segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

França admite "fracasso" em operação para libertar refém


França admite "fracasso" em operação para libertar refém
13 de Janeiro de 2013 • 16h34 • atualizado às 18h24
Denis Allex, em foto de 4 de outubro de 2012 Foto: SITE MONITORING SERVICE / AFP
Denis Allex, em foto de 4 de outubro de 2012
Foto: SITE MONITORING SERVICE / AFP


Comentar111

O ministro francês de Relações Exteriores, Laurent Fabius, reconheceu neste domingo que "foi um fracasso" a operação realizada na Somália para libertar o agente Denis Allex e pediu que não se dê crédito a qualquer informação que indique que o refém segue vivo.
"O que aconteceu na Somália foi terrível, um fracasso, todo mundo sabe. Sabia que havia uma possibilidade de intervir. Era preciso encontrar o momento oportuno e finalmente o presidente (francês, François Hollande) decidiu aprovar essa operação, que infelizmente terminou mal", disse Fabius em entrevista concedida à rede LCI.
O ministro acrescentou que "é possível" que nos próximos dias o grupo islamita radical somali Al Shabab, que desde julho de 2009 mantinha Allex em cativeiro, mostre imagens do refém com vida, e chamou a atenção sobre a necessidade de ter cuidado com esse tipo de manipulações.
As últimas informações que Fabius diz ter sobre esse refém são as facilitadas pelo Ministério da Defesa, segundo as quais, como disse ontem seu titular, Jean-Yves Le Drian, "tudo aponta que foi morto por seus sequestradores".
Nessa intervenção, dois soldados franceses e 17 terroristas foram mortos, mas segundo destacou Le Drian, era preciso correr o risco, porque Allex estava "em condições desumanas".
As autoridades francesas não deram detalhes sobre o local do ataque, mas segundo o site do jornal "Le Point", este aconteceu em Bula Marir, uma cidade a 120 km ao sul da capital.
O refém era membro da Direção Geral da Segurança Exterior e foi sequestrado em Mogadíscio enquanto efetuava "uma missão oficial de apoio" ao Governo somali de transição.

Fonte:Terra.com.br

Metrô do México tem 'viagem de cuecas e calcinhas'

Metrô do México tem 'viagem de cuecas e calcinhas'
13 de Janeiro de 2013 • 19h19 • atualizado às 19h51

Passageiros são visto no metrô da Cidade do México sem calças. É a terceira vez que moradores da cidade participam da viagem
Foto: AFP
 Passageiros são visto no metrô da Cidade do México sem calças. É a terceira vez que moradores da cidade participam da viagem Foto: AFP
Comentar360
Centenas de pessoas participaram neste domingo de uma "viagem de cuecas e calcinhas" no metrô da Cidade do México, em uma iniciativa promovida na internet para "divertir as pessoas", constatou a AFP. Homens, mulheres e crianças, de diversas idades, realizaram em um ensolarado domingo a chamada "Viagem no metrô sem as calças 2013", divulgada por um site e seguida em outras 50 cidades por todo o mundo.
Esta é a terceira vez que moradores da Cidade do México participam da "missão secreta", cujo único objetivo "é divertir as pessoas", explicou o movimento na web. Os participantes foram convocados a usar apenas roupas íntimas cômodas e divertidas.
"Trata-se de uma 'missão secreta' e o sucesso depende de que as pessoas não percebam que estamos organizados. Durante a viagem devemos agir com total naturalidade. Se alguém perguntar o que acontece, respondemos que está incômodo, que a calça aperta", disse um dos participantes. A "missão secreta" foi concluída com uma reunião no Monumento da Revolução, no centro da cidade, com os "agentes" já vestidos.


Fonte:Terra.com.br

Prefeitura deve se reunir com PM e Samu para organizar atendimento


Prefeitura deve se reunir com PM e Samu para organizar atendimento
Diário de Suzano ed.: 9410 - 13 de janeiro de 2013

A Prefeitura de Suzano deve se reunir com representantes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para organizar o atendimento às vítimas em ocorrências policiais. A reunião é necessária por conta de uma resolução (nº. 05/2013), publicada na terça-feira pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que determinou que a prestação de socorro a essas pessoas não será mais feito pela PM em atendimento a ocorrência.
Embora, de acordo com a secretária de Saúde de Suzano, Valéria Riccio Genovezzi Fernandes, a resolução ainda tenha as normas e procedimentos que devem ser adotados, a administração deve realizar a reunião para decidir a forma de operação. A Prefeitura destacou ainda que a PM, o Samu e a nova administração suzanense "já trabalham em consenso".

