domingo, 1 de julho de 2012

Itaquá inaugura creche e Unidade Saúde da Família no Jardim Miray



Diário de Suzano ed.: 9243 - 01 de julho de 2012
A Prefeitura de Itaquá inaugurou ontem simultaneamente uma creche municipal e uma Unidade Saúde da Família (USF), no Jardim Miray. Com essas obras o município passa a contar com seis Unidades Saúde da Família e 13 creches. 
Dando prosseguimento à meta da atual administração do prefeito Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia, de melhorar cada vez mais o atendimento na Educação e Saúde, mais inaugurações estão previstas. Nos próximos dias 4 e 5 julho, será a vez das creches comunitárias “José Cândido Agostinho Neto”, no bairro da Tipóia, e “Miguel Alves Pereira”, no Monte Belo. E o município também contará com a inauguração do Pronto-Socorro, em julho, e uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no Jardim Paineira, em breve.
A Creche Municipal “Rosalia Neira Barreiro” fica na Rua Maringá, 613, no Jardim Miray e, segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, atenderá 150 alunos e funcionará em período integral das 7 às 17 horas, de segunda à sexta-feira. Atendendo o Infantil I (de 0 a 1 ano), Infantil II (1 a 2 anos), Infantil III (2 a 3 anos) e Infantil IV (3 a 4 anos). Além de 13 creches municipais, a cidade conta com 18 creches comunitárias. 
USF De acordo com informações da coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Pryscila Laera Delgado, a Unidade Saúde da Família (USF) “Yeh Wann Sheng” vai contar com a atuação de três equipes formadas pelos seguintes profissionais: médico, enfermeira, auxiliares de Enfermagem, agente comunitário de saúde e dentista. 
“Cada equipe vai atuar em uma área diferente do Jardim Miray”, afirma a coordenadora. Atualmente, os bairros Jardim Josely, Jd. Nícia-Lousada, Jd. América, Parque Piratininga e Pequeno Coração já contam com uma USF.
A secretária municipal de Saúde, Jackeline de Moraes Ghizzi, lembra que o principal diferencial entre a Unidade Básica de Saúde (UBS) e a Unidade Saúde da Família (USF) é o atendimento domiciliar. “Na nova USF do Miray as famílias serão cadastradas e posteriormente receberão atendimento domiciliar”, informa ela. De acordo com Jackeline, cada equipe da USF deve atender, em média, “entre mil e 1,5 mil famílias”. Sendo que a previsão “é de que a unidade atenda entre 10 mil e 15 mil pessoas da comunidade”. Atualmente o município conta com 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A USF do Jardim Miray conta com 500 metros quadrados de construção divididos entre consultórios médicos; salas de Odontologia, Vacina, Reidratação, Acolhimento e Farmácia, entre outras dependências. A USF “Yeh Wann Sheng” fica à Rua Maringá, 613, Jardim Miray, Itaquaquecetuba.




