quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Caça-níqueis podem virar computadores para escolas


Nos oito primeiros meses deste ano, segundo informações da Delegacia Seccional de Polícia de Mogi das Cruzes, foram apreendidas 642 máquinas caça-níqueis em áreas dos quatro distritos policiais. Segundo dados da Polícia Militar, somente no primeiro semestre houve a apreensão de 446 máquinas, uma média de 63 equipamentos apreendidos por mês. Os números chegam a impressionar e todo esse material retido nas delegacias acaba por se tornar um sério problema para a Polícia, que tem dificuldades para dar fim às máquinas, responsáveis por tomarem um considerável espaço das unidades policiais. Tempos atrás, quase uma centena desses caça-níqueis ocupava o pátio externo de uma loja localizada na descida da Mogi-Dutra, próximo ao Jardim Aracy. Para resolver tais problemas e dar uma solução positiva para a situação, os vereadores Expedito Ubiratan Tobias (PR) e Emília Rodrigues (PR) vão propor ao governador Geraldo Alckmin, ao presidente do TJ, desembargador José Roque Bedran, e a outras autoridades civis e militares, que as máquinas caça-níqueis apreendidas em Mogi "possam ser transformadas em computadores e destinadas à capacitação de crianças e jovens atendidos pela rede pública de ensino, trazendo benefícios reais para toda a sociedade". Segundo Tobias, tal medida vem sendo adotada com sucesso em cidades do Interior paulista e de outros estados, onde tal transformação tem beneficiado centenas de jovens carentes e ajudado na inclusão social de milhares de pessoas.


AACD


A Vidax, empresa de call center de César de Souza, será responsável por receber as chamadas telefônicas do Teleton, que será realizado entre os dias 21 e 22 de outubro, para arrecadar fundos para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Os artistas que atenderão às ligações virão para Mogi. Em 2010, o programa do SBT arrecadou R$ 23,9 milhões e decidiu a construção do hospital na Cidade.


Temperatura


O lançamento da 27ª edição da Festa de Outono, a Akimatsuri de 2012, segunda-feira, às 19h30, na sede do Bunkyo, na Vila Industrial, está sendo vista como um termômetro do interesse da Queiroz Galvão pelo lixão do Taboão. Há expectativa se a empreiteira continuará patrocinando o evento da colônia japonesa, após a saída de Raul Lerário e os revezes sofridos pelo seu projeto na área estadual do governo.


Papeleiros


O Dia dos Papeleiros – comemorado em 20 de setembro em homenagem à criação do Hospital Sepaco – está sendo lembrado com eventos pelo Sindicato dos Papeleiros de Mogi e Região. Amanhã, às 19 horas, será lançado o site (www.papeleirosmogi.org.br) e na sexta, na sede do Sindicato, à Rua Francisco Franco, será exibido o filme "Lula, o filho do Brasil", com entrada gratuita.


Na internet


Após fazer sucesso como consultor dos direitos do consumidor na TV Diário, o responsável pelo Procon de Mogi, Dori Boucault, está preparando uma serie de vídeos que ajudam a esclarecer dúvidas sobre o tema. O material será postado diretamente na internet com livre acesso à população.


Fonte:O Diário de Mogi

Carmo: história e modernidade

DANILO SANS
O Largo do Carmo ficou na quarta posição entre os melhores lugares de Mogi das Cruzes, na opinião de 40 formadores de opinião da Cidade, em pesquisa publicada domingo em O Diário. Uma visita mostra o que o gerente de jornalismo da TV Diário, Dino Rodrigues, diz ao escolher o local como o seu favorito. "Todos aqueles prédios que fazem uma moldura histórica, como o Teatro Vasques, as Igrejas e o Casarão do Carmo nos levam ao passado e, como é frequentado por jovens, faz olhar para o futuro também", destaca.


Fica difícil encontrar alguém por lá já na casa dos 30 anos. Em vários pontos, é possível verificar um grupo de roqueiros, outro de estudantes, alguns casais, que têm algo em comum: são jovens.


Mariana Ayumi Kawamura, de 17 anos, mora no Mogi Moderno, estuda no Centro e frequenta o Largo diariamente. "Venho encontrar os amigos. São pessoas de vários locais e boa parte deles eu conheci por aqui mesmo", relata.


