terça-feira, 29 de novembro de 2011

transporte Nova falha em sistema da CPTM atrasa trens

Problema na alimentação elétrica da empresa fez com que os passageiros que usavam a linha 12 - Safira ontem enfrentassem uma longa espera
Vivian Turcato
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro

As estações ficaram cheias e os passageiros chegaram, mais uma vez, atrasados a seus destinos
Um problema no sistema de alimentação elétrica dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que circulavam entre as estações Engenheiro Manoel Feio e Comendador Ermelino atrasou ontem e prejudicou os usuários que estavam na linha 12 - Safira entre as estações Brás e Calmon Viana. 
Segundo informações da Assessoria de Imprensa da CPTM, o problema foi iniciado às 7h15 de ontem e solucionado exatamente duas horas depois. A empresa não divulgou quantos usuários foram prejudicados com essa falha, que resultou em um intervalo maior entre os trens e mais tempo de parada nas estações. Técnicos da companhia foram encaminhados ao local para verificar o que gerou o erro.


No mês passado, uma falha no sistema de tração de uma composição que circulava entre as estações Engenheiro Goulart e Tatuapé, também na linha 12, prejudicou milhares de usuários. No período de quase duas horas, a circulação dos trens nas duas linhas (12 e 11 - Coral, que liga as estações Luz a Estudantes) chegou a ser interrompida e as composições circularam em intervalos maiores. Na ocasião, a CPTM afirmou que no momento em que o trem avariado interrompeu a viagem entre Engenheiro Goulart e Tatuapé, os usuários não aguardaram o restabelecimento, acionaram o sistema de emergência das portas e desceram. Por isso, os trens da Linha 12 tiveram atrasos.


Mortes
No domingo, três trabalhadores que faziam testes em uma nova composição da CPTM foram mortos ao serem atropelados por um trem, entre as estações Brás e Tatuapé. O engenheiro Marcio Luis Alves de Souza, de 32 anos, o técnico Sergio Eduardo Batista de Oliveira, 40, e o espanhol José Julian de Dios Clarament morreram no local. Outro trabalhador, Cauê Arnaud Gruber, 29, sofreu ferimentos leves.


Fonte:Mogi News

Polêmica População decide sobre zoneamento

Mogianos puderam opinar ontem, em audiência pública, sobre as mudanças no zoneamento de alguns bairros
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro

A audiência pública na Câmara foi dividida em duas partes e, em cada uma delas, compareceram apenas cerca de 50 pessoas
Pela primeira vez na história de Mogi das Cruzes, a população participou de audiências públicas para discutir propostas de mudanças no zoneamento do município. A população compareceu aos eventos organizados ontem e o plenário da Câmara Municipal ficou lotado.


Quatorze propostas foram apresentadas em dois horários. Sete delas discutidas na reunião que teve início às 15 horas e o restante em encontro que começou às 19 horas. Do total de sugestões para alterações da Lei de Uso e Ocupação Solo, apenas uma, o pedido para adaptação da Vila Moraes para a instalação de uma fábrica de sistemas de ar-condicionado, era de autoria da Prefeitura. 
As audiências foram coordenadas pelo presidente do Legislativo, Mauro Araújo. O secretário municipal de Planejamento, João Francisco Chavedar, foi o responsável por detalhar o resultado do estudo técnico de cada proposta. Em seguida, o autor da proposta, o vereador e, por parte da Prefeitura, o secretário municipal de Desenvolvimento, Marcos Damásio, detalhavam, em três minutos, os motivos que levaram à apresentação dos projetos. Chavedar afirmou que a audiência pública de ontem poderá não ser a única oportunidade para a população se manifestar. Segundo ele, após o trâmite que inclui estudo de viabilidade técnica, já realizado pela Secretaria de Planejamento, audiências públicas e parecer do Conselho da Cidade (Concidade), o Executivo vai "analisar" a possibilidade de novas audiências, organizadas desta vez pela Prefeitura. 
A reunião do Concidade que discutirá as 14 sugestões de mudança na Lei de Uso e Ocupação de Solo do município está agendada para o próximo dia 6. Depois de passar pelo crivo do conselho, o relatório será encaminhado ao Executivo e caberá ao prefeito tranformar as propostas em projeto de lei e encaminhá-las à Câmara.


Antes de dar início ao evento, Chavedar falou sobre os motivos que levaram à realização das audiências. Ele explicou que, até o ano de 2000, as alterações no zoneamento eram realizadas a qualquer momento. Desde 2001, a Lei Orgânica estabeleceu que elas poderiam ser feitas apenas duas vezes por ano. No primeiro semestre, pela Câmara, e no segundo semestre, pelo Executivo.


Em 2007, o Plano Diretor definiu que as demandas precisavam passar pela análise do Concidade. No entanto, a decisão da Justiça que suspendeu as alterações realizadas em 2009 e 2010 obrigou que a nova formatação, que inclui, além da análise do Conselho da Cidade, a realização de audiências públicas, fosse colocada em prática.


