quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Na Câmara, Genoino chama repórter de 'torturador moderno'


02/01/2013 18h34 - Atualizado em 02/01/2013 18h44
Na Câmara, Genoino chama repórter de 'torturador moderno'
Ex-deputado, condenado no mensalão, toma posse nesta quinta na Câmara.
Nesta quarta (2), ex-presidente do PT entregou documentos à Mesa.
Iara Lemos
Do G1, em Brasília

O ex-presidente do PT José Genoino foi à Câmara dos Deputados, em Brasília, para entregar os documentos necessários para assumir o cargo de deputado federal. (Foto: Beto Barata/Estadão Conteúdo)

399 comentários

O ex-presidente do PT José Genoino foi à Câmara dos Deputados, em Brasília, para entregar os documentos necessários para assumir o cargo de deputado federal. Ele estava acompanhado da filha Mariana (Foto: Beto Barata/Estadão Conteúdo)
Prestes a ser empossado novamente como deputado federal, o ex-deputado e ex-presidente do PT José Genoino se referiu a um repórter como "torturador moderno" na tarde desta quarta-feira (2).
Genoino toma posse na tarde desta quinta (3) como deputado federal. Nesta quarta, ele esteve na Câmara, acompanhado da sua filha Mariana para entregar a documentação necessária para a posse na Secretaria da Mesa.
Questionado por repórteres sobre os impactos da condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão, no qual pegou seis anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto, o ex-deputado reagiu irritado.
"Eu falo amanhã depois da posse. E você [repórter] está me provocando, seu torturador moderno [...] Você não é repórter, você é um provocador”, disse o deputado.
Genoino assumirá, segundo a Secretaria Geral da Mesa, o cargo de suplente deixado por Vanderlei Siraque, que vai ocupar a vaga titular no lugar de Carlinhos Almeida (PT-SP), que renunciou por ter tomado posse como prefeito de São José dos Campos (SP). Como Siraque estava ocupando a suplência no lugar do deputado Aldo Rebelo, que é o atual ministro dos Esportes, Genoino, segundo suplente, ficará com a vaga.
saiba mais
Genoino e mais 13 devem tomar posse na Câmara nesta quinta
STF define pena de José Genoino: 6 anos e 11 meses de prisão
Do núcleo político, só Genoino deve cumprir pena no regime semi-aberto
Camarotti: Para irmão, Genoino tem credenciais para assumir mandato
Genoino anuncia saída do governo federal após condenação no STF
Durante o julgamento do mensalão, o Supremo decidiu que os deputados condenados perderão o mandato após o trânsito em julgado do processo (quando não houver mais recursos), o que deve afetar Genoino e mais três deputados: João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT).
O STF decidiu que após o fim do processo notificará a Câmara para que ela declare os cargos vagos, mas o atual presidente da Câmara, Marco Maia, disse que a decisão pode não ser cumprida. Ainda nesta quarta, o advogado de José Genoino no processo do mensalão, Luiz Fernando Pacheco, disse seu cliente vê como "dever" assumir a vaga de deputado.
"Ele assume amanhã (quinta) às 15h, em respeito aos eleitores. É um dever assumir, teve mais de 90 mil votos. Ele está tranquilo, é um deputado experiente desde 1982. Vai assumir a função e nós continuaremos brigando contra aquilo que a gente considera uma grande injustiça, que foi a condenação pelo STF. E, enquanto isso, ele vai atender a população que depositou nele sua confiança", disse.

