sexta-feira, 10 de maio de 2019

Segurança: Central de monitoramento é inaugurada em Suzano

Novo espaço conta com imagens captadas por 52 câmeras de alta definição espalhadas pela cidade e está conectado às escolas municipais
Por de Suzano10 MAI 2019 - 20h44

Central de monitoramento é inaugurada em Suzano
Foto: Irineu Júnior/Secop-Suzano

 
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, inaugurou na noite desta sexta-feira (10) a Central de Segurança Integrada (CSI) Lubnan Mohamed Ghazal, localizada no subsolo do Paço Municipal Firmino José da Costa. O espaço conta com o controle de 52 câmeras de alta definição, um software de tecnologia de ponta e um sistema de última geração, além de estar conectado às escolas municipais.

Com monitoramento integral, durante as 24 horas do dia, a central tem salas de verificação das imagens, com privacidade; de crise, para reunião de delegados, agentes de segurança e autoridades, com objetivo de definir estratégias e ações preventivas e de combate ao crime e às infrações; de comunicação, para interligar e receber informações de todos os órgãos de segurança da cidade; e a principal, onde ficam computadores, servidores e monitores, com expansão em painéis na parede.

O local também monitora as escolas municipais, com apoio de 92 agentes de segurança que contarão com o dispositivo "botão de pânico", que, ao ser acionado, enviará uma mensagem imediatamente à CSI com nome e endereço da unidade escolar para que sejam enviadas as forças de segurança.

A infraestrutura técnica está sob os cuidados da empresa DataCity Serviços Ltda., contratada para realizar o serviço com um investimento de R$ 2.299.800,00. O trabalho envolve o gerenciamento de soluções tecnológicas integradas e centralizadas para gestão, fiscalização, tomada de decisão e monitoramento de vias públicas do município, com disponibilização de equipamentos e outros itens. 

O ambiente também está diretamente conectado à Guarda Civil Municipal (GCM), Canil, Grupo Unido na Ação de Repressão às Drogas (Guard), Patrulha Maria da Penha, Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Defesa Civil, Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Na oportunidade, o secretário municipal de Segurança Cidadã, Jefferson Ferreira dos Santos, apresentou todo o espaço, ao lado do prefeito Rodrigo Ashiuchi; dos secretários municipais de Educação, Leandro Bassini, e de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Valdemar Galo; do chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo; do comandante da GCM, Sérgio de Assis Andrade; bem como dos deputados federal, Márcio Alvino, e estadual, André do Prado.

“Contamos com um espaço totalmente equipado, com portas blindadas e com sistema integrado. Teremos um efetivo atuando 24 horas por dia e com muita dedicação. Nossa pretensão é oferecer mais segurança aos suzanenses”, disse Santos.

Voltando-se à Educação, o secretário Leandro Bassini informou que as 73 unidades de ensino já contam com alarme integrado ao CSI, bem como o “botão do pânico” e com agentes de segurança escolar. “Realizamos novas contratações e, atualmente, contamos com 92 profissionais de segurança nas instituições de ensino. Já temos alarmes em todas as unidades, ligados à central e estamos instalando, aos poucos, os ‘botões de pânico’. Até o momento, 43 já estão equipadas e até o final de maio, todas estarão com esse dispositivo. É um trabalho grandioso, mas que garante segurança às crianças”, explicou o titular da Educação suzanense.

Por sua vez, o secretário de Transportes destacou que as 52 câmeras instaladas vão auxiliar os agentes de trânsito a checarem acidentes e, desta forma, conseguirão ter agilidade no atendimento. “Teremos câmeras com leitura de placas, que facilitarão nossa apuração de crimes, como veículos roubados. Importante frisar que não servirão para multas, mas, sim, para garantir mais segurança a todos. Outro ponto relevante é que estamos em tratativas para firmar o convênio com o Estado para a vinda do Sistema Detecta, que será mais fácil pelas câmeras já instaladas”, contou Galo.

Para os deputados André do Prado e Márcio Alvino, a CSI é um legado importante para toda a população suzanense. "A Segurança Pública é prioridade nesse governo. E o prefeito Rodrigo Ashiuchi deixou isso muito claro com o investimento feito para implantar a CSI”, disse Alvino. “A cidade não vai poder retroceder a partir de agora. A população vai se acostumar com esse sistema de monitoramento altamente tecnológico. E, no futuro, sem dúvida, mais câmeras e equipamentos virão para incrementar esse serviço. O governo passará. Outras administrações chegarão. Mas a CSI seguirá de forma duradoura", complementou Prado.