Fonte:Mogi News

Oportunidade Prefeitura abre concurso público

Inscrições estão abertas e há 58 vagas disponíveis para diversas áreas. Primeira prova será em março de 2012
Daniel Carvalho

Há vagas disponíveis em várias secretarias municipais e cada cargo exige um nível de escolaridade e de experiência diferente
A Prefeitura de Mogi das Cruzes está com inscrições abertas para concursos públicos, que têm como objetivo preencher cargos em diversas secretarias municipais. São ao todo 58 vagas, além das colocações em cargo-reserva, que já estão detalhadas na página da Secretaria de Gestão e no site da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", a Vunesp, que organizará e aplicará as provas. Os exames, que serão realizados em duas etapas, têm a primeira fase prevista para o dia 4 de março de 2012.


Há, por exemplo, dez vagas abertas para a Guarda Municipal, sendo nove para o sexo masculino e uma para o feminino. Ambas têm salário de R$ 1.494,81 e exigem ensino médio completo, carteira nacional de habilitação na categoria A ou B, altura mínima (para os homens 1,68 metro e, para as mulheres, 1,60 metro), idade mínima de 21 anos e máxima de 35. Para a Secretaria Municipal de Educação, há 28 vagas, sendo cinco para professor de educação infantil, 16 para professor de ensino fundamental e sete para supervisor de ensino. Todas elas exigem licenciatura na área e, no caso do supervisor de ensino, é preciso ter seis anos de experiência no magistério público ou particular.


A Secretaria Municipal de Saúde também tem uma série de vagas a serem preenchidas, em cargos como auxiliar de controle de vetores, médico clínico-geral, ginecologista (seis vagas), pediatra (duas vagas), plantonista, psiquiatra e psiquiatra infantil (duas vagas). A maioria exige ensino superior completo e registro profissional no órgão de classe. 
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por sua vez, está em busca de um mecânico (cadastro-reserva), um operador de máquinas e um pedreiro. Todos eles pedem ensino fundamental completo e seis meses de experiência na área. Pela Secretaria Municipal de Transportes, o cargo disponível é o de agente de fiscalização de trânsito e há ainda vagas para atender secretarias diversas, como auxiliar de apoio administrativo e motorista.


Todas as informações sobre o conteúdo das provas, pré-requisitos e prazos legais podem ser encontrados nos editais.


Fonte:Mogi News

Marcas de Sucesso Participantes de premiação feita em alto-mar aprovam a iniciativa

Festa do Top of Mind e Best of Mind, organizada pelo Grupo Mogi News, é um sucesso e ganha sonoros elogios
Daniel Carvalho

Grupo que participou do evento de premiação do Top of Mind e Best of Mind desembarcou ontem na avenida Cívica, em Mogi
Uma grande festa de confraternização em alto-mar foi o destaque dos prêmios Mogi News Top of Mind e Best of Mind - Marcas de Sucesso e Diário do Alto Tietê Top of Mind e Best of Mind - Marcas de Sucesso, segundo relataram ontem os vencedores, após retornarem do cruzeiro marítimo, especialmente organizado para homenagear os empresários e suas Marcas de Sucesso de 2011. 
Pela primeira vez, o evento de premiação foi realizado a bordo de um navio de luxo. A proposta era, além de celebrar os dez anos do prêmio em Mogi, proporcionar aos empresários a oportunidade de se integrarem e de fazer uma justa homenagem aos vencedores da edição deste ano. Para o Grupo Mogi News, a ideia inicial era transformar este encontro em grande network, o que foi plenamente atingido.


Todos os vencedores aprovaram a iniciativa e destacaram que o grande diferencial da homenagem foi a oportunidade de integração que o evento proporcionou. Os troféus foram entregues no último sábado, em uma festa no Teatro La Fenice. A beleza e o requinte do espaço, segundo os participantes, garantiram todo o glamour que o evento merecia. Foram premiadas 34 Marcas de Sucesso. Após a entrega dos prêmios, os vencedores, amigos e convidados puderam participar de um coquetel para comemorar as conquistas. O navio MCS Armonia foi o palco das celebrações, que reuniu um animado grupo de cerca de 650 pessoas. A Catamarã Turismo, em Mogi, foi responsável pela comercialização das passagens.


A frase mais ouvida ontem, durante o desembarque, foi que a festa tinha sido maravilhosa. Fátima Miranda, coordenadora da Mogidonto, contou que a integração foi o ponto forte deste evento, no qual todos puderam se conhecer. "O clima de animação e descontração foi total. Gostei muito", afirmou.




Revista
Os leitores poderão conhecer hoje as marcas mais lembradas pelos consumidores e as melhores do ano de 2011 na revista que segue encartada nos jornais Mogi News e Diário do Alto Tietê. A publicação traz um perfil de cada uma das empresas vencedoras e um breve resumo das estratégias que fizeram com que as marcas alcançassem o topo.


