quinta-feira, 21 de junho de 2012

É Legal ser careta


A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros.


Abraço do irmão Luizinho da Vila

Deus governa o Universo


FotoO Amor constitui a ligação eterna,indestrutível,do homem com Deus.O Amor é o poder ilimitado pelo qual o homem pode governar o destino de sua vida;é o mesmo poder pelo qual Deus governa o Universo.Aos meus amigos irmãos Sane e Farofa, abraço do irmão Luizinho da Vila.


De novo Chorume vaza e Cetesb ´estuda´ penalidades


Líquido produzido pelo lixo acumulado da Pajoan pode ter atingido novamente o córrego Taboãozinho ontem; a inspeção foi feita à tarde
Bras Santos
De Itaquá
Daniel Carvalho


Outra vez: Aterro já foi multado por conta de vazamentos semelhantes. Dessa vez o problema aconteceu de madrugada
O chorume produzido pelo lixo acumulado no aterro da Empreiteira Pajoan, em Itaquaquecetuba, vazou durante a madrugada de ontem e pode ter atingido o córrego Taboãozinho. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou na tarde de ontem, por meio da assessoria de Imprensa, que está estudando novas penalidades contra a empreiteira em razão do vazamento do líquido e do não cumprimento de prazo para compactação do aterro de propriedade dos irmãos Carlos e José Cardoso Filho, o Zé Cardoso, que deslizou em 2011 e interditou a estrada do Ribeiro que serve de ligação entre vários bairros da periferia de Itaquá. 
A Cetesb destacou que durante vistoria realizada ontem pela manhã na área do aterro da Pajoan não foi constatado rompimento de tanques ou vazamento de chorume armazenados, o que caracterizaria o lançamento direto do líquido poluente no córrego Taboãozinho.


Porém, próximo ao curso dágua, os agentes encontraram poças de chorume, o que comprovou, segundo a companhia ambiental, que anteriormente à inspeção, no período noturno, houve vazamento e lançamento de chorume no córrego. 


Inspeção
Foi realizada inspeção ao longo do Taboãozinho abaixo da área do aterro, mas em razão da grande vazão de água no córrego, devido às chuvas constantes dos últimos dias, não foram verificadas alterações significativas. Segundo a Cetesb, por causa disso as "amostragens da água dificilmente iriam comprovar desconformidades em relação à legislação".


A companhia verificou que continuam sendo executadas obras de adequação do maciço de lixo deslizado, porém, em desconformidade com o projeto proposto pela Pajoan e aprovado pela Cetesb em agosto de 2011, com prazo para conclusão vencido em 15 de abril deste ano. A Cetesb ainda encontra-se analisando as penalidades a serem aplicadas à Pajoan, de acordo com a legislação ambiental vigente.


Pajoan não fala 
Três moradores do Jardim Lucinda confirmaram ao Mogi News que o chorume vazou dos tanques durante toda a madrugada e que somente por volta das 8 horas é que os funcionários da empreiteira conseguiram controlar a situação.


Quando a reportagem esteve no local, por volta das 9h30, técnicos da Cetesb acompanhavam a movimentação de carretas e máquinas utilizadas pela Pajoan para esvaziar os tanques instalados na menos de 50 metros do córrego.


Os diretores e a assessoria de Imprensa da Pajoan foram procurados para explicar as causas de mais esse vazamento de chorume, mas a reportagem não recebeu retornou até o fechamento da edição.


Fonte:Mogi News



Aprovação irá nortear campanhas



 

Prefeito Bertaiolli vai usar a pesquisa para dar rumo à campanha / Foto Arquivo
O alto índice de aprovação da Administração Municipal junto à população, revelado pela pesquisa Ibope realizada com exclusividade para O Diário e publicada pelo jornal desde a edição de domingo, teve peso importante nos bastidores políticos da Cidade. Os dados sobre o excelente resultado alcançado pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), que chega aos meses finais de seu mandato com 73% de eleitores satisfeitos, deverão servir como instrumento importante de construção das campanhas políticas que se iniciarão em julho próximo. Pré-candidato declarado à reeleição, Bertaiolli deverá se apegar aos vários avanços conquistados em seu Governo, responsáveis pelo bom resultado obtido na consulta de opinião, para convencer o eleitorado de que a política da continuidade é o melhor caminho a ser trilhado pela Cidade. Já os candidatos que o enfrentarão no pleito terão o desafio de desconstruir o atual cenário. E eles deverão fazer isso apontando, principalmente, deficiências do Município nas áreas de Saúde, Segurança Pública, Educação e Transportes. (Júlia Guimarães)