Fonte:Diário de Suzano

Testinha é confirmado candidato e terá Marcos Borges como vice


Diário de Suzano ed.: 9243 - 01 de julho de 2012
Clube XI Paulista. Cornetas, apitos e enormes bandeiras com sigla do PDT. Este foi o cenário da festejada convenção realizada pelo partido que confirmou ontem, Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, como candidato à reeleição à Prefeitura de Poá. Marcos Borges (PPS) será o vice.
Além dos partidários e simpatizantes, a convenção contou com a presença de personalidades políticas da região. Marcaram presença o candidato à Prefeitura de Ferraz, José Carlos Fernandes Chacon (PPS), o Zé Biruta, a ex-deputada federal Elaine Abissamra, a presidente do PSDB de Poá, Claudete Bezerra, Israel Lacerda (PTB) e Rodrigo Ashiuchi (PSL). 
Para as proporcionais, a coligação PDT/PC do B/PP terá um total de 34 candidatos a vereança da cidade. O PDT terá 30 representantes, PC do B um e PP outros três candidatos.
O candidato ao Executivo inflamou pouco mais de mil pessoas que estavam na convenção, ao discursar pela primeira vez. "Eu me orgulho desta tarde. Buscamos uma Poá melhor. Nossos projetos e parcerias mostram que Poá está realmente no caminho certo".
Testinha falou sobre o amadurecimento do partido nos últimos anos e por isso decidiu dar continuidade aos projetos que ainda estão em andamento. "Durante esses quatro anos de mandato, nós vimos a possibilidade de buscar a reeleição para concluir vários projetos que ainda estão em andamento. Então, o partido pediu e eu achei por bem em continuar a frente com minha candidatura, ir às ruas e trabalhar bastante pra buscar essa vitória".
Sobre o evento, o candidato ao executivo disse que foi muito diferente se comparada as eleições de 2008. "Foi mais explosiva", disse. Segundo Testinha, o povo foi muito importante nesta convenção. "Ela teve mais calor humano. O povo estava com mais vontade. Isso mostra que nossa candidatura já sai fortalecida, rumo a vitória".
A escolha do vice, Marcos Borges, tem em vista a afinidade nestes últimos quatro anos. Testinha disse que a intenção sempre foi essa. "A coligação PDT, PPS, PP, e PC do B é a mesma. Se deu certo, porque mudar?".
O vice também fez seu discurso, onde falou sobre a emoção de estar em mais uma eleição ao lado de Testinha. 
"A emoção é a mesma, mas talvez maior do que da última vez. Espero poder corresponder a confiança dada pelo Testinha", concluiu.




Fonte:O Diário de Suzano




PT oficializa candidatura de Stuani e prega continuidade de governo



Diário de Suzano ed.: 9243 - 01 de julho de 2012
“Tenho a missão de garantir a continuidade das obras, dos projetos e, principalmente, dos direitos da população. Estou muito preparado”. Foi pregando a importância da continuidade da legenda na cidade, que Valdicir Stuani teve a candidatura que disputa pelo cargo de prefeito oficializada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de Suzano. A convenção foi realizada na sede petista, na tarde ontem, e reuniu candidatos, filiados e apoiadores.
No evento, também foi homologada a aliança com o PRB, que coliga na proporcional (chapa de vereadores) e apoia na majoritária (chapa de prefeito e vice). Dessa forma, serão indicados 34 nomes de candidatos a vereador pelo PT e oito pelo PRB.
Indicados a reeleição, os vereadores Vanderli Dourado, o Derli do PT, que é presidente do partido, Luiz Carlos Geraldo, o professor Luizinho, Quitéria Araújo e Alonso do Almeida estiveram na convenção. 
Apesar de destacar que a ideia para o “futuro governo” é cuidar das pessoas, o mote para a campanha será a continuidade das ideias e projetos desenvolvidos nas duas gestões do atual prefeito, Marcelo Candido (PT).
“A continuidade desse governo é fundamental para que a cidade possa olhar para o seu futuro com a certeza de que foi esse presente que construiu essa capacidade de desenvolvimento”, declarou Candido.
A palavra continuidade, inclusive, permeou todos os discursos realizados durante o evento. “Temos que garantir que haja continuidade para que não venha uma outra administração e ignore tudo isso”, completou Stuani. 
CONVENÇÃO O evento começou por volta das 14 horas e terminou oficialmente às 19 horas. Pouco depois das 17 horas, após a realização da parte considerada “burocrática”, com homologação da candidatura a prefeito e vereadores, e dos discursos, teve início a “tietagem”. Filiados e apoiadores chegaram a fazer fila para registrar a própria foto com Stuani e o prefeito Marcelo Candido, que esteve ontem também na convenção petista em Mogi das Cruzes, onde o advogado Marcos Soares foi oficializado candidato a prefeito. Soares participou do evento suzanense.
Assim, Derli acredita que a legenda mostrou que não há rivalidade interna e que a disputa que aconteceu em dezembro, durante as prévias, não resultou em rachaduras no partido.
“O principio filosófico do PT é o marxismo, onde há discussões constantes e no final valoriza a democracia, que é a escolha da maioria. Resolvemos em dezembro e há outros partidos que ainda não decidiram”.