MUDANÇA Na resolução está determinado que a PM, quando chegar a uma ocorrência com registro de lesões corporais graves, homicídio, tentativa de homicídio, latrocínio, extorsão mediante sequestro com resultado de morte ou ainda as decorrentes de intervenção policial, os policiais que primeiro atenderem a ocorrência devem ligar para o Samu, acionar o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) e preservar a área.
O Copom vai avisar o Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Cepol), que será responsável por acionar a Superintendência da Polícia Técnico-Científica para a realização de perícia no local. Assim, a equipe da PM vai para delegacia registrar o Boletim de Ocorrência (B.O.).
Antes, a mesma equipe da PM que atendia a ocorrência levava a vítima para o hospital. Esses policiais só conseguiam registrar o B.O., onde era verificada a necessidade de perícia, depois que o hospital liberava a documentação.
De acordo com a PM, o local do crime ficava desprotegido e podia ser alterado. Além disso, o socorro, de fato, demorava mais, uma vez que a viatura da polícia não é adaptada para atendimento e transporte de vítimas.


Fonte:O Diário de Suzano

Gurgel nega que tinha decidido investigar Lula


Gurgel nega que tinha decidido investigar Lula

A-A+

Por enquanto, Lula está livre de investigações por parte da Procuradoria Geral da República, garante Robreto Gurgel / Foto Divulgação

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, divulgou uma nota hoje negando que já tenha decidido investigar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com base na acusação feita pelo operador do mensalão, Marcos Valério.
"A secretaria de comunicação do Ministério Público Federal informa que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ainda não iniciou a análise do depoimento de Marcos Valério, pois aguardava o término do julgamento da AP 470 (mensalão). Esclarece ainda que somente após a análise poderá informar o que será feito com o material. Portanto, não há qualquer decisão em relação a uma possível investigação do caso", informa o Ministério Público Federal.
Ontem, Gurgel disse que provavelmente enviará à primeira instância o depoimento de Valério de Souza no qual ele diz que recursos do esquema foram utilizados para pagar despesas pessoas de Lula.
Como ex-presidente, o petista não têm mais o chamado foro privilegiado, que restringe investigações e processos contra autoridades a instâncias superiores da Justiça.
Caberá então a procuradores que atuam na primeira instância da Justiça avaliar se abrem uma investigação contra Lula ou se arquivam o caso, se entenderem que não havia indícios contra ele.
Em dezembro, Gurgel já havia dito que, caso algo fosse encontrado em relação a Lula, o caso seria "encaminhado à Procuradoria da República de primeiro grau."
Assim que recebeu as informações de Valério, no segundo semestre do ano passado, Gurgel decidiu não fazer nada até o final do julgamento do mensalão, que terminou em dezembro com 25 condenados, entre eles o próprio Valério e o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu.
Na avaliação das duas procuradoras da República que tomaram o novo depoimento de Valério, e do próprio Gurgel, não haveria nenhum fato bombástico, apenas informações que confirmariam o que foi denunciado ao STF.
A única informação nova seria a de que recursos provenientes do Banco Rural teriam sido usados não só para alimentar o esquema, mas também para pagar contas pessoais do presidente Lula.
O ex-presidente tem evitado se manifestar, mas disse que as declarações de Valério são mentirosas.
No final do julgamento do mensalão, o procurador-geral chamou Marcos Valério de "jogador", mas argumentou que nada deixaria ser investigado. (Folhapress)