Fonte:O Diário de Mogi


Dilma e Alckmin têm aprovação



Governador de São Paulo tem boa avaliação do eleitor mogiano / Foto Arquivo
As administrações da presidente da República Dilma Rousseff (PT) e do governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) são positivamente avaliadas pelos eleitores de Mogi das Cruzes, segundo revelou a pesquisa eleitoral Ibope/O Diário, realizada junto a 504 eleitores de diferentes idades, classes sociais e graus de escolaridade da Cidade, no período de 7 a 10 deste mês.

A presidente e o governador obtiveram 56% cada um das avaliações ótima e boa de suas gestões. O governo de Alckmin foi considerado regular por 31% dos entrevistados, e o de Dilma por 30%.
A administração federal comandada por Dilma recebeu 10% das indicações ruim e péssima, enquanto a estadual liderada por Alckmin ficou com 8% nestes dois itens. Apesar de algumas poucas diferenças em favor de Alckmin, os percentuais indicam que os dois políticos estão tecnicamente empatados, já que a pesquisa Ibope apre-senta uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.


Fonte:O Diário de Mogi

Mário Berti confirma candidatura



O comunista e presidente da ONG Guerrilheiros do Itapety vai concorrer à Prefeitura de Mogi / Foto Arquivo

O jornalista Mário Berti Filho, presidente do PCB de Mogi das Cruzes, informou nesta quarta-feira (20), oficialmente, que será candidato ao cargo de prefeito nas eleições de outubro próximo. O partido vinha cogitando uma aliança com o PSOL, que também terá candidato próprio, mas a coligação não se confirmou. Em reunião realizada na manhã desta quarta, na sede da ONG Guerrilheiros do Itapeti, lideranças das duas legendas decidiram seguir sozinhas no pleito que se aproxima. Berti conseguiu 2% de intenções de voto na pesquisa Ibope divulgada por O Diário nesta semana e aposta nos ideais comunistas defendidos pela sigla e em seu histórico político de lutas, especialmente pelas questões ambientais, para conquistar o eleitorado. (Júlia Guimarães)

Fonte:O Diário de Mogi

Consumidor MP derruba TAC das sacolas plásticas



Campanha das Apas e Procon-SP deixou o consumidor insatisfeito, e Ministério Público derrubou o acordo
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Depois de tantas reclamações, supermercados terão de voltar a distribuir gratuitamente a embalagem
O Procon de Mogi das Cruzes apóia a volta das sacolinhas aos mercados mogianos. A posição foi tomada depois da decisão anunciada pelo Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo que optou por não homologar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que proibia a distribuição das embalagens nos supermercados. O acordo havia sido firmado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), o Ministério Público e a Procon de São Paulo em abril.


O conselho entendeu que o TAC não atendia de forma adequada o consumidor. No documento foi proposto que a Apas apresente novas alternativas de proteção ao cliente. Com isso, a distribuição das sacolas nos supermercados está liberada. Segundo o Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos (Plastivida), que entrou com uma petição contra o fim do fornecimento das embalagens, o valor das sacolinhas está embutido no preço dos produtos e, por isso, o consumidor tem o direito de exigir uma embalagem que proporcione o acondicionamento adequado das compras.


A campanha "Vamos tirar o planeta do sufoco" estava gerando muitas reclamações por parte dos consumidores e entidades ligadas a defesa do consumidor. "Temos que preservar o meio ambiente, mas não podemos prejudicar o consumidor. As sacolinhas foram retiradas dos mercados, mas não vimos nenhum tipo de desconto ou promoções para as pessoas", afirmou o coordenador do Procon de Mogi, Isidoro Dori Boucault. Ele informou que aguarda um posicionamento do órgão da capital sobre novas orientações.


Dori lembrou que a campanha foi feita de forma muito rápida e não deu chance para que os consumidores se adaptassem de forma adequada. "Não estavam dando condições para levar as compras para casa, ferindo assim o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor. Foram registrados muitos problemas com a distribuição das caixas de papelão também", destacou. 
"As pessoas nunca se recusaram a ajudar o meio ambiente, mas as sacolinhas foram tiradas da noite para o dia. É preciso estabelecer um plano de ação com metas para que o consumidor se adapte", reforçou Dori. Ele citou que parte dos supermercados já havia voltado a distribuir as embalagens para as pessoas que não tivessem condições de levar os produtos para casa. O coordenador afirmou que assim que o Procon for comunicado oficialmente da decisão vai começar a tomar as atitudes necessárias.