Para o chefe do Executivo suzanense, a CSI é uma ferramenta estratégica de combate à criminalidade, que vai auxiliar na resolução de ocorrências. "As escolhas dos locais de monitoramento foram feitas de acordo com estudo da segurança. Nesta primeira fase, colocamos 52 câmeras, tendo o objetivo de ampliar para cem até o fim do ano. Esta foi uma promessa minha, durante a campanha, e estamos hoje entregando, assim como fizemos com a Arena Suzano, o Centro de Esportes e Lazer Unificado (CEU), a revitalização do Pronto Atendimento de Palmeiras e que estamos fazendo com a Marginal do Una e o trevo do Dona Benta. Um trabalho grandioso para Suzano continuar andando para frente”, concluiu Ashiuchi.

Entrega especial

Além da CSI, o prefeito Rodrigo Ashiuchi também entregou duas viaturas (Oroch) ao Departamento de Trânsito da cidade; uma (Amarok) para a Patrulha Maria da Penha; outras duas (Duster) e um ônibus equipado com câmeras à GCM; e uma (Sprinter) ao Corpo de Bombeiros.

Patrono

O guarda civil municipal Lubnan Mohamed Ghazal nasceu em São José dos Campos em 1958. Foi filho de Mohamad Mustafa Ghazal e Salha Ghazal. Foi casado com Izabel Cristina Soares Oliveira, com quem teve uma filha, Nayla Cristina Soares Mohamad Ghazal. Integrou o primeiro grupo de 18 GCMs da cidade e faleceu em 2011, com 53 anos de idade.    

O agente contribuiu de forma significativa para o crescimento da GCM Suzano, sendo exemplo de dedicação, abnegação e pró-atividade digna de ser seguida por seus pares. 

Durante o tempo em que permaneceu nas fileiras da GCM de Suzano, o agente sempre cumpriu sua função com competência, profissionalismo e esmero, dignificou o nome da corporação e atuou de maneira ativa em diversas ocorrências das mais variadas naturezas. 

O GCM Ghazal era um dos destaques, pois estava sempre pronto para ajudar os companheiros de farda a superar quaisquer problemas e disposto a auxiliar e servir o próximo sem esforços, indo muito além de qualquer servidor público.

Participação

Durante a cerimônia, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, e o controlador-geral do Município, Fátimo Aparecido Rodrigues, assim como os secretários municipais Itamar Corrêa Viana (Planejamento e Finanças), Marcelo Prado (Comunicação Pública), Cíntia Renata Lira (Administração), Edson Gianuzzi (Meio Ambiente), Said Raful Neto (Governo),  Murilo Inocencio (Assistência e Desenvolvimento Social) eAndré Loducca (Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego) estiveram prestigiando.

A presidente da Câmara de Suzano, Gerice Rego Lione, e os vereadores Max Elano Benedito, Neusa dos Santos Oliveira, José Silva de Oliveira, Rogério Gomes do Nascimento, Edirlei Junio Reis, André Marcos de Abreu, José Alves Pinheiro Neto, Marcos Antônio dos Santos e Leandro Alves de Faria, assim como o comandante do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Suzano, capitão Lucas Miatello, o sub-comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana (32º BPM/M), major Roberto Caruso, o padre Luis Hidalgo e demais autoridades do município também marcaram presença.

Fonte: Diário de Suzano

Brasil volta a ter dois ex-presidentes presos ao mesmo tempoMichel Temer se entregou à Polícia Federal em São Paulo depois de determinação da Justiça Federal. Condenado, Lula segue detido em Curitiba Redação Ponta Porã - MSPostada em 10/05/2019 ás 08h41FacebookTwittergoogle_plusCompartilhar
Brasil volta a ter dois ex-presidentes presos ao mesmo tempo

Brasil volta a ter dois ex-presidentes presos ao mesmo tempoCom a volta de Michel Temer (MDB) à prisão, o Brasil tem mais uma vez um marco político desagradável: pela segunda vez no ano, dois ex-presidentes da República estão presos ao mesmo tempo. Ao contrário de Luiz Inácio Lula da Silva, o emedebista teve prisão preventiva decretada e não foi condenado. Ambos respondem por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Michel Temer se apresentou à Superintendência da Polícia Federal em São Paulo, onde ficará detido, na tarde dessa quinta-feira (09/05/2019). A medida cumpriu determinação da juíza federal Caroline Figueiredo, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, depois que ele teve o habeas corpus revogado pela 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). A autorização para que o emedebista permanecesse na capital paulista veio mais tarde. 

