domingo, 1 de julho de 2012

Itaquá inaugura creche e Unidade Saúde da Família no Jardim Miray



Diário de Suzano ed.: 9243 - 01 de julho de 2012
A Prefeitura de Itaquá inaugurou ontem simultaneamente uma creche municipal e uma Unidade Saúde da Família (USF), no Jardim Miray. Com essas obras o município passa a contar com seis Unidades Saúde da Família e 13 creches. 
Dando prosseguimento à meta da atual administração do prefeito Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia, de melhorar cada vez mais o atendimento na Educação e Saúde, mais inaugurações estão previstas. Nos próximos dias 4 e 5 julho, será a vez das creches comunitárias “José Cândido Agostinho Neto”, no bairro da Tipóia, e “Miguel Alves Pereira”, no Monte Belo. E o município também contará com a inauguração do Pronto-Socorro, em julho, e uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no Jardim Paineira, em breve.
A Creche Municipal “Rosalia Neira Barreiro” fica na Rua Maringá, 613, no Jardim Miray e, segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, atenderá 150 alunos e funcionará em período integral das 7 às 17 horas, de segunda à sexta-feira. Atendendo o Infantil I (de 0 a 1 ano), Infantil II (1 a 2 anos), Infantil III (2 a 3 anos) e Infantil IV (3 a 4 anos). Além de 13 creches municipais, a cidade conta com 18 creches comunitárias. 
USF De acordo com informações da coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Pryscila Laera Delgado, a Unidade Saúde da Família (USF) “Yeh Wann Sheng” vai contar com a atuação de três equipes formadas pelos seguintes profissionais: médico, enfermeira, auxiliares de Enfermagem, agente comunitário de saúde e dentista. 
“Cada equipe vai atuar em uma área diferente do Jardim Miray”, afirma a coordenadora. Atualmente, os bairros Jardim Josely, Jd. Nícia-Lousada, Jd. América, Parque Piratininga e Pequeno Coração já contam com uma USF.
A secretária municipal de Saúde, Jackeline de Moraes Ghizzi, lembra que o principal diferencial entre a Unidade Básica de Saúde (UBS) e a Unidade Saúde da Família (USF) é o atendimento domiciliar. “Na nova USF do Miray as famílias serão cadastradas e posteriormente receberão atendimento domiciliar”, informa ela. De acordo com Jackeline, cada equipe da USF deve atender, em média, “entre mil e 1,5 mil famílias”. Sendo que a previsão “é de que a unidade atenda entre 10 mil e 15 mil pessoas da comunidade”. Atualmente o município conta com 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A USF do Jardim Miray conta com 500 metros quadrados de construção divididos entre consultórios médicos; salas de Odontologia, Vacina, Reidratação, Acolhimento e Farmácia, entre outras dependências. A USF “Yeh Wann Sheng” fica à Rua Maringá, 613, Jardim Miray, Itaquaquecetuba.




Fonte:Diário de Suzano