Repercussão
O advogado do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomércio), Dilermando Cruz Oliveira, explicou que com a decisão, os comerciantes que tinham dúvidas sobre o TAC poderão distribuir as sacolinhas sem receio. "Os locais podem voltar a distribuir as sacolinhas porque é um direito do cliente transportar as compras".


Fonte:Mogi News


Santa Casa Notáveis serão apresentados amanhã



Grupo terá como missão avaliar as condições da Santa Casa de Mogi e ainda pensar no futuro do hospital
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho


Santa Casa de Mogi: plano específico para os próximos anos
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) irá apresentar amanhã o grupo de empresários que terá como missão avaliar as condições da Santa Casa de Mogi e pensar no futuro do hospital. A proposta, segundo adiantou ontem, é estabelecer um plano de ações para que a instituição filantrópica saia da crise financeira e se torne autossustentável, continuando como referência em diversos serviços médicos, como maternidade, ortopedia e pronto-atendimento. 
"São pessoas com experiência em gestão administrativa e hospitalar e que irão avaliar e estudar as diferentes formas de estratégias para dar ao hospital o equilíbrio financeiro e ao mesmo tempo garantir qualidade no atendimento pelo SUS. Existem muitas Santas Casas e de outros hospitais filantrópicos que podem servir de exemplo, o que também será estudado", afirmou Bertaiolli. O prefeito evitou, mais uma vez citar os nomes, mas adiantou que grande parte é de conhecimento público. 
Entretanto, ele já havia citado a participação de ao menos cinco pessoas: o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Airton Nogueira, Reginaldo Abraão, o médico Sidnei Mori, o secretário-adjunto da Saúde, Marcello Cusatis, e o provedor, Mário Calderaro. A escolha de Airton Nogueira é em razão de sua experiência administrativa, inclusive, à frente da provedoria do hospital na década de 1990, quando enfrentou uma das maiores crises financeiras do hospital. 
Reginaldo Abraão, coordenador da Associação pró-Festa do Divino Espírito Santo, teria sido escolhido também pela experiência administrativa, enquanto tesoureiro da UMC; já o dono do Hospital Ipiranga, Sidnei Mori, foi convidado em razão dos conhecimentos de gestão hospitalar. Esta, inclusive, é uma das características do secretário-adjunto da Saúde, Marcello Cusatis, que também é um dos diretores do Hospital Santana.


Fonte:Mogi News

Polêmica Mercados podem ter de dar sacolas de papel




Câmara aprovou ontem o projeto de lei que obriga os estabelecimentos a fornecer a embalagem; texto ainda precisa ser sancionado pelo prefeito
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho


Vereadores disseram que, independentemente do acordo sobre sacolas plásticas, supermercados devem oferecer alguma embalagem
A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei que obriga o fornecimento de sacolas de papel ou outro tipo de embalagem para acondicionamento de produtos em supermercados, hipermercados, atacadistas e estabelecimentos varejistas de Mogi das Cruzes. A proposta é de autoria dos vereadores Carlos Evaristo da Silva (PSD) e Jolindo Rennó Costa (PSDB). A norma ainda precisa ser sancionada pelo prefeito.


No início deste ano, por meio do programa "Vamos tirar o planeta do sufoco", as sacolas plásticas descartáveis foram banidas da grande maioria dos supermercados de todo o Estado, por causa de um acordo celebrado entre o governo estadual e a Associação Paulista de Supermercados (Apas). 
"Apesar da decisão do Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo, que suspendeu hoje (quarta-feira) o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que proibia a distribuição das sacolinhas, o projeto precisava ser votado para que Mogi se fortalecesse quanto a isso. Portanto, caso a decisão volte, já temos um posicionamento, com base nesta lei", argumentou Evaristo.


De acordo com o projeto, o descumprimento implicará ao infrator penalidades como advertência e multa de dez Unidades Fiscais do Município (UFMs), o equivalente a R$ 1.157. Em caso de reincidência, a multa sobe para 20 UFMs (R$ 2.315). Se o estabelecimento continuar a desobedecer a legislação, estará passível a suspensão das atividades em até 30 dias e, se não regularizar, poderá ter a licença de funcionamento cassada.