Fonte:Diário de Suzano

Diretório Nacional do PSDB defende candidatura de Tokuzumi



Diário de Suzano ed.: 9243 - 01 de julho de 2012
O presidente do PSDB de Suzano, Vagner Pinto, apresentou ontem ao DS um documento da Executiva Nacional, assinado pelo presidente Sérgio Guerra, indicando a candidatura de Paulo Tokuzumi (PSDB) às eleições municipais. Vagner frisa ainda que a ex-presidente da legenda, Ana Júlia Cardoso, só ganhou na Justiça a briga, até agora, com a direção provisória do PSDB porque não informou à Justiça que havia feito a sua defesa para o partido.
No documento, assinado por Guerra e datado de 27 de junho, o comando nacional dos tucanos considera que as direções municipal e estadual do PSDB devem buscar o fortalecimento da legenda no município por considerá-lo parte importante do projeto partidário em nível estadual e nacional. A cúpula nacional da sigla também destaca a dissolução da antiga direção local do partido, ocorrida no último mês, e diz que Tokuzumi é o único filiado capaz de liderar a coligação em Suzano firmada com os partidos PMDB, PPS, PSC, PRTB, PR, PT do B, PTC e PPL.
Guerra determina na resolução apresentada por Vagner que o Diretório Estadual do PSDB juntamente com a Comissão Provisória que adotem providências cabíveis para viabilizar a candidatura de Tokuzumi. 
“Agora há uma intervenção da Executiva Nacional nessa briga. Como presidente vou cumprir essa determinação”, declarou. “A Comissão Provisória impugnou o registro de candidatura do Zé Cardoso (José Cardoso Filho, candidato escolhido em convenção realizada pelo antigo diretório)”.
Nos próximos dias o advogado da Comissão Provisória, Gustavo Ferreira, deve registrar a candidatura de Tokuzumi no Cartório Eleitoral anexando a resolução da Executiva Nacional.
“Vamos registrar o nome de Tokuzumi que é o indicado legítimo e regular Já apresentamos nossa defesa para a juíza da 34ª Vara e aguardamos o resultado”.
RESPOSTA O advogado de Ana Júlia, Rafael Lopes Pinto da Silva, disse que "ela foi chamada no diretório estadual depois que já havia sido dada a liminar pela Justiça. Por isso, quem deveria informar isso à Justiça era diretório estadual".


Fonte:Diário de Suzano


Nos tempos do médico de família



DOM, 01 DE JULHO DE 2012 12:58
A-A+


MAria Therrezinha é a entrevistada deste domingo / Foto Jonny Ueda


A história da Medicina em Mogi das Cruzes é dividida entre antes e depois dos “mineiros”, como eram conhecidos os clínicos gerais Osmar Marinho Couto e Homero Gomes. Formados na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, os dois lideraram o grupo que fundou o Hospital Santana, no ano de 1957, em Mogi. A partir daí, trouxeram profissionais, que se formaram na mesma turma, para trabalhar na Cidade. “Era o tempo do médico de família. Eles faziam de tudo e atendiam desde crianças a idosos, sem a preocupação com o dinheiro. A saúde do paciente estava sempre em primeiro lugar e, muitas vezes, as consultas eram pagas com bolos, doces, frutas, galinhas, porcos, ovos, entre outros presentes”, lembra a também mineira Maria Terezinha Russo Marinho Couto, a Tetê, 83 anos, que acompanhou de perto esta época em que a Medicina mogiana ganhou um avanço significativo. Viúva de Osmar, que morreu há 26 anos, ela chegou a Mogi em 1955 e logo fixou raízes. Aqui nasceram seus filhos Andréa, Maria Flávia e Henrique, fez vários amigos e se familiarizou tanto que jamais pensou em se mudar. Ainda trouxe os avós maternos João Francisco Pereira e Elvira Bovo, a mãe Maria Pereira Russo e a irmã Maria Laura para morarem na Cidade, que viu mudar completamente nos últimos 50 anos. Na entrevista a O Diário, Tetê lembra o início da construção do Hospital Santana, as primeiras décadas de atendimento e conta histórias vividas em Mogi. (Carla Olivo)


