sexta-feira, 16 de março de 2012

Congressista recebeu telefone antigrampo de empresário do jogo




(Demóstenes Torres) Divulgação
Relatório do Ministério Público Federal aponta que o grupo comandado pelo empresário de jogos Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso no mês passado, entregou telefones antigrampos para políticos, informa reportagem de Fernando Mello e Leandro Colon, publicada na Folha desta sexta-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).


Entre eles, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que admitiu à Folha ter recebido o aparelho, e Cláudio Monteiro, chefe de gabinete do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), que nega.


O objetivo, diz o Ministério Público, seria dificultar eventuais investigações. A informação faz parte da Operação Monte Carlo, deflagrada no mês passado, que levou 31 pessoas à prisão por acusação de exploração de máquinas de caça-níquel.


Fonte:Folha.com

Kart




Antigo corredor de kart da Cidade, Carlos Unello envia mensagem à coluna para informar que a pista deste esporte, construída na Cidade a partir de 1959, se localizava na área onde hoje se encontram os prédios da Câmara Municipal e do Fórum. Segundo ele, a pista ganhou repercussão, chegando a atrair para Mogi o corredor Wilson Fittipaldi. Unello lembra ainda a participação nas competições de esportistas locais, como Gilvan Rudge e Waldemar Costa Filho, entre outros.



Fonte:O Diário de Mogi

Aposta no futuro


O vereador e secretário Marcos Damásio (PR), de Desenvolvimento, decidiu não se candidatar novamente à Câmara nas eleições deste ano. Ele comunicou oficialmente tal deliberação ao prefeito, afirmando que optou por continuar no cargo. Damásio deverá ser um dos coordenadores da futura campanha de Marco Bertaiolli (PSD) à reeleição. Enfim, Damásio terá de trabalhar para continuar no posto por mais quatro anos.


Fonte:O Diário de Mogi

O ex-prefeito de Biritiba Mirim, Roberto "Jacaré" Pereira da Silva, que baixou decreto proibindo morrer, por falta de vagas no único e superlotado cemitério do Município, continua fazendo escola. Até na Itália. No pequeno povoado de Falciano Del Massico, situado a 50 km de Nápoles, onde residem 4 mil moradores, o prefeito Giulio Cesare Fava assinou uma portaria, a número 9, em 5 de março último, também proibindo morrer por lá. Motivo: a falta de cemitério. Há 48 anos, desde que a cidadezinha se separou de Carinola, um município de maior porte, perdeu para o vizinho o único lugar disponível para sepultamento de seus mortos. Um conflito teve início entre as duas cidades e dura até hoje. Vendo que não conseguia resolver o problema, o prefeito Giulio Cesare decidiu apelar para o inusitado e baixou a determinação proibindo os moradores de morrer, como forma de sensibilizar autoridades para a necessidade de sua Cidade. A história remete ao que aconteceu em Biritiba, no final de 2005, quando o então prefeito "Jacaré" também decretou a proibição da morte, ao ver que o único cemitério do Município estava superlotado e não havia espaço para construção de um novo. Em Biritiba, 80% de seu território estão incluídos no espaço protegido pela Lei de Proteção dos Mananciais, que proíbe a construção de cemitérios em regiões de nascentes ou represas. "Jacaré", o dono de forró que se tornou prefeito, também recorreu ao inusitado. E deu certo: tempos depois, a Cidade obteve autorização especial para o novo cemitério. Não há informação se o prefeito italiano se inspirou no exemplo de Biritiba.


Fonte:O Diário de Mogi

Animal é solto na Ilha Marabá


JULIANA CONTE


ESPECIAL PARA O DIÁRIO


A intensidade das chuvas da última terça-feira foi tanta que até um cágado (também conhecido como tartaruga pescoço), de quase 2 quilos e 50 centímetros, foi parar nas imediações da Rua Tenente Manoel Alves dos Anjos, que teve suas vias completamente alagadas.
O animal foi recolhido pelo presidente da ONG "Guerrilheiros do Itapeti", Mário Berti, e foi solto na tarde de ontem no Núcleo Ambiental da Ilha Marabá, no Bairro do Mogilar.
De acordo com a bióloga Celi Kelly Santos, da Organização Bio-Bras, em períodos de chuva é normal que esses animais saiam de seus habitats de origem, pois a toca deles fica molhada ou, então, inunda.
"Talvez com a correnteza das chuvas ele tenha vindo do Rio Negro ou, então, de algum sítio, casa ou lago. Não dá para dizer precisamente", explica Celi.
A gestora do Núcleo Ilha Marabá, Ana Brito, enfatiza a importância das pessoas que encontrarem qualquer animal (esteja ele machucado ou não), ligarem imediatamente para a Polícia Ambiental ou para a Vigilância Sanitária, a fim de que eles tomem as devidas providências para inserir novamente o animal no ecossistema.
"Às vezes, o bicho pode ser predador e, se reinserido fora de seu local de origem, pode trazer complicações à fauna. Mas não é o caso do cágado encontrado", explica Ana.
"É importante ressaltar também que as pessoas não devem ficar com os animais, pois muitas vezes eles não estão adaptados a viverem em ambientes domésticos’’, alerta a bióloga.
Os cágados vivem à beira de rios, açudes, lagos, próximo à água doce. Grande parte das espécies é carnívora e se alimenta de pequenos peixes, insetos e vermes. Podem viver até 35 anos.
No Brasil, a comercialização desses animais é proibida.
Se por ventura alguém encontrar essas espécies na rua pode ligar para o número 4790-5538 (Vigilância Sanitária).