Acusações 

No dia 21 de março, Temer foi preso pela primeira vez, em um desdobramento da operação Lava Jato no Rio de Janeiro, mas conseguiu habeas corpus e foi liberado quatro dias depois. No processo, ele é apontado como líder de uma organização criminosa que montou um esquema para desviar dinheiro da obra da usina Angra 3, no Rio. Contando com esse caso, o ex-presidente é réu seis vezes.


Lula se entregou à Polícia Federal no dia 7 de abril de 2018. A prisão foi determinada pelo então juiz federal Sérgio Moro, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro relacionados ao apartamento triplex no Guarujá (SP). A determinação foi feita depois da condenação do ex-presidente pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).


Em fevereiro deste ano, Lula foi condenado novamente por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, na ação penal que envolve o sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP).

Expectativa 

Nessa quarta-feira (08/05/2019), após saber que o TRF-2 entendeu que uma nova prisão era necessária para não haver interferências nas investigações sobre a construção da usina nuclear de Angra 3, Temer se disse surpreso, mas tranquilo. “Vou defender meus direitos até o fim”, garantiu.

Assim como fizeram anteriormente os advogados do petista, a defesa do emedebista também tenta colocá-lo em liberdade. A defesa de Temer ingressou com pedido de habeas corpus (HC) no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A solicitação será apreciada na 6ª Turma da Corte e ficou sob a relatoria do ministro Antonio Saldanha Palheiro. O STJ decidiu, contudo, que a análise do HC só ocorrerá na próxima terça-feira (14/05/2019), durante a sessão ordinária do colegiado, marcada para as 14h.

Lula, por sua vez, declarou em entrevista recente que tem conversado com seus advogados sobre a possibilidade de deixar a prisão fechada. Depois que teve a pena reduzida de 12 para 8 anos, 10 meses e 20 dias, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o petista tem direito a pedir a progressão da pena ao cumprir 1/6 dela. Já poderá ser beneficiado com regime semiaberto ou prisão domiciliar. “Quero ir para casa“, afirmou.

Por hora, contudo, os dois ex-presidentes continuam atrás das grades, sob a guarda de agentes federais em São Paulo e Curitiba.

FONTE: conteúdoms - Jornal A Semana

Onyx diz que já conversou com Maia sobre votação do projeto de autonomia do BC

MP dos ministérios, como ficou conhecida a MP 870, tira o status de ministério do Banco Central
AE Agência Estado
postado em 10/05/2019 20:10 / atualizado em 10/05/2019 20:11
 (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)



O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse nesta sexta-feira (10/5), que já conversou como presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sobre o encaminhamento para votação do projeto de autonomia do Banco Central. "Uma vez aprovada (a MP 870 no plenário), o presidente Rodrigo Maia, em três semanas, coloca para votar a independência do Banco Central", afirmou Onyx em entrevista concedida nesta sexta-feira à Rádio Gaúcha. 

A MP dos ministérios, como ficou conhecida a MP 870, tira o status de ministério do Banco Central. Por isso, o governo defende a aprovação do projeto de autonomia do BC na sequência. 

O ministro lembrou ainda que, mesmo assim, a atual estrutura ministerial deverá ficar com 22 ministérios, em razão do desmembramento do Ministério de Desenvolvimento Regional, já aprovado pela comissão especial que analisou a MP, e a volta do Ministério das Cidades. 

Sobre a votação da MP na comissão especial, que acabou aprovando a volta do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Ministério da Economia, Onyx não considera o resultado uma derrota. Segundo ele, ao enviar uma proposta de reforma administrativa ao Congresso, o Executivo sabe que a proposta pode entrar e sair modificada. "É o poder que toda democracia do mundo concede aos parlamentares", disse. Segundo ele, o governo é apenas proponente nesse processo, mas quem "bate o martelo é o poder Legislativo". 

Com relação à volta do Coaf à Economia, Onyx ainda relatou que tem conversado com os ministros Paulo Guedes (Economia) e da Justiça, Sérgio Moro, e a ideia é preparar uma portaria interministerial que defina o compartilhamento de informações para que o órgão seja realocado. Mas ele lembrou, no entanto, que a matéria ainda será votada pelos dois plenários, da Câmara e Senado. 