Fonte:Mogi News

Canudos Mais 200 famílias serão removidas

Daniel Carvalho

Ontem, mais dois imóveis no bairro foram desocupados
No que se refere à remoção de famílias, a administração municipal está dentro do prazo, segundo o prefeito. "Desde que a obra começou, tivemos de realocar 123 famílias das 180 que estavam em situação irregular e na ´linha da obra´ Faltam ainda 57, que devem ser retiradas até o fim deste ano, e as demais devem ser beneficiadas com moradias do programa Minha Casa, Minha Vida. Há alguma dificuldade em algumas famílias de conseguir moradoria provisória, mas nada que atrapalhe o andamento da obra", frisou. Para a segunda etapa, a estimativa da Coordenadoria de Habitação é de que mais 200 famílias sejam removidas. Ontem, mais duas residências à margem esquerda do córrego, na Vila Cecília, estavam sendo demolidas. No local, conhecido como Favela da Banana, havia 80 casas e mais de metade já foi demolida. 
"É um trabalho bem humano que tem sido feito pela Coordenadoria de Habitação. Sei que daqui vou para um lugar de melhores condições", comentou Roberto Mattos, de 52 anos, dos quais oito às margens do Canudos. De acordo com a coordenadora de Habitação, Dalciani Felizardo, 122 famílias estão no programa Aluguel Solidário e devem ser atendidas com moradias populares no Jardim Lair até fevereiro de 2012. (N.A.)


Fonte:Mogi News

Canalização Obras da 2ª fase do Canudos devem ser iniciadas em janeiro de 2012

Pacote inclui ainda abertura de uma via marginal na margem esquerda e serviços de saneamento básico
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Prefeito vistoriou as obras ontem. Com mais de 60% do córrego canalizado, risco de enchente no distrito de Brás Cubas é mínimo
A partir de janeiro de 2012, a Prefeitura de Mogi das Cruzes dará início às obras da segunda fase de canalização e urbanização do córrego dos Canudos, num trecho de 1,2 quilômetro entre as avenidas Japão e Maurílio de Souza Leite Filho, no distrito de Brás Cubas. O prazo foi estipulado ontem pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) durante vistoria dos trabalhos da primeira etapa do Programa de Aceleração para o Crescimento (PAC), realizados pelo Consórcio Novo Canudos, formado pelas empreiteiras OAS e EIT. 
Segundo o prefeito, nos próximos dias, representantes da Caixa Econômica Federal estarão na cidade para a assinatura do contrato que oficializará a liberação de R$ 43 milhões do PAC 2 e que serão usados no aprofundamento e alargamento da calha do Canudos até a Vila Pomar, quase na confluência com a Perimetral. O pacote inclui ainda abertura de uma via marginal na margem esquerda, além da realização de serviços de coleta e tratamento de esgoto, o que necessitará a remoção de mais 200 famílias. 
"A canalização do córrego dos Canudos é a grande obra de saneamento, urbanização e combate às enchentes do distrito de Brás Cubas, além de servir de um novo corredor viário. É um serviço complexo, e também caro, que precisa ser feito em etapas, algumas delas até mais morosas que as outras, já que em alguns trechos há necessidade de remoção de famílias, o que precisa ser feito com cautela e atenção", frisou Bertaiolli. 
O prefeito se refere ao atraso de três meses da obra: ao invés de dezembro próximo, a primeira etapa deve ser concluída somente em março de 2012, ao custo de R$ 44 milhões. 
Até o momento, 1.700 metros do córrego já tiveram a calha rebaixada e foram canalizados, o que corresponde a mais de 60% dos 2.800 metros de extensão do leito que precisam passar por obras nesta primeira etapa dos trabalhos, no trecho compreendido entre a avenida Francisco Ferreira Lopes, na rotatória do Spani, e a avenida Japão. "A obra poderia estar bem mais adiantada não fosse a Bandeirante (concessionária de energia) demorar em retirar os postes que estão à beira do córrego. Há casos de mais de quatro meses, o que obrigou a empreiteira a dividir o serviço em quatro frentes de trabalho", observou Bertaiolli. 
A Bandeirante, por sua vez, respondeu, por meio de sua Assessoria de Imprensa, que aguarda a Prefeitura realizar a demolição de imóveis desapropriados, no trecho citado, para que, posteriormente, realoque os postes, bem como a rede elétrica.


Por causa dos imprevistos nesta primeira etapa, o prefeito não quis estabelecer prazo para a canalização e a urbanização de todos os 3,5 quilômetros do Canudos que compreendem a primeira e segunda fase. "Nossa meta é o final do próximo ano, isso, é claro, se não houver nenhuma nova intercorrência", ponderou Bertaiolli. 
Com mais de 60% do córrego dos Canudos canalizado, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) acredita que o risco de enchente no distrito de Brás Cubas é mínimo. "Com a obra que estamos fazendo e ainda o que está por vir, pode-se dizer que o distrito de Brás Cubas estará mais tranquilo neste verão", afirmou.


Fonte:Mogi News

Absurdo Santa Casa investiga como corpo de bebê foi parar na lavanderia

A provedoria instaurou uma sindicância interna que vai apurar se houve a participação de funcionários no caso
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Calderaro: "Vamos investigar"
O corpo de uma criança que havia nascido morta no último dia 25 na maternidade da Santa Casa de Mogi das Cruzes foi encontrado fora do necrotério, enrolado em roupas sujas dentro da lavanderia na manhã do último domingo. A provedoria da entidade já instaurou uma sindicância que vai apurar a participação de funcionários no caso, que podem ser punidos pelo crime de ocultação de cadáver. As fotos do recém nascido foram enviadas anonimamente para a Imprensa local. Durante a tarde de ontem, o provedor do hospital, Mário Calderaro, e outros seis funcionários do turno prestaram depoimento no 1º Distrito Policial de Mogi das Cruzes. Eles também participaram de uma reunião interna na Santa Casa.