Fonte:O Diário de Mogi

Mogi busca clínica para viciados


JULIANA CONTE


ESPECIAL PARA O DIÁRIO
A falta de vagas em clínicas especializadas no tratamento de dependentes químicos, no Alto Tietê, se transformou num problema para a Prefeitura de Mogi das Cruzes, que tem recorrido a unidades em outras regiões do Estado para o cumprimento dos mandados judiciais de internação compulsória, em sua maioria, crianças e adolescentes. Só no ano passado, foram 12 casos deste tipo. Agora, depois de três tentativas sem sucesso, a Secretaria Municipal de Saúde lançou uma quarta licitação pública para a contratação dos serviços de uma clínica regional. 
"Geralmente as instituições daqui não possuem alguns requisitos técnicos exigidos. São necessários funcionários especializados para atender crianças e adolescentes, pois eles relutam muito em aceitar o tratamento. Além disso, alguns centros não possuem vagas para atender um paciente que precise ficar internado por mais de cinco meses", explica o secretário-adjunto de Saúde de Mogi das Cruzes, Marcello Cusatis.
O defensor público Gediel Claudino de Araújo ressalta que o número de ações judiciais que obrigam a Prefeitura a oferecer tratamento para dependentes químicos vem aumentando consideravelmente nos últimos meses.
"As pessoas estão se conscientizando melhor sobre seus direitos. Há alguns meses, chegavam até nós poucos casos e a procura era muito baixa. Agora, pelo menos uma vez por semana recebemos alguém pedindo internação", relata Araújo.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde confirmam o que diz o defensor, já que apontam uma evolução das internações de menores por determinações judiciais. Para se ter uma ideia, em 2009 foram registradas somente duas internações no espaço de um ano. Em 2010, foram quatro e, no ano passado, esse número subiu para 12.
Por não existir uma clínica especializada no tratamento de dependentes na Região, essas internações custaram aos cofres públicos quase R$ 180 mil.
"Se houvesse uma instituição aqui nas proximidades, conseguiríamos reduzir esse custo, pois não seria necessário gastar tanto com ambulâncias, já que as clínicas ficam geralmente nas cidades de Itapira, Sorocaba e Taubaté. Além disso, teríamos uma unidade fixa", relata o secretário-adjunto.


Pedido Antigo


Desde 2010, está em discussão, junto ao Governo do Estado, a instalação de uma clínica de reabilitação de dependentes químicos no Alto Tietê e a cidade de Mogi das Cruzes é a mais cotada para receber a unidade. O imóvel para esse fim, que fica na Serra do Itapeti (no antigo SPA), já foi inclusive vistoriado e aprovado pelos técnicos da Secretaria de Estado de Saúde. No entanto, ainda não há prazos para que esse centro seja entregue.


Fonte:O Diário de Mogi

Ação no Centro orienta mogianos



sucesso Em duas horas, 150 pessoas buscaram atendimento no Procon com dúvidas diversas, mas superendividamento lidera os casos


DANILO SANS
Para comemorar o Dia Mundial do Consumidor, o Procon de Mogi das Cruzes realizou em parceria com a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) uma ação para orientar clientes e também comerciantes sobre dúvidas na hora de comprar e vender. O projeto "Procon na Praça" aconteceu ontem no Largo do Rosário e teve como objetivo atender a 200 pessoas. Somente até o início da tarde, 150 atendimentos já haviam sido realizados. Hoje, o órgão retoma o plantão de dúvidas na praça de eventos do Mogi Shopping, das 10h às 16h.


O vice-presidente da ACMC, Marco Antonio Nogueira Zatsuga, fala que as principais dúvidas dos comerciantes estão relacionadas aos parcelamentos das mercadorias e a cobrança de juros. "O empresário pode acabar infringindo o Código de Defesa do Consumidor por desconhecimento, trazendo prejuízos para ele mesmo. Não é raro que o comerciante também procure o Procon para tirar suas dúvidas, e é também para isso que estamos com essa parceria", fala.


Conforme explica o coordenador do Procon de Mogi das Cruzes, Isidoro Dori Boucault Netto, o principal objetivo da ação é "equilibrar as relações de consumo". Além de informações, cartilhas foram distribuídas a quem foi procurar auxílio. "Eu sempre falo que o Procon e a Associação Comercial trabalham de maneiras parecidas para atender bem o consumidor. Aqui, o comerciante tira duas dúvidas, assim como o cliente. Se esse tipo de ação se repetisse em todo Brasil, tenho certeza de que muitos problemas seriam evitados", fala. "Por incrível que pareça, ainda tem gente que me pergunta se é preciso colocar preços em produtos nas vitrines", diz.


O aposentado Antonio Romão, de 70 anos, teve problemas com a compra de óculos e não hesitou em pedir orientações. "Não estou conseguindo me acostumar com as lentes. O pessoal da ótica diz que eu tenho que me adaptar, mas eu não consigo nem ler o nome do ônibus na rua. A loja me atendeu muito mal e vim aqui para saber como faço para trocar a mercadoria", conta.


O atendimento levou cerca de 10 minutos, tempo suficiente para que a atendente entrasse em contato com a ótica e deixasse nas mãos do aposentado uma indicação para procurar a gerente da loja. "Eu acho chato esse tipo de tratamento, eu já tenho 70 anos, pago minhas contas direitinho e acho que tenho meus direitos. Voltarei na loja com o papel do Procon e acho que vou resolver. Uma outra vez, eu tive problemas com um celular e também só foi resolvido depois que acionei o Procon", lembra.


