quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pacote Mogi vai ganhar mais sete creches

Com novas unidades que serão construídas, Bertaiolli promete reduzir pela metade a falta de vagas para crianças
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Ney Sarmento/PMMC

Com assinatura, empreiteiras estão autorizadas a construir mais sete creches na cidade como parte do pacote que prevê 40 unidades
Em março de 2012, quando restar nove meses para acabar seu mandato, o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) deverá atingir a marca de 38 creches entregues do pacote de 40 unidades. Trata-se, na verdade, da inclusão de 5.028 crianças de até cinco anos de idade à rede municipal de ensino. As demais 420 vagas que permitirão a Bertaiolli atingir a meta de 5.448 crianças atendidas com 41 unidades (ele promete construir uma creche a mais) devem ser entregues até dezembro do ano que vem. 
Ontem, Bertaiolli assinou a ordem de serviço para a construção de mais sete novas creches: no Conjunto do Bosque, Botujuru, Vila Jundiaí, Nova Jundiapeba, Pindorama, César de Souza e Taiaçupeba, beneficiando 810 crianças. A expectativa é de que com essas unidades, outras 12 a serem entregues até o fim do ano, além das 19 já inauguradas, a administração municipal consiga reduzir pela metade o déficit de vagas para crianças de até três anos.


"Atualmente Mogi atende a 41,7% da demanda de 0 a 3 anos e com o Programa de Expansão de Creches, estaremos antecipando a meta do Plano Nacional de Educação 2011-2020, que está em tramitação no Congresso Nacional, que prevê o atendimento de 50% desta faixa etária até 2020", detalhou a secretária municipal de Educação, Maria Geny Borges Ávila Horle. 
A secretária conta que atualmente 92% das crianças na faixa de 4 e 5 anos, são atendidas pelo pacote e, em 2012, com o programa de expansão, esse índice subirá para 100% das crianças desta faixa etária atendidas. "O plano de metas estabelece que essa marca seja atingida até 2016. Ou seja, Mogi está fazendo muito bem o seu dever de casa e antecipando todas as metas nacionais", acrescentou o prefeito Marco Bertaiolli.


Na semana que vem, dia 28, será inaugurada a 20ª nova unidade, o CEIM (Centro de Educação Infantil Municipal) Professora Maria Apparecida Meirelles de Azevedo Arouca, no Jardim das Bandeiras. Outras 11 unidades estão em construção. Para completar a meta do Plano de Governo, ficarão faltando duas unidades: a da Vila Brasileira, que está sendo licitada, e a da Parquelândia, cujo terreno está sendo desapropriado. Já a 41ª creche é a CCIM Richer Romando Neto, do Parque Monte Líbano, com 200 vagas, que será reconstruída para atender filhos de funcionários da Prefeitura.


Fonte:Mogi News