Fonte:Jornal Correio Braziliense

Um dia após perder Coaf, Moro ganha afago discreto de Bolsonaro

Presidente diz que ministro da Justiça é um ‘ícone do Brasil’; ex-juiz, no entanto, não participa de mesa principal de evento em Itaipu

 José Maria Tomazela, O Estado de S.Paulo
10 de maio de 2019 | 18h53

FOZ DO IGUAÇU – Um dia após sofrer derrota no Congresso, com a volta do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Ministério da Economia, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que luta para ter o conselho em sua pasta, recebeu um discreto afago do presidente Jair Bolsonaro, durante a solenidade de lançamento da pedra fundamental da Ponte de Integração Brasil-Paraguai, nesta sexta-feira, 10, em Itaipu. “Ícone do Brasil”, disse o presidente ao citar o ministro.

Moro não ocupou a mesa principal no palco do evento e passou quase despercebido na solenidade, que reuniu outros ministros, como o da Infraestutura, Tarcísio Freitas, e das Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque. Sentado na fileira de frente do público convidado, ele não foi citado pelo cerimonialista oficial na abertura da solenidade. Também não teve o nome lembrado no início do discurso do diretor-geral da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva Luna, o primeiro a discursar. A assessoria do presidente informou que apenas os ministros que tinham relação com o evento foram chamados à mesa principal.
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro durante solenidade de lançamento da pedra fundamental da Ponte de Integração Brasil-Paraguai Foto: NORBERTO DUARTE / AFP
Em um discurso de menos de 5 minutos, o presidente elogiou os militares, atacados pela ala de seu governo influenciada pelo escritor Olavo de Carvalho. Ao se referir à sua condição de presidente paraquedista, como o é também o presidente do Paraguai, Mário Abdo Benitez, ele lembrou que, no passado “os presidentes militares nos legaram grande obras”. A primeira ponte ligando Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, construída há 54 anos pelos respectivos governos militares da época, Castelo Branco e Alfredo Stroessner.

Bolsonaro lembrou que, durante sua passagem pelo Exército, fez muitos amigos paraguaios e tem grande estima pelo país vizinho. “Uns têm uma camisa paraguaia, outros um relógio, eu tenho um coração”, afirmou. No rápido discurso, ele voltou a criticar governos anteriores. “Como é bom estar à frente de um país onde aquelas velhas ideologias foram deixadas para trás. Como é bom ter país vizinho e amigo como este do Estado do Paraguai. Junto somamos forças, proporcionando dias melhores para nossos povos. Para nós, políticos, não existe prêmio maior que a sensação do dever cumprido.”

O presidente paraguaio destacou a amizade e a parceria entre os dois países, lembrando que a única ponte entre Brasil e Paraguai está saturada. “Não é só o início de uma obra que esperamos há muito tempo. As pessoas não acreditavam mais, depois de 30 anos desse projeto, que a ponte fosse sair. Estamos vencendo a apatia cultural que envolve a frustração e o pessimismo.” Conforme o diretor-geral, os custos de quase R$ 500 milhões serão cobertos, proporcionalmente, pela Itaipu-Binacional, mas não haverá repasse para as tarifas de energia.

Fonte:Jornal Estado de São Paulo

NÚCLEO DE AVALIAÇÃO FÍSICA: MAIS QUALIDADE DE VIDA PARA A POPULAÇÃO


A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Nos próximos dias Mogi deve passar a contar com um espaço para avaliação e orientação física. É o Núcleo de Avaliação Física (NAF) , um espaço em que devem ser realizadas atividades de anamnese, ou seja, aferição de pressão arterial, medição de frequência cardíaca, avaliação da composição corporal, avaliação postural e de flexibilidade, sênior fitness test (aptidão física de idosos), avaliação multifuncional, teste neuromotores, teste de potência muscular e teste submáximo de esforço.
Em visita ao espaço, juntamente com o prefeito @marcusmelo e secretário de Esportes de Mogi, @niloguimaraes foi possível identificar o quanto Mogi está preparada para promover melhor qualidade de vida aos seus moradores.

Se interessou? Então anota aí
O NAF funcionará na estrutura do Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, que fica na rua Professor Ismael Alves dos Santos, 560, no Mogilar. Os serviços prestados são totalmente gratuitos e abertos a todos os cidadãos. O núcleo vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h e, no sábado, das 7h às 12h. A princípio, os agendamentos só poderão ser feitos presencialmente ou por telefone, porém, a partir de junho, também será possível fazer agendamento pela Internet.

