domingo, 14 de agosto de 2016

Suzano: Lordello apresenta propostas para melhorar a segurança

Especialista em segurança participou de Roda de Conversa sobre um dos temas mais importantes para a cidade
Foto: Erick Paiatto


Deputado estadual, Estevam Galvão, prestigiou o encontro ontem no município
Prevenção, combate às drogas e proximidade com a população. Estes são alguns dos principais pontos que serão abordados pelo candidato a prefeito de Suzano, Said Raful (PSD), em seu plano de governo em relação ás questões de Segurança Pública. As propostas foram apresentadas na manhã de ontem pelo palestrante e especialista no tema, Jorge Lordello, durante uma Roda de Conversa realizada no Espaço Democrático do PSD, em Suzano.
Na ocasião foram apresentados 10 ações a serem colocadas em prática para melhorar a Segurança no município. Segundo Lordello, que tem contribuído com a elaboração do plano de governo do candidato, todas as propostas foram elaboradas com base nas necessidades apresentadas pelos próprios moradores.
"O Said criou a Roda de Conversa e durante vários meses conversou com a população e extraiu dela a necessidade e o que ela mais quer na área de segurança. Depois disso nos reunimos com o deputado Estevam Galvão e fomos atrás do prefeito Marco Bertaiolli (PSD), que muito fez pela segurança de Mogi das Cruzes, para que pudéssemos ter nossas ideias. Eu fiquei incumbido de organizar todo esse material e isso resultou em 10 propostas que formam um plano factível e que será feita pela administração de Said Raful", contou.
Considerando que grande parte da criminalidade é praticada por pessoas de outras cidades uma das principais ações preventivas será a criação de portais de segurança e barreiras eletrônicas que, por meio de câmeras de monitoramento e tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) permitirá, com o auxilio das Policias Civil e Militar, bem como da GCM, a identificação de veículos produtos de roubo, furto ou que estejam envolvidos em alguma ação ilegal.
Outra ação refere-se ao combate as drogas. Para esse problema, o foco estará voltado não apenas na prevenção, mas também ao apoio dos familiares e ao resgate do dependente químico.
O intuito é que seja criado um portal municipal (site) onde serão disponibilizadas informações relacionadas ao tema. Os suzanenses poderão ter acesso a psicólogos e educadores que orientarão as famílias. Já em casos extremos, onde seja identificada a dependência química, o paciente poderá ser encaminhado para tratamento.
Como ainda não há em Suzano uma clínica de reabilitação para este público, o intuito é implantar uma unidade na cidade, bem como um núcleo para encaminhar essas pessoas para locais onde haja vagas.
Ainda segundo Lordello, a intenção é que a tecnologia seja utilizada como uma ferramenta de aproximação entre o poder público e o cidadão. "É preciso que haja um canal de comunicação. A ideia é criar um aplicativo onde a prefeitura poderá imediatamente fazer algum comunicado de emergência, como uma enchente, por exemplo. Da mesma forma o morador ao ver algum problema, poderá tirar foto e mandar", explicou.
Durante o evento Said Raful (PSD) destacou a importância do apoio de Lordello na elaboração do plano. "Ele é uma pessoa que possui uma grande experiência na cidade na questão da segurança pública. Foi vereador por dois mandatos e delegado por mais de 20 anos e hoje é um dos principais especialistas no assunto. Então poder ter ele não apenas apoiando a nossa candidatura, mas construindo o que a gente enxerga como o que precisa ser feito, vai nos ajudar muito a conseguir fazer um bom governo nessa área", comentou.
O deputado estadual Estevam Galvão (DEM) ressaltou que tais ações podem contribuir para que o município tenha de volta sua "auto estima". "Suzano já foi palco de boas noticias e os susanenses tinham orgulho de morar aqui. Hoje infelizmente não vivemos um bom momento. Mudanças precisam ser feitas".

Fonte:Mogi News