quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Conexão com o mundo Parques de Mogi agora têm Internet de graça

O próximo passo do programa de inclusão da Prefeitura de Mogi, denominado "Cidade Digital", é levar a Internet gratuita às praças públicas
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Família de Rita não conseguiu acesso à Internet, mas aprovou a iniciativa, que ainda receberá ajustes para entrar em operação total
Os parques municipais Centenário, em César de Souza, e Leon Feffer, em Brás Cubas, já possuem o acesso grátis à Internet, por meio do sistema wireless, ou "Wi Fi", sem fio. Desde a semana passada, antenas foram instaladas nos espaços públicos para captar e distribuir os sinais de Internet que podem ser captados por meio de notebook, tablet ou até celular.
Isso significa que os mogianos que visitam esses espaços públicos para lazer ou atividades esportivas poderão desfrutar da tranquilidade e beleza da natureza nestas regiões, ao mesmo tempo em que acessam e-mail ou páginas de notícias. O próximo passo do programa de inclusão digital da Prefeitura, denominado "Cidade Digital", segundo o secretário-adjunto de Gestão, Antero Rodrigues Júnior, é levar a Internet gratuita até o Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello, o "Chiquinho Veríssimo", além de praças públicas.
O valor a ser investido para a ampliação do projeto, neste ano, ainda está sendo definido, contudo, para cada equipamento utilizado nos espaços públicos, o gasto médio da Prefeitura é de R$ 5 mil.
"A inclusão digital é uma proposta adotada pelas grandes cidades do país e o prefeito Marco Bertaiolli quer isso também em Mogi. Tivemos uma experiência positiva com o Botyra Camorim Gatti, e que foi melhorada nos parques e pode ficar ainda melhor nas praças", destacou Rodrigues Júnior.


Segundo ele, as antenas instaladas no Centenário e no Leon Feffer conseguem atingir um raio de até 200 metros. "No Botyra, o sistema atingia até 15 metros, mas em breve será ampliado ali também", acrescentou.
O Mogi News esteve no Centenário e no Botyra, mas não conseguiu acessar nenhuma página na Internet. O mesmo aconteceu com o aposentado Luiz Tegani Filho, de 54 anos, que, ao ser comunicado da novidade, tentou acessar o e-mail pelo seu telefone celular. "Venho frequentemente ao Parque Centenário para contemplar a natureza e caminhar e agora com a possibilidade de ter Internet vai ser ainda melhor porque poderei ficar mais tempo, inclusive consultando sites de notícias e lendo meus e-mails", comemorou. Após quatro tentativas de acessar a rede sem fio do parque, ele, porém, desistiu.
Quem também vibrou com a novidade, mas saiu do parque sem acessar a rede mundial de computadores foi a professora Rita Ferreira, de 48 anos, e a filha dela, Juliane de Paula Ferreira. As duas foram caminhar com os cães de estimação e o restante da família e deram uma "pausa" no lazer para acessar as redes sociais. "Meu celular até encontra o sinal, mas não completa. Talvez seja porque está em período de regulação, mas ainda assim é válida e ótima a idéia", disse Rita.


Fonte:Mogi News