Fonte:O Diário de Mogi

Prêmio da RP reflete amadurecimento




DOM, 01 DE JULHO DE 2012 13:04
A-A+


Duda Lima é o responsável pela RP Propaganda / Foto Arquivo


Fica até difícil de imaginar como uma agência de publicidade, que nasceu com apenas dois computadores e três funcioná-rios, fundada por um farmacêutico, levou, depois de apenas 12 anos, o maior prêmio do mercado publicitário do País: o “Profissionais do Ano”, concedido pela Rede Globo de Televisão. Sediada em Mogi das Cruzes, a RP Propaganda, comandada por Duda Lima, mostrou nesta última semana que a publicidade na Região amadureceu, e conta hoje com profissionais capazes de disputar em igualdade com qualquer outra gigante da comunicação do Brasil.
Por uma série de fatores – o que não significa uma coincidência -, a RP nasceu no mesmo 1º de maio de 2000, quando o primeiro programa transmitido pela TV Diário (afiliada da Rede Globo no Alto Tietê) foi ao ar. Alguns meses antes disso, Duda Lima (que também é pós-graduado em Marketing e especializado em Varejo), então diretor comercial de uma grande indústria farmacêutica, pediu demissão. Estava cansado das incontáveis viagens e queria se dedicar mais à família. Procurando uma atividade que lhe permitisse esse espaço, foi numa nota publicada por O Diário, informando da concessão que daria direito à abertura de um canal de TV aberta da Região, que ele decidiu fundar uma agência de propaganda. “Eu pensei: poxa, se vem tevê pra cá, deve vir mercado também”, lembra. (Danilo Sans)


Fonte:O Diário de Mogi

Em Suzano, sucursal da TV Diário





Sucursal da TV Diário em Suzano vai entrar em operação até agosto / Foto Jonny Ueda


A TV Diário, afiliada da Rede Globo no Alto Tietê, está prestes a inaugurar a sua sucursal em Suzano. Depois de quase um ano de intenso trabalho, a expectativa dos diretores do Grupo O Diário, no momento, é de que, até o fim deste mês ou no início de agosto, o escritório no município suzanense esteja totalmente pronto para receber os profissionais que irão atuar na Região. Além disso, a TV Diário aguarda a aprovação e a autorização do Ministério das Comunicações para operar o link ao vivo.
Ao inaugurar uma sede física em Suzano, a TV Diário, estabelecida em Mogi das Cruzes, quer ficar mais próxima dos moradores locais e das cidades vizinhas, como Arujá, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba. O canal continuará sendo o mesmo que o telespectador está acostumado a assistir: o 35/UHF. A diferença, no entanto, está no enfoque que será dado, a partir do fim deste mês, às notícias de Suzano e região. Ou seja, o noticiário passará a contar com uma cobertura mais ampla da emissora, cuja missão é fazer a melhor cobertura jornalística do Alto Tietê e levar entretenimento e informação a um milhão e meio de pessoas que vivem nas dez cidades de sua área de cobertura.
Até o dia da inauguração, as equipes trabalham a todo vapor e fazem os ajustes finais na sucursal suzanense, localizada no Centro, que reunirá jornalismo, setor comercial, marketing e administração.
Para dar vida a esse novo desafio, o Grupo O Diário investiu pesado tanto na contratação de funcionários quanto na aquisição de mais equipamentos e de veículo para a reportagem e na readequação da casa, que abrigará a TV Diário em Suzano. (Maria Salas)