"Em Guarulhos, esta lei funciona desde 2006, mesmo antes da decisão que suspendeu a distribuição. Então, a proposta é resguardar o município caso essa proibição volte a acontecer", justificou Evaristo.


"Com esta lei municipal, o Setor de Fiscalização da Prefeitura terá poder para monitorar e cobrar o cumprimento da legislação", disse o vereador Mauro Araújo (PMDB).


Apesar de ter uma aprovação unânime, Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, e Olímpio Tomiyama (PSC) criticaram a proposta. Para Bezerra, a decisão do MP já será suficiente para que as sacolinhas voltem a ser distribuídas. 
Já Tomiyama destacou que a lei poderá ser considerada inconstitucional, porque o Legislativo não pode influenciar no "âmbito econômico de uma cidade".




Adiado
Como consequência da decisão do Conselho Superior do MP, o projeto de lei do vereador Mauro Araújo, que obriga os supermercados e estabelecimentos congêneres a afixar, na parte externa do estabelecimento, cartazes informando se fornecem ou não, gratuitamente, sacolas descartáveis, teve votação adiada por dez dias.


Fonte:Mogi News


Assinatura
TV MN se destaca entre canais
Mayara de Paula
Programas jornalísticos estão entre os destaques da TV MN
A TV Mogi News, exibida pelo canal 15 digital da NET, está entre os canais disponíveis na NET Digital para o público de Mogi das Cruzes. São 24 horas de programação de qualidade de interesse do mogiano e moradores da região, que inclui jornalismo e muito entretenimento para toda a família. 
Somente o assinante digital tem acesso a esse conteúdo com foco local somado ao melhor da tecnologia, com alta definição de imagem e som. O canal está no ar com programação própria, além das produções da TV Brasil, desde o dia 1º de março deste ano, e já caiu no gosto do mogiano assinante da NET TV Digital.


No início deste mês, a TV MN ampliou sua programação e passou a exibir 17 novos programas de notícias, documentários, seriados e animações destinadas ao público infantil. São atrações para todos os públicos. 
Um dos destaques são as atrações produzidas pela equipe da TV MN. Entre eles estão o Frente a Frente, o DOC Mogi News, o Mix Mogi News, o Tarde Show (ao vivo), o Resumo, o Manhã News, o Auto News, o Shop News, o Boletim e o Clipe da Hora. 
Jornalismo
O jornalismo é o carro-chefe da emissora com duas edições ao vivo do Telejornal Mogi News, exibido às 12h30 e às 18h45, de segunda a sexta-feira, com reprise à 1 hora; o Manhã News, também ao vivo, de segunda a sexta, das 6h30 às 8 horas; e o Bole-tim, exibido de hora, em ho-ra durante toda a programação, com flashes das principais notícias do dia. 
Não bastasse isso, a grade de jornalismo é complementada pelas atrações da TV Brasil, com o Repórter Brasil ao vivo e transmitido simultaneamente para todo o Brasil, com assuntos nacionais e internacionais, e o Jornal Visual, destinado ao público deficiente auditivo.


Comprometimento
Na TV Mogi News, é possível assistir a produções que aliam muita informação ao conhecimento, à troca de experiências, ao debate de ideias, à atualização das notícias e ao entretenimento. 
A mais nova emisso-ra da Grande São Pau-lo investe em atrações com conteúdos e temas diferenciados, que a-judam a resgatar os valores, a ética e a cidadania.