A ação não orientou somente a consumidores. O comerciante Reinaldo da Silva Lopes Junior, de 44 anos, aproveitou para tirar uma dúvida que o preocupava. "Muitos clientes chegam na loja e querem trocar mercadorias sem a nota fiscal. Na negativa, eles sempre ameaçam procurar o Procon", conta. Informado de que a troca não é obrigatória nesses casos, o comerciante comemora: "Agora vou ficar mais tranquilo, quando acontecer novamente, eu mesmo vou falar para procurarem o Procon", conclui.


Fonte:O Diário de Mogi

Governo faz acordo com México


GOIANA
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, avaliou como "muito razoável" a revisão do acordo automotivo com o México, que deveria ser finalizado na noite de ontem, na Cidade do México, pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e a chanceler mexicana Patricia Espinosa.


Pimentel participou das negociações com o ministro da Economia mexicano Bruno Ferrari, e deixou Patriota encarregado de negociar uma última pendência: o prazo para se atingir as metas de conteúdo regional que hoje é de 30% e deverá chegar a 45%, de forma escalonada, nos próximos quatro anos.


O ministro demonstrou satisfação com a queda da cota de carros mexicanos que podem entrar no País neste ano, no valor de US$ 1,4 bilhão. "No ano passado o México exportou US$ 2,1 bilhões de automóveis para o Brasil", afirmou, ao reconhecer que o México "está abrindo mão de parcela significativa das exportações", mas em troca tem a garantia da manutenção do acordo "por mais não sei quantos anos".


O ministro fez as afirmações em Goiana (PE), onde participou do lançamento da obra da primeira fábrica de vidros planos do Nordeste, a Companhia Brasileira de Vidros Planos (CBVP), investimento de R$ 770 milhões do grupo Cornélio Brennand. A fábrica deve começar a operar em 2013 e vai atender os setores da construção civil, moveleiro e automobilístico.


No discurso, o ministro já havia se referido à necessidade da revisão do acordo automotivo com o México, "que hoje aponta um déficit muito grande contra o Brasil". Sem essa revisão, segundo ele, a fábrica da Fiat - que será construída em Goiana com até 2014 - correria o risco de não ter mercado. Ele destacou que o governo não pode ser acusado de protecionismo.


Pimentel considerou equivocadas análises sobre a economia brasileira que afirmam que o País passa por processo de desindustrialização. "É verdade que nossas indústrias têm dificuldades", afirmou, ao citar "a concorrência desleal que vem de fora e as taxas de câmbio que estão sendo corrigidas, oriundas das taxas de juros durante muito tempo elevadas". Segundo ele, "todas são dificuldades que conhecíamos, sabemos e podemos enfrentar".


Fonte:O Diário de Mogi

Banco lidera ranking do Procon


SÃO PAULO
O ranking do Procon-SP mostra Bradesco, B2W (dona dos sites de vendas pela web Submarino, Americanas.com e Shoptime) e o Itaú como "campeões" em reclamações em São Paulo em 2011. O Bradesco, que tinha ficado na terceira posição no ano passado, assumiu o topo da lista ao incluir também os números da Ibi, que administra os cartões da C&A. O Itaú melhorou uma posição, e ficou em terceiro. A B2W foi a que mais piorou: passou do 21º para o 2º lugar.


A dona da Americanas.com se vê atualmente no meio de uma briga judicial com o órgão de defesa do consumidor. O Procon anunciou ontem que vai recorrer da decisão da 7ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, que concedeu liminar à B2W anulando a determinação do órgão de suspender as vendas dos sites da companhia por 72 horas por falhas em entregas de produtos.


Com a "ascensão" da B2W, o e-commerce entrou para lista de setores acompanhados mais de perto pelo órgão. "O número de reclamações relativas ao comércio eletrônico aumentou muito. Há muitos sites que enganam o consumidor, que são listados periodicamente no site do Procon", explica Paulo Arthur Góes, diretor executivo da Fundação Procon-SP.


A B2W diz que os dados do Procon, referentes a 2011, refletem os problemas que a empresa teve no início do ano passado com as dificuldades para entregar pedidos do Natal de 2010. Citando dados nacionais, a companhia afirma que o número de queixas de clientes caiu 27,9% no segundo semestre de 2011, em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados do Procon, porém, restringem-se a São Paulo.


Os bancos tradicionalmente figuram entre as instituições com maior número de reclamações. A diferença entre Itaú e Bradesco, segundo o diretor executivo do Procon-SP, é que o primeiro tem tido mais sucesso em evitar que o atendimento a queixas de clientes se transformem em reclamações. "O Itaú recebe mais contatos de consumidores, mas tem uma taxa de solução maior", diz Góes. "Essa diferença fica transparente no ranking."


De acordo com o Bradesco, as queixas contra o banco incluem, pela primeira vez, a operação do Ibi, comprado da varejista C&A há três anos. A instituição afirma que os processos do Ibi foram alinhados ao padrão do Bradesco e agora recebem o mesmo tipo de atendimento. Já o Itaú informou que as reclamações contra o banco caíram 19% entre 2010 e 2011 e diz que continuará a trabalhar para reduzir falhas na relação com o cliente.


A quarta e a quinta posições da lista ficaram com a fabricante de eletroeletrônicos LG, que subiu quatro posições, e com a operadora TIM, que passou da 13º para o 5º lugar de um ano para o outro. Segundo o Procon, a TIM enfrenta principalmente reclamações relativas à qualidade do serviço, como chamadas que caem antes do término ou nem se completam.


A operadora diz que sua base de clientes cresceu 33,6% em São Paulo no ano passado e nega a piora de qualidade. Procurada pelo Estado, a LG não retornou os pedidos de explicações da reportagem.