Fonte:O Diário de Mogi

Corredor de ônibus vai ligar Mogi e SP


Corredor de ônibus vai ligar Mogi e SP
DOM, 13 DE JANEIRO DE 2013 00:00
A-A+

Chamado Corredor Leste, o trajeto pela SP-66 entre Mogi e Capital será o segundo mais extenso da Região Metropolitana / Foto Arquivo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) do Estado de São Paulo prevê a construção de um corredor de ônibus intermunicipal para ligação de Mogi das Cruzes a São Paulo. A obra está em estudo e ainda não possui prazos de execução, porém está prevista dentro do chamado Programa de Corredores Metropolitanos de Transporte Coletivo de Média Capacidade (PCM), plano considerado de alta prioridade para planejamento do fluxo de pedestres e passageiros na Região Metropolitana de São Paulo. A previsão da estatal é aumentar a malha existente, dos atuais dois corredores para um total de 14 até 2025. A obra que servirá Mogi das Cruzes deverá demandar um investimento de pelo menos R$ 112 milhões.
Chamado de Corredor Leste, o projeto deverá ligar Mogi das Cruzes a São Paulo, passando pelos municípios de Suzano, Poá e Itaquaquecetuba. A obra terá um total de 32 quilômetros de extensão e, depois de pronta, se tornará o segundo maior corredor de toda a RMSP, ficando atrás apenas do já existente São Mateus-Jabaquara, que tem 33 km e fica localizado na região do ABD.
Mapas disponibilizados no site oficial da EMTU indicam que a futura passagem Mogi-São Paulo deverá ser implantada ao longo da SP-66 (antiga São Paulo/Rio), mesmo percurso percorrido atualmente pelos ônibus intermunicipais. Os dados apresentados pela estatal na Internet ainda apontam um custo de R$ 112 milhões para construção da faixa ao longo de toda a via, porém, o valor não inclui as desapropriações. Isso indica que o investimento deverá ser bem maior, já a que a rodovia estadual está completamente urbanizada nesse trecho.
A estimativa da EMTU é de que até 2025 o Corredor Leste tenha uma demanda diária de 111.816 passageiros por dia. A abertura da faixa exclusiva para o transporte público na via permitirá uma melhor fluidez do trânsito e, principalmente, maior ganho de tempo e qualidade de vida para os passageiros. O projeto prevê ligação com o futuro corredor do eixo entre Itaquaquecetuba e Arujá. Depois que todo o programa for concluído, as ramificações da malha que vem sendo projetada ainda permitirão acesso facilitado dos passageiros mogianos a municípios da região do ABC como, por exemplo, São Caetano do Sul, Santo André e Diadema.
Consultada, a Assessoria de Imprensa da EMTU informou que ainda não é possível fornecer informações detalhadas sobre o Corredor Leste (Mogi das Cruzes – São Paulo), uma vez que o mesmo encontra-se em fase de estudo. Ainda não é possível afirmar quando o projeto deverá começar a ser elaborado ou qual a previsão de início das obras. Porém, no site da empresa há informações gerais sobre o Programa de Corredores Metropolitanos de Transporte Coletivo de Média Capacidade, que podem dar uma ideia dos objetivos gerais da empresa para o fluxo de passageiros em toda a Regiao Metropolitana de São Paulo, incluindo Mogi das Cruzes e a Região do Alto Tietê.
De acordo com a EMTU, o PCM foi concluído em 2010 e o mesmo é decorrência “de um trabalho de revisão, análise e adequação de estudos anteriores realizados ao longo dos últimos anos em consulta aos planos e projetos da CPTM, Metrô, SPTrans e CET”. Os planos são para conclusão dos projetos até 2025. A EMTU lista como benefícios do Programa a “ampliação da acessibilidade e a mobilidade da população; melhora do desempenho do transporte no quesito segurança e qualidade, o que significa menor tempo de espera e de viagem; e adoção de tecnologias e combustíveis menos poluentes”. (Júlia Guimarães)
Leia mais na edição impressa


Fonte:O Diário de Mogi

Chamadas falsas Polícia Militar da região recebe até 2,1 mil trotes todos os dias


Chamadas falsas
Polícia Militar da região recebe até 2,1 mil trotes todos os dias
Total de ligações é de 3 mil, ou seja, em 70% dos casos, os policiais vão até o local, mas não há ocorrência
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Atendentes do 190 tentam, com a sua experiência, identificar se a pessoa que ligou passou um trote
A Polícia Militar do Alto Tietê recebe 2,1 mil trotes por dia. O número se torna ainda mais alarmante quando revelado que este montante representa 70% das 3 mil ligações feitas diariamente ao Centro de Operações (Copom) do Comando de Policiamento de Área Metropolitano-12 (CPA/M-12), responsável pelo policiamento nos municípios de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba. Os dados foram divulgados pelo próprio comando.