A estrutura terá capacidade inicial para atender entre 200 e 250 pessoas por mês, mas a expectativa é que esse número chegue a 800 pessoas/mês.

Fonte: Sane Rose

EMENDA PARA INFRAESTRUTURA EM MOGI DAS CRUZES

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna
Em reunião com o meu colega no Partido da República, Deputado Estadual Marcos Damasio, na tarde desta quarta-feira (08) reforçamos o compromisso e luta por melhorias na infraestrutura de Mogi das Cruzes. Solicitei a apresentação de uma emenda parlamentar de R$ 300 mil no orçamento do Governo do Estado. Trata-se, na verdade, da busca de recursos para medidas permanentes em locais que hoje recebem serviços paliativos. Estou confiante de conquistarmos esse investimento para a nossa cidade. Vamos em frente. Assim que tiver novidades, darei mais detalhes.

Fonte:Farofa Vieira

Acidente em obra será investigado pela Polícia Civil

4 horas atrás3 min. - Tempo de leitura
O Diário
Compartilhe!

Obra do Semae acontece na rua Joaquim Fabiano de Melo, nas proximidades da Apae. (Foto: Eisner Soares)
O acidente que matou um funcionário do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e feriu outro, no Mogilar, na tarde desta quinta-feira, será investigado pela Polícia Civil. O delegado Argentino Conqueiro, do 1° Distrito Policial, onde o Boletim de Ocorrência foi registrado, abriu inquérito policial para apurar o caso.

A assessoria da Secretaria Estadual de Saúde afirmou na tarde desta sexta feira- para O Diário, que a família da vítima socorrida com vida, Antônio Marcos Firmino, não autorizou a divulgação de informações sobre o estado clínico do paciente. O presidente do Sindicato dos Servidores de Mogi , Benedito Francisco de Souza Filho, informou que já notificou o ministério público e o ministério do trabalho para acompanhar o caso. Segundo ele, é necessário que o Semae invista em mais equipamentos de segurança.

O funcionário do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), Salvino Borges Gomes Gonçalves, 38 anos, morreu soterrado por volta das 14h30 de ontem em uma vala da obra de substituição de ligações de água e esgoto da rua Joaquim Fabiano de Melo, nas proximidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), na região central da cidade. O desmoronamento também deixou outro trabalhador da autarquia, Antônio Marcos Firmino, 49 anos, ferido. Ele estava na mesma vala do companheiro de trabalho quando foi resgatado com vida pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e encaminhado em estado grave ao Hospital Luzia de Pinho Melo, no Mogilar. No início da noite, seria transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O helicóptero Águia da Polícia Militar chegou a vir para Mogi das Cruzes na tentativa de ajudar no socorro das vítimas, mas não encontrou possibilidade de pouso no local, que também passa por obras de ampliação de calçadas e melhorias de acessibilidade, com previsão de conclusão até o final de julho.

Em nota oficial enviada a O Diário, o Semae disse que o caso será investigado e que lamenta profundamente o ocorrido. “Manifestando nosso pesar e solidariedade aos familiares e amigos, informamos que os setores técnicos da municipalidade estão fazendo as averiguações para detectar as causas de tão dolorosa ocorrência. O Semae está prestando todo apoio às famílias”, trouxe a nota.

Devido ao trágico acidente, a reunião do projeto “A Cidade é a Aqui”, que aconteceria na noite desta quinta-feira, na Vila Industrial, foi adiada. Uma nova data será agendada pela Prefeitura de Mogi para que o encontro com os moradores do bairro e a equipe da administração municipal seja realizado.

Obra

O Semae aproveitou a interdição da rua Joaquim Fabiano de Melo devido às obras de alargamento das calçadas para realizar a substituição de ligações de água e esgoto, que são antigas. Esta é a segunda etapa das obras de acessibilidade na região, que compreendem a ampliação de calçadas nas ruas Joaquim Fabiano de Melo e Carmem de Moura Santos e atendem a uma reivindicação antiga dos pais de alunos e da direção da Apae.

clubediario

Fonte:O Diário de Mogi

EXPRESSO LESTE:
Viagens sem baldeação em trens completam um mês
5 horas atrás1 min. - Tempo de leitura
O Diário
Compartilhe!

