quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Frota de veículos supera 200 mil


CENário Pelas ruas estreitas da região central da Cidade é comum ver congestionamentos de veículos, principalmente nos horários de pico


Alexandre Barreira
Diante do trânsito cada vez mais caótico da Cidade, a Prefeitura de Mogi aposta em algumas mudanças nas ruas, que além de resolver o problema do fluxo de veículos, têm como finalidade melhorar o relacionamento entre motoristas e pedestres.


O secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada, destacou o crescimento econômico como fator primordial para o aumento da frota de veículos de Mogi. "O acréscimo corresponde, em média, a mil veículos novos a cada mês em nossa Cidade. Em oposição a isso, temos uma característica viária antiga, de um município com 451 anos, marcado, principalmente na área central, por vias estreitas. Assim, nosso maior desafio vem sendo garantir a boa circulação destes veículos", reconheceu.


Mogi fechou 2012 com mais de 200 mil veículos cadastrados na Secretaria Municipal de Transportes. A maior frota corresponde aos modelos de passeio, com 129 mil unidades, seguida por motocicletas, com 28 mil; caminhões e caminhonetes, com 27 mil; e ônibus e reboques, com 5,4 mil unidades.


Dentre as mudanças pontuais realizadas pela Secretaria Municipal de Transportes nos planos viários da Cidade estão alteração de mão de direção em algumas vias, como a Avenida Saraiva, em Braz Cubas, e a Galdino Alves, no Parque Monte Líbano, ou intervenções geométricas, como a realizada com bom resultado, na opinião de Nakaharada, no entroncamento das avenidas Henrique Eroles e Jardelina de Almeida Lopes ou na Praça Sacadura Cabral, próximo à Estação Mogi das Cruzes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).


"Também atuamos com a semaforização de locais com grande conflito veicular ou de pedestres, como a Praça Kazuo Kimura, no Mogilar", frisou o secretário, citando a implantação de semáforos na rotatória do Habib’s. "Por tudo isso, acredito que enfrentamos um grande desafio, mas estamos, pouco a pouco, evoluindo na questão do trânsito de Mogi", completou.


Apesar das evoluções em alguns pontos centrais da Cidade, outro grande desafio da Secretaria de Transportes é a solução para o trânsito caótico que toma conta das avenidas Francisco Ferreira Lopes e Lourenço de Souza Franco - conhecida também como SP-66 -, que liga Itaquaquecetuba a Mogi e corta os distritos de Jundiapeba e Braz Cubas.


"No início de dezembro, a Secretaria Municipal de Transportes apresentou a representantes da comunidade de Braz Cubas, uma série de propostas para a melhoria do trânsito no Distrito, principalmente no trecho da SP-66. Consta neste conjunto de ações, a criação de um cruzamento semaforizado na esquina da Avenida Francisco Ferreira Lopes com a Rua Isidoro Boucault, com abertura do canteiro central", explicou Nakaharada, destacando que a medida serviria para desafogar o trânsito no final da SP-66, sob o Viaduto Argêu Batalha.


O secretário salientou também que estão previstas melhorias para a segurança de pedestres no cruzamento da Avenida Francisco Ferreira Lopes com a Rua Schwartzmann, local de constantes reclamações, especialmente para os pedestres que enfrentam dificuldades para atravessar via.


"Temos que destacar também que a Prefeitura está realizando obras de canalização no Córrego dos Canudos, com a construção de uma Avenida Marginal, que ligará as avenidas Francisco Ferreira Lopes e Japão, em sua primeira fase, e à Rodovia Mogi-Bertioga, quando do término dos trabalhos. Esta medida servirá para desafogar o trânsito da Avenida Francisco Ferreira Lopes, na região de Braz Cubas", ressaltou o secretário.


Outro grande desafio para a Administração Municipal é a conclusão da Avenida Guilherme Giorgi, que faz a ligação entre Mogi e Suzano, paralelamente à SP-66. "A Prefeitura já tem o projeto para construção desta via, localizada do outro lado da linha férrea. Esta será uma nova opção para o trânsito entre Mogi e Suzano, melhorando o fluxo de veículos, inclusive de grande porte, na Região", aposta.


O secretário destacou que o ideal para melhorar o comportamento e relacionamento entre pedestres e motoristas em Mogi é apostar na educação. "Neste aspecto, a Prefeitura investe em cursos gratuitos que são abertos a qualquer pessoa interessada. Basta se inscrever pelo telefone 4798-5142. Além disso, existem ações de campo, como blitze educativas, palestras em empresas e travessia segura em escolas, entre outras. No último ano, foi dada prioridade para a conscientização sobre a utilização correta da faixa para pedestres, onde quem está a pé tem prioridade na travessia", explicou.


Nakaharada frisou ainda que o Departamento de Engenharia de Tráfego também realiza um trabalho importante, identificando locais de conflito e implantando sinalização adequada para aumentar a segurança neste pontos. "Como exemplo, podemos citar os semáforos com botoeira implantados em frente à Fatec [Faculdade de Tecnologia], na [Avenida] Carlos Barattino, nas proximidades da Praça Kazuo Kimura, [Avenida] Cavalheiro Nami Jafet, entre outros pontos", contou.


Outra medida importante destacada pelo secretário é a futura transposição das linhas férreas com a construção dos dois viadutos - em Jundiapeba e na Vila Industrial - que auxiliarão para desafogar o trânsito da Cidade. "Esta questão da existência da linha férrea em Mogi é crítica, já que ela divide a Cidade. Para solucioná-la são necessárias obras de transposição, sejam aéreas (viadutos) ou subterrâneas. Assim, a construção dos viadutos na Avenida Cavalheiro Nami Jafet e em Jundiapeba trará um grande avanço nesta questão", destacou o secretário.


Fonte:O Diário de Mogi