A Telefônica, que foi a líder em reclamações durante anos, ficou com a 6ª posição no ranking de 2011, após fazer um trabalho conjunto com o Procon-SP para reduzir as queixas de consumidores. Segundo o diretor de estratégia e novos negócios da empresa, Christian Gebara, o grupo reformulou a estratégia de vendas, evitando que o consumidor tivesse de buscar o call center para tirar dúvidas sobre o serviço.


Fonte:O Diário de Mogi

Em Goiás, Dilma evita polêmica



ESTRATÉGIA Durante sua visita a Goiás, Dilma evitou comentar a crise política em sua base de governo
GOIANIRA
A presidente Dilma Rousseff visitou ontem obras da ferrovia Norte-Sul no Estado de Goiás. Em rápida entrevista em Goianira (GO), cidade a 20 quilômetros da capital do Estado, Goiânia, Dilma prometeu concluir a ferrovia Norte-Sul de Açailândia (MA) até Estrela d'Oeste (SP) até 2014 e deixar prontos projetos para estender o modal até Rio Grande (RS). Ao lado do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, a presidente não quis falar de política. Passos é do PR, mas não agrada à cúpula do partido. Ontem, senadores da legenda anunciaram o rompimento com o governo.


A visita de Dilma começou por Anápolis (GO), onde ficou cerca de meia hora no canteiro de obras e conversou com engenheiros. Ela seguiu de helicóptero para Goianira sobrevoando trechos da obra. Dilma se reuniu por mais de duas horas com empresários dos consórcios envolvidos no empreendimento.


Na saída, a presidente fez a promessa de conclusão até o fim do seu governo. "Nesse período do meu governo, pretendemos estar com ela funcionando, com locomotivas e trens transportando carga e pessoas de Estrela D'Oeste até lá em cima em Açailândia, no Maranhão". Dilma disse ainda haver a intenção de deixar projetos prontos para a extensão da ferrovia até o Rio Grande do Sul. Ela afirmou ter sido "enfática" na defesa do cumprimento de compensações ambientais impostas pelo Ibama dentro do projeto.


Dilma evitou comentar a crise política em sua base de governo. Brincando com os jornalistas, ela afirmou que não trataria de outro tema para não tirar o foco de sua visita. "Eu disse para vocês que, se eu cair na besteira de falar uma coisa que não seja dessa obra, vocês não põem uma coisa dessa obra no jornal".


O ministro Paulo Sérgio Passos acompanhou a presidente, assim como os governadores tucanos Marconi Perillo (GO) e Siqueira Campos (TO).


A ferrovia Norte-Sul foi iniciada em 1987 ainda no governo José Sarney. A obra é comandada pela Valec, empresa pública do ministério dos Transportes. De acordo com o Ministério do Transporte, já foram concluídos no ramo norte da ferrovia Norte-Sul 215 quilômetros de Açailândia a Aguiarnópolis (TO) e 504 quilômetros de Aguiarnópolis a Palmas, pronto em agosto de 2010. As seções Central e Sul e o ramal de Anápolis seguem em obras.


Do lado de fora do canteiro de obras onde aconteceu a reunião da presidente Dilma com engenheiros, dezenas de professores do Estado de Goiás fizeram um protesto contra o governador Marconi Perillo. Eles entraram em greve depois de o governo alterar a forma de pagamento de gratificações com a justificativa de maiores gastos devido ao piso nacional do magistério.


Na manifestação, os professores lembraram a citação do governador nas investigações que levaram à prisão de Carlinhos Cachoeiro, empresário ligado ao jogo do bicho. "Marconi bicheiro, devolve meu dinheiro" era a palavra de ordem.


Fonte:O Diário de Mogi

Visul: Sindicato exige garantias para os 500 funcionários da empresa Visul

Entidade quer que a prefeitura interfira para que os trabalhadores sejam contratados pela empresa que assumir
Bras Santos
De Suzano
Mayara de Paula
 
Dois representantes do sindicato da categoria estiveram ontem na entrada da garagem da Visul
A direção do Sindicato dos Condutores Rodoviários de Mogi, Suzano e Região decidiu agir para que os cerca de 500 funcionários da Viação Suzano Ltda. (Visul) não sejam prejudicados caso a empresa deixe (por determinação da Justiça) de operar o transporte municipal de passageiros. A entidade quer que a concessionária se comprometa a pagar todos os direitos dos trabalhadores e que a prefeitura interfira para que eles sejam contratados pela transportadora que assumir o sistema.


No fim da manhã de ontem, dois representantes do sindicato estiveram na entrada da garagem da Visul, no Jardim Monte Cristo. Eles não foram recebidos pelo diretor da empresa, Milton Cimatti, e prometeram retornar hoje. "A Visul precisa dar garantias de que todos os trabalhadores serão indenizados no caso de a empresa ter de deixar o transporte coletivo de Suzano. E a prefeitura precisa assumir o compromisso de que essas pessoas serão contratadas pela nova empresa", argumentou o vice-presidente do sindicato, Felix Serrano de Barros, que estava acompanhado do diretor jurídico, José Pereira da Silva, o Manobrinha.


Os dois asseguraram que o sindicato possui instrumentos jurídicos que poderão ser usados contra a concessionária em favor dos trabalhadores. "Se a Visul não der garantias concretas de que todos serão indenizados, vamos recorrer à Justiça do Trabalho para que os recursos da empresa sejam reservados para o acerto com os trabalhadores", destacou o vice-presidente. 
 Na tarde de anteontem, os diretores da Cooper Suzan, que representa os mais de 130 condutores do transporte complementar da cidade, estiveram reunidos com a secretária de Transportes, Sistema Viário, Trânsito e Mobilidade Urbana, Lucia Montibeller. "Ela não falou nada de concreto. Disse apenas que a prefeitura só deverá tomar alguma providência depois da publicação do acórdão do TJ", relatou.


