de construir e outorga onerosa), incluirá o estudo de impacto de vizinhança como ferramenta obrigatória e, ainda, determinará o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) progressivo no tempo. 


População
Consultas públicas serão realizadas ao longo do processo de reformulação da lei. "A ideia é que a gente comece a afinar as pré-propostas. Em seguida, vamos fazer pequenas oficinas de aperfeiçoamento, para só então organizarmos as consultas públicas com a população e com os órgãos técnicos", disse Chavedar.


O objetivo é convidar 20 associações de bairro para discutir as mudanças e debater a aplicação da lei. Entre os órgãos técnicos participantes estarão Câmara Municipal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação de Arquitetos, Associação Comercial, Federação das Indústrias, entre outros. "Serão dois tipos de consulta: de ordem pública ou popular e técnica", disse o chefe da pasta de Planejamento. "Todo este processo é para resolver essa celeuma de uma vez por todas", frisou o secretário.




Propostas
Entre as principais modificações na lei estará a participação efetiva da comunidade na análise das propostas de alteração no zoneamento. "A consulta à população já faz parte do Plano Diretor e do Estatuto da Cidade e as duas normas serão seguidas", garantiu.


Sobre o fato de a Câmara Municipal poder ou não, durante o primeiro semestre de cada ano, continuar propondo modificações, Chavedar disse que "caberá aos departamentos jurídicos do Legislativo e do Executivo decidir". "Existem liminares julgadas que dizem que o Legislativo está impedido de propor alterações no zoneamento, mas caberá aos advogados entrarem ou não com os recursos contra a determinação", se esquivou.

Fonte:Mogi News


Fiscalização Mogianos são multados por descuidarem de calçadas

Jamile Santana
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Moradora da Braz de Pina será multada por não seguir padrão
O Departamento de Fiscalização da Prefeitura de Mogi das Cruzes aplicou R$ 79.649,76 em multas por descumprimento da lei que determina a padronização das calçadas no centro expandido da cidade. Ao todo, foram 172 autuações, número 52% maior ao registrado em 2010, quando 113 multas foram aplicadas. 
No ano passado, 785 proprietários de residências e estabelecimentos comerciais foram notificados a cumprir a padronização com ladrilhos hidráulicos. Em bairros não afetados pela lei, a falta de manutenção nas calçadas gerou R$ 56.495,76 aos cofres públicos, a partir das 61 multas aplicadas ao longo de 2011. 
O balanço foi divulgado pela Secretaria Municipal de Segurança e mostra também que a adesão da lei que entrou em vigor em 2009 é de 98% entre os 5.130 imóveis atingidos pela regulamentação. 
Em 2009, a equipe de fiscalização emitiu 937 notificações e 168 multas. Já em 2010, foram 364 notificações e 113 multas. Além das ruas da área central da cidade, é obrigatória a instalação de ladrilho hidráulico em algumas ruas do Alto do Ipiranga e do Jardim Santista. A multa para quem descumprir a lei é de 4 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o equivalente a R$ 463,08.


Os moradores que não são obrigados a manter o piso hidráulico também entram na fiscalização. A Prefeitura aplica uma multa de 8 UFMs (R$ 926,16) em caso de calçadas quebradas, com mato ou qualquer outro obstáculo que as torne intransitável.


Só em 2011, foram 3.181 notificações e 61 multas. Em 2010, foram 725 notificações e 16 multas e, em 2009, 1.128 notificações e apenas uma multa. 
"Nós mantemos a fiscalização intensa durante todo o ano. O que vem acontecendo é a notificação de moradores que não realizam a manutenção do piso, deixando-o danificado", explicou o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno. 
Há casos ainda em que o morador se recusa a instalar o ladrilho hidráulico. "Tenho uma casa na rua Braz de Pina e a maioria dos moradores já pintou a calçada com tinta a óleo. O problema é que, com essa chuva, a tinta sai e aumenta o risco de quedas. Já fui notificada e vou ser multada, mas vou esperar a chuva passar para ver o que faço com a calçada", contou Magda de Almeida Tanabe. 
Nestas ruas, segundo o secretário, é tolerada a pintura, mas o correto é o morador fazer a restauração do piso da calçada. 
Os munícipes que tive-rem dúvidas sobre a padronização das calçadas devem procurar a Prefeitura de Mogi, na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277, no Centro Cívico, ou ligar para (11) 4798-5000.


