Canoeiros retiram lixo sob chuva
Mesmo com o mau tempo, grupo de amigos cumpriu a promessa de entrar no Rio Jundiaí para recolher resíduos
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes
Amigos reservaram o sábado para recolher resíduos no rio e entraram na água mesmo com a chuva
Mesmo embaixo de chuva, o grupo Reunindo Amigos Canoagem percorreu nove quilômetros de extensão da várzea da represa do Rio Jundiaí, em Taiaçupeba, recolhendo lixo. Na manhã de ontem, garrafas PET, vasilhames de vidro, entulhos e demais materiais foram retirados da beira da represa por seis pessoas do grupo, que trabalharam voluntariamente em prol do meio ambiente. A iniciativa, realizada de maneira pioneira em Mogi das Cruzes, também já foi realizada nas represas de Biritiba Mirim e Ponte Nova, em Salesópolis, além das praias e rios de Bertioga, Florianópolis, Ibiúna, Igaraçu e Paraibúna.
O grupo, que faz esse tipo de trabalho voluntariamente, se reuniu por volta das 9 horas da manhã na represa. Primeiramente, todo o lixo descartado na várzea da represa e no meio da vegetação foi retirado. "Encontramos muitos produtos que não têm nenhum motivo para estarem aqui, porque não são de consumo rápido, como bebidas, por exemplo. Encontramos fraldas, absorventes e até roupas e sapatos jogados no chão", disse Alexandre Ricardo Alves, um dos organizadores do grupo.
A chuva que caiu sobre a cidade atrapalhou um pouco a ação ambiental. Mesmo assim, o grupo entrou na água à procura de lixo. "Fazemos isso porque achamos importante cuidar do meio ambiente onde vivemos e conscientizar quem usa o espaço", disse.
A equipe foi formada há oito anos e realiza diversas expedições e passeios em represas, lagos e rios em várias regiões do País. O lixo recolhido é destinado corretamente, ou seja, colocado em sacos plásticos específicos e despejado em lixeiras, para que seja levado até o aterro sanitário pela empresa responsável pelo serviço público em Mogi. Já os recicláveis foram separados para catadores de cooperativas do distrito de Jundiapeba. Mais informações sobre o grupo no site www.racanoagem.com.br.
Fonte:Mogi News