Respostas
O Mogi News e o Diário do Alto Tietê questionaram a assessoria de Imprensa da Viação Suzano Ltda. sobre o assunto, mas ninguém quis se manifestar. O setor de comunicação da concessionária encaminhou e-mail sobre a reportagem "Visul deve recorrer da decisão só para recuperar ´prejuízos´" publicada na edição de ontem: "As declarações publicadas no dia 15 de março não expressam a opinião, o entendimento e a manifestação da direção da empresa". E ainda complementa: "O senhor José Dias não é funcionário desta empresa e não tem, nem ele, nem outra pessoa que não seja da direção, autorização para falar em nome da Viação Suzano".


Fonte:Mogi News

Só com o Dori


Divulgação


 
Diz o ditado popular que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, mas em se tratando do coordenador do Procon, Dori Boucault, a regra não se aplica. Ontem, durante a sua ida ao calçadão, no largo do Rosário, no centro, para participar das atividades em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, ele ouviu um relato de uma consumidora.
Número maior
 
Com as sandálias nas mãos, ela reclamava que o marido havia comprado uma sandália de número 37. Dori disse que a sandália era bonita e ficou sem entender. A mulher, então, explicou que a sandália não poderia ser para ela, que calçava um número menor: "Ele comprou a sandália para mim, pensando na ex-mulher, ela sim, que tem este número". Está explicado


Fonte:Mogi News

Taiaçupeba


Divulgação


 
A vereadora Odete Sousa (PDT)
vistoriou ontem, com o secretário de Obras, Walter Zago, a adjunta da pasta, Rita Pomares, e o empreiteiro João Marcos Branco, uma creche em construção no distrito de Taiaçupeba. O objetivo foi verificar os trabalhos em fase de laje e do
bate-estaca.
Creche
A nova creche prometida pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) no ano passado será entregue na semana do aniversário de Taiaçupeba deste ano. A obra deverá estar concluída até 16 de maio. A data oficial de comemoração do distrito é 6 de junho.


Presente
Como a data cai justamente na quarta-feira, os festejos devem ocorrer no fim de semana: "Taiaçupeba ganhará este presente em seu aniversário", afirmou a vereadora, em conversa com a coluna. 
PR Mulher
Depois de deixar o PDT no ano passado, a parlamentar está contente agora no PR e até elogiou a estrutura da legenda: "Até me surpreendo com a estrutura em relação ao que tinha antes". Neste fim de semana, por exemplo, os filiados participarão de cursos preparatórios em São 


Fonte:Mogi News

Sacolinhas

Daniel Carvalho

 
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ) derrubou a lei municipal 6.106, de 11 de janeiro de 2008, que obrigava os estabelecimentos comerciais de Mogi da Cruzes a distribuírem sacolas plásticas biodegradáveis.
Inconstitucional
A lei de 2008, promulgada pela Câmara, foi considerada inconstitucional. O Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de São Paulo (Sifaesp) e o Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de São Paulo entraram na Justiça com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a lei municipal.


Lei
A lei era de autoria do vereador Protássio Ribeiro Nogueira (PSD) e previa multa de até 10 Unidades Fiscais do Município (UFMs). Cada UFM custa R$ 115,77, o que dá o equivalente a R$ 1.157,77. 
Notificação
O secretário de Segurança, Eli Nepomuceno, confirmou que a fiscalização da lei já estava comprometida por conta de liminares favoráveis aos comerciantes. Até o momento, a Prefeitura de Mogi ainda não foi notificada da decisão e o Departamento Jurídico avaliará a conveniência de recorrer ou não.



Fonte:Mogi News

Reforma: Casa da Agricultura fica pronta em 3 meses


Imóvel, de cerca de 1,1 mil metros quadrados e que deverá abrigar também a sede da Secretaria Municipal de Agricultura, está 60% pronto
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Erick Paiatto
 
Prédio funcionará também como centro de exposições de produtos agrícolas. No local, por muitos anos, funcionou a Cooperativa Cotia
A reforma da Casa da Agricultura, na rua Brás Cubas, no centro da cidade, está em ritmo acelerado com a construção de paredes e outras estruturas. A estimativa, segundo o secretário de Obras, Walter Zago Ujvari, é de que os serviços, orçados em R$ 856 mil, sejam concluídos até junho. A previsão inicial era de que a obra, iniciada em outubro do ano passado, terminasse em maio deste ano. 
De acordo com o secretário, o imóvel, de cerca de 1,1 mil metros quadrados e que deverá abrigar também a sede da Secretaria Municipal de Agricultura, está 60% pronto e as chuvas dos últimos meses, além do transbordamento do rio Negro, após a enxurrada da última terça-feira, prejudicaram o andamento dos trabalhos realizados pela empreiteira Fasul. "Na verdade, a enchente não afetou muito as instalações da futura Casa da Agricultura. O problema maior foi no fim do ano passado e início de 2012, em que as chuvas constantes atrasaram o serviço de demolição. Contudo, toda fase da alvenaria e da estrutura de concreto das salas está adiantada. Logo iniciaremos a fase de finalização", disse. 
O Instituto Agronômico e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), ambos vinculados à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) também devem ser transferidos para o local, a pedido do prefeito Marco Bertaiolli (PSD) ao governo do Estado. 
O prédio, que já foi sede da antiga Cooperativa Agrícola de Cotia por um período de 70 anos (1927 a 1997), deverá funcionar também como um centro de exposições de produtos agrícolas. Havia também a perspectiva de que no local funcionasse uma feira noturna, mas, segundo o secretário de Agricultura, Oswaldo Nagao, essa possibilidade está descartada. "À noite, aquela região é de baixa movimentação. Vamos procurar outros lugares", disse.