Os encontros que durante muito tempo aconteceram ao acaso, agora são marcados via internet, diz a garota. "Acho tudo aqui está bonito, apesar de não conhecer o passado deste lugar. Só frequento a Praça, no Teatro mesmo fui apenas uma vez, há bastante tempo", fala.


A também roqueira Milena Chaves Souza, de 15 anos, moradora do São João, conta que um dos atrativos eram os shows de rock realizados aos sábados. "A única coisa que melhoraria ainda mais este lugar seria a volta das apresentações, que foram removidas por conta de uma minoria de pessoas que vinha para depredar a Praça", conta.


Porém, a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura informa que, por enquanto, não há planos para o retorno destas atividades.


Um dos vários casais de namorados que utilizam a Praça como cenário romântico, formado por Aline Silva Nunes e Leonardo Matheus Galante Gallardo, ambos com 17 anos, estuda no Centro e aproveita o Largo sempre que pode. "Em comparação com outras praças de Mogi, a do Carmo é relativamente bem conservada", diz ele.


Aline também elogia a preservação do local, mas diz que há pessoas que vão até lá para depredar. "A preservação é muito importante, principalmente pela importância histórica deste nosso patrimônio" alerta.




Valor histórico


Apesar da importância histórica, o conjunto das igrejas enfrentam sérios problemas com sua preservação, como infiltração que comprometem as ilustrações históricas. Questionado sobre os problemas na estrutura do prédio, o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) explica que "embora sejam um patrimônio histórico da Cidade, são tombadas por um órgão federal, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Natural (Iphan). Além disso, trata-se de uma propriedade particular, que pertence à Ordem Carmelita, o que impede legalmente o Município de fazer investimentos no local", diz.


No entanto, ele informa que está em curso a regulamentação de uma lei que pode beneficiar o conjunto. "Desde que as Igrejas do Carmo também sejam tombadas pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes (Comphap), ao preservar o imóvel, o proprietário passaria a ter direito a uma série de benefícios previstos em lei", conclui.


Fonte:O Diário de Mogi

Dilma defende Estado palestino

Em seu discurso na 66ª sessão da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a presidente Dilma Rousseff saudou o Sudão do Sul, mais novo membro a ingressar na ONU e lamentou não poder saudar da tribuna o ingresso da Palestina. "O Brasil, assim como a maioria dos países dessa Assembleia já reconhece o Estado palestino como tal É chegado o momento de termos a Palestina representada aqui a pleno título."


Na sua avaliação, este reconhecimento é um direito legítimo do povo palestino. "O reconhecimento da Palestina ampliaria a paz duradoura no Oriente Médio", frisou, destacando que apenas uma Palestina livre e soberana poderá atender os anseios por paz, segurança e estabilidade política em seu entorno regional. E citou que no Brasil, descendentes de árabes e judeus são compatriotas e convivem em harmonia.


A presidente defendeu também o acordo global para combater a mudança climática. "Para tanto, é preciso que os países assumam responsabilidades que lhes cabe. E acreditamos que os países desenvolvidos cumprirão as metas que o Protocolo de Kyoto estabeleceu até 2012."


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também disse que apoia um Estado palestino, porém ressaltou que é preciso que palestinos e israelenses cheguem a um acordo quanto a suas divergências. Um pouco mais tarde, Obama teve uma reunião com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que chegou ontem a Nova York. O mandatário dos EUA terá outra reunião ainda ontem com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.


"Há um ano, eu fiquei diante desse pódio e pedi uma Palestina independente. Eu acreditava então, e acredito agora, que o povo palestino merece um Estado próprio", disse Obama. Porém o presidente norte-americano também apontou que, "no final das contas, são israelenses e palestinos - não nós - que precisam chegar a um acordo sobre os temas que os dividem". "São eles, israelenses e palestinos, não nós, que precisam viver lado a lado", disse Obama.


A delegação palestina não gostou do discurso de Obama. Ele mostrou solidariedade a Israel e não mencionou a volta dos milhões de refugiados palestinos.


Abbas pretende pedir amanhã à ONU que reconheça a Palestina como membro do organismo internacional. Os EUA e Israel são contrários à mobilização diplomática, dizendo que é preciso haver um diálogo bilateral para resolver o impasse no Oriente Médio.