Fonte:O Diário de Mogi

Eleições 2012 Candidatura feminina é a minoria



Partidos têm dificuldades para atrair o sexo feminino, o que interfere no número final de candidatos da legenda
Delcimar Ferreira
Da Região

Jorge Moraes
As mulheres votam ativamente, mas poucas disputam cargos
Muito se fala da importância da mulher na política. Em 2010, com a eleição da primeira mulher presidente da República acreditou-se que haveria uma maior participação. Na prática, as limitações da lei eleitoral, aliada ao ambiente ainda masculinizado dos partidos e, por consequência, o baixo interesse, ainda é muito difícil consolidar um número expressivo de pessoas do sexo feminino para participar das eleições. Na região, a situação não é diferente e as mulheres ainda encontram resistências internas.


No ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) editou uma nova resolução sobre a escolha e o registro de candidaturas a vereador e estipulou em seu artigo 20º, que do total de vagas requeridas de cada partido ou coligação precisa preencher obrigatoriamente o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. 
O que ocorre é que tradicionalmente as siglas ainda têm mais representantes masculinos e os 30% ficam para as mulheres interessadas. Os porcentuais estão fixados conforme previsto na Lei das Eleições, a 9.504/97. Para um município como Poá, por exemplo, que a partir do próximo ano passará a ter 17 cadeiras na Câmara, no caso dos partidos que concorrem isoladamente, dos 26 candidatos a que têm direito, oito devem estar na cota dos 30% e 18 nos 70%.


Preencher os porcentuais mínimos acaba não sendo o problema maior, mas sim conseguir candidaturas femininas, dado ainda ao baixo interesse e ao rompimento de uma cultura pré-estabelecida no passado político brasileiro. Quem enfrenta mais dificuldades neste contexto são os partidos de menor expressão nas urnas nos últimos anos. O presidente do diretório municipal do PSOL, em Poá, Carlos Datovo acredita que a lei restringe a participação: "A lei pede os 30% sob do número de cadeiras. Se não tem, vai-se para a lista de candidatos, então isso acaba limitando. No nosso caso, que temos mais interessados homens, não podemos lançar mais candidatos porque está difícil conseguir mais mulheres." 
O PSOL poderia lançar até 26 representantes, mas por causa da obrigatoriedade, trabalha com 20 para atender à legislação.


Fonte:Mogi News


Canudos Prefeitura vai construir viaduto na avenida Japão



Obra vai tornar o trânsito mais leve na região de Brás Cubas, que acaba de ganhar também uma avenida
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes
Avenida dos Canudos foi inaugurada ontem, em Brás Cubas, como parte da primeira fase da obra
A Prefeitura de Mogi das Cruzes pretende construir um viaduto na avenida Japão, no entroncamento com a avenida dos Canudos. A contratação do projeto executivo já foi iniciada e as obras serão realizadas com a segunda fase da canalização e a urbanização do córrego, que leva o nome da via. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), durante a cerimônia de entrega da primeira fase, que contemplou a canalização entre as avenidas Anchieta e Japão, em um trecho de 2,5 quilômetros, com investimento de R$ 44 milhões. 
"O trecho vai receber um número muito grande de veículos e vamos aproveitar que aquele ponto é formado por um vale. O local permite a instalação de um viaduto sobre a avenida dos Canudos, que possibilitará que os carros que vêm da Japão passem por cima da nova avenida e quem vem de Brás Cubas passe por baixo, sem prejudicar o tráfego", detalhou o chefe do Executivo mogiano.


Além do viaduto, Bertaiolli afirmou que dará entrada no pedido de licenciamento ambiental na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para a pavimentação da pista marginal, do lado direito do Canudos. 
A ordem de serviço que deu início à segunda fase do projeto de urbanização da região do córrego foi assinada na manhã de ontem. Nesta etapa, será canalizado 1,1 quilômetro, entre a avenida Japão e o Parque Olímpico, além da construção da avenida Canudos até a rodovia Mogi-Bertioga (SP-98). 
"Vamos encaminhar um projeto para a Câmara Municipal pedindo a autorização para desapropriar cerca de 300 metros da ave-nida Maurílio Souza Leite Filho, que já está asfalta-da. Vamos criar uma no-va perimetral, que vai ligar Brás Cubas à rodovia Mogi-Bertioga", afirmou Bertaiolli.




