sábado, 19 de março de 2011

Notícias de hoje:

Notícias de hoje:
O deputado federal Valdemar Costa Neto, o Boy, comandante do PR, rasgou o verbo e soltou a língua em uma entrevista bombástica à jornalista Marilei Schiavi. Criticou um deputado estadual, defendeu o parlamentar-palhaço e confessou que está esperando o fim do Caso Mensalão para renascer das cinzas na mídia nacional (ele está confiante na absolvição). Boy entra na sala da presidente Dilma Roussef pela garagem, manda no Ministério dos Transportes e comanda mais de 60 deputados do PR e de outras legendas. Quer saber mais? Ouça, com exclusividade.
Entrevista dividida em quatro partes. Clique aqui para ouvir
Metropolitana na Comunidade desta sexta foi na Vila Cléo. Reportagem de Marcio Nogueira.

A importância do mogiano José Tadeu Candelária dentro do PR

Adicionar legenda
A importância do mogiano José Tadeu Candelária dentro do PR cresceu a ponto de

  • Valdemar Costa Neto confessar que os dois já não viajam mais juntos num mesmo avião,

nem de automóvel.Tal precaução só é adotada em grandes corporações,onde os principais
diretores temem que algum imprevisto durante as viagens possa deixar a empresa totalmente sem comando


  1. Fonte : O Diário de Mogi

Michelle Obama fala sobre educação e laços entre Brasil e EUA para jovens

Michelle Obama fala sobre educação e laços entre Brasil e EUA para jovens

Publicação: 19/03/2011 12:05 Atualização: 19/03/2011 12:40
A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, discursou para 75 jovens brasileiros na manhã deste sábado (19/3), e falou sobre a importância da educação e da criação de laços entre o Brasil e os EUA. "O futuro dos dois países depende não apenas de ministros e diplomatas, como também do relacionamento entre o nosso povo e  principalmente com os jovens", destacou. Michelle está acompanhada pela filha mais velha, Malia, de 10 anos, a filha caçula, Sasha, de 7 anos, e sua mãe Marian Robinson. Durante o discurso, Michelle disse bom dia em português e se desculpou por essa ser a única expressão que ela sabe falar em nosso idioma. 
 (Zuleika de Souza/CB/D.A Press)

A universitária mineira Raquel Silva, 20 anos, foi a escolhida pela Casa Branca para ser uma espécie de mestre de cerimônia do encontro da primeira-dama com jovens brasileiros. A estudante de Belo Horizonte (MG) integrou o programa Jovens Embaixadores de 2008 e, desde então, tem participado de vários eventos nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Almoço no Itamaraty

Depois do evento realizado no restaurante Oca da Tribo, no Setor de Clubes Sul, a primeira-dama assistiu uma apresentação de capoeira do grupo Raízes do Brasil. Logo depois, ela partiu para o almoço no Itamaraty com o marido, a presidente brasileira Dilma Rousseff e cerca de 150 convidados, entre eles, ex-presidentes brasileiros como Fernando Henrique Cardoso, José Sarney e Itamar Franco. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recusou o convite.

Fonte: Correio Braziliense

Dilma e Obama se reúnem a portas fechadas antes de entrevista coletiva


Dilma e Obama se reúnem a portas fechadas antes de entrevista coletiva

Publicação: 19/03/2011 11:23 Atualização: 19/03/2011 12:09

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a presidente brasileira Dilma Rousseff estão reunidos a portas fechadas no gabinete presidencial, no Palácio do Planalto nesta manhã. Antes, eles visitaram, por cerca de oito minutos, a exposição "Mulheres artistas e brasileiras".

A presidente explicou a Obama que o tema da exposição marca o Dia Internacional da Mulher, que no Brasil é comemorado todo o mês de março. Em tom de brincadeira, Dilma contou que a data caiu no carnaval. O clima é amistoso entre os dois chefes de estado.

Dilma e o casal Obama tiraram uma foto com o quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral. Obama quis saber qual a importância da tela para o Brasil. Admiradora da arte, Dilma explicou que a obra é o símbolo dos mais representativos da pintura modernista brasileira.