Obama citou entre as divergências a questão das fronteiras, da segurança, refugiados palestinos e o controle de Jerusalém. Obama deve pedir formalmente a Abbas que desista da iniciativa da ONU, durante reunião ontem. Caso o tema seja votado no Conselho de Segurança, os EUA, membros permanentes no CS e com direito de veto, já prometeram derrubar a iniciativa.


Abbas, segundo assessores palestinos, deverá repetir a Obama que não desistiu de fazer o pedido de adesão, mas está pronto a negociar com Israel se houver uma base sólida para isso.


"A paz no Oriente Médio precisa de um fim imediato na ocupação militar de Israel", disse o negociador palestino Nabil Abu Rudeina. Ele afirmou que os palestinos estão pronto a voltar a negociar no "minuto" em que Israel reconhecer as fronteiras da Palestina pré-1967, quando Israel anexou após a Guerra dos Seis Dias a Cisjordânia e Jerusalém Oriental. Segundo Rudeina, também é necessário que Israel suspenda imediatamente as construções dos colonos judeus nos assentamentos na Cisjordânia.


Um assessor graduado de Abbas, Saeb Erekat, disse que o presidente palestino não aceitará atrasos no pedido de adesão da ANP à ONU. "Nós não permitiremos nenhuma manobra sobre essa questão", disse Erekat. Com Obama ao seu lado, Netanyahu disse que o pedido palestino "não terá sucesso". Netanyahu também elogiou Obama.


O presidente da França, Nicolas Sarkozy, pediu um ano de prazo para Israel e os palestinos chegarem a um acordo definitivo de paz.


Fonte:O Diário de Mogi

Câmara rejeita imposto para saúde


ENCONTRO Líder da Câmara, Marco Maia, e a ministra Ideli Salvatti durante reunião com governadores e líderes partidários sobre a Emenda 29


BRASÍLIA


A Câmara dos Deputados rejeitou ontem a criação de um imposto para a saúde, nos moldes da antiga CPMF. Apenas a bancada do PT, partido da presidente Dilma Rousseff, votou em prol da nova taxa, deixando claro que vai trabalhar pela criação do tributo.


O projeto que regulamenta a Emenda 29, no entanto, foi aprovado pela Casa e agora seguirá para o Senado. Na votação, o PT votou a favor da instituição da Contribuição Social para a Saúde (CSS), incluída na proposta pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A posição dos petistas converge com o desejo da presidente Dilma Rousseff de encontrar uma nova fonte de recursos voltada exclusivamente para custear ações do setor.


Mas, sem ceder à pressão dos governadores, a Câmara terminou a votação do projeto que regulamenta a Emenda 29 excluindo a CSS.


O placar registrou 355 votos contrários à nova contribuição, 76 a favor e 4 abstenções. A proposta, cujo texto principal já havia sido aprovado em 2008, estava dependente apenas da votação do artigo, rejeitado hoje (21), que previa a base de cálculo da CSS. Sem esse artigo, fica inviabilizada a cobrança da contribuição.


A intenção de buscar uma solução para custear gastos na saúde desagradou ao líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). Em um discurso enfático, com toques de ironia, ele transferiu para o Senado, onde o projeto terá de ser votado, o encargo de descobrir a fonte de recursos defendida pelos governadores e pela presidente da República.


Henrique Alves lembrou que o Senado derrubou, em dezembro de 2007, a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e a base governista na Câmara acabou ficando com o encargo de criar a CSS para substituir os recursos para a saúde.


"Senadores, o abacaxi agora passa para as mãos dos senhores e senhoras. Quando vocês chegarem a uma conclusão, nós estaremos esperando ansiosos a sábia proposta dos senhores", disse o líder do PMDB. Ele propôs um pacto para que a Câmara não se desgaste em busca alternativas.


Pressão


A maioria dos governadores defende a criação de um tributo nos moldes da extinta CPMF. Antes da votação, governadores e representantes de 21 Estados desembarcaram em Brasília para tentar convencer os líderes partidários da necessidade de buscar esse dinheiro novo.


"Todos os governadores foram firmes e categóricos na necessidade de busca de novas fontes de financiamento para a saúde. Não há, no entanto, acordo para a criação de um imposto nos moldes da extinta CPMF", disse o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), anfitrião do encontro com 14 governadores e 7 vice-governadores e representantes dos Estados.