De acordo com o boletim de ocorrência de ocultação de cadáver, J.M.G.L, deu à luz no último dia 25, às 23h30 um bebê masculino de 37 semanas, e pouco mais de 4 quilos, que já nasceu morto. O pai da criança, C.G.P foi chamado no hospital para providenciar a documentação necessária para o sepultamento do bebê, mas isso não foi feito no sábado (dia 26).


O corpo do menino, então, continuou no necrotério até às 7 horas do dia 27 (domingo), quando houve a troca de turno dos funcionários. No mesmo dia, às 10h45, o corpo foi encontrado na lavanderia, enrolado em roupas sujas do hospital.


Apenas um funcionário estava responsável pelo necrotério. Após passar por perícia, o corpo voltou ao necrotério e na tarde de ontem já havia sido liberado para a família realizar o sepultamento. A mãe da criança também já recebeu alta médica na tarde de ontem.




Polícia
O provedor da Santa Casa afirma só ter sido informado do caso por policiais militares, que receberam uma denúncia anônima via Central de Operações da Polícia Militar (Copom) e foram até a unidade colher mais informações. A distância entre o necrotério e a lavanderia é de cerca de 30 metros. "Foram tiradas fotos do bebê na lavanderia e enviadas de forma anônima para a Imprensa na cidade. Já criamos uma Comissão Interna de Sindicância para apurar a participação de funcionários no caso. Não há dúvidas de que alguém queria prejudicar a entidade", comentou Calderaro.


Durante a tarde de ontem, ele prestou depoimento no 1º DP. No fim da tarde, seis funcionários também foram convocados para uma reunião, mas outros poderão ser ouvidos.


Fonte:Mogi News

Transparência

Mogi das Cruzes sediará nesta semana a 1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social (Consocial) com a presença de dois desembargadores: Jéferson Moreira de Carvalho, do Tribunal de Justiça de São Paulo e Wálter Cruz Swensson, e a procuradora do Estado de São Paulo, Sueli Mitie Kussano.


Conferência
O evento será realizado nos dias 1 e 2 de dezembro, a partir das 9 horas, no Centro de Arte e Cidadania (Ciarte), na rua Dr. Ricardo Vilella, 69, no centro de Mogi. A conferência tem como objetivo promover a transparência e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e no controle da gestão pública.




Gestão pública
Para o dia 1º, os palestrantes serão Jéferson de Carvalho e o secretário municipal de Finanças, Robson Senziali; no dia seguinte será a vez das palestras do desembargador Swensson e da procuradora Sueli.


Amilson Ribeiro

Parada dura
Durante os festejos em comemoração ao aniversário de Jundiapeba no último sábado, chamou a atenção a escolha da camisa feita pelos tucanos José Antonio Cuco Pereira (vice-prefeito e presidente do Diretório Municipal) e Pedro Komura e Jolindo Rennó Costa, vereadores. Será que a camisa de listrinha é uniforme no ninho tucano como mostra a cena flagrada pelo fotógrafo do MN, Amilson Ribeiro? Foi ele quem percebeu a presença do trio parada dura e juntou todos para registrar a cena. 




Renovação
A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (Aeamc) realiza no próximo dia 12 de dezembro eleições para renovar a sua atual diretoria. O arquiteto Nelson Betói Batalha, que preside a entidade, deverá deixar o cargo, já que completa dois mandatos consecutivos à frente da entidade.
Daniel Carvalho



Futuro presidente
O engenheiro Orlando Pozzani deverá ser o próximo presidente, se não houver concorrente. Até o momento, ele é o único interessado em presidir a associação e já começou a articular a chapa que irá concorrer ao pleito. 


Ampliação
A meta de Batalha era concluir a ampliação do prédio onde está instalada a associação, na rua Júlio Perotti, no Jardim Armênia, mas não foi possível. A tarefa ficará para o próximo presidente, que vai concluir as instalações elétricas, piso, banheiro, forro e a área externa: "Quando peguei a associação, estava na parte da fundação e até conseguimos fazer muito, erguemos as paredes e fizemos a laje. O problema mesmo é a falta de dinheiro", afirmou Batalha. 
Daniel Carvalho

Associados
A associação reúne 450 filiados entre engenheiros, arquitetos e agrônomos. Com a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), agora a meta é que o órgão funcione junto com a associação, a exemplo do que ocorre com o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea): "O objetivo é fortalecer a classe técnica", acrescentou Batalha. 




Água fresca
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) decidiu ontem vistoriar as obras de canalização do Córrego dos Canudos, em Brás Cubas, e pegou de surpresa muita gente que nem sabia da visita. Mas, apesar da correria dos funcionários da Prefeitura, foram montados pelo menos três pontos de apoio com tendas para paradas estratégicas do prefeito para falar com os jornalistas que acompanharam a visita.




