segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Cidade : Jovens Falcões: um livro para mudar o mundo

em 31/10/2011 11:13:59 (106 leituras)
Open in new window

Geralmente quando se fala em livro de autoajuda, a linguagem passa longe da maioria dos jovens brasileiros. O livro “Jovens Falcões”, do jovem jornalista poaense Eduardo Lyra, surge como uma prova de que é possível construir, criar e ajudar o próximo, independente da idade e profissão: é preciso acreditar, ter coragem e agir. A obra será lançada no dia 6 de novembro, em Ferraz de Vasconcelos.


Jovens Falcões é um livro-reportagem com entrevistas de jovens de 23 a 31 anos de idade, que ousaram e “mudaram o mundo” ao conquistarem êxito. Para escrever sua segunda obra, Eduardo levou quase onze meses, viajou cinco Estados brasileiros e reuniu onze entrevistas em 160 páginas, com brasileiros que “estão fazendo coisas sensacionais” – conforme definiu.
“Além de escrever o livro, decidi abrir a minha própria editora, “Transformi”, e vender livro do meu jeito: de porta em porta, em palestras nas escolas e pelo site www.gerandofalcões.org.br (ainda não está no ar). Quero gerar emprego para os jovens, renda para as famílias e riqueza para o País, e, sobretudo, ajudar na redução da miséria e desigualdade social”, frisou.
Eduardo conta que todas as entrevistas foram realizadas pessoalmente, olho no olho. Jornalismo puro, envolvendo a natural vibraçãoque uma entrevista pessoal traz, principalmente quando o entrevistador é uma pessoa sensível e com talento natural para a reportagem. 
Ele descreve: “A cada entrevista, um mergulho no vazio, mas sempre retornei para casa com uma grande história. Existem algumas histórias que podem mudar o mundo, como a da paranaense Alessandra França, que fundou um banco com 23 anos de idade e agora empresta dinheiro para jovens pobres da periferia”.
“João Felipe, desacreditado pela escola e família, trabalha na ONU como Consultor para a Juventude”
Também cita como destaque o relato de João Felipe, um jovem que foi desacreditado pela escola, família e ONGs brasileiras em seu objetivo de mudar o mundo. Hoje, aos 25 anos, trabalha para a Organização das Nações Unidas (ONU) como Consultor para Assuntos da Juventude e também atua na UNICEF. Ele já transformou a vida de milhares de jovens e tem participado de grandes revoluções. 
Além desses, relata o caso da brasileira Isabel Pesce Mattos, que conseguiu se formar em cinco cursos no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA). Trabalhou na Microsoft e participou de um churrasco na casa de Bill Gates. Decidida, largou empregos de ponta e fundou a sua própria empresa, que em pouco tempo captou US$ 10 milhões. 
Se o livro Jovens Falcões é um mergulho na vida de sucesso de alguns jovens, conhecer as ideias de Lyra é sentir o universo latente de sua fé em um mundo melhor para seus semelhantes.
“É possível ser do tamanho que quiser”
A pedido do “Notícias”, ele mesmo escreveu qual é o objetivo do seu livro: “Resgatar a autoestima do jovem brasileiro e provar para a juventude de nosso País que tudo é possível, inclusive, ser do tamanho que quiser. Não existem barreiras insuperáveis. Como disse Stev Jobs, fundador da Apple, ‘você pode passar a vida inteira vendendo água com açúcar ou mudar o mundo’. Eu escolhi lutar o quanto puder para escrever livros que toquem a vida das pessoas e as mude para sempre”.
E a maior prova de seu objetivo em melhorar a vida das pessoas é o Projeto Jovens Falcões, que promete vir na esteira da divulgação do livro. 
Ele explica: “A ideia é realizar uma ampla mobilização de vendas de livros, envolvendo centenas de jovens, nas periferias, favelas, morros do Rio, de porta em porta. Fazer inclusão digital, além de palestras, atendimento médico, psicológico e odontológico nas escolas da comunidade. Assim como a água, luz e a internet chegam às casas das pessoas, sem que se faça esforço, o livro também deve chegar, pois ele é janela para o mundo”.
“Como em todas as épocas, ainda falta apoio para o jovem. A educação está dilapidada, o acesso à cultura é escasso. Nós do Alto Tietê somos periféricos, pois não temos contato com ferramentas educacionais de transformação. O grande desafio do jovem é não se limitar. O ideal seria cada um construir o seu futuro, com determinação, garra, ousadia, arrojo e, sobretudo, muita força de vontade. O primeiro passo seria encontrar alguma coisa que dê sentido à vida. Que te faça apaixonar-se. O segundo é começar. Levantar cedo e ir à luta. Se der errado? Recomece do zero, mas não deixe de lutar”, concluiu.

Fonte:Jovens Falcões