Após a visita, Dilma e Obama cumprimentaram os ministros brasileiros e americanos e, em seguida, subiram para o terceiro andar. A imprensa aguarda a entrevista coletiva no salão leste do Palácio do Planalto, programada para as 12h, que deve atrasar um pouco. Ainda não está definido se Dilma e Obama responderão às perguntas dos jornalistas ou farão apenas um pronunciamento conjunto.

Obra de Tarsila

Símbolo máximo da antropofagia brasileira, o nome Abaporu significa, em Tupi, “homem que come gente”, uma referência à proposta modernista de “deglutir” a cultura estrangeira, fazendo uma releitura com base na realidade brasileira. O quadro foi pintado em óleo sobre tela em 1928. A pintora Tarsila do Amaral presenteou o Abaporu ao seu marido na época, o escritor Oswald de Andrade.
Fonte:Correio Braziliense

Japão eleva gravidade de acidente

Japão eleva gravidade de acidente


O acidente nuclear na usina Daiichi Fukushima está agora no mesmo nível de seriedade do acidente de 1979 em Three Mile Island, Estados Unidos, na escala internacional de acidentes nucleares, disse a agência de segurança nuclear do Japão ontem. A agência elevou o grau do acidente de 4 para 5, na escala internacional, após avaliação da extensão dos danos nos combustíveis dos reatores da usina.
O Japão elevou a escala no momento em que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), das Nações Unidas, descreveu a situação na usina nuclear, pelo segundo dia, como "preocupante, mas estável".
Equipes continuavam na usina na noite de ontem (pelo horário local) bombeando água do mar nos reatores 1 a 4 da planta nuclear, informou a agência de notícias Kyodo. A eletricidade poderá ser religada no sábado, o que facilitará o resfriamento dos reatores se o sistema funcionar. O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, prometeu revelar para a comunidade internacional toda a informação possível sobre a crise nuclear após reunir-se com o chefe da AIEA, Yukiya Amano.
Amano disse que a batalha do Japão para estabilizar a situação na usina nuclear Daiichi Fukushima é "uma corrida contra o tempo" e que é importante o envolvimento da comunidade internacional nos esforços para conter um acidente nuclear. Amano afirmou que as medidas adotadas pelo Japão para retirar pessoas da área próxima à usina estão dentro dos critérios da AIEA.
Amano disse ainda que uma equipe da AIEA será despachada para próximo da usina "nos próximos dias" para monitorar os níveis de radiação. Amano afirmou que uma equipe de quatro peritos examinou os níveis de radiação em Tóquio na manhã de ontem.
Em Viena, especialistas em energia nuclear e diplomatas disseram que existe pouco a temer fora do perímetro de 20 quilômetros ao redor da usina. Todas as pessoas, exceto os trabalhadores que lutam contra o vazamento nuclear, foram retiradas da área.
Um diplomata com acesso à medição de radiação, em Viana, citou leituras de uma estação na Califórnia (EUA), a qual verificou que a radiação que chegou do Japão, após atravessar o Pacífico, é "um bilhão de vezes menor a um nível que seria considerado uma ameaça à saúde" das pessoas.
Andrew Graham, um alto funcionário da AIEA, disse que os comentários são refletidos por seu ponto de vista. "Nós precisamos estudar os dados do desastre com cuidado, mas um bilionésimo mostra apenas o quanto está longe de representar algum perigo para os seres humanos". Graham acredita que a situação em Daiichi Fukushima está evoluindo para um cenário "estável, com poucas mudanças, o que é positivo".
A agência Kyodo informou, na noite de ontem, que o número de mortos pelo terremoto e pelo tsunami que devastaram a costa nordeste do país, em 11 de março, subiu para 6.911, superando o número de mortos no terremoto de 17 de janeiro de 1995 em Kobe, que ficou em 6.434. A agência usou números da polícia japonesa. Pelo menos 10 mil pessoas continuam desaparecidas.