Fonte:G1.com.br

Hospital será entregue em maio


Hospital será entregue em maio
QUA, 02 DE JANEIRO DE 2013 00:00
A-A+

Hospital de Braz Cubas, que custou R$ 27,8 milhões, deve atender 2 mil pacientes por mês / Foto Jonny Ueda

A entrega do prédio do Hospital de Braz Cubas, prevista inicialmente para janeiro deste ano, será concretizada apenas em maio. A informação foi revelada pelo secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho e confirmada pelo secretário de Obras, Claudio de Faria Rodrigues, durante a cerimônia de reassunção do cargo do prefeito reeleito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) realizada no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe).
De acordo com Carvalho, a estrutura do local está “praticamente pronta”, mas necessita de reparos finais. “Além disso, depois que finalizarmos o prédio, ainda precisamos dar início ao processo de licitação para a compra de equipamentos e, ainda, começarmos a contratação de pessoal. A previsão é a de que isso aconteça somente em maio”, destacou o secretário, sem explicar, no entanto, os motivos do atraso nas obras.
Em novembro passado, a reportagem de O Diário visitou as obras do hospital acompanhada de Rodrigues, que é o autor do projeto. Na ocasião, o arquiteto que atuava na Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, antes de ser empossado como secretário de Obras, apresentou os sete pavimentos da unidade de saúde e garantiu que as obras terminariam a tempo do prédio ser entregue nos primeiros dias de 2013, fato que não se confirmará.
Além do Hospital de Braz Cubas, a Secretaria Municipal de Saúde terá novas preocupações nessa segunda gestão. Carvalho apontou como um dos grandes desafios será capacitar os funcionários da Pasta. “Em termos de estrutura, estamos muito bem na área da saúde. Porém, o que falta, agora, é o treinamento dos funcionários para que a população tenha um atendimento mais humanizado”, salientou Carvalho.
Já o novo secretário de Obras relatou que se reuniu com o prefeito e, juntos, decidiram que a prioridade será a mobilidade urbana, que necessita de melhorias. “Precisamos investir no alargamento da Rua Olegário Paiva, para melhorar o fluxo de veículos, bem como darmos andamento nas obras do entorno da Praça Sacadura Cabral. Acredito que essas sejam duas obras de extrema importância para a Cidade”, destacou Rodrigues. (Debora Barros e Sabrina Pacca)

Fonte:O Diário de Mogi

Bertaiolli quer fim das cancelas na linha férrea


Bertaiolli quer fim das cancelas na linha férrea
QUA, 02 DE JANEIRO DE 2013 00:00
A-A+

O prefeito Bertaiolli ofereceu músicas românticas à esposa, Mara Bertaiolli, e se emocionou muito durante o discurso no Cemforpe / Foto Gustavo Rejani

“Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” é o ditado popular que deve pautar o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) nessa nova gestão que iniciou, ontem, com a cerimônia de reassunção dele ao cargo, realizada no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe). Se em 2008, durante a campanha rumo ao primeiro mandato, e mesmo depois de eleito, a plataforma principal foi o Hospital de Braz Cubas, dessa vez será livrar Mogi das Cruzes das famigeradas cancelas na linha férrea que dividem a Cidade ao meio, causando congestionamentos e dificultando a mobilidade urbana.
“Vou ser objetivo. Se eu ficar insistindo nessa questão, em tirar essas cancelas e fazer os viadutos e passagem subterrânea, tenho certeza de que vamos ganhar apoio, assim como ganhamos na luta pelo Hospital de Braz Cubas. Precisamos dos governos federal e estadual para conseguirmos alcançar nosso objetivo e vou me dedicar de corpo e alma a isso”, comentou Bertaiolli.
No entanto, segundo fontes ligadas à Brasília, apesar do contrato para a construção de dois viadutos, em Jundiapeba e na Vila Industrial, já estar assinado, não há previsão de quando a presidente Dilma Rousseff (PT) liberará a verba porque o Governo Federal estaria fazendo um contingenciamento de recursos por causa da queda na arrecadação. Mesmo assim, Bertaiolli garantiu que fará marcação serrada nas esferas estadual e federal. “Para isso vou contar com a ajuda dos deputados, vereadores, enfim, de todos que possam contribuir”, disse o prefeito, depois da cerimônia, ainda se recuperando da emoção do momento.
Aliás, o que não faltou na reassunção do prefeito foram momentos emocionantes, a começar da entrada triunfal de Bertaiolli e do vice, José Antonio Cuco Pereira, acompanhado das esposas deles, Mara e Isabelle, respectivamente, pela escadaria central do auditório do Cemforpe. As luzes se apagaram e quando os primeiros acordes de “Emoções”, música de Roberto Carlos, foram tocados pela Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi, os políticos surgiram sob aplausos dos presentes. Já no palco, durante o refrão “se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi”, todos estavam visivelmente marejados.
Mas o ponto alto do evento foi quando Bertaiolli resolveu agradecer aos seus apoiadores e elegeu duas funcionárias para representar os demais. Com a voz embargada e, depois, já chorando bastante, ele agradeceu a amizade de Ana Figueiredo, jornalista que é a coordenadora de Comunicação Social da Prefeitura e trabalha com ele há anos, e também a chefe de gabinete adjunta, Neusa Marialva. “Sem vocês eu não teria chegado até aqui e se chegasse não seria tão bom”, salientou Bertaiolli, muito emocionado. Ele foi amparado pela esposa Mara Bertaiolli que levou um lencinho de papel e enxugou as lágrimas do marido. Ana e Neusa choraram muito e foram aplaudidas.
Antes, porém, o prefeito assinou a Portaria número um que dispõe sobre a nomeação dos secretários municipais, diretor do Serviço Municipal de Águas e Esgotos e do ouvidor municipal. Curiosamente, o único secretário-adjunto que subiu ao palco, juntamente com os titulares, foi Marcello Cusatis, de Saúde. (Sabrina Pacca)


