terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Cidadania: Deputado pretende ampliar serviços dos CICs na região

Cidadania:
Deputado pretende ampliar serviços dos CICs na região
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna
O deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) quer ampliar os serviços oferecidos pelos Centros de Integração da Cidadania (CIC), órgão ligado à Secretaria de Estado de Justiça, e expandir o número de unidades no Alto Tietê. A proposta inclui ampliar as atividades do CIC existente em Jundiapeba e levar o atendimento, de forma itinerante, para outros distritos da cidade e demais municípios do Alto Tietê, como Biritiba Mirim, Salesópolis, Guararema e Santa Isabel.
Esta expansão do CIC foi um dos assuntos discutidos pelo parlamentar na audiência de ontem com o secretário da Justiça, Paulo Dimas Mascaretti, que estará em Mogi das Cruzes no próximo dia 15 de março. "O serviço oferecido em Jundiapeba servirá como modelo desta expansão", afirmou.
Os CICs realizam desde a emissão da Carteira Profissional, até consultas de empregos e outros serviços, como Bolsa Família, cursos profissionalizantes e de requalificação. "É uma referência para as pessoas que encontram no local uma série de atividade e orientações, por isso, a importância de estender para outros distritos e municípios", afirmou Bertaiolli.
Ainda no dia 15 de março, o secretário visitará as obras e as instalações do Museu Virtual da Educação (Muve), em Mogi, que foi restaurado com recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), ligado à Secretaria de Justiça. "Nós assinamos, em 2014, um convênio com o Governo do Estado para o restauro do casarão histórico da rua Coronel Souza Franco, na área central da cidade. O objetivo é transformar aquele espaço num centro de pesquisa para os estudantes, além de preservar a nossa história", destacou o deputado, salientando que o prédio recebeu as obras necessárias, mas ainda aguarda pelos equipamentos.

Fonte:Mogi News

MOGI: Secretário Bezerra apresenta projeto para oferecer assistência aos moradores de bairros distantes

7 de fevereiro de 2019 4 min. - Tempo de leitura
O Diário
Compartilhe!

Chico Bezerra tem plano para criar grupos de voluntários
(Foto: Arquivo)
O secretário municipal de Saúde, médico Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho, o Chico Bezerra, anunciou ontem a implantação de um novo sistema de atendimento para moradores de pontos distantes dos distritos de Taiaçupeba, Biritiba Ussu, Quatinga e Sabaúna. Um grupo de até seis agentes comunitários, vinculados às unidades básicas de saúde dessas localidades, ficará encarregado de visitar as residências situadas em locais mais isolados, longe dos núcleos habitacionais, para avaliar as condições de saúde de seus ocupantes, tirar dúvidas sobre questões ligadas à saúde pública e, se necessário, marcar consultas e encaminhar os necessitados até os médicos dos postos de saúde.

Os agentes, com formação específica na área de saúde pública, atuarão sob a supervisão do diretor da unidade básica de cada distrito e passarão a conhecer de perto a realidade de sua região, assim como as pessoas mais necessitadas de acompanhamento médico-hospitalar, as quais terão acompanhamento permanente dos agentes e do corpo clínico de cada posto. Em casos especiais, os pacientes poderão ser transferidos para receber tratamento específico em hospitais da rede pública.

O novo programa da Prefeitura é uma alternativa ao Saúde da Família, onde os médicos vão até as casas para cuidar dos moradores. “Como não temos condições de implantar o PSF nesses pontos mais distantes, vamos utilizar os agentes de saúde para fazer a intermediação entre a comunidade e o médico do posto que deverá dedicar um horário específico de sua agenda para atender aos moradores dessas localidades de cada distrito”, afirma Bezerra.

Humanização

Outro projeto anunciado pelo secretário está diretamente vinculado à sua proposta de “humanizar a saúde”, por meio de melhorias no atendimento oferecido nas diferentes unidades vinculadas ao município.