Fonte:Mogi News

Novo serviço Jundiapeba terá agência bancária da Caixa este ano


Unidade da Caixa será instalada no distrito mogiano nos próximos meses, mas o local ainda não foi definido
Divulgação
 
Moradores do distrito mogiano, que tem cerca de 75 mil habitantes, pedem há tempos uma agência
O distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, terá uma agência bancária da Caixa Econômica Federal nos próximos meses, em endereço a ser definido. A garantia foi dada ao deputado federal Junji Abe (PSD-SP) pelo superintendente Nacional de Gestão Operacional de Canais da instituição, Paulo Leonel Menezes. Com a notícia, ele respondeu ao apelo do parlamentar, que, há anos, luta pela oferta de serviços bancários em uma unidade à altura das necessidades dos cerca de 75 mil habitantes da localidade.


Segundo Junji, o superintendente informou que o Conselho Diretor aprovou um programa de expansão de postos da Caixa, com o objetivo de "elevar o nível de satisfação do cliente com o banco". A ampliação não se limita à instalação de novas agências, mas também de lotéricas, correspondentes, caixas eletrônicos e outros serviços, como descreveu Menezes, durante reunião com o deputado, em Brasília, anteontem.


Em companhia da consultora matriz, Rosele Mary Ribeiro, o executivo disse a Junji que ainda não tinha o cronograma do programa de expansão, mas assegurou a escolha do distrito mogiano para receber uma das novas agências. "Esta é uma certeza entre os investimentos planejados para Mogi das Cruzes. A unidade entrará em operação ainda este ano ou, no máximo, até 2013", relatou Junji com base nas informações transmitidas pelo superintendente.


Para fortalecer a decisão da diretoria da Caixa de contemplar Jundiapeba com uma agência bancária, Junji forneceu aos anfitriões um panorama das potencialidades do distrito e alertou que irá monitorar, "com extremo cuidado", o avanço do programa de expansão da instituição. "É uma antiga e justa reivindicação dos moradores, que, desde a década de 1990, amargam a inexistência de uma unidade como essa", pontuou o deputado, acrescentando que a carência do serviço obriga a população local a se deslocar até Brás Cubas ou percorrer cerca de dez quilômetros até a área central da cidade para buscar atendimento bancário.


Durante o encontro, na Superintendência Nacional de Gestão Operacional de Canais da Caixa, o deputado assinalou que os setores altamente produtivos do distrito incluem a rede hoteleira, que tem o Paradise Golf & Lake Resort, previamente aprovado para receber um dos times da Copa do Mundo de 2014. 
O deputado decidiu recorrer à diretoria da Caixa depois de ficar insatisfeito com o posicionamento do Banco do Brasil em relação ao pedido de agência bancária para Jundiapeba. "Apresentamos um dossiê sobre o potencial do distrito para receber a unidade, mas eles instalaram lá um Banco Postal que está muito aquém das necessidades dos moradores".


Fonte:Mogi News

Chuvas: Mais de 50 famílias ainda vivem em áreas de risco


Daniel Carvalho
 
Famílias vivem em áreas que têm risco de desabamento
Atualmente, Mogi das Cruzes tem 53 famílias vivendo em áreas de risco de deslizamento. São 15 famílias na Vila Nova União, 12 no Residencial Itapeti, dez no Botujuru, dez no Jardim Margarida e seis no Jardim Piatã II. Além desses locais, a Prefeitura monitora outras regiões que oferecem risco de alagamento e inundação. O monitoramento das áreas de risco e de locais que possam receber invasões será o principal foco da administração municipal.


A medida será tomada para evitar que os locais onde já foram feitas as remoções tornem a receber invasores. Até agora, 162 famílias do Jardim Lair e da Vila Oroxó deixaram as áreas de risco que foram invadidas. Segundo o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, esta ação fará com que a chance de acontecer acidentes durante a época de chuva diminua.


As áreas de risco na cidade são classificadas em três categorias: risco de deslizamento, um quando uma encosta ou barraco cede; inundação, no caso de rios, ribeirões e córregos transbordarem; e alagamento, quando o sistema de drenagem não comporta o volume de chuva. 
"Temos 1.142 famílias em áreas de risco de enchentes. Já conseguimos retirar 22 famílias da Favela do Cisne, pois elas estavam em situação de maior vulnerabilidade, e outras 88 da Vila Nova Jundiapeba", informou Nepomuceno.


O secretário explicou que as famílias retiradas das áreas invadidas serão beneficiadas pelo programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Mogi conta ainda com 27 pontos de alagamento. 
"Os principais locais ficam na praça da Bíblia; na praça dos Enfartados; na praça do Habib´s; na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, na altura do hipermercado D´avó; na avenida Anchieta, na região de Brás Cubas; e na avenida Lourenço de Souza Franco, em Jundiapeba", detalhou. 
Nepomuceno esclareceu que a Secretaria de Segurança tem monitorado constantemente as áreas de risco e os locais que podem ser invadidos. "Há dois meses, evitamos que 60 famílias ocupassem um grande terreno no Jardim Aeroporto. Elas já tinham, inclusive, capinado e cercado o local. Todas as pessoas não eram da cidade", acrescentou. 
Ele contou ainda que, para fazer um monitoramente mais amplo, a administração municipal está estudando a contratação de um avião para fazer fotos aéreas dos locais. "O trabalho preventivo e corretivo que executamos durante o período de abril a novembro evita que danos maiores ocorram na cidade durante a época de chuva, que vai de dezembro a março", ressaltou o secretário se Segurança.