Passar trote para a polícia é crime e a pena para o infrator pode variar entre seis meses e um ano de prisão. 
De acordo com a PM, as ligações em que a pessoa não se pronuncia, desligando o telefone após o atendimento, também são classificadas como trote. Tendo como base apenas os chamados em que há uma efetiva comunicação entre o suposto denunciante e o atendente 190, esse porcentual fica próximo a 10% das ligações totais.

Os períodos de maior incidência de ligações falsas são os horários de entrada e saída das escolas e os intervalos entre as aulas. Consequentemente, foi identificado que o perfil dos responsáveis pela maioria dos trotes é o de crianças e adolescentes. A falta de consistência no relato da ocorrência, as contradições, o tom de voz da pessoa que faz a chamada, todos estes fatores, aliados à experiência do atendente 190, propiciam o reconhecimento de um trote, contudo, mesmo quando há dúvida sobre a veracidade do fato, a ocorrência é tratada como verdadeira e há o envio de uma equipe ao local indicado na ligação.

O chefe do Copom no Alto Tietê, tenente Carlos Wanderley Spena Júnior, pede que as pessoas, principalmente as crianças, deixem de passar trotes para o serviço emergencial 190. "Enviamos equipes de modo desnecessário a uma ocorrência que não existe, em detrimento de uma real emergência, onerando mão de obra, recursos e materiais", argumentou o tenente.

Infelizmente, segundo Spena Júnior, a recomendação é talvez a única maneira de diminuir a quantidade de trotes. A falta de lei para punir os autores e a dificuldade em identificar quem fez a ligação são elementos que fazem com que a súplica se torne a forma mais viável de tentar amenizar esta situação.

A legislação que prevê pena com maior rigor ainda não foi regulamentada. A PM avalia que a diminuição desse tipo de crime só será efetivamente eficaz com a regulamentação.

A localização do responsável pela chamada falsa é difícil. E, quando elas são realizadas de telefones públicos, a identificação se torna praticamente impossível. As ligações a partir de telefones celulares ou linhas fixas dependem de quebra de sigilo telefônico, somente fornecida mediante ordem judicial. Um pedido de análise pode demorar meses e até anos.

Fonte:Mogi News

Mogi-Bertioga Dedo-duro flagra cerca de 20 veículos por dia


Mogi-Bertioga
Dedo-duro flagra cerca de 20 veículos por dia
Em outubro de 2012, o MN mostrou que a média diária de flagrantes era três vezes menor que número atual - em torno de 5 carros a cada 24 horas
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro

Segundo a corporação responsável pela fiscalização, 99% dos casos estão relacionados a automóveis com o licenciamento em atraso
O radar de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR), o dedo-duro, instalado no km 58,6 da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98) flagra, em média, 20 veículos irregulares por dia. O balanço foi divulgado pelo comando da Polícia Rodoviária. Em outubro de 2012, o Mogi News mostrou que a média diária de flagrantes era três vezes menor que número atual - cinco carros a cada 24 horas. 
Segundo a corporação responsável pela fiscalização na rodovia, 99% dos casos estão relacionados aos automóveis com o licenciamento em atraso. O 1% restante é dividido em ocorrências de apropriação indébita, furto, roubo e busca e apreensão. 
Além de aplicar multas a quem excede o limite de velocidade determinado para o trecho, o equipamento verifica se o veículo está com a documentação em dia e se existe alguma queixa de crime relacionado à numeração da placa. 
Caso constate alguma irregularidade, seja de caráter administrativo - como o atraso no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), licenciamento ou seguro obrigatório vencidos, e até falta de pagamento do financiamento, que conte com o pedido judicial de busca e apreensão - ou na esfera criminal -informação de roubo, furto ou apropriação indébita - a base da polícia rodoviária mais próxima é avisada. Os policiais recebem via on-line e, imediata, uma foto do automóvel e, assim, a abordagem é feita. 
Os dados divulgados revelam apenas os flagrantes ocorridos com a intervenção da polícia. As infrações cometidas por excesso de velocidade não fazem parte deste balanço, uma vez que não é necessária a verificação da Polícia Rodoviária. 
O automóvel surpreendido pelo equipamento seja ele uma moto, veículo de passeio, de carga ou transporte coletivo, é apreendido e levado para o pátio localizado na estrada do Taboão, de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Para tirá-lo de lá, além de quitar o débito existente, no caso de restrições administrativas, o responsável precisa pagar a diária cobrada pelo período em que o carro fica no local, e, ainda, o serviço de guincho.