Para atender ao apelo dos governadores e do Palácio do Planalto, Maia decidiu criar uma comissão para estudar novas fontes de financiamento para a saúde. "Essa comissão vai pensar fontes alternativas para financiar a saúde. Mas não é para agora", afirmou o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB). O projeto define que caberá à União destinar à saúde o mesmo valor do ano anterior, mais variação do Produto Interno Bruto (PIB). Os Estados devem destinar 12% e os municípios, 15% das receitas. Nos EUA, a presidente Dilma foi informada do resultado.


Fonte:O Diário de Mogi

Funcionalismo

O vereador Nabil Nahi Safiti (DEM) solicitou, por meio de requerimento, que o prefeito autorize a antecipação, para outubro, do pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos municipais. O documento foi encaminhado durante a sessão de anteontem da Câmara. O parlamentar justifica que a antecipação "seria uma forma de agradecimento pelo desempenho das funções dos servidores e pelo reconhecimento do trabalho em prol do cumprimento de metas da administração municipal".


Mais caro
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) garantiu que a alça de acesso que ligará a rodovia Mogi-Dutra (SP-88) à rua Benedicto Pereira Farias, no Jardim Araci, será entregue no fim de outubro, conforme prazo revelado ao Mogi News após uma sequência de adiamentos e a insatisfação até do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) em relação à demora. Até o governador Geraldo Alckmin cobrou a conclusão da obra.


Adriano Vaccari





Finados
Mas, pelo jeito, a obra deve atrasar alguns dias a mais. O novo cronograma do DER, conforme o Diário Oficial do Estado de ontem, é que a obra seja concluída mesmo só no próximo dia 3 de novembro.


20% a mais
Além deste fator, foi firmado um quinto termo aditivo e modificativo do contrato com a DP Barros Arquitetura e Construção, responsável pelos serviços. A obra de R$ 5,8 milhões sofrerá um acréscimo de 19,93% no valor inicial, totalizando R$ 972 mil a mais para os cofres públicos. 


Teleton
Além da campanha de arrecadação com os cofrinhos espalhados pela cidade para que Mogi mande uma "contribuição gorda" à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) para a construção da futura unidade, o município terá uma participação efetiva na realização da edição deste ano.


Divulgação





Ligações
As ligações feitas para mais uma edição do Teleton, que ocorrerá entre os dias 21 e 22 de outubro, serão direcionadas a Mogi das Cruzes. O atendimento ficará concentrado no centro de operações da Vidax, em César de Souza. É Mogi agradecendo pela unidade recebida e apoiando a causa dos deficientes.


Pegou mal
O secretário de Transportes, Carlos Nakaharada, está de férias. Nada contra o período de descanso do secretário. O problema é que em plena Semana Nacional de Educação no Trânsito, não caiu bem, ainda mais porque a coordenadora de Educação Para o Trânsito, Viviane Cipriano de Melo, está afastada de suas funções após sofrer um trauma decorrente de um assalto. Ontem, na blitz educativa feita pela secretaria, um agente de trânsito coordenava os trabalhos na ausência do chefe. 
Divulgação





Batata assando
Na Câmara de Mogi existe agora um novo indicar: o da "batata assando", que mede as reais chances ou dificuldades de alguns vereadores se elegerem para um novo mandato em outubro do ano que vem.


Termômetro
Quem lidera este ranking, segundo os próprios vereadores, é Odete Sousa (PDT), seguida por Olímpio Osamu Tomiyama, Osvaldo dos Santos (PPS) e Emília Letícia Rodrigues (PT do B). Sem espaço e força no PDT, Odete deve deixar a legenda, mas seu futuro é uma incógnita. 


Sem apoio
Emília tem dificuldade de encontrar partidos que têm interesse em se aliar com o PT do B e Osvaldo, para sua sobrevivência política, poderá migrar para o PP. O termômetro é dos parlamentares que terão dificuldades de se eleger, seja por questões partidárias, montagem de chapas ou coligações.


Passarinho mudo
Ontem, ao ser questionado pela coluna sobre a sua situação, Tomiyama saiu-se com esta: "Passarinho que muda não canta". Tomiyama já deixou o PTB e está sem partido. Aliás, na Câmara, atualmente, além de Tomiyama, há ainda Mauro Araújo (ex-PSDB) sem partido, mas por pouquíssimo tempo. Logo mais à tarde ele assina a ficha de filiação no PMDB em evento em São Paulo. 