Fonte:Mogi News

mercado do produtor: Varejão terá Praça de Alimentação


Outra novidade: Varejão, ponto tradicional dos mogianos aos domingos, terá mais vagas de estacionamento
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Erick Paiatto
 
Vistoria ontem serviu para que vereadores conhecessem detalhes da obra em andamento no Varejão
O Mercado do Produtor "Minor Harada", antiga Cobal, no Mogilar, deve ser entregue à população totalmente reformado até julho deste ano com duas novidades: maior número de vagas para estacionamento e uma praça de alimentação com centro de exposições. As informações foram apresentadas ontem pelo secretário municipal de Obras, Walter Zago Ujvari, além do gestor das Obras do Mercado do Produtor, Antônio Medeiros, aos vereadores, integrantes da Comissão de Obras, Habitação e Meio Ambiente da Câmara Municipal.


Os serviços, orçados em R$ 1,310 milhão, estão com mais de 30% de conclusão, restando, segundo o secretário de Obras, ações para implantação do portal de entrada na rua Prefeito Carlos Ferreira Lopes, reparo das instalações elétricas e hidráulicas, além da implantação do espaço que funcionará como praça de alimentação. 
"As obras, em si, estão dentro do prazo. Agora começa a etapa de adequações dos espaços onde ficarão os produtores, assim como a praça de alimentação. A proposta não é apenas reformar um prédio antigo, municipalizado na década de 80, mas também de readequar e reorganizar os espaços para produtores, varejistas e também consumidores", sintetizou Walter Zago. Ele admite a possibilidade de um aditamento de contrato com a Engesec, empreiteira responsável, em razão da inclusão de novos investimentos. "É um pedido do prefeito a reforma do antigo terminal de ônibus (vizinho ao Mercado do Produtor) para transformá-lo em uma ampla área de estacionamento. Além disso, é um pleito comum de produtores e administração do Mercado para reforma e pintura dos telhados. São intervenções que não constavam no projeto original e, se forem incluídas no contrato com a Engesec, podem estender as obras por mais algum tempo. De qualquer forma, a entrega prevista está mantida para julho deste ano", reforçou Zago. 
Não há dados de quantas vagas para estacionamento existem hoje no Mercado do Produtor. Porém, o secretário de Agricultura de Mogi, Oswaldo Nagao, afirma que após as obras, haverá mais pontos de parada de veículos, além de um estacionamento exclusivo para motocicletas e bicicletas aos fundos do Varejão. 
Após encerrar a fase de construção dos banheiros e da praça, além da reforma da portaria, terá início a reestruturação dos sistemas elétrico, de distribuição de água, e, ainda, da parte estrutural dos espaços onde estão os boxistas.

Fonte:Mogi News

Judiciário: Obras de novo Fórum saem em 2013


Duração dos serviços, que custarão R$ 9 milhões, será de dez meses após a conclusão da concorrência
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
 
Fórum de Brás Cubas, nas condições físicas atuais, é considerado um dos piores do Estado
As obras do novo Fórum de Brás Cubas, a ser construído em uma área de 15 mil metros quadrados na avenida Valentina de Mello Freire Borenstein, devem ter início somente em 2013. Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Cidadania e Justiça, o projeto executivo da obra, com informações precisas sobre a construção, número de salas, fluxo de atendimento, deve ser concluído em julho deste ano. Em seguida, deve ser aberta a concorrência pública para contratação da empresa que ficará responsável pela obra. A previsão do governo do Estado é de que a licitação seja concluída até dezembro. 
Trata-se da prorrogação de um prazo de mais de seis meses, já que, no fim do ano passado, em solenidade na Prefeitura, a secretária Eloísa Arruda estabeleceu julho como o prazo para início das obras do novo Fórum. 
Estimado em R$ 9 milhões, o novo Fórum de Brás Cubas será construído nos moldes da unidade recém-inaugurada em Barretos. No total, terá uma área construída de 3.400 metros quadrados com espaço para expansão futura, se houver necessidade. O tempo de duração da obra será de dez meses após a assinatura da ordem de serviço. 
O novo prédio já será construído com espaço para a instalação de novas varas. Existem hoje no Fórum duas varas com competências cumulativas que englobam processos cíveis, criminais e de família. A implantação de novas varas dependerá da aprovação de projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa. Para a direção da unidade forense, a prioridade é a criação de varas especializadas. A decisão, no entanto, depende do Tribunal de Justiça.


Fonte:Mogi News

gratuito: Procon atende centenas de pessoas em praça


Profissionais do órgão de defesa do consumidor passaram o dia de ontem à disposição dos mogianos para dar orientações sobre direitos e deveres
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro
 
Atendimento foi feito durante todo o dia de ontem em tendas instaladas no largo do Rosário
No Dia do Consumidor, comemorado ontem, o largo do Rosário ficou repleto de pessoas que tiraram suas dúvidas no posto avançado do Procon de Mogi das Cruzes. O serviço, que começou a funcionar a partir das 10 horas, registrou, apenas na primeira meia hora, 30 atendimentos. As principais queixas que chegaram à tenda foram relacionadas a produtos e serviços. Além dos consumidores, os comerciantes também compareceram para obter orientações. Até o meio-dia, cerca de 150 pessoas haviam passado pelo posto.


O Procon fez uma parceria com a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) para atender as pessoas que passaram pela praça. Cartilhas e panfletos foram distribuídos. Além disso, as reclamações dos consumidores puderam ser registradas na mesma hora, já que o órgão levou computadores para fazer o atendimento. As reclamações que mais chegam ao Procon se referem a casos financeiros, seguidos pelas queixas contra empresas de telecomunicação e de planos de saúde.