O dedo-duro identifica somente as irregularidades no automóvel. Problemas relacionados ao condutor, como, por exemplo, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida, limite de pontos excedido e casos mais graves, entre eles motoristas embriagados, são identificados e punidos pela polícia por meio de blitze.

Ao longo de 2013, a Mogi-Bertioga ganhará novos radares. Atualmente, a rodovia conta com oito. O DER prepara uma licitação para adquirir novos equipamentos, mas não revelou quantos serão instalados na estrada que liga Mogi ao litoral.

Fonte:Mogi News

Manutenção Mogi-Guararema tem obras 40% concluídas


Manutenção
Mogi-Guararema tem obras 40% concluídas
Daniel Carvalho

Via está recebendo acostamento, novas faixas e outras melhorias
A empresa Firpavi, responsável pelas obras de manutenção da rodovia Mogi-Guararema (SP-66), já concluiu 40% dos serviços, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Atualmente, o trânsito de alguns trechos está em sistema de "pare e siga", devido à quantidade de máquinas na pista.

Na rodovia, estão sendo executados serviços de recapeamento, pavimentação de acostamentos e implantação de faixas adicionais. As obras de recuperação na SP-66 foram iniciadas em abril de 2012 com previsão de término para outubro de 2013. O investimento é de R$ 45 milhões.


Radar
O processo de licitação do DER para a contratação dos equipamentos redutores de velocidade para a rodovia Mogi-Salesópolis (SP-88) está impugnado. Segundo o departamento, no dia 5 de dezembro, foram abertas as propostas enviadas e uma das empresas foi desclassificada e entrou com o pedido de cancelamento do processo na Justiça. Por força de liminar, o procedimento está paralisado por tempo indeterminado. 
No edital, o prazo para a instalação dos equipamentos seria de 12 meses a partir da contratação da empresa. O edital contrata o serviço para 12 diferentes regiões do Estado. No caso de São Paulo, que contempla a contratação do serviço para a região, o orçamento dos equipamentos chega a R$ 15.548.226,28. (J.S.)

Fonte:Mogi News

Jundiapeba Canoeiros retiram lixo sob chuva


Jundiapeba
Canoeiros retiram lixo sob chuva
Mesmo com o mau tempo, grupo de amigos cumpriu a promessa de entrar no Rio Jundiaí para recolher resíduos
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Amigos reservaram o sábado para recolher resíduos no rio e entraram na água mesmo com a chuva
Mesmo embaixo de chuva, o grupo Reunindo Amigos Canoagem percorreu nove quilômetros de extensão da várzea da represa do Rio Jundiaí, em Taiaçupeba, recolhendo lixo. Na manhã de ontem, garrafas PET, vasilhames de vidro, entulhos e demais materiais foram retirados da beira da represa por seis pessoas do grupo, que trabalharam voluntariamente em prol do meio ambiente. A iniciativa, realizada de maneira pioneira em Mogi das Cruzes, também já foi realizada nas represas de Biritiba Mirim e Ponte Nova, em Salesópolis, além das praias e rios de Bertioga, Florianópolis, Ibiúna, Igaraçu e Paraibúna. 
O grupo, que faz esse tipo de trabalho voluntariamente, se reuniu por volta das 9 horas da manhã na represa. Primeiramente, todo o lixo descartado na várzea da represa e no meio da vegetação foi retirado. "Encontramos muitos produtos que não têm nenhum motivo para estarem aqui, porque não são de consumo rápido, como bebidas, por exemplo. Encontramos fraldas, absorventes e até roupas e sapatos jogados no chão", disse Alexandre Ricardo Alves, um dos organizadores do grupo.