Fonte:O Diário de Mogi

Pensando no futuro Tokuzumi já planeja auditoria geral nas contas da prefeitura de Suzano


Pensando no futuro
Tokuzumi já planeja auditoria geral nas contas da prefeitura de Suzano
No discurso de posse, prefeito destacou a necessidade de se fazer diagnóstico da situação financeira da cidade
Delcimar Ferreira
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Prefeito e vereadores tomaram posse ontem pela manhã no Teatro Dr. Armando de Ré diante de mais de 300 pessoas. Tokuzumi definiu a Saúde como o grande desafio
Em seu primeiro discurso como prefeito de Suzano pela segunda vez, Paulo Tokuzumi (PSDB) não descartou a possibilidade de fazer uma auditoria geral nas contas da prefeitura para avaliar as finanças do município. O tucano tomou posse ontem pela manhã, no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, no centro, diante de uma plateia de mais de 300 pessoas, havendo ainda quem acompanhasse o evento do lado externo do espaço cultural.

Tokuzumi afirmou que ao término do processo de transição de governo não recebeu todas as informações solicitadas e que, por isso, terá que fazer um diagnóstico da situação financeira do município. "Todos os secretários irão para as suas secretarias e ver o que está acontecendo. Mas se acharmos necessário que seja feita uma auditoria, vamos fazer sim, porque queremos começar a trabalhar na prefeitura sem nenhum problema passado", disse.

O prefeito vê com preocupação a notícia de que a gestão anterior teria uma dívida com o Instituto de Previdência do Município de Suzano (IPMS) em mais de R$ 6 milhões e prevê que caso essa informação proceda poderá ter problemas futuros. "Se eu não pagar isso logo no início de mandato, talvez eu perca a certidão (negativa) do INSS e eu teria uma série de problemas", afirma.

Tokuzumi lembrou ainda que outra dificuldade que terá será a recomposição dos cargos comissionados, uma vez que uma decisão do Tribunal de Justiça (TJ-SP) de novembro do ano passado extinguiu mais de 200 cargos de confiança da gestão do prefeito Marcelo Candido (PT).


Prioridade
Classificada como a área mais sensível do governo, a Saúde deverá ser prioridade nos primeiros meses de gestão de Tokuzumi, que afirmou estar preocupado com uma possível dívida que deverá herdar da antiga administração, principalmente no que diz respeito à Santa Casa de Misericórdia de Suzano, que está sob a intervenção da prefeitura. "Escuto dizer que há uma dívida de R$ 14 milhões a R$ 16 milhões na Santa Casa. São todos números que teremos que levantar ainda para ver o que está acontecendo. O trabalho tem que ser imediato para que a população sinta mais segurança nesse setor".