Tendas
Pela manhã, o sol não estava tão forte assim, caso contrário o pessoal chegaria nas tendas literalmente com a língua para fora. Além de jornalistas, o prefeito foi seguido de muitas lideranças da região e também dos moradores que acompanham atentamente os detalhes divulgados a respeito do cronograma da obra. 
Daniel Carvalho

Celebridade
Ainda durante a vistoria em Brás Cubas, o prefeito até foi parado para dar "autógrafo" a dois garotos, neste clique especial feito pelo fotógrafo Daniel Carvalho.




Serra
Sobre a visita do ex-governador José Serra hoje a Mogi, o prefeito afirmou que é sempre bom receber representantes do governo e também do PSDB, o partido aliado, na cidade: "José Serra já foi ministro e tem muitos conhecimentos que a gente pode aprender e isso significa que Mogi está sendo valorizada com estas visitas", afirmou.


Confirmado
A entrega das chaves das 280 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, em Jundiapeba, está confirmada para amanhã.


Fonte:O Diário de Mogi

Região ganha nova Base do Corpo de Bombeiros

O 2º Subgrupamento de Bombeiros de Mogi das Cruzes terá, a partir do próximo mês, mais um polo avançado de trabalho na área sob sua jurisdição. Depois de muitas reivindicações, Guararema irá receber uma Base do Corpo de Bombeiros, que irá atender ocorrências nas áreas urbana e rural do Município e ainda atuar, principalmente, em projetos de prevenção de incêndios que serão desenvolvidos em conjunto com a Secretaria de Defesa Social da Prefeitura. A futura unidade contará com 16 bombeiros e um sargento, a serem designados pelo comando da corporação, na Capital. Apesar de normalmente destinada a cidades com população acima de 40 mil habitantes, a Base dos Bombeiros foi liberada para Guararema, hoje com cerca de 26 mil moradores, graças a uma ação conjunta do prefeito Márcio Alvino (PR) e do deputado André do Prado (PR) junto ao governo estadual. Após muitas solicitações, ficou acertado que a Prefeitura de Guararema ficará encarregada de oferecer o local para a sede, equipamentos e viaturas, além da manutenção (energia, telefone, etc). A unidade disporá de uma unidade de incêndio, uma de resgate, um bote salva-vidas, além de uma picape para o setor administrativo-operacional. A princípio, o Corpo de Bombeiros utilizará uma sede adaptada, situada à Rua 19 de Setembro, no Centro. Ao mesmo tempo, a Prefeitura vai iniciar a construção de um prédio projetado especialmente para abrigar a corporação, à Rua Lucas Nogueira Garcez, também na área central. "O novo prédio terá espaço para abrigar também a nossa unidade do Samu", garante o secretário Edson Roberto Pinto de Moraes, de Defesa Social, empolgado com a conquista da importante obra para o Município.


Confusão – 1


Engana-se quem imagina que a aquisição do Hotel do Maksoud Plaza, em São Paulo, pelos irmãos Fernando e Jussara Simões, não enfrentará sobressaltos na Justiça. Ontem, o Grupo Maksoud divulgou nota assinada pelo presidente Henry Maksoud, com o título "Nada mudou. Nem mudará", anunciando "medidas judiciais cabíveis" que vêm sendo tomadas, com a "certeza de que será demonstrada a ordem natural, uma vez que tudo fazemos para caminhar neste sentido".


Confusão – 2


"Nosso empreendimento é um símbolo espacial e arquitetônico cravado na Cidade de São Paulo e é referência nacional e internacional. Todos os dias aparece um interessado em nos comprar. Mas não estamos à venda", diz um outro trecho da nota.


Digital


"Projeto Meu Bairro, Minha História, Meus Valores" é o título do livro digital que Diretoria Regional de Ensino de Mogi das Cruzes irá lançar no dia 7 de dezembro, às 9 horas, no Anfiteatro Professor José Veiga. A obra mostrará a história dos bairros mogianos, contadas por alunos da rede oficial de ensino.


O retorno


O veterano Sethiro Namie voltará à Câmara. Não mais como vereador, mas para receber o título de Cidadão Mogiano. Será no dia 16 de dezembro, por iniciativa do vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo (PSB), antigo colega de Legislativo de Namie que, no domingo, emprestou seu nome para a Copa de Judô que comemorou seus 80 anos, 64 deles dedicados ao esporte na Cidade.


Fonte:O Diário de Mogi

Brasil está ‘blindado’, diz Dilma


OTIMISMO Dilma enfatiza ainda que a distribuição de renda ajuda a proteger o Brasil da crise econômica


SÃO GONÇALO DO AMARANTE
A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem que a cessão de aeroportos para a iniciativa privada é uma forma de gerar empregos e proteger o Brasil frente à crise econômica internacional. Ela participou da cerimônia de assinatura do primeiro contrato de concessão nesta área em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal (RN). Dilma afirmou que o País amadureceu economicamente e que a distribuição de renda ajuda o Brasil a se blindar frente ao cenário externo.