A chuva que caiu sobre a cidade atrapalhou um pouco a ação ambiental. Mesmo assim, o grupo entrou na água à procura de lixo. "Fazemos isso porque achamos importante cuidar do meio ambiente onde vivemos e conscientizar quem usa o espaço", disse.

A equipe foi formada há oito anos e realiza diversas expedições e passeios em represas, lagos e rios em várias regiões do País. O lixo recolhido é destinado corretamente, ou seja, colocado em sacos plásticos específicos e despejado em lixeiras, para que seja levado até o aterro sanitário pela empresa responsável pelo serviço público em Mogi. Já os recicláveis foram separados para catadores de cooperativas do distrito de Jundiapeba. Mais informações sobre o grupo no site www.racanoagem.com.br.


Fonte:Mogi News

Orçamento Isenção às empresas deve custar R$ 7,144 milhões


Orçamento
Isenção às empresas deve custar R$ 7,144 milhões
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Damásio: Medida atende às leis de incentivos fiscais
Ao menos R$ 7,144 milhões deixarão de entrar nos cofres municipais neste ano. Os recursos compreendem ao montante acumulado de tributos que 15 empresas instaladas em Mogi estão isentas de pagar, conforme o projeto de Lei do Orçamento de 2013, em trâmite na Câmara Municipal. 
A medida, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento, Marcos Damásio, atende ao cumprimento de leis de incentivos fiscais implementadas no município desde meados de 2000 para atração de novas empresas e a ampliação das atividades realizadas por elas na cidade, que, por consequência, acarretam na geração de empregos aos moradores de Mogi. 
Estão na lista de isenção fiscal as seguintes empresas: Melhoramentos Papéis Ltda., General Motors, Sabesp, Reichhold do Brasil Ltda., Mabesa do Brasil, NGK , Kimberly Clark (isentas, em sua maioria, entre 10 e 40 anos de pagamento de IPTU - Imposto Predial Territorial e Urbano); Silvia Mattos & Cia Ltda., AP Equipamentos Industriais Ltda., Hoganas, Indústria e Cerâmica Marcatto (isenção de IPTU por cinco anos), Horii Empreendimentos terá abatimento de 10% do ISS (Imposto Sobre Serviço), assim como a Vidax. 
A Telefutura e Contractors, que atuam no setor de teleatendimento, também são beneficiárias do incentivo fiscal com crédito de até 10% do total da folha de pagamento e encargos sociais dos funcionários residentes em Mogi. "Os R$ 7,144 milhões embora sejam valores vultosos não se comparam ao grande trabalho social, com geração de emprego e aquecimento da economia local com instalação dessas empresas na cidade. É uma isenção que compensa", afirma Marcos Damásio, informando que mais dez novas empresas devam se instalar na cidade neste ano e que podem ser beneficiadas com isenção de tributos. 
"Uma delas é a Daikin, que deve funcionar às margens da Mogi-Bertioga e, quando estiver operando com toda sua capacidade, vai gerar em torno de mil empregos", comenta o secretário Damásio. 
De acordo com projeto de lei aprovado na Câmara Municipal, a empresa de ar-condicionado deve ficar isenta de Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU) e Imposto sobre Transmissão de Bens imóveis (ITBI). O tempo que isso vai durar ainda será definido pela administração. "Não vamos cobrar o ISS durante a construção da fábrica. Depois disso será dada isenção no IPTU por um tempo que ainda não está fechado. Além disso, vamos deixar de cobrar o ITBI. É uma forma de incentivar a vinda da fabricante de ar-condicionado e o interesse público disso compensa essas medidas", reforçou o secretário.

A expectativa é que após instalada na cidade, a empresa fabricante de ar-condicionado e componentes gire em torno de R$ 1 bilhão até 2020. Nos primeiros cinco anos, estima-se que ela movimente cerca de R$ 15 milhões.

Fonte:Mogi News