Discurso pontual
O tucano fez um discurso de posse em que apontou as principais ações que deverá implementar em seu governo. Considerou como grande desafio a Saúde e afirmou que irá trabalhar para reduzir a mortalidade infantil no município. Na Educação, pretende ampliar as vagas em creches, oferecer mais atividades esportivas e culturais aos estudantes da rede pública e dotar todas as escolas com acesso a Internet. "Vamos conectar nossos alunos com o mundo", disse.

Tokuzumi também quer atrair a volta de empresas que deixaram a cidade para se instalarem em outras localidades e, com isso, ampliar a oferta de mão de obra local, privilegiando as mulheres para o mercado de trabalho. Em relação aos bairros, pretende dar mais infraestrutura, bem como ampliar a rede de serviços básicos a população.

Fonte:Mogi News

Primeiras ações Mamoru quer acabar com o cabide de emprego em Itaquá


Primeiras ações
Mamoru quer acabar com o cabide de emprego em Itaquá
Prefeito quer recuperar Certidão Negativa de Débitos para conseguir convênios para a cidade
Bras Santos
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

O prefeito foi empossado ontem em cerimônia que reuniu cerca de duas mil pessoas no Ginásio Municipal Sumiyoshi Nakarada
Limpar o nome da prefeitura, dar fim ao "monstruoso" cabide de emprego em que foi transformado o Poder Executivo de Itaquaquecetuba e agir para melhorar a saúde pública serão as primeiras ações do prefeito Mamoru Nakahisma (PTN), que foi empossado ontem no cargo durante a cerimônia que reuniu cerca de duas mil pessoas no Ginásio Municipal Sumiyoshi Nakarada. No mesmo evento foram empossados também os 19 vereadores, e o eleito para comandar o Legislativo nos próximos dois anos foi Luiz Carlos Ginachi (PTN), o Carlinhos do Bar.

Ao final da cerimônia, Mamoru destacou algumas das ações que desenvolverá nos primeiros cem dias de governo. "Vamos limpar o nome da prefeitura e para isso será preciso recuperar a Certidão Negativa de Débitos (CND) para que a prefeitura possa fazer convênios com o governo federal. A dívida com o INSS chega a R$ 40 milhões. Nos últimos anos, a prefeitura conseguiu parcelar essa dívida, mas pagava uma parcela e depois parava. Vamos tentar resolver isso para valer", afirmou o novo prefeito, que admitiu a falta de recursos do município. "A situação da prefeitura está precária e nem o IPTU de 2013 foi lançado. Isso quer dizer que em janeiro praticamente não teremos dinheiro para nada".


Cabide de emprego
Nos primeiros três meses de governo, Mamoru disse que vai tentar colocar a prefeitura em ordem para que ela comece a funcionar. 
"Será preciso colocar um final ao ´monstruoso´ cabide de empregos em que a prefeitura foi transformada. Ela não existe para isso (empregar parentes, amigos e cabos eleitorais de governantes). Não temos números (de quantos serão demitidos) ainda, mas a prefeitura só terá uma quantidade necessária de servidores", destacou. 
Estima-se que a nova administração deverá afastar aproximadamente dois mil comissionados. De acordo com informações divulgadas durante a transição de governo, a prefeitura teria mais de 7,8 mil funcionários. "O setor de habitação não tem estrutura, não tem pessoal e não sabemos o que foi feito nessa área. Teremos de montar essa estrutura para fazer a prefeitura funcionar", argumentou Mamoru, que reforçou seu compromisso em melhorar os serviços de saúde oferecidos pela prefeitura.  
Segundo a assessoria de Mamoru, até sexta-feira deverão ser anunciados os nomes de até dez secretários que completarão a equipe de governo. "Vamos fazer algumas fusões.  As secretarias de Finanças e Receita serão uma só. As pastas de Serviços Urbanos e Obras também serão unificadas. Isso vai dar agilidade e economia à nossa administração".