PSD
O PSD em Mogi está na expectativa quanto ao reconhecimento por parte da Justiça Eleitoral da homologação do partido em rede nacional para que possa existir oficialmente. A previsão é de que isso ocorra até amanhã. Daí em diante começa a correria para formar a chapa de virtuais candidatos na cidade. Segundo o coordenador da legenda, Nobuo Aoki Xiol, o PSD já tem 50 interessados em se filiar, mas terá de promover uma peneira dos que têm reais chances de se eleger, já que a chapa contará com 33 pré-candidatos. 


Caça-níqueis
O vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR) encaminhou uma moção ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) na qual solicita que estudos sejam feitos para que as máquinas caça-níqueis apreendidas em Mogi se transformem em computadores e, assim, possam servir para a capacitação de crianças e jovens atendidos pela rede pública de ensino. 


Comunicador Social
"O projeto de transformar um produto ilícito em uma ferramenta de alcance social já é realidade em algumas cidades do interior do Estado", afirmou Tobias. Já a vereadora Emília Letícia Rodrigues apresentou um projeto para criar o Dia do Comunicador Social na cidade.


Fonte:Mogi News

Pacote Mogi vai ganhar mais sete creches

Com novas unidades que serão construídas, Bertaiolli promete reduzir pela metade a falta de vagas para crianças
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Ney Sarmento/PMMC

Com assinatura, empreiteiras estão autorizadas a construir mais sete creches na cidade como parte do pacote que prevê 40 unidades
Em março de 2012, quando restar nove meses para acabar seu mandato, o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) deverá atingir a marca de 38 creches entregues do pacote de 40 unidades. Trata-se, na verdade, da inclusão de 5.028 crianças de até cinco anos de idade à rede municipal de ensino. As demais 420 vagas que permitirão a Bertaiolli atingir a meta de 5.448 crianças atendidas com 41 unidades (ele promete construir uma creche a mais) devem ser entregues até dezembro do ano que vem. 
Ontem, Bertaiolli assinou a ordem de serviço para a construção de mais sete novas creches: no Conjunto do Bosque, Botujuru, Vila Jundiaí, Nova Jundiapeba, Pindorama, César de Souza e Taiaçupeba, beneficiando 810 crianças. A expectativa é de que com essas unidades, outras 12 a serem entregues até o fim do ano, além das 19 já inauguradas, a administração municipal consiga reduzir pela metade o déficit de vagas para crianças de até três anos.


"Atualmente Mogi atende a 41,7% da demanda de 0 a 3 anos e com o Programa de Expansão de Creches, estaremos antecipando a meta do Plano Nacional de Educação 2011-2020, que está em tramitação no Congresso Nacional, que prevê o atendimento de 50% desta faixa etária até 2020", detalhou a secretária municipal de Educação, Maria Geny Borges Ávila Horle. 
A secretária conta que atualmente 92% das crianças na faixa de 4 e 5 anos, são atendidas pelo pacote e, em 2012, com o programa de expansão, esse índice subirá para 100% das crianças desta faixa etária atendidas. "O plano de metas estabelece que essa marca seja atingida até 2016. Ou seja, Mogi está fazendo muito bem o seu dever de casa e antecipando todas as metas nacionais", acrescentou o prefeito Marco Bertaiolli.


Na semana que vem, dia 28, será inaugurada a 20ª nova unidade, o CEIM (Centro de Educação Infantil Municipal) Professora Maria Apparecida Meirelles de Azevedo Arouca, no Jardim das Bandeiras. Outras 11 unidades estão em construção. Para completar a meta do Plano de Governo, ficarão faltando duas unidades: a da Vila Brasileira, que está sendo licitada, e a da Parquelândia, cujo terreno está sendo desapropriado. Já a 41ª creche é a CCIM Richer Romando Neto, do Parque Monte Líbano, com 200 vagas, que será reconstruída para atender filhos de funcionários da Prefeitura.