"Vocês acompanham as notícias do que acontece no resto do mundo, enquanto nós geramos empregos aqui. Esse aeroporto é um instrumento para garantir empregos", disse a presidente durante discurso. "Na Europa e nos Estados Unidos tem aumento desenfreado do desemprego enquanto nós estamos em outro momento. Este País tem todas as condições de continuar crescendo, o povo consumindo, empresas consumindo e aeroportos sendo implantados", completou.


A presidente afirmou que o Brasil "amadureceu economicamente" e que "não vai sair feito louco se endividando lá fora". Destacou o patamar atual das reservas internacionais brasileiras - na casa dos US$ 350 bilhões - e disse ser possível manter crédito para as empresas que atuam no Brasil sem usar dinheiro do Orçamento. Isso porque existem R$ 440 bilhões de recursos do sistema financeiro retidos no Banco Central por meio de depósitos compulsórios.


Dilma enfatizou ainda que a distribuição de renda ajuda a proteger o Brasil da crise e que a transformação de todos os 190 milhões de habitantes em consumidores "é a maior riqueza do País".


Dilma voltou a defender o estímulo público a investimentos, sobretudo estrangeiros. "Muitos países estão com problemas em seus mercados e as empresas sabem que não vamos deixar canibalizar nosso mercado interno. Então eles vêm pra cá porque nós somos a favor de investimento estrangeiro e nós daremos suporte a isso", disse a presidente em rápida entrevista.


Afirmou também que o País deve encarar a crise internacional como uma oportunidade para se desenvolver.


Dilma foi recebida com festa em São Gonçalo do Amarante. Políticos aliados e de oposição, como a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), fizeram questão de prestigiar o evento. A governadora fez diversos agradecimentos e destacou que Dilma já trabalhava a favor do projeto desde quando ocupava a Casa Civil no governo Luiz Inácio Lula da Silva.


Consórcio vencedor do primeiro leilão de aeroportos do governo Dilma, o Inframérica, constituído pela empresa Argentina Corporación América e pelo Grupo Engevix, estuda os editais de licitação de Cumbica, em Guarulhos (SP), Viracopos, em Campinas (SP), e Juscelino Kubitschek (DF), em Brasília.


Segundo o porta-voz do grupo, Gerson de Mello Almada, há a expectativa de participar de novos leilões. "Estamos estudando os três editais e acompanhando todo o processo. Provavelmente vamos disputar um ou dois deles".


O consórcio estima investimentos de R$ 650 milhões no aeroporto de São Gonçalo do Amarante, sendo R$ 400 milhões a serem aplicados antes da Copa do Mundo de 2014. O grupo espera obter 80% destes recursos por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


Fonte:O Diário de Mogi

Juíza suspende ordem de despejo

Júlia Guimarães


A juíza da 1ª Vara Cível do Fórum Central de Mogi das Cruzes, Alessandra Laskowski, admitiu os recursos interpostos pela Administração Municipal e pelo advogado da Associação Amigos do Jardim Nova União, Valter Vechiatto Junior, contra a sentença expedida em setembro passado, pela própria magistrada, determinando a reintegração de posse aos herdeiros e supostos proprietários da área onde hoje está instalado o Bairro. Com a admissibilidade dos recursos, o caso passará a ser discutido em segunda instância, com o encaminhamento da ação ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Na prática, isso significa que os efeitos da sentença permanecerão suspensos e que os moradores estarão livres da ameaça de despejo até o julgamento pelo TJ.


A ação reivindicatória, em nome de Ambrósio Aleotti e outros, foi proposta no ano de 1995 pelos herdeiros do terreno, contra os moradores do Jardim Nova União. Os autores do processo judicial alegam ser os reais proprietários da área de 150 mil metros quadrados, que foi ocupada irregularmente há cerca de 40 anos até se transformar no Bairro que, segundo a Procuradoria Municipal, possui atualmente 15 mil moradores. Após seis anos de trâmite, a sentença do processo foi expedida no segundo semestre de 2011, sendo que a Justiça determinou o despejo dos moradores. Diante do novo cenário, a Prefeitura decidiu intervir no processo e atuar conjuntamente com a Associação na defesa dos moradores.


O advogado Valter Vechiatto Junior explicou que, na semana passada, os recursos interpostos por ele e pela Administração Municipal foram admitidos. "Com a publicação do recebimento dos recursos interpostos, foram atribuídos dois efeitos à sentença. O efeito devolutivo, que encaminha a matéria para julgamento no Tribunal de Justiça, e o suspensivo, que impede a entrada dos autores nos imóveis até o julgamento, em São Paulo. Isso quer dizer que os moradores não deverão sofrer qualquer tipo de prejuízo, a curto ou mesmo a longo prazo".


A partir de agora, a Associação Amigos do Jardim Nova União e Administração Municipal deverão trabalhar para provar ao Tribunal de Justiça que o Jardim Nova União é um bairro constituído e que os imóveis devem ser regularizados. "A sustentação é de que a área foi desapropriada indiretamente pela Prefeitura e que as pessoas estão lá regularmente. A tese prevê que caso os proprietários pretendam requerer seus direitos devem procurar outras vias. Nossa principal intenção é a preservação dos moradores em seus imóveis".