Fonte:Mogi News

Biritiba Mirim Inho reforça plano de reduzir número de colaboradores



Biritiba Mirim
Inho reforça plano de reduzir número de colaboradores
Maria Regina Almeida
Da Reportagem Local
Divulgação

Inho foi reeleito prefeito de Biritiba Mirim e foi empossado ontem
Em Biritiba Mirim e em Santa Isabel, tomaram posse ontem, respectivamente, Carlos Alberto Taino Junior, o Inho (PSDB), que fará o seu segundo mandato consecutivo, e padre Gabriel Gonzaga Lima (PV). As cerimônias foram realizadas na Câmara das duas cidades. Inho, que já vinha prometendo reduzir gastos na prefeitura, anunciou que haverá um corte de 30% no total de funcionários. 
Inho, em seu discurso, lembrou as dificuldades enfrentadas no primeiro mandato e disse que o seu maior desafio será superar a própria administração. O prefeito anunciou novos convênios com os governos estadual e federal, que, segundo ele, garantirão importantes obras para o município. 
Para este ano, o prefeito disse que estão previstos cerca de R$ 5 milhões em investimentos de contratos já assinados.

"Começamos com o pé direito e muita vontade para fazer, este é um novo mandato e vamos nos dedicar à máximo para corresponder à expectativa da população", afirmou, acrescentando a necessidade de contenção de despesas e a previsão de corte no quadro de funcionários. "Vamos apertar o cinto e fazer alguns cortes na máquina administrativa, além de algumas substituições no secretariado". 
Ele destacou que a saúde pública municipal também tem sido prioridade e que, só no ano passado, cerca de 32% dos recursos foram aplicados nesta área, porcentual maior do que o exigido por lei. O anúncio oficial dos novos secretários será feito na próxima semana.


Fonte:Mogi News

2º mandato Cerimônia de posse de Marco Bertaiolli é marcada pela emoção


2º mandato
Cerimônia de posse de Marco Bertaiolli é marcada pela emoção
Ao reassumir o cargo, o prefeito de Mogi apresentou suas prioridades e as novidades para seu segundo mandato
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

"Trabalhar, trabalhar e trabalhar. Trabalhar para dar dignidade e humanidade à nossa população", com essas palavras Bertaiolli concluiu seu discurso após ser empossado
"Trabalhar, trabalhar e trabalhar. Trabalhar para que Mogi das Cruzes tenha sempre um céu e nunca inferno. Trabalhar para dar dignidade e humanidade à nossa população, pois os cargos são parte de uma estrutura que não significa nada se não houver empenho e se não estivermos emanados e unidos num mesmo objetivo, que é o de fazer sempre o melhor para Mogi das Cruzes". Com essas palavras Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) concluiu ontem o seu discurso ao reassumir o cargo de prefeito de Mogi das Cruzes para os anos de 2013 a 2016. 
O evento, realizado no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no bairro Nova Mogilar, reuniu pouco mais de 600 pessoas - entre servidores municipais, secretários (novos e antigos) com seus familiares, além de diversas autoridades em nível estadual e federal, segundo a organização. A cerimônia foi marcada por muitas emoções: desde a entrada de Bertaiolli e de seu vice, José Antônio Cuco Pereira (PSDB), com as respectivas esposas (Mara e Isabelle), que seguiram ao palco conduzidos pela musica "Emoções", do cantor Roberto Carlos, tocada pela Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes; às homenagens e ao choro de Bertaiolli ao agradecer à secretária de gabinete, Neusa Marialva, e à coordenadora de Comunicação Social, Ana Figueiredo, que há décadas o assessoraram.