Fonte: O Diário de Mogi

O deputado federal Valdemar Costa Neto disse ontem que o PR pretende eleger de seis a oito vereadores



O deputado federal Valdemar Costa Neto disse ontem que o PR pretende eleger de seis a oito vereadores nas próximas eleições, quando seu partido deverá apoiar a reeleição de Marco Bertaiolli (DEM) para a Prefeitura. Isso não deverá implicar, obrigatoriamente, na indicação de um vice para o democrata. "O Bertaiolli vai ver o que é melhor para ele", disse Costa Neto, classificando o atual vice, Cuco Pereira (PSDB), como "um baita cara". "Não estaríamos dispostos a criar problemas para a Cidade", disse o deputado, numa entrevista à apresentadora Marilei Schiavi, da Rádio Metropolitana. Apesar de afirmar que o presidente da Câmara, Mauro Araújo, "seria bem-vindo" ao PR, Costa Neto também ressalvou que seu nome teria de ser discutido dentro do partido, onde a preferência estaria recaindo sobre pessoas que não têm mandato. À vontade no programa, Costa Neto previu o julgamento de seu envolvimento no episódio do mensalão somente no próximo ano, disse que está "confiante e ansioso", por um resultado a seu favor e voltou a dizer que até lá continuará evitando solenidades políticas movimentadas para não ser assediado pela imprensa e não constranger outras pessoas com sua presença. Contou que é recebido com certa frequência pela presidente Dilma Rousseff (PT), em cujo gabinete ingressa pela garagem. E confessou: evita exposição desnecessária para que isso não seja interpretado como uma "afronta" ao Supremo Tribunal Federal, onde será julgado.


Fonte:O Diário de Mogi

Costa Neto diz que construção de viadutos começa neste semestre

Costa Neto diz que construção de viadutos começa neste semestre
Deputado federal concedeu entrevista ao jornal ontem e falou sobre obras importantes para a cidade
NOEMIA ALVES
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya
Costa Neto: "É uma obra importantíssima e que terá início ainda neste semestre"
A instalação de um grande aeroporto no distrito do Taboão é uma proposta considerada "inviável" pelo deputado federal Valdemar Costa Neto, o Boy (PR). Ontem, em entrevista à Rádio Metropolitana e ao Mogi News, Boy anunciou a elaboração de esforços para implantação de um aeroporto "de menores proporções" na área da Fazenda Irohy, em Biritiba Mirim. Para Mogi, deu uma ótima notícia: a garantia de recursos para a construção de dois viadutos e o início das obras ainda neste semestre. Confira:

Mogi News: A licitação para a construção dos dois viadutos em Mogi está parada, pela quarta vez, no Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes, em razão de recursos. Esta obra sairá do papel ainda neste ano? Mogi não corre o risco de perder esses investimentos?
Valdemar Costa Neto (Boy): 
Não. Os recursos já estão assegurados. O que pode acontecer é de a obra começar no meio do ano e não usarmos todo o dinheiro (cerca de R$ 70 milhões) neste ano e ter de em 2012 fazer pedido de mais recursos. As contestações apresentadas na licitação pelas empresas concorrentes acabaram atrapalhando, mas acredito que nos próximos dias a licitação será retomada e no mais tardar, em 15 dias, o resultado será anunciado pelo Ministério dos Transportes. Trata-se de uma obra importantíssima para a cidade e que terá início ainda neste semestre.

MN: É verdade que o senhor pensa em remanejar os R$ 3 milhões de recursos do hospital de Brás Cubas?
Costa Neto: 
Eu ainda preciso sentar com o prefeito Bertaiolli para discutir o que vai ser feito com esse dinheiro porque a emenda é para equipamento. O hospital de Brás Cubas ainda está em processo de licitação e não deve ficar pronto até o fim do ano. Esses R$ 3 milhões que conquistei para o município, por meio de emenda no orçamento no Ministério da Saúde, seriam para equipar o hospital. Mas sem a obra entregue isso não será possível e para não perder os recursos, minha proposta é utilizar esse dinheiro em outra unidade, seja na Clínica Ambulatorial em Jundiapeba ou em qualquer outro equipamento de saúde importante. Como o hospital deve ser entregue só no ano que vem, farei outra emenda e conquistarei recursos para 2012. Lembrando que esses são outros R$ 3 milhões. Os R$ 3 milhões que conquistei em 2010, o Bertaiolli vai utilizar para a construção da clínica de reabilitação com fisioterapia, ao lado do hospital. Esta verba está mais do que garantida.