Fonte:Mogi News

Governo municipal Elen Valente deixará Secretaria de Gestão

Advogada já decidiu o futuro: sairá da Prefeitura de Mogi para assumir a função de tabeliã-substituta em um cartório da Região Metropolitana
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Elen Carvalho, ao deixar o cargo no fim da próxima semana, estará completando um ciclo de duas décadas na administração pública
A partir de 1º de outubro, a advogada Elen Maria de Oliveira Valente Carvalho não deverá mais fazer parte do quadro de funcionários da Prefeitura de Mogi. Ela deixará o cargo de secretária municipal de Gestão Pública para assumir a função de tabeliã-substituta em um cartório da Região Metropolitana. 
A decisão é meramente pessoal, uma vez que o convite para o novo trabalho partiu de Maria Natália Valente Carvalho Watanabe, filha da advogada com o juiz-desembargador do Tribunal de Justiça, Jéfferson Moreira de Carvalho. 
A jovem mogiana, de 28 anos, foi classificada em sétimo lugar no concurso público de cartórios em São Paulo, um dos mais concorridos no setor, com mais de 10 mil candidatos. Além de decidir qual cartório irá dirigir - entre as opções estão São Bernardo do Campo, Campinas, São Paulo, Mogi, entre outros - Maria Natália teve de indicar um tabelião-substituto e decidiu por sua mãe. 
Ao deixar o cargo, no fim da próxima semana, Elen estará completando um ciclo de duas décadas na administração pública. Ontem pela manhã, durante solenidade no gabinete do prefeito Marco Bertaiolli, onde estiveram todos os secretários municipais, Elen recebia abraços e várias demonstrações de carinho dos colegas e subordinados da Prefeitura. 
"Foram mais de 20 anos atuando na Prefeitura, em diversos setores. Mas por todo lugar que passei fiz muitos amigos. Fico triste por deixar esse cotidiano, mas feliz pela nova etapa que seguirei. Ainda mais porque, legalmente, não posso acumular funções", confidenciou Elen, em entrevista exclusiva ao Mogi News.


O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli foi comunicado da decisão da secretária há algumas semanas. A carta de exoneração do cargo e das funções públicas na Prefeitura, pois Elen também é concursada, deve ser entregue na próxima semana. Para garantir a continuidade dos trabalhos da secretaria, responsável por diversas áreas da administração municipal, como licitações, recursos humanos, PAC, almoxarifado, patrimônio e Tecnologia da Informação, Elen Valente indicou uma pessoa de sua confiança. "Apresentei ao prefeito o nome de uma pessoa que tem condições de assumir a secretaria, que é muito complexa. Entretanto, ele tem as pessoas de confiança dele e somente ele é quem decidirá sobre o sucessor. De qualquer forma, estou tranquila porque tenho uma equipe muito competente e que seguirá com os projetos já traçados", comentou.


Fonte:Mogi News

Decidido Araújo assina com o PMDB

Ficha de inscrição na legenda será formalizada hoje na Assembleia Legislativa, na Capital
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Mauro Araújo: "Temas como jovens e mulheres estarão nas discussões do PMDB no município"
Com o objetivo de colocar em prática um projeto político que leve o PMDB à chefia do Executivo mogiano em 2016, o presidente da Câmara Municipal, Mauro Araújo, vai hoje à Assembleia Legislativa para confirmar a filiação no partido, após deixar o PSDB. Ele assinará a ficha de inscrição tendo como padrinhos políticos o presidente do diretório municipal, Geraldo Tomaz Augusto, e o deputado estadual Jorge Caruso, líder da bancada peemedebista.


"Não se trata de um evento para apresentar minha filiação. Ela será feita em uma reunião de trabalho e o deputado resolveu nos prestigiar pelo fato de Mogi ser uma cidade importante e o PMDB passar a desenvolver um projeto para ser tornar, a médio prazo, o maior partido do município", disse o vereador na tarde de ontem. O encontro que oficializará a troca de legendas será realizado às 16 horas. Além de Araújo, Thamara Strelec, candidata ao Executivo nas eleições de 2008, passará a integrar os quadros da sigla. 
O presidente do Legislativo chega ao diretório municipal com status de presidente do Comitê Político. "Juntamente com um grupo de mogianos, pretendemos colocar o PMDB nas discussões dos assuntos relacionados ao município", disse Araújo. "Teremos comissões que discutirão desde a questão dos jovens, passando pelas mulheres (Thamara Strelec será a presidente) até os portadores de deficiência (o presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência, Ricardo de Oliveira Pedroso, comandará os debates".


Questionado sobre o seu futuro político agora em um partido da base governista no Estado e no Congresso Nacional, Araújo adiantou que será candidato ao terceiro mandato no ano que vem e dois anos depois pretende concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa. "Saí do PSDB em busca de um projeto político concreto. Encontrei esta mentalidade no PMDB", disse.


Fonte:Mogi News