Hoje, ao retomar os trabalhos na Prefeitura, a partir das 8 horas, Marco Bertaiolli deve iniciar uma série de ações e a construção do Plano de Cem Dias, do ano e de todo o segundo mandato. "Uma das minhas primeiras ações será determinar a Secretaria de Gestão para iniciar os trâmites que garantam a abertura do processo licitatório da recuperação de toda a avenida Perimetral, principalmente no trecho do distrito de Brás Cubas. É um dinheiro (R$ 19 milhões) que já está empenhado pelo governo estadual e não podemos perder tempo. Tem ainda a questão da passagem férrea da Sacadura Cabral, que, para mim, é prioridade, e, portanto, vou tentar todos os meios de ajuda, na esfera federal e estadual, para conseguir. Além disso há a duplicação da Olegário Paiva, a abertura da avenida Guilherme Georgi,trabalho é que não há de faltar", detalhou o prefeito. 
Aliás, a duplicação da Olegário Paiva, que será entre as ruas Narciso Yague Guimarães e Barão de Jaceguai, terá ações a partir deste mês, segundo o prefeito. "Vamos apresentar, nas próximas semanas, a proposta de desapropriação aos donos dos imóveis do primeiro trecho, que é entre a Narciso e Ricardo Vilela. Se concordarem, daremos andamento no próximo trecho e, logo, às ações para licitação e, na sequência,dar início às obras", disse. Também são prioridades a conclusão do Hospital de Brás Cubas e a canalização do Córrego dos Canudos.


Fonte:Mogi News

Pensando no futuro


Pensando no futuro
Estevam relembra a trajetória
Jorge Moraes

Ao lado da esposa e vice-prefeita, Estevam exaltou Tokuzumi
Em tom de desabafo, o deputado estadual Estevam Galvão (DEM) afirmou que a posse do prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) ocorreu exatamente da forma como ele "desenhou" há dois anos, quando fez ao tucano o primeiro convite para disputar o cargo no Executivo. O democrata relembrou a trajetória difícil da campanha eleitoral que Tokuzumi enfrentou dentro de seu próprio partido e relembrou as conquistas obtidas junto ao governo do Estado.

Estevam disse que o convite a Tokuzumi ocorreu há cerca de dois anos, mas o empresário, em um primeiro momento, recusava a participar da eleição. "Eu orquestrei tudo isso, conversando aqui e ali. Houve as tratativas com o governador e o Paulinho, aos poucos, foi se convencendo. Não foi por acaso que eu o convidei. Ele foi meu secretário de Obras, vice-prefeito e prefeito. Ele tem experiência", afirmou. Estevam resumiu a atual situação de Suzano como "suja, feia, esburacada, infeliz e triste" e que Tokuzumi poderá ser o prefeito que a população precisa. "Eu confio nele porque da mesma maneira que foi determinado durante a campanha, ele será na administração". O deputado estadual espera firmar uma parceria com a prefeitura e trazer mais investimentos para a cidade. "Já recebemos o Bom Prato, o Poupatempo - que, aliás, muitos não sabem, mas já está funcionando e será entregue em janeiro - a estrada na Vila Ipelândia será inaugurada em março, o hospital está chegando, o Rodoanel também", elencou. (D.F.)

Fonte:Mogi News

Tô nem aí!


Jorge Moraes

Tô nem aí!

Durante a posse de Tokuzumi, em Suzano, o deputado Estevam Galvão surrupiou o leque de sua esposa para espantar o calor.



Fonte:Mogi News

Sem cadeira


Sem cadeira

O cerimonial da Câmara de Mogi organizou 20 mesas no plenário para os respectivos parlamentares e as esposas dos vereadores. O problema é que alguns vereadores nem conseguiram se sentar por causa da concorrência das cadeiras. No final das contas, Vera Rainho (PR) ficou de pé; enquanto Pedro Komura se acomodou na mesa de Cláudio Miyake e a esposa de Caio Cunha se juntou na mesa do vereador Juliano Abe junto com a esposa dele e a mãe. 
Público presente
Cerca de 500 pessoas, segundo a Assessoria de Imprensa da Câmara, assistiram à solenidade. E a primeira sessão do ano com esta legislatura empossada ontem está prevista para o próximo dia 5 de fevereiro.

´E vamos juntos´
Foi uma das frases repetidas ontem à exaustão pelo prefeito Marco Bertaiolli ao se referir ao trabalho conjunto dos vereadores e ao falar nominalmente dos vereadores eleitos desejando boa sorte na caminhada. 