MN: E a construção da avenida Guilherme Georgi, será possível com ajuda da Caixa Econômica Federal?
Costa Neto:
 Acredito que sim. Está tudo caminhando para isso. O Ministério das Cidades está concluindo alguns estudos para saber qual procedimento mais viável para o financiamento, porém, no que compete à Prefeitura, toda a parte técnica já foi aprovada.

MN: E o aeroporto internacional em Mogi? O senhor irá endossar esse pleito?
Costa Neto:
 Essa história que fazer um aeroporto no bairro do Taboão é papo furado. Lá não existe topografia para isso, é tudo morro, e aeroporto tem de ser em lugar plano. Um bom lugar para fazer um aeroporto na região e que vou fazer de tudo para que se concretize é na Fazenda Irohy, em Biritiba Mirim, com mais de 300 alqueires, uma área extensa e que pode comportar um aeroporto, de características bem diferentes, para aviação executiva. Isto é, apenas aviões particulares e helicópteros poderiam pousar e decolar dali.


MN: De que forma o senhor vai trabalhar para que isso se concretize?
Costa Neto:
 Na verdade, esta obra depende do governo estadual, porque envolve área de preservação ambiental. Poderia fazer-se numa espécie de permuta, compensação ambiental. Minha ajuda nesta transação é como presidente do PR. Participei de uma reunião com os donos da área, técnicos e o prefeito de Biritiba Mirim e o deputado estadual André do Prado (PR) para viabilizar esse projeto.

MN: A extensão do transporte ferroviário até César de Souza é viável na opinião do senhor?
Costa Neto:
 Trata-se de um assunto de esfera estadual, já que se refere à extensão dos serviços da CPTM e que será discutido pelo deputado do partido na Assembleia, André do Prado. No que depender da MRS Logística, eu resolvo.

MN: Em entrevistas anteriores, o senhor havia dito que o prefeito Marco Bertaiolli terá seu apoio para reeleição nas eleições em 2012. O PR é quem indicará o vice?
Costa Neto:
 O Bertaiolli tem e sempre terá o meu apoio. A questão do vice, entretanto, é algo que caberá a ele. É uma decisão muito pessoal e que irei respeitar no momento em que ele anunciar.


MN: Há quem diga que no apoio do PR seria indicado o nome do Marcos Damásio...

Costa Neto: 
O que o Marcos Damásio está fazendo é um trabalho para fortalecer a legenda. Ele trabalha na captação de novos nomes de forma que o PR tenha, em 2012, entre seis e oito vereadores eleitos, inclusive os mais antigos. O nome para a Prefeitura ficará para a eleição seguinte, em 2016 ou 2018, caso o mandato seja alterado para seis anos.

MN: E o Mauro Araújo, a quem o senhor também prometeu apoio, é um bom nome para o PR?
Costa Neto:
 O Mauro seria bem vindo ao PR. Aliás, trata-se de um bom nome para qualquer partido. Se ele quiser vir, teremos de fazer com que os filiados do partido entendam.


MN: E o senhor não pensa em ser candidato a prefeito?
Costa Neto:
 De maneira alguma, ajudo mais Mogi lá em Brasília.

Fonte: Mogi News

Boy na "Metrô"

Maurício Sumiya


Boy na "Metrô"
Repercutiu intensamente ontem a entrevista concedida pelo deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, à jornalista Marilei Schiavi, no programa Radar Noticioso, da Rádio Metropolitana.