"Realizamos de 170 a 200 atendimentos por mês. Cerca 65% desse total refere-se às três grandes áreas. Já 35% deste número é formado por pessoas que enfrentam problemas com casos financeiros, seja com taxas de juros ou com superendividamento", informou o coordenador do Procon de Mogi, Isidoro Dori Boucault Netto. Ele informou que 70% das reclamações que chegam ao órgão são feitas por mulheres. No entanto, quando o assunto é o superendividamento, elas representam a menor taxa.


A cuidadora de idosos Edilamar Barbosa Portugal, de 49 anos, procurou orientação do Procon, após ter realizado um contrato com uma agência de modelos de São Paulo. "Paguei R$ 580 para os meus dois filhos nesta agência. Eles me falaram que era para trabalhar como modelo, mas depois de 15 dias liguei para saber e eles me informaram que meus filhos não tinham passado no teste. Por isso, decidi procurar o Procon, porque me senti lesada", disse. Esta é a segunda vez que a cuidadora procura orientação no órgão.


O Procon também tirou dúvidas de comerciantes. O empresário Reinaldo da Silva Lopes Junior, 44, foi até a tenda para saber como agir em relação à troca mediante nota fiscal. "Muitas pessoas nos procuram sem nota fiscal querendo trocar um produto, mas o Procon me explicou que eu não preciso realizar esta troca", disse. Já o vice-presidente da ACMC, Marco Zatsuga, afirmou que esta parceria com o Procon ajudará a minimizar os casos de reclamações. "Uma das principais dúvidas dos comerciantes é em relação à cobrança de juros dos clientes", acrescentou.


Até o fechamento desta reportagem, a Associação Comercial de Mogi não havia repassado o balanço total de atendimentos.


Fonte:Mogi News

Beisebol Bunkyo conquista título de beisebol


Divulgação
 
Torneio ocorreu no final de semana passado no interior do estado
A Seleção Central, que conta com jogadores do time de beisebol do Bunkyo/Mogi e de São José dos Campos,  ficou com o título na categoria Bronze da 29ª edição do Campeonato Inter Seleções Infantil. O evento ocorreu na Associação Cultural e Esportiva de Pereira Barreto, interior de São Paulo, no último fim de semana e contou com as seleções do ABC, Capital, Central, Centro Oeste, Mato Grosso do Sul, Noroeste, Norte do Paraná, Paulista, Sorocabana,Sudoeste e Sul do Paraná. 
No sábado passado, os mogianos sofreram duas derrotas, 12 a 1 para o ABC e 7 a 1 para a seleção de Mato Grosso do Sul. Já no domingo a Seleção Central somou uma vitoria contra a Sorocabana por 5 a 2, mas voltou a ser derrotada desta vez para a seleção de Sudoeste por 7 a 2.  
O campeão da categoria Ouro foi a Seleção Paulista e na Categoria Prata deu Mato Grosso do Sul. A seleção Central se sagrou campeã na Categoria Bronze, e teve ainda o atleta mogiano William Yuuki Kato como destaque na Categoria bronze.


Fonte:Mogi News

polêmica Real Park determina toque de recolher


Há duas semanas, não é mais permitido circular pelas áreas comuns do condomínio de luxo após as 22 horas
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
 
Diretoria do Real Park decidiu implantar a medida para reduzir o risco de violência e depredação
Com o artigo intitulado "Moleques", publicado na página 4 da edição de ontem do Mogi News, o advogado e juiz aposentado Paulo Passos denunciou o toque de recolher implantado no Real Park, condomínio de luxo de Mogi das Cruzes. Há duas semanas, o horário de permanência nas áreas comuns e de lazer do condomínio passou a ser permitido somente até as 22 horas. Após este horário, é preciso "se recolher" à residência do morador que autorizou a entrada. O descumprimento é passível de multa. 
De acordo com Passos, "a medida é ilegal e está na contramão dos tempos atuais". 
A reportagem teve acesso a uma cópia do comunicado interno distribuído aos condôminos do Real Park. Segundo o documento, a restrição foi implantada porque "nos últimos fins de semana, tem ocorrido uma verdadeira invasão de menores e maiores de idade ´convidados´ por moradores a adentrarem o residencial. São encontros combinados em redes sociais e/ou pelos filhos dos moradores e temos a entrada de mais de 150 ´não moradores´ no nosso residencial em uma noite". A "invasão" estaria ocasionando "vulnerabilidade na segurança, depredação das instalações, sujeira, uso de drogas lícitas e ilícitas e perturbação da paz".


O comunicado informa ainda que "para eliminar estes efeitos negativos, a diretoria executiva da associação, respaldada por decisão da assembleia geral de 25 de fevereiro de 2012, implantou as medidas preventivas". 
Além do toque de recolher, a entrada de visitantes no condomínio passou a ser permitida apenas se "o dono do imóvel ou locador legal ir pessoalmente à portaria autorizar a entrada. Não serão aceitas liberações de filhos ou agregados, maiores ou menores".


Outro lado
O Mogi News tentou entrar em contato por telefone com o presidente do Conselho Deliberativo do condomínio, o promotor de Justiça Ricardo Montemór, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem. O presidente da Associação Real Park, Walter Argentino, também foi procurado, mas não retornou as ligações. Argentino teria se afastado da diretoria executiva após discordar das medidas adotadas. 
Francisco Coelho, responsável pela empresa Help, que administra o residencial, disse que "desconhece a medida" e que as informações repassadas pelo articulista do Mogi News - e comprovadas com o comunicado interno - seriam "infundadas".


Fonte:Mogi News