Diferente
Sobre a saída à francesa de plenário dos vereadores, Bibo criticou a ´omissão´ que, para ele, é a pior coisa do ser humano: "Sempre disse que poderia ter divergência, como teve". O clima de racha na Câmara pegou a todos de surpresa, mas Bibo procurou manter o otimismo: "Começamos errado, mas começamos diferente", discursou. 

Sem fígado
Jean Lopes criticou os que abandonaram o plenário e disse que não se pode fazer política com o ´figado´.

Botão atualizar
Para o petista Iduígues Ferreira Martins, o legislativo dava mostras de que está se atualizando e está aberto a novas propostas, ao encampar as propostas dos novos vereadores de criar um grupo de estudo para instituir a Tribuna Livre, as sessões legislativas a partir das 19 horas, a transmissão das sessões pela Internet, entre outras reivindicações absorvidas por Bibo e que garantiram o voto dos vereadores novos nele.

Ferrugem
O Sindicato dos Servidores Públicos de Mogi manteve a presença durante a posse e no final da fala de Cuco Pereira, o tesoureiro da entidade, Benedito Francisco de Souza Filho, o Ferrugem, gritou da galeria que "a máquina não andava sem os servidores públicos". 

Fonte:Mogi News

Muito sal grosso


Muito sal grosso
Antes de começar a sessão solene na Câmara de Mogi, o vereador Benedito Faustino Taubaté Guimarães (PMDB) revelou a esta jornalista que já tinha jogado ´sal grosso´ em seu gabinete - para afastar o mau olhado.

Interlocutor
Já o vereador Antonio Lino da Silva (PSD) desfilou com a imagem de Nossa Senhora Aparecida na lapela do paletó: "Ela é a minha protetora"
Direito de família
Enquanto Jean Carlos Soares Lopes (PCdoB) tomava posse ontem na sessão legislativa, o irmão dele, João (motorista particular do deputado federal Junji Abe (PSDB), entrou no plenário para cumprimentá-lo. 

Presenças garantidas
Os ex-vereadores Ivan Siqueira e Luiz Alves Teixeira foram assistir a posse de mais uma legislatura na Câmara de Mogi. Enquanto Valença, Marcos Furlan e principalmente o vereador Clodoaldo Aparecido de Moraes (PT) levaram torcida organizada para aplaudir quando eles fossem chamados.


Fonte:Mogi News

Resumo da Ópera


Cristina Gomes (Interina)

Resumo da Ópera
A posse do prefeito reeleito Marco Bertaiolli (PSD) e do vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira (PSDB), além dos 23 vereadores da Câmara de Mogi, bem como a eleição da nova mesa diretiva, reservou algumas surpresas de ano novo.

Experimentando o novo
A primeira delas: o vice-prefeito discursou na tribuna no lado oposto ao que estava acostumado quando era vereador - tudo para brindar o novo. Depois, Bertaiolli, ao fazer uso da palavra, cumprimentou a todos e, pela primeira vez, numa solenidade pública, leu o seu discurso - provavelmente para não se esquecer de nenhum detalhe do que planejava, embora fale bem de improviso e em qualquer situação.


Surpresa ingrata
Outra ´surpresinha´ programada por vereadores experientes - Mauro Araújo (PMDB), Chico Bezerra (PSB), Olímpio Tomiyama (PSC), pastor Carlos Evaristo (PSD), Protássio Nogueira (PSD) e pastor Roberto Valença (PR), foi o levante organizado diante da derrota certeira para a eleição da presidência, não participando da sessão que reelegeu Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo novamente presidente.


Abandono
Mauro Araújo era o candidato do grupo, mas diante da derrota esmagadora já prevista, saiu de cena. A atitude do grupo que ´não soube perder dignamente" foi criticada pelos outros 17 vereadores.


Fonte:Mogi News

Esqueceram do Boy?


Esqueceram do Boy? 