Para atender demanda a CPTM modernizou a frota da Linha 11-Coral (Foto: arquivo)
A operação do Expresso Leste-Mogi (Luz – Estudantes) em todo o horário comercial completou um mês de funcionamento ontem. Com o fim da necessidade de baldeação na Estação Guaianases e a redução do intervalo, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aumentou o número de viagens entre Estudantes e Guaianases, oferecendo 34 mil lugares a mais diariamente.

“Foram três meses de trabalhos intensos neste início de gestão, visando melhorar o serviço oferecido para a população do Alto Tietê, que há 19 anos pleiteava a chegada do Expresso Leste na região”, afirma o presidente da CPTM, Pedro Moro. “Com muito empenho, cumprimos a meta”, comemora.

Para operar com as viagens diretas de Estudantes a Luz em período integral, a CPTM modernizou a frota da Linha 11-Coral e realizou obras de infraestrutura, melhorando a rede elétrica e as subestações de energia Patriarca e Dom Bosco.

Fonte:O Diário de Mogi

AUDIÊNCIA: Reunião descarta aterro em Mogi e discute usina para lixo

9 de maio de 20194 min. - Tempo de leitura

Silvia Chimello

Compartilhe!

Participantes de audiência discutiram as vantagens e desvantagens da Parceria Público Privada para a limpeza pública. (Foto: divulgação)
Durante a audiência pública realizada na noite de terça-feira para discutir a proposta de Parceria Público Privada (PPP) no setor de limpeza pública, a maioria dos participantes deixou bem claro que é contra qualquer tentativa de se instalar um aterro sanitário em Mogi das Cruzes. O que as lideranças da cidade concordam em discutir é, no máximo, a possibilidade de implantação de uma usina geradora de energia para destinação final do lixo produzido no município. O debate sobre o tema envolveu uma série de questionamentos sobre as vantagens e desvantagens que o município teria se adotasse esse novo modelo de contrato para a gestão de resíduos.

Cerca de 150 pessoas compareceram ao encontro na Escola de Governo e Gestão, entre políticos, representantes de entidades, ativistas sociais e membros da sociedade civil para acompanhar a apresentação da proposta de um novo contrato de PPP para gestão de resíduos. O plano foi elaborado pelo consórcio formado pelas empresas Promulti e CS Brasil, em atendimento ao chamamento público nº005/2018, feito pela administração municipal.

Na primeira parte da audiência, o estudo foi apresentado de forma resumida pelo diretor da Promulti, Artur César de Oliveira. Na segunda etapa, depois de um breve intervalo, os participantes puderam se manifestar com perguntas e considerações.

Ao ser questionado sobre as vantagens da PPP, Oliveira explicou que um dos pontos fortes do projeto é a proposta de investimentos na área do antigo lixão da Volta Fria. A intenção é construir um equipamento público na área próxima ao Rio Tietê. A medida atenderá um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público, que interditou a área em 2004, mesmo ano em que a Prefeitura terceirizou os serviços e passou a encaminhar os resíduos a aterros sanitários de outras cidades, como acontece hoje com Jambeiro.

Outra vantagem destaca por Oliveira é o investimento de cerca de R$ 196 milhões em 30 anos para investir em novos empreendimentos e promover melhorias na infraestrutura. “Por melhor que seja o sistema, sempre há a necessidade de modernização. Para ampliar a eficiência e eficácia há a necessidade de investimentos. Os recursos da Prefeitura geralmente são escassos e tem as suas prioridades, que é a saúde e educação. Porém, se a administração optar por contrato de longo prazo pode ter um investimento gigantesco sendo feito pela iniciativa privada, que será remunerada ao longo dos 30 anos”, argumenta.

A PPP prevê também elevação nos custos do contrato com a Prefeitura que hoje tem despesa mensal de cerca de R$ 4,5 milhões para realizar todo o serviço. Com uma possível mudança no tipo de contrato, os valores devem ultrapassar os R$ 6 milhões, com a ampliação e inclusão de serviços que hoje não estão previsto no atual contrato de concessão com a CS Brasil, como no caso de poda de árvores, limpeza de córregos, desobstrução de galerias, uma quantidade muito maior de maquinário, aumento da coleta seletiva, reforma da central de triagem, entre outros. O contrato de PPP prevê reajustes anuais com base na inflação, custo de mão de obra e preço do combustível.