Fonte:Mogi News

ECo & clima O exemplo de Guararema

Paul Grandjean-
Thomsen
Ano novo, vida nova! O velho chavão não pode ser deixado de ser lembrado, agora que as comemorações do fim de ano passaram, junto com os momentos alegres em família e a ressaca provocada por um eventual excesso etílico, portanto, vamos nessa, com fé e coragem enfrentemos 2012, este simpático número, redondinho, que significa duas dezenas de centenas e uma dúzia de anos passados desde que nasceu na Terra, aquele que nos ensinou que devemos viver com Amor!
Nos últimos dias de 2011, fomos a Guararema, nossa simpática cidade vizinha, para ver a deslumbrante decoração natalina feita com garrafas PET, que de resíduos indesejados se transformaram pelas mãos de artistas e artesãos em um espetáculo de sinos, estrelas, cristais de gelo, neve sobre os telhados e bonecos.


À noite todos estes artefatos, bem como os contornos das pontes, dos parapeitos, das árvores dos parques e dos prédios públicos ficavam iluminados por milhares (ou milhões) de lampadinhas. 
Com enorme satisfação, vemos como a administração municipal abraçou a ideia de um turismo responsável, a cidade está limpa, há lixeiras por toda parte e banheiros públicos bem cuidados em pontos estratégicos. 
Policiais sorridentes cumprimentam os transeuntes, dando com a sua presença uma sensação de segurança, meio em falta neste nosso Brasil, principalmente à noite.


O rio Paraíba corta a cidade e foi aproveitado como moldura para ser o principal atrativo, assim uma ponte pênsil atravessa-o até a chamada Ilha Grande, reflorestada com árvores nativas, moradia de inúmeras variedades de pássaros e na qual se tivermos sorte e vista aguçada poderemos ver capivaras, esquilos e saguis.


Na chegada da ponte à ilha a mensagem: "A Ilha Grande é mais uma prova de que é possível uma total interação entre o homem e o meio ambiente. Mas para isso devemos ser responsáveis e principalmente receptivos às questões ambientais, não jogando lixo no rio e na mata, não degradando a vegetação e não maltratando os animais nativos. Vamos cuidar da Ilha, assim num próximo encontro teremos a certeza de encontrar aqui as mesmas belezas naturais que hoje fazem desta visita um divertido passeio. Lembre-se sempre, a Ilha Grande também é sua, mantê-la viva só depende de você - Boa diversão! Prefeitura de Guararema".


Acaba de ser publicado no Brasil o livro "A história das coisas", da cientista ambiental americana Annie Leonard, no qual defende o conceito "Lixo zero", uma ótima ideia, que vem ao encontro inclusive da luta contra um lixão em nosso município. Seria ótimo se pudéssemos começar aqui um movimento baseado nesta ambiciosa meta. Claro quem é da minha geração deve se lembrar com orgulho de ter ganhado uma caneta tinteiro, um presente caro, que se bem cuidado podia durar a vida toda, assim como um relógio Omega ou Tissot.


A compra de um automóvel então, nem se fala, era objeto de especulações e pesquisas, para se saber qual modelo era mais durável e com menor custo de manutenção, não existia o carro do ano, mas sim o Ford preto do médico da nossa rua, o Chevrolet conversível do prefeito e por aí afora. Resumindo, os bens eram duráveis, nunca descartáveis como são hoje, em que com extraordinário desrespeito para com as gerações futuras, usamos e abusamos dos recursos disponíveis, adquirindo produtos que logo serão descartados, causando cada vez mais poluição.


Fonte:Mogi News