Fonte:Mogi News




Gilberto Moro é candidato a vice na chapa de Soares





Daniel CarvalhoMoro (à esq.) foi apresentado como vice de Soares (à dir.)O presidente do Diretório Municipal do PTB, Gilberto Moro, foi apresentado ontem como candidato a vice-prefeito na chapa que tem o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi das Cruzes, Marco Soares (PT), como aspirante a prefeito. A apresentação da dobradinha ocorreu na tarde de ontem durante evento realizado na sala de reuniões da Câmara Municipal.
"A partir de hoje, passamos a oferecer à população uma alternativa a este grupo que governa a cidade há 451 anos", disse Soares. "Ao lado do experiente político Gilberto Moro, esta dobradinha tem tudo para fazer política diferenciada, que tem como foco a participação popular, aliada ao governo federal, que investiu milhões de reais no desenvolvimento de Mogi das Cruzes", destacou o candidato petista a chefe do Executivo mogiano.
Moro destacou que a aliança foi "costurada" há mais de um ano. Além da coligação para a disputa do cargo majoritário, o PT e o PTB também vão se unir para concorrer às 23 vagas da Câmara Municipal. "Temos consciência de que será difícil vencer a máquina administrativa, porém, nos comprometemos a apresentar nossas propostas de mudança. Vamos nos unir pelo bem de Mogi das Cruzes. A coligação também será importante para fortalecer nossos pré-candidatos e eleger nomes ao Legislativo", analisou o líder do PTB.
Para o presidente do PT em Mogi, Clodoaldo de Moraes, mais partidos devem compor o grupo. "Estamos construindo uma chapa forte, com condições de levar as eleições para o segundo turno. Outras siglas estão em contato e nos próximos dias teremos novidades. A aliança com o PTB recebeu o apoio e o aval dos presidentes das Executivas Estadual e Nacional de ambas as legendas. Essa história que haverá intervenção é mentira", garantiu Moraes.
O PT apresentará o grupo completo no dia 30 de julho, durante a convenção municipal. (C.L.)


Fonte:Mogi News  





Exonerações



Daniel Carvalho
Até o próximo dia 5 de julho, cerca de 20 colaboradores da Prefeitura de Mogi deverão ser exonerados da administração municipal para concorrer às eleições de outubro, portanto, a 90 dias antes da data.
Lista
Na lista estão os ex-vereadores Antonio Lino da Silva, Benedito Faustino Taubaté Guimarães, o dentista Cláudio Miyake, a médica Maria Giane Luz e outros. Quem ocupa cargos comissionados ficará neste período sem receber. Quem é contratado pela administração recebe normalmente. A maioria das baixas é da área da saúde.
Na campanha
Nesta leva está também o jornalista Luiz Suzuki, que será exonerado hoje da Coordenadoria de Comunicação. Consultor especial do gabinete, ele vai se desligar das funções para trabalhar na Assessoria de Imprensa da campanha à reeleição do prefeito Marco Bertaiolli (PSD). 


Queridinho
Suzuki é querido pelos jornalistas da região pelo seu profissionalismo e por sua isenção. Já atua na Prefeitura de Mogi há 14 anos, desde a primeira gestão do ex-prefeito Junji Abe, hoje deputado federal, e é o braço-direito da coordenadora, a jornalista Ana Figueiredo.


Fonte:Mogi News



Ouro da casa



Mayara de Paula
A jornalista da editoria de Cidade e de reportagens especiais do Mogi News, Jamile Santana, teve seu projeto aprovado pelo jornal O Estado de S. Paulo e neste sábado representará Mogi das Cruzes no Hackatão. O que significa isso? O primeiro encontro brasileiro de hackers e jornalistas. A cidade, por sinal, será muito bem representada pela profissional, que é uma das jovens talentosas da redação, com futuro promissor.


Fonte:Mogi News

Indigestão


Divulgação
A decisão da deputada federal Luiza Erundina (PSB) de deixar de ser vice do pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad (PT), como se diz, no meio nordestino, repercutiu. Ela é mesmo "cabra-macho". Não engoliu a composição Lula-Maluf e pulou fora. Ao ver as fotos dos dois juntos na mídia, Erundina teria sentido repulsa.
Maluf, não!
O presidente do Diretório Municipal do PSB, vereador Chico Bezerra (PSB), afirmou que foi uma decisão individual de Erundina, que o partido aceitou porque ela não tem e nem quer ter "nenhum relacionamento com Maluf". Os dois são tidos como inimigos históricos. 


Perdedor
"Quem perde nesta história toda é o PT, de não ter como vice alguém que conhece a cidade de São Paulo. Foi mais uma mancada do Lula neste posicionamento de querer interferir em tudo". 


Malufista
Bezerra, que já foi um dia malufista e integrou o PP em Mogi, não tem nada contra o "Dr. Paulo". Mas afirma que se não concordasse com os posicionamentos políticos também faria a mesma coisa que Erundina fez: "Isso mostra que o PSB é um partido sério".


Convenção
O PSB está na expectativa de fazer a sua convenção neste fim de semana. Na proporcional, a legenda se coligará com outros dois partidos: PC do B e PDT. 


Fonte:Mogi News