Para a destinação final do lixo, o representante do consórcio disse que a cidade pode escolher entre manter o atual sistema ou encontrar uma forma de cuidar do seu próprio lixo. Apesar do cuidado em não usar a palavra “aterro sanitário” durante a apresentação, o questionamento foi inevitável, já que muitos dos presentes são contra um lixão na cidade.

Uma das críticas mais contundentes foi feita pelo ativista Silvio Marques, que levantou dúvidas sobre a intenção da Prefeitura, que segundo ele, poderia usar essa PPP para implantar um aterro na cidade. Os argumentos foram rebatidos pelo representante do consórcio. “O projeto oferece opções para destinação final. A mais vantajosa seria um aterro bioenergético, com a implantação de uma usina de produção energética”, destacou Oliveira.

Essa proposta não recebeu críticas dos presentes. Porém, mesmo assim, o representante do Instituto Cultural e Ambiental do Alto Tietê (Icat), José Arraes, demonstrou sua preocupação com a possibilidade desses novos empreendimentos contaminarem o lençol freático do município, onde estão as represas responsáveis pelo abastecimento na Grande São Paulo.

Outra questão levantada pelo advogado especialista em Direito do Consumidor, Álvaro Nicodemus, foi a possibilidade de cobrança de tarifa pública para ajudar a Prefeitura a pagar as contas, o que também foi descartado pelo diretor da Promulti.

Fonte:O Diário de Mogi

Escola Raul Brasil: Estado firma convênio para contratação de 47 psicólogos

Repasse inicial é de R$ 2,2 milhões; profissionais serão contratados via Fundação Faculdade de Medicina (FFM)
Foto: Felipe Claro


Ação de assistência às vítimas da Escola Raul Brasil começou logo após o atentado
A Secretaria de Estado da Saúde contratará 47 psicólogos, por meio de convênio com a Fundação Faculdade de Medicina (FFM), para o atendimento de vítimas do atentado na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, em março deste ano, que provocou a morte de oito pessoas além dos dois responsáveis pelo crime.
Vale destacar que serão repassados mais de R$ 2,2 milhões à FFM, em oito parcelas. O convênio foi publicado no Diário Oficial de ontem. Haverá um processo para a seleção dos profissionais, que deverão passar por análises curriculares e prova escrita, além de entrevistas.
Os selecionados serão alocados em serviços públicos de saúde e educação, incluindo a própria unidade de ensino, a Diretoria de Ensino regional e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Suzano. Os psicólogos passarão por capacitação para atendimento à demanda local e definição de projetos terapêuticos singulares, conforme a necessidade de cada paciente.
"A contratação reforça todo o trabalho que temos feito para apoiar o município de Suzano, desde a data dessa tragédia, refletindo o compromisso de auxiliá-los no processo de acolhimento e atendimento psicológico às vítimas", salientou o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira. A vigência inicial do convênio é de oito meses e poderá ser prorrogada, conforme a necessidade.
Trabalhos
Em 13 de março de 2019, a Secretaria da Saúde enviou profissionais de Psicologia e Psiquiatria a Suzano para apoio imediato às vítimas da tragédia. As equipes permaneceram à disposição do município para todo suporte e a pasta seguiu articulando estratégias, com a Secretaria de Estado de Educação e a prefeitura de Suzano, para atendimento prioritário às pessoas diretamente afetadas pela ocorrência na escola.
Desde então, têm ocorrido ações integradas de assistência psicológica a alunos, professores e funcionários da escola de Suzano, por meio de parceria voluntária com o Centro de Referência e Apoio a Vítima (Cravi), da Secretaria da Justiça e Cidadania, Instituto de Psicologia da USP, Unicamp, Conselho Regional de Psicologia (CRP) e dos Centros de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da Defensoria Pública.
Semanalmente, os órgãos envolvidos fazem reuniões para alinhamento das ações coordenadas pelo governo do Estado. O trabalho integrado reúne cerca de 40 profissionais que têm realizado ações diariamente na unidade de ensino, como grupos de formação de vínculo, de cidadania, rodas de conversa e escuta individualizada, quando necessário.

Fonte:Mogi News

Poá: Servidores municipais recebem um reajuste salarial de 8,22%

O prefeito de Poá, Gian Lopes, se reuniu na manhã de ontem com representantes de diferentes sindicatos e diversas propostas para oferecer melhorias para os funcionários foram discutidas
Foto: Flávio Aquino/Departamento de Comunicação de Poá


Também foi liberado aumento de 20% no vale-alimentação
O prefeito de Poá, Gian Lopes, se reuniu na manhã de ontem com representantes de diferentes sindicatos e diversas propostas para oferecer melhorias para os funcionários foram discutidas. No encontro, o chefe do Poder Executivo já confirmou um reajuste salarial de 8,22%, retroativo a 1º de maio de 2019 e aumento no vale-alimentação em 19,4%, saltando dos atuais R$ 335 para R$ 400. O vice-prefeito e secretário de Saúde, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá, vereadores e secretários também acompanharam a agenda.
"Reforço que estou sempre aberto ao diálogo com todas as categorias de trabalhadores, visando oferecer as melhorias necessárias. Essas reuniões são momentos importantes para ouvir as reivindicações e analisar as propostas. Já avançamos com os reajustes para melhorar e valorizar as condições dos nossos colaboradores da prefeitura e manteremos as conversas para seguir avançando em outras pautas e demandas", explicou o prefeito.
A prefeitura continuará as negociações com os representantes de diferentes sindicatos para oferta de um convênio médico para os servidores e para debater outros itens da pauta de reivindicações. Um novo encontro ficou marcado para junho.
Também participaram da reunião o chefe de Gabinete, Rogério Tarento, os secretários de Governo, Augusto de Jesus, de Administração, Alexandre Provisor, de Segurança Urbana, Carlos Setsuo, dos vereadores Welson Lopes e Francisco Paulo Garcez e representantes das classes trabalhistas.

Fonte:Mogi News

mobilidade urbana: Vereador pede estudos sobre gratuidade acima dos 60 anos

Comissão da câmara se reuniu ontem com Secretaria de Transportes e sugeriu mudanças no transporte público
Há duas semanas da renovação do contrato com a empresa de Transportes CS Brasil, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes recebeu ontem o secretário de Transportes, José Luiz Almeida, em reunião onde foram apresentadas diversas sugestões sobre mobilidade urbana. Em uma última tentativa de baixar a gratuidade nos ônibus municipais de 65 para 60 anos, o vereador Mauro Araújo (PMDB) pediu ao secretário um levantamento sobre o número de usuários do transporte entre 60 e 64 anos. De acordo com o secretário Almeida, essa alteração faria parte de uma possível revisão do Plano de Transportes que, segundo o chefe da pasta, conta com pontos obsoletos que precisam ser atualizados.
O parlamentar e presidente da Comissão de Transportes da câmara, Jean Lopes (PCdoB), comandou a reunião que contou com a participação de outros vereadores. De acordo com Lopes, muitos pontos precisam ser analisados visando a melhoria no transporte, como um novo sistema de van na cidade, além de um intervalo menor dos ônibus durante os finais de semana.
Durante a reunião também foi sugerida pelo vereador Edson Santos (PSD) a instalação de um ônibus biarticulado, além da implantação de ar-condicionado nos transportes e uma frota de micro ônibus com acessibilidade. Santos também apresentou mais dois pontos ao secretário: transporte para velórios a quem não possui condições de se locomover; e cobrou atenção à alteração do Passe Livre do Idoso (de 65 para 60 anos).
Para o secretário de Transportes, é importante ouvir os vereadores sobre assuntos relevantes e que influenciam diretamente no dia a dia da população. "Não é a primeira vez que eu sou convocado pelos vereadores e é uma oportunidade bacana, porque eles têm a chance de trazer ideias novas para serem discutidas. O meu papel é colocar com praticidade o que é possível e o que é inviável'', afirmou. ''Todas as sugestões foram colhidas e, após os estudos, voltaremos a conversar. Foi pedido um estudo de impacto da gratuidade a partir dos 60 anos. Isso também será analisado'', garantiu Almeida.
A audiência após duas concessionárias de transporte - CS Brasil e Princesa do Norte - não compareceram às reuniões na câmara. A princípio, a ideia da Comissão de Transportes era debater esses assuntos com as próprias empresas.
Em nota, de acordo com o vereador Jean Lopes, a Princesa do Norte alegou que não compareceu às duas reuniões que estavam marcadas, porque a Imprensa local havia informado que as reuniões iriam tratar sobre renovação de contrato com a CS Brasil e gratuidade de 60 anos o que, de acordo com a companhia, seriam assuntos pertinentes ao Poder Judiciário.
*Texto supervisionado pelo editor.



Fonte:Mogi News