A nova proposta de trabalho será desenvolvida em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade e deverá ser apresentada, em detalhes, ao prefeito Marcus Melo (PSDB) dentro dos próximos dias, embora ele já tenha recebido as primeiras informações sobre o projeto.

Segundo o secretário Bezerra, o plano prevê a criação de grupos de pessoas voluntárias para atuar junto a postos de saúde, unidades de pronto-atendimento (UPAs), unidades básicas 24 horas e demais setores de atendimento à população.

Esses grupos, formados por até três voluntários cada, serão treinados para recepcionar e acolher os pacientes nas unidades de saúde mogianas. “O objetivo é humanizar o atendimento, fazer os primeiros contatos com os pacientes para que eles se sintam bem, sejam bem acolhidos e atendidos”, afirma Bezerra, que deseja implantar o projeto, prometido durante sua posse no cargo de secretário, “o mais rapidamente possível”.

Terceira Idade
Nos planos do novo secretário está a implantação de uma Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), ao lado da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), no Bairro do Rodeio. No local deverão funcionar sistemas voltados especialmente para o homem, além de idosos da chamada Terceira Idade e deficientes físicos.

Na Unica haverá atendimento como fisioterapia, além de outras especialidades voltadas para idosos. Para o homem, haverá até três consultórios com urologistas e médicos de outras especialidades, como reumatologistas e outros.

O projeto inclui ainda, segundo o secretário Bezerra, a criação de um setor específico para atendimento a portadores de algum tipo de deficiência física. “Uma recente pesquisa mostrou que 17% da população brasileira possuem algum tipo de deficiência e nossa meta é atender não só os portadores, mas também os familiares, já que há muitos pais que sabem o que fazer com os filhos deficientes”, diz o secretário, lembrando que a proximidade com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), localizada ali perto, poderá complementar esse tipo de atendimento a carentes.

“Vamos disponibilizar serviços como fisioterapia, neurologia e psicologia, além de assistência social”, promete o secretário.

Segundo Bezerra, o prefeito Marcus Melo deverá anunciar, em breve, a licitação para construção de uma Unidade de Pronto-Atendimento no distrito de Jundiapeba, assim como uma maternidade que deverá funcionar ao lado do Hospital Municipal, em Braz Cubas, dotada de 60 leitos e UTI Neonatal.

“Como a Santa Casa está quase sempre superlotada, essa maternidade será mais uma opção para suprir as deficiências desse setor na cidade”, disse.

Fonte:O Diário de Mogi

EM VISITA A MOGI: Secretário de Estado de Transportes promete atacar causas de deslizamentos na Mogi-Bertioga

9 de fevereiro de 20197 min. - Tempo de leitura
Silvia Chimello

Compartilhe!

João Octaviano Machado neto se comprometeu a apresentar neste mês um plano de melhorias para acessos de Mogi. (Foto: Henrique Campos)
O secretário de Estado de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, se comprometeu em apresentar até o final deste mês um plano de obras para melhorar as condições do complexo viário de Mogi das Cruzes. Ele anunciou a elaboração do projeto de obras para pavimentação da Estrada da Volta Fria e reconstrução da ponte sobre o Rio Tietê, em Jundiapeba. Também prometeu realizar estudos para resolver os problemas de queda de barreiras na Rodovia Mogi-Bertioga e a retomada das obras de duplicação da Mogi-Dutra.

As questões foram discutidas com o secretário durante sua visita a Mogi das Cruzes, na manhã desta sexta-feira, para conhecer a Região, verificar de perto os problemas e avaliar as demandas dos políticos do Alto Tietê, que há algumas décadas insistem na necessidade das obras.

Acompanhado do superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Paulo César Tagliavini, Machado Neto foi recepcionado pelo deputado federal Marco Bertaiolli (PSD), pelo prefeito Marcus Melo (PSDB), deputado estadual Estevam Galvão (DEM), vereadores, entre outras lideranças.

Ele teve a chance de trafegar pelo trecho tortuoso da estrada, enfrentar os trancos e sacolejos do carro para transpor buracos e lama