Usucapião


Além da ação reivindicatória movida pelos herdeiros, também existe um segundo processo envolvendo os imóveis do Nova União. Trata-se de uma ação civil pública de usucapião coletivo em que a Prefeitura solicitou o reconhecimento dos moradores como proprietários dos terrenos. O processo foi julgado improcedente porque a Justiça entendeu que cada família deveria ingressar com ações individuais. O Município recorreu ao Tribunal de Justiça e aguarda o julgamento do recurso.


Fonte:O Diário de Mogi

Garantida verba para o Canudos

DANILO SANS
A Caixa Econômica Federal (CEF) deve liberar, nos próximos dias, uma verba de R$ 43 milhões, proveniente da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), para a segunda e terceira fases das obras de canalização do Córrego dos Canudos, em Braz Cubas. Após vistoria dos vereadores da Comissão Permanente de Obras, Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente da Câmara Municipal, na última quinta-feira, ontem foi o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) quem esteve em Braz Cubas para verificar o andamento das obras, que sofreu atraso de quatro meses para conclusão da primeira fase e que só deve ser entregue em março de 2012.


"O que tem atrapalhado bastante a obra é o serviço muito lento da Bandeirante Energia. Vários postes precisam ser removidos para que a obra possa andar e a empresa tem realmente atrasado muito isso. É o único fator negativo", conta.


Dos 2,8 mil metros que compreendem essa primeira fase das obras, em pelo menos 1,7 mil, as calhas já foram rebaixadas e o serviço de canalização está concluído, o que corresponde a 60% da extensão do córrego, que passará por reformas nesta etapa.


Além da canalização, a primeira fase prevê ainda a construção de uma via, desde a rotatória da Avenida Francisco Ferreira Lopes até a Japão. "Além de melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram aqui, essa obra vai ajudar a desafogar todo o trânsito da área central de Mogi das Cruzes", adianta Bertaiolli. De acordo com ele, a avenida será uma opção para quem vem, por exemplo, de Suzano ou Braz Cubas, em direção à Rodovia Mogi-Bertioga. "Ela estará pronta no final de março ou começo de abril, só depende se as chuvas irão atrapalhar muito ou pouco", completa.


Em toda a avenida que ladeia o córrego, haverá ainda a construção de uma ciclovia, conforme aconteceu na revitalização da Yoshiteru Onishi, além da colocação de equipamentos da Academia da Terceira Idade (ATI).


Como explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, as obras no Córrego dos Canudos ainda compreendem mais quatro fases. "A segunda e terceira etapa devem ter início no começo do próximo ano e compreendem a implantação de uma avenida marginal ligando a Francisco Ferreira Lopes à Perimetral e Mogi-Bertioga, além do trecho que passa por baixo da linha férrea e vai até o Rio Tietê. A última será a construção de uma pista à direita do córrego, para a qual a Prefeitura ainda busca recursos".


A assessoria da EDP Bandeirante ficou de apurar os trechos com demandas municipais de remoção e realocação de postes no local.




Enchentes


A área de extensão do Córrego dos Canudos sempre sofreu com severas enchentes, principalmente por conta da época de chuvas. Para este ano, o prefeito diz que a população já deve sentir uma diferença. "É sempre complicado dizer se vai ou não haver enchentes, mas no ano passado. Com apenas 10% das obras em conclusão, a gente já não passou por inundações nesta área", aponta o secretário.


De acordo com ele, a região central da Cidade também deverá sentir menos o impacto das chuvas. "Este será o primeiro verão com o Córrego Ipiranga também recanalizado, bem como uma abertura sob a linha férrea", diz.


Fonte:O Diário de Mogi

Prefeitura de Mogi abre 58 vagas

SELEÇÃO Prefeitura também fará Cadastro Reserva em concurso


IVAN CARVALHO


Especial para O Diário


A Prefeitura de Mogi das Cruzes abrirá amanhã as inscrições para os interessados em disputar vagas no concurso público que preencherá vagas em diferentes secretarias. Ao todo serão 58 oportunidades. As provas, que devem acontecer em março do próximo ano, contam com a supervisão da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp). Nesta edição, além dos cargos em abertos, será feito o Cadastro Reserva para que a Comissão de Concursos do Município possa suprir a demanda futura. As datas para a segunda fase serão definidas após o final da primeira etapa.


O valor das inscrições varia de acordo com o nível de escolaridade exigido. Para a vaga que só exige o Ensino Fundamental, a taxa é de R$ 30,00. Já para Ensino Médio, R$ 40,00 e R$ 50,00 no caso de ensino superior.


Na área de educação, há novas vagas para diretor de escola, mas apenas os professores da rede municipal poderão disputá-las. Para supervisão de ensino, são 7 postos em aberto. Para professores do Ensino Fundamental, com jornada de 25 horas semanais, a Prefeitura disponibiliza 16 vagas. Já para professor de Educação Infantil, com 20 horas, há cinco. E, por último, será realizado o Cadastro Reserva para agentes escolares. As provas da educação estão marcadas para 4 de março de 2012.