18 meses
A segunda parte será concluída em aproximadamente 18 meses. Assim como a etapa inicial, cerca de 200 famílias também precisarão ser retiradas de áreas irregulares. Na fase inicial, 180 famílias que moravam às margens do córrego foram retiradas. Elas fazem parte agora do programa Aluguel Solidário e receberão, em breve, as chaves dos apartamentos do Minha Casa, Minha Vida no Conjunto Santa Antonieta II e III, no Jardim Lair. 
O projeto prevê um terceiro e último passo, que é a regularização no trecho entre o rio Tietê e a linha férrea, uma extensão de 1,3 quilômetro. A segunda e a terceira fases estão orçadas em cerca de R$ 43 milhões. A 32ª Academia da Terceira Idade (ATI) de Mogi das Cruzes também foi inaugurada ontem. Ela foi instalada às margens da nova avenida.


Fonte:Mogi News

Reclamação Moradores e comerciantes reclamam da Oswaldo Cruz




Jamile Santana
Da Reportagem Local
Mayara de Paula
Praça Oswaldo Cruz, palco de delitos, violência e mendigagem
Comerciantes e moradores próximos à praça Oswaldo Cruz na área central da cidade, reclamam dos atos de vandalismo, a quantidade de andarilhos e até de usuários de drogas no local, principalmente durante a noite e nos fim de semana. E não é difícil flagrar situações como esta. O curioso é que no local funciona uma base da Polícia Militar.


Uma das reclamações é de Marcelo de Lima Araújo, que mora próximo à praça. Ele afirma que já testemunhou vários delitos, como ameaças físicas, furtos e depredações no local. "O cidadão tem medo de passar pela área. A presença da Polícia Militar ali é totalmente ineficaz". 
A atendente Luciana de Melo Oliveira, de 23 anos, trabalha no entorno da praça, em uma loja na rua Ricardo Vilela, e conta que já foi assaltada, a poucos metros da base da polícia. "Um homem me abordou e levou meu celular e uma quantia de dinheiro embora. Fiquei tão revoltada que nem reclamei com a PM. Fui embora e agora sempre venho acompanhada trabalhar".


Os comerciantes também reclamam que o número de andarilhos na praça é grande, porque ela é a mais próxima da estação de trem da CPTM, de onde eles desembarcam. "Vem muita gente drogada pedir dinheiro aqui, porque veio de São Paulo e desce na praça. Algo tem que ser feito, porque assim, não dá", disse uma moradora que não quis ter o nome revelado. 
Durante a noite vários andarilhos dormem na praça. "Vez ou outra, eles começam a brigar entre eles e ameaçam até quem está passando na rua. Outro dia eles gritaram e ameaçaram uma senhora que passou na hora e não tinha nada a ver com a briga. É complicado, principalmente aos finais de semana", comentou o comerciante Ito Rodrigues, de 56 anos.


A reportagem do Mogi News procurou o Comando de Área Metropolitana -12 (CPAM-12), mas até o fechamento desta edição não houve retorno.


Fonte:Mogi News

História Vigilância interdita Lar Melhor Idade




Jorge Moraes
Juraci: "Agora os asilos atuam de acordo com as normas"
Histórias de idosos que vivem em casas de repouso, como a da dona Irena Muratow, que está no Pró+Vida, geralmente despertam sentimentos de comoção e emocionam as pessoas. Mas nem sempre tudo ocorre como deveria nos asilos que, vira e mexe, passam por fiscalização e sofre penalidades. É o que ocorreu há 12 dias, quando a Vigilância Sanitária determinou a interdição do Lar Melhor Idade, em Jundiapeba, por irregularidades relacionadas às condições de higiene. Já a casa Cantinho da Vovó Lena segue em interdição parcial e ainda têm prazo para atender as exigências previstas pelo órgão. 
Segundo a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Juraci Fernandes, todos os idosos que eram atendidos nas duas unidades da casa de repouso El Shaday, que funcionava no Parque Monte Líbano e no Socorro, já foram retirados das unidades. As casas atendiam cerca de 20 idosos e após o fechamento determinado pela Justiça, apenas um idoso foi retirado em seguida. O Ministério Público chegou a afirmar que poderia entrar com uma ação judicial contra as famílias dos idosos, caso as transferências não fossem feitas, responsabilizando os parentes.


"No último dia 20 de junho, a Secretaria de Assistência Social do município confirmou que todos os idosos já haviam sido transferidos e as casas encerraram suas atividades".


Com exceção das duas casas de repouso que cumprem prazos estabelecidos pela Vigilância Sanitária, as demais casas funcionam de acordo com as normas do Estatuto do Idoso e dentro dos padrões de higiene previstos pela autoridade sanitária. "Com isso, manteremos um acompanhamento nos asilos, mas está tudo em ordem, conseguimos manter um bom atendimento", destacou. (J.S.)


Fonte:O Diário de Mogi

PT oficializa candidaturas de Marco Soares e Gilberto Moro



Jorge Moraes
O Partido dos Trabalhadores (PT) de Mogi das Cruzes oficializou durante a convenção municipal realizada na tarde de ontem a candidatura a prefeito do advogado Marco Soares, tendo como vice o presidente do PTB em Mogi, Gilberto Moro. Com a presença do prefeito de Suzano, Marcelo Candido, os petistas querem vincular as candidaturas à administração da presidente Dilma Rousseff e à figura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Fonte:Mogi News

Fé Marcha para Jesus reúne mais de 40 mil pessoas


Jorge Moraes
Participantes da Marcha para Jesus lotaram as principais ruas da região central ontem à tarde
A Marcha para Jesus em Mogi das Cruzes, que teve como tema neste ano "Jesus Venha o Teu Reino", reuniu na tarde de ontem 40 mil pessoas. Considerado o maior evento evangélico da cidade, a concentração ocorreu na Praça da Bíblia e a multidão percorreu as principais ruas da cidade até o Centro Municipal Integrado Deputado Maurício Nagib Najar, no Mogilar.


A caminhada, que está em sua nona edição, tem como objetivo propagar o nome de Jesus Cristo, além de orar em favor de autoridades e moradores de Mogi. A marcha reúne participantes de diversas idades e de todas as denominações cristãs do município. Durante o percurso, várias bandas de música gospel se revezam em um caminhão de som. No encerramento da cerimônia, no Mogilar, ocorreu um grande encontro de oração a Jesus Cristo. 
Para o pastor Adriano Rozeno, organizador da marcha, ações como o evento de ontem sãos responsáveis pelo crescimento do número de evangélicos no País. "Cada vez mais, as igrejas estão se unindo e tomando posição da importância de evangelizar a população".


Prova de que ações como a marcha se transformam definitivamente em propulsores da religião é o recente Censo, que revelou que, na última década, a Igreja Católica teve uma perda de fiéis sem precedentes na história, embora continue a religião majoritária do País. Além da queda recorde na proporção de fiéis, a população católica encolheu pela primeira vez em números absolutos. 
O crescimento dos evangélicos é a maior causa da queda dos católicos. Há 50 anos, a religião católica tinha predomínio absoluto, com 93% da população. Se for mantido o ritmo da última década, em 20 anos, os católicos serão menos da metade da população.


Divididos em três grandes categorias, os evangélicos seguem crescendo, mas em ritmo bem menor que na década anterior e chegaram a mais de um quinto da população brasileira, com 22,2%, ou 42,2 milhões de fiéis. Houve um aumento em números absolutos de 16 milhões de evangélicos entre 2000 e 2010. (C.L.)


Fonte:Mogi News