terça-feira, 29 de novembro de 2011

Garantida verba para o Canudos

DANILO SANS
A Caixa Econômica Federal (CEF) deve liberar, nos próximos dias, uma verba de R$ 43 milhões, proveniente da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), para a segunda e terceira fases das obras de canalização do Córrego dos Canudos, em Braz Cubas. Após vistoria dos vereadores da Comissão Permanente de Obras, Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente da Câmara Municipal, na última quinta-feira, ontem foi o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) quem esteve em Braz Cubas para verificar o andamento das obras, que sofreu atraso de quatro meses para conclusão da primeira fase e que só deve ser entregue em março de 2012.


"O que tem atrapalhado bastante a obra é o serviço muito lento da Bandeirante Energia. Vários postes precisam ser removidos para que a obra possa andar e a empresa tem realmente atrasado muito isso. É o único fator negativo", conta.


Dos 2,8 mil metros que compreendem essa primeira fase das obras, em pelo menos 1,7 mil, as calhas já foram rebaixadas e o serviço de canalização está concluído, o que corresponde a 60% da extensão do córrego, que passará por reformas nesta etapa.


Além da canalização, a primeira fase prevê ainda a construção de uma via, desde a rotatória da Avenida Francisco Ferreira Lopes até a Japão. "Além de melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram aqui, essa obra vai ajudar a desafogar todo o trânsito da área central de Mogi das Cruzes", adianta Bertaiolli. De acordo com ele, a avenida será uma opção para quem vem, por exemplo, de Suzano ou Braz Cubas, em direção à Rodovia Mogi-Bertioga. "Ela estará pronta no final de março ou começo de abril, só depende se as chuvas irão atrapalhar muito ou pouco", completa.


Em toda a avenida que ladeia o córrego, haverá ainda a construção de uma ciclovia, conforme aconteceu na revitalização da Yoshiteru Onishi, além da colocação de equipamentos da Academia da Terceira Idade (ATI).


Como explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, as obras no Córrego dos Canudos ainda compreendem mais quatro fases. "A segunda e terceira etapa devem ter início no começo do próximo ano e compreendem a implantação de uma avenida marginal ligando a Francisco Ferreira Lopes à Perimetral e Mogi-Bertioga, além do trecho que passa por baixo da linha férrea e vai até o Rio Tietê. A última será a construção de uma pista à direita do córrego, para a qual a Prefeitura ainda busca recursos".


A assessoria da EDP Bandeirante ficou de apurar os trechos com demandas municipais de remoção e realocação de postes no local.




Enchentes


A área de extensão do Córrego dos Canudos sempre sofreu com severas enchentes, principalmente por conta da época de chuvas. Para este ano, o prefeito diz que a população já deve sentir uma diferença. "É sempre complicado dizer se vai ou não haver enchentes, mas no ano passado. Com apenas 10% das obras em conclusão, a gente já não passou por inundações nesta área", aponta o secretário.


De acordo com ele, a região central da Cidade também deverá sentir menos o impacto das chuvas. "Este será o primeiro verão com o Córrego Ipiranga também recanalizado, bem como uma abertura sob a linha férrea", diz.


Fonte:O Diário de Mogi