Na saúde, há uma vaga para dentista, uma para auxiliar de controles e uma para clínico geral. Para ginecologista, com carga horária de 12 horas, foi aberta uma vaga. Para ginecologista, com 20 horas, estão disponíveis cinco. Para pediatra com de 12 horas, existe apenas uma. Para pediatra, com carga de 20 horas, a Prefeitura oferece uma vaga, assim como para plantonista. Psiquiatra, com carga de 20 horas, tem uma vaga. Para psiquiatra infantil, jornada de 20 horas, são duas vagas. Os testes serão realizados no próximo dia 18 de março.


Nesta mesma data está marcada a prova para guarda municipal. São nove vagas para homens e três para mulheres.


Para a pasta de Serviços Urbanos serão realizados Cadastros Reservas para mecânico. Para operador de máquinas, há uma vaga, assim como para pedreiro.


Na Secretaria de Transportes também haverá Cadastro Reserva para agente de fiscalização de transporte.


Para auxiliar geral, existe uma vaga e, para motorista, será feito Cadastro Reserva.


O presidente da Comissão de Concursos, Francisco Machado Pires Júnior, orienta os candidatos a lerem o edital e ficarem atentos a tudo o que será exigido. "Estes concursos chamam a atenção pela quantidade de vaga na educação. O candidato deve ficar atento às datas de inscrições, aos documentos necessários e a todas as normas e informações presentes no edital", diz.


Maiores informações sobre vagas e como participar dos concursos podem ser obtidas nos sites da Vunesp (www.vunesp.com.br) e da Prefeitura de Mogi (www.pmmc.com.br).


Fonte:O Diário de Mogi



Dnit retoma licitação de viadutos

Júlia Guimarães

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) retomou o processo licitatório que visa à contratação de empresa especializada para fiscalização das obras dos dois viadutos que farão a transposição da linha férrea em Jundiapeba e na Vila Industrial. O edital do certame foi liberado juntamente com dezenas de outras concorrências que estavam suspensas desde o dia 7 de julho, por determinação da presidente Dilma Rousseff (PT), em razão da crise que se abateu sob o Ministério dos Transportes em meados deste ano. A nova data da licitação de Mogi das Cruzes ainda não foi definida, porém, a simples liberação do edital já pode ser considerada um passo importante para que as obras das transposições, que já foram devidamente autorizadas pela União, sejam efetivamente iniciadas.


A retomada dos editais das licitações suspensas foi comunicada pela Coordenação Geral de Cadastro e Licitações do Dnit, por meio de publicação no Diário Oficial da União, na semana passada. A medida era bastante aguardada em Mogi das Cruzes porque significa a consequente liberação da construção dos dois viadutos. A ordem de serviço das obras, orçadas em R$ 48 milhões, foi expedida em maio deste ano, liberando o consórcio SPA-Tejofran-Convap a iniciar os trabalhos. Porém, por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), qualquer obra de responsabilidade do Dnit não podem ser iniciada sem a definição de uma empresa fiscalizadora. No caso das transposições mogianas, a licitação para contratação da firma estava em curso e prevista para o dia 19 de julho, mas acabou suspensa poucos antes, no dia 7 daquele mesmo mês, junto com todas as outras concorrências em andamento. A suspensão acabou inviabilizando o início das obras, que agora depende exclusivamente da contratação da empresa que realizará a fiscalização.


Na quarta-feira da semana passada, o coordenador geral de Cadastro e Licitações do Dnit, Arthur Luis Pinho de Lima, publicou aviso no Diário Oficial da União, em que informa que todas as licitações suspensas pelo Dnit em julho último "já se encontram em curso", o que inclui a concorrência para a fiscalização dos viadutos mogianos (confira reprodução da publicação nesta página). Apesar da publicação em 23 de novembro, até o final da semana passada, o edital 205/11 ainda contava como "suspenso" no site oficial do Dnit. Ontem pela manhã, no entanto, o link da concorrência recebeu sinal verde do órgão e passou a constar como liberado. A Assessoria de Imprensa do Dnit publicou nota oficial no site em que informa que "todas as informações sobre as novas datas e prazos das etapas de cada certame serão publicadas oportunamente no Diário Oficial da União e no site do DNIT".


Ainda de acordo com a Assessoria, não é possível prever quando será realizada a licitação, em razão do grande número de concorrências retomadas de uma única vez. Segundo o órgão, as datas serão agendadas aos poucos. A licitação tem valor previsto de R$ 2,4 milhões. No começo do mês, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) recebeu ofício do Dnit com a informação de que o certame deverá ocorrer em seis meses. Consultado na manhã de ontem, durante entrevista coletiva em vistoria das obras do Córrego dos Canudos (leia mais na página 2), o prefeito afirmou que não tinha novas informações sobre os trâmites da licitação, em uma indicação de que a Administração Municipal não foi comunicada sobre a retomada do processo.


Viadutos


O viaduto da Vila Industrial será construído entre a Avenida Cavalheiro Nami Jafet e a Rua Professor Flaviano de Mello. A segunda obra será erguida em Jundiapeba, entre as avenidas Lourenço de Souza Franco e Guilherme Giorgi.


Fonte:O Diário de Mogi