Inventor do Tiririca
Sob a condução apimentada de Marilei, Boy contou detalhes da intermediação feita pelo ex-vereador Benedito Faustino Taubaté Guimarães (PMDB) para que Tiririca, até então apenas um humorista da Rede Record, assinasse ficha de filiação no PR, em 2009. Ao comentar a necessidade de montar uma chapa bem votada para o ano seguinte, o deputado ouviu de Taubaté que ele poderia, por meio de um amigo, fazer um contato com o homem da "Florentina".




Taubaté Dinah
Taubaté, num exercício de Mãe Dinah, disse a Boy que Tiririca iria "estourar" de votos e saiu à busca do humorista. Dias depois, trouxe o rapaz à presença de Boy para que assinasse a ficha de filiação do PR e preparasse a candidatura a deputado federal. Tiririca, o afilhado de Boy e Taubaté, teve 1,4 milhão de votos.
Divulgação


Sabrina candidata 
Boy revelou que antes de chegar ao nome de Tiririca, achou que a apresentadora de TV Sabrina Sato, do "Pânico", fosse o nome ideal para ter uma das votações mais expressivas e servir como puxadora de votos. Para tentar o contato com Sabrina, o deputado almoçou com o líder do programa de TV, Emílio Surita, que logo o aconselhou a mudar de ideia: "A Sabrina fechou um contato milionário com a RedeTV! E não irá aceitar". Boy, então, desistiu da moça.


No lugar certo
Provocado por Marilei sobre a indicação, feita por ele, de Tiririca - que teve a alfabetização questionada após a eleição - para compor a Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, Boy se esquivou, alegando que era a única comissão que o homem da "Florentina" poderia compor. "Nas Comissões de Minas e Energia, Transporte e Seguridade Social é que não poderia ser", emendou, irônico.
Divulgação


Novos slogans
Valdemar revelou a dificuldade que está enfrentando no preparo do programa de TV do partido, a ser veiculado brevemente. Disse que não poderá, em nome do decoro, apresentar Tiririca vestido de palhaço e que fará o comediante, à paisana, explicar o que faz um deputado, respondendo à pergunta feita nos programas eleitorais de TV que geraram muita polêmica, e citar com projetos que seu slogan não é mais "Pior do que está não fica".


Nada amigos
Boy ainda comentou rapidamente sua relação com o também deputado federal Junji Abe (DEM). Disse que o apoiou em 2000, principalmente no segundo turno, quando, na disputa pela Prefeitura, Chico Bezerra emparelhou as forças na corrida para se eleger prefeito. O republicano teria ajudado na reta final e feito a diferença, o que, segundo ele, não foi reconhecido por Junji. "Nem muito obrigado ele me falou".
Divulgação


Soco no Gondim
Indagado por Marilei sobre sua relação com o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), Boy foi incisivo: "Ele não tem linha política e não representa nada. É zero". Depois, comentou a última eleição em que o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) venceu Gondim: "Gondim tomou uma sova do Bertaiolli".


Te pego na esquina
Gondim, por sua vez, ligou após o programa para Marilei, reclamou de ter sido insultado por Boy e mandou avisar que estará na rádio na segunda-feira, às 8 horas, para responder aos ataques do ex-aliado político. Vai render.




Namorado firme
Boy disse que, aos 61 anos, está "namorando firme" e citou o nome da eleita, Dana Vidal. Diz que considera apenas uma ex-mulher, a mãe de seus três filhos, Nara, pulando a ex-esposa que tanta polêmica nacional criou com ele, Maria Christina Mendes Caldeira.




Cigarro na UTI - I
O deputado contou uma história interessante: o dia em que o hoje deputado estadual, na época prefeito de Suzano, Estevam Galvão deu cigarro para seu pai, o ex-prefeito de Mogi Waldemar Costa Filho, no leito da UTI do Hospital Ipiranga. Isso ocorreu um dia antes da morte de WCF e soou como um pedido de um fumante inveterado, que, embora dependente de tubo de oxigênio, queria "tragar um cigarrinho".
Divulgação


Cigarro na UTI - II
Segundo Boy, o então proprietário do Ipiranga e médico Nobolo Mori, ficou muito bravo com os dois. "Eles poderiam ter ateado fogo no hospital!", emendou.

Fonte:Mogi News