E ainda por cima a vereadora Vera Rainho (PR), que permaneceu na sessão até o fim, deixou claro que estava insatisfeita por ter de votar em Bibo por determinação do PR, e demonstrou ainda mais o descontentamento dela pelo fato de os políticos não terem ressaltado, em seus discursos, a figura do deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, que segundo ela, ´tanto fez por Mogi´.


Fonte:Mogi News

Legislativo
Vereadores abandonam plenário antes de eleição
Mesmo em meio a polêmicas, Bibo recebe apoio da maioria e se mantém como presidente da Câmara Municipal para o 1º ano da nova legislatura
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

A nova mesa diretiva: Emerson Rong (2º secretário) Pedro Komura (vice-presidente), Bibo (presidente) e Caio Cunha (1º secretário)
O vereador Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, será o presidente da Câmara Municipal em 2013. A escolha ocorreu na tarde de ontem durante a sessão realizada após a cerimônia de posse. Pedro Komura (PSDB) ficou com a vice-presidência. Caio Cunha (PV) foi eleito primeiro secretário e Emerson Rong (PR) será responsável pela segunda secretaria.

Bibo recebeu 17 votos. O apoio do G7 - seis parlamentares eleitos para o primeiro mandato mais Jean Lopes (PCdoB) - , de cinco vereadores do PR, de dois do PSDB, além dos votos de Juliano Abe e Antonio Lino, ambos do PSD, garantiram a reeleição.

Seis parlamentares, que formaram o grupo que também concorria ao cargo de chefe da mesa-diretiva, abandonaram o plenário e não participaram da votação. Mauro Araújo (PMDB), então candidato, Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, Olímpio Osamu Tomiyama (PSC), Roberto Valença (PRB), Carlos Evaristo e Protássio Ribeiro Nogueira, ambos do PSD, participaram da posse, mas foram embora antes do início da sessão.

Araújo e Bibo travaram uma disputa acirrada nos bastidores na busca pela maioria dos votos. Bibo assumiu o compromisso de colocar em prática as propostas apresentas pelo G7 -sessões noturnas, transmissão ao vivo dos encontros parlamentares e tribuna livre - e conseguiu o apoio dos sete vereadores, que se mostrou fundamental para a reeleição.


Crítica
A atitude de abandonar o plenário foi duramente criticada. Bibo classificou o ato como "não democrático" e lamentou o episódio. "Votar a favor ou contra alguma proposta é natural, mas esta omissão não deveria ocorrer. Este é um lugar para o debate, porém, isso não foi possível hoje. A omissão é a pior coisa em um político. É preciso haver posicionamento", salientou Bibo.
O republicano avaliou que a nova legislatura começa de uma ´forma errada´. "Eu lamento os fatos ocorridos. Minha indignação é com o momento, porque a humildade precisa ser mantida em todas as horas. Respeito o posicionamento daqueles que não estiveram presentes, mas não consigo aceitar esse tipo de postura. Vou tentar passar uma borracha no que aconteceu", frisou.

Os seis vereadores concordaram em deixar o plenário após uma rápida reunião antes da cerimônia de posse. Questionado se o colega iria confirmar o nome na disputa do cargo, Nogueira deu o tom do que viria a ocorrer. "Preparamos uma surpresa", declarou. Assim que foi encerrado o evento de posse, os seis vereadores, rapidamente, deixaram a Câmara.

Se Bibo foi incisivo nas críticas, por outro lado Antonio Lino fez um discurso de interação e se colocou como interlocutor dos grupos. "Tenho a missão de conversar com os colegas, porque espero trabalhar em uma Câmara 100%, unida", pontuou.

Jean Lopes, que acabou sendo convencido que a vice-presidência deveria ficar com Pedro Komura, também buscará o diálogo. "Essa é uma questão pontual que será resolvida", disse. "A escolha do novo presidente mostrou que há vereadores que desejam se atualizar e outros que pararam no tempo", comparou Iduigues Martins (PT).

A eleição para as comissões permanentes, que também deverá gerar polêmicas, será realizada em 5 de fevereiro.

Fonte:Mogi News