domingo, 1 de julho de 2012

Canudos Prefeitura vai construir viaduto na avenida Japão



Obra vai tornar o trânsito mais leve na região de Brás Cubas, que acaba de ganhar também uma avenida
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes
Avenida dos Canudos foi inaugurada ontem, em Brás Cubas, como parte da primeira fase da obra
A Prefeitura de Mogi das Cruzes pretende construir um viaduto na avenida Japão, no entroncamento com a avenida dos Canudos. A contratação do projeto executivo já foi iniciada e as obras serão realizadas com a segunda fase da canalização e a urbanização do córrego, que leva o nome da via. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), durante a cerimônia de entrega da primeira fase, que contemplou a canalização entre as avenidas Anchieta e Japão, em um trecho de 2,5 quilômetros, com investimento de R$ 44 milhões. 
"O trecho vai receber um número muito grande de veículos e vamos aproveitar que aquele ponto é formado por um vale. O local permite a instalação de um viaduto sobre a avenida dos Canudos, que possibilitará que os carros que vêm da Japão passem por cima da nova avenida e quem vem de Brás Cubas passe por baixo, sem prejudicar o tráfego", detalhou o chefe do Executivo mogiano.


Além do viaduto, Bertaiolli afirmou que dará entrada no pedido de licenciamento ambiental na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para a pavimentação da pista marginal, do lado direito do Canudos. 
A ordem de serviço que deu início à segunda fase do projeto de urbanização da região do córrego foi assinada na manhã de ontem. Nesta etapa, será canalizado 1,1 quilômetro, entre a avenida Japão e o Parque Olímpico, além da construção da avenida Canudos até a rodovia Mogi-Bertioga (SP-98). 
"Vamos encaminhar um projeto para a Câmara Municipal pedindo a autorização para desapropriar cerca de 300 metros da ave-nida Maurílio Souza Leite Filho, que já está asfalta-da. Vamos criar uma no-va perimetral, que vai ligar Brás Cubas à rodovia Mogi-Bertioga", afirmou Bertaiolli.




18 meses
A segunda parte será concluída em aproximadamente 18 meses. Assim como a etapa inicial, cerca de 200 famílias também precisarão ser retiradas de áreas irregulares. Na fase inicial, 180 famílias que moravam às margens do córrego foram retiradas. Elas fazem parte agora do programa Aluguel Solidário e receberão, em breve, as chaves dos apartamentos do Minha Casa, Minha Vida no Conjunto Santa Antonieta II e III, no Jardim Lair. 
O projeto prevê um terceiro e último passo, que é a regularização no trecho entre o rio Tietê e a linha férrea, uma extensão de 1,3 quilômetro. A segunda e a terceira fases estão orçadas em cerca de R$ 43 milhões. A 32ª Academia da Terceira Idade (ATI) de Mogi das Cruzes também foi inaugurada ontem. Ela foi instalada às margens da nova avenida.


Fonte:Mogi News