quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Estudo trará definição sobre a coleta seletiva e a destinação do lixo em MogiUm



Um dos projetos que serão desenvolvidos consiste na implantação de um serviço de coleta em um bairro urbano e em outro rural.

NOEMIA ALVES
Da reportagem local

Mauricio Sumiya
Audiência: Secretária ouviu críticas dos vereadores
 ontem, mas garantiu que há ações de educação e
 valorização dos cooperados da usina
A secretária municipal do Verde e Meio Ambiente, Maria Inês Soares Costa Neves, prometeu apresentar em breve um plano de ações para a coleta seletiva e a destinação do lixo doméstico na cidade. Ontem, durante audiência na Câmara, ela afirmou que um estudo realizado pela CS Brasil, concessionária do serviço no município, e que norteia o plano de ação, aguarda aval final do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) para ser divulgado. "O projeto (estudo) já foi finalizado, porém, precisamos da aprovação pelo prefeito para definir a data e dar início ao processo", alegou Maria Inês.
Ela não quis dar detalhes dos dados nem das propostas apresentadas no estudo feito pela CS Brasil, mas adiantou que um dos projetos que serão desenvolvidos pela administração municipal será de implantação de um serviço de coleta em um bairro urbano e outro rural. "Será um projeto-piloto e que deverá transformar o bairro em modelo para implantação do serviço em outras regiões da cidade ou ainda realizar modificações. Podemos pegar um bairro de, por exemplo, 20 mil ou 30 mil habitantes, traçar um estudo matemático de consumo e trabalhos de reciclagem nele. A partir desse estudo de modelagem será montada uma planilha que, no futuro, nos apontará como desenvolver ações semelhantes ou até melhores, como, por exemplo, se será necessário mais uma ou duas usinas de triagem", afirmou.
Visivelmente irritada com as críticas feitas pelos vereadores sobre a baixa produção da Usina de Triagem, na Vila São Francisco - das 10 mil toneladas de lixo geradas por mês, apenas 1% é reaproveitado -, entre outros problemas do setor na cidade, Maria Inês garantiu que ações de educação e valorização dos cooperados da usina estão sendo realizadas. Na avaliação da secretária, tais medidas contribuirão para a considerável melhora, em curto prazo, do serviço no município.
"Estamos ensinando os catadores a diferença de lixo úmido e lixo seco, um tipo de informação, inclusive, que está no site da Prefeitura, e precisa ser melhor divulgada tanto para as donas de casa como para as crianças nas escolas. Além disso, estamos resgatando a auto-estima desses trabalhadores, por meio de serviços de saúde, entre outras ações que a curto e médio prazo ajudarão ampliar o serviço de coleta", explicou. "A meta de quanto poderá ser ampliado o serviço e em quanto tempo isso ocorrerá serão divulgados junto com o resultado do estudo", completou.
Os vereadores, entre os quais o presidente da Comissão Permanente de Obras, Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente, Jolindo Rennó (PSDB), insistiram na ampliação da coleta seletiva de 1% a 5% em 2011.
A secretária municipal do Verde e Meio Ambiente confirmou para 2011 a instalação do primeiro ecoponto da cidade, no Parque Olímpico. Hoje, a Secretaria Municipal de Obras terminará o projeto técnico para a Secretaria de Finanças que irá estimar os gastos necessários para elaboração do processo licitatório para construção do primeiro empreendimento do tipo.
Maria Inês não quis dar detalhes do número de ecopontos que serão implantados na cidade, mas admitiu que a proposta apresentada por seu antecessor, Romildo Campello, de atingir dez pontos, será revista.
"Não existe um modelo (número) ideal. Isto será revisto", afirmou. O investimento previsto com o equipamento é de cerca de R$ 200 mil.


Mogi News - 27/10/2010

Dilma tem 51,9% das intenções de voto contra 36,7% de Serra

27/10/2010 - 10h46 Camila Campanerut
Do UOL Eleições

Em BrasíliaPesquisa do Instituto Sensus encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transportes) e divulgada nesta quarta-feira (27), aponta a candidata do PT, Dilma Rousseff com 51,9% das intenções de voto contra 36,7% do tucano José Serra. Brancos e nulos totalizaram 4,7% e indecisos, 6,8%.
Na análise apenas dos votos válidos (que excluem nulos e brancos), Dilma ficou com 58,6% ante 41,4% de Serra. A margem de erro é de 2, 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa espontânea, em que os candidatos não são identificados aos entrevistados, Dilma teve 50,4% das intenções de votos e Serra obteve 35,7%. Outros nomes citados pontuaram 0,3% e o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva ainda foi citado por 0,2% dos entrevistados. Os votos brancos e nulos somaram 4,6% e os que não sabem ou não responderam correspondem a 8,9%.
Na avaliação do presidente da CNT, Clésio Andrade, a retomada de Dilma nas pesquisas se deve à mudança na discussão entre os candidatos nos últimos dias. “A discussão de valores, como o aborto, perdeu força e voltou a discussão de propostas. Dilma ganhou vantagem com isso”, afirmou.
Realizada entre os dias 23 e 25 de outubro, a pesquisa entrevistou 2.000 eleitores em 24 Estados, com sorteio aleatório de 136 municípios, e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 37609/2010, no dia 20 de outubro.



Rejeição e expectativa de vitória.

Com relação ao índice de rejeição, Serra tem 43% ante 32,5% da ex-ministra-chefe da Casa Civil.
“Essa é a maior rejeição de Serra desde o início da pesquisa deste pleito”, destacou Clésio Andrade, ao comparar o número com o levantamento da CNT/Sensus feito entre 11 e 13 de outubro, quando a rejeição de Serra era de 37,5% contra 35,4% da petista.
Questionados sobre a expectativa de vitória, 69,7% dos entrevistados disseram acreditar que a candidata petista ganharia a eleição presidencial. contra 22,3% acreditam que o tucano seria o vencedor do segundo turno. Indecisos somam 8,1%.
Com relação ao levantamento feito entre os dias 11 e 13, a expectativa de vitória de Dilma aumentou quase 10 pontos percentuais (era de 59,6%) enquanto a do tucano apresentou queda (era 29%), assim como o número de indecisos, que era de 11,4%.
Como a pesquisa foi realizada entre sábado (23) e segunda (25), a repercussão do mais recente debate televisivo entre os presidenciáveis, promovido pela Rede Record no último domingo, não foi medido.



Votos por região

Em comparação com o levantamento da CNT/Sensus feito entre os dias 18 e 19 de outubro e divulgado no último dia 20, a candidata Dilma Rousseff apresentou aumento na expectativa de votos em todas as regiões do país, com exceção do Sul, onde o tucano José Serra ainda mantém a liderança.
No Norte e Centro-Oeste, que representam 15,1% do eleitorado, a petista obteve 50,7% das intenções de voto contra 40,4% de Serra. No levantamento anterior, a ex-ministra tinha 42,1% contra 52,6% do tucano.
No Nordeste, onde estão 28% do eleitores, Dilma aparece com 66, 3% e Serra com 25,5%. Na avaliação anterior, Dilma tinha 57,5% e Serra, 34,8%.
No Sudeste, onde que concentra 42,4% do eleitorado, a candidata recebeu 48,4% das intenções de votos ante 36,7% de Serra. Na pesquisa passada, Dilma tinha 44,2% e Serra, 41,6%.
E no Sul, que possui 14,6% dos eleitores, o candidato do PSDB cresceu mais: passou de 45,1% para 54%, enquanto a petista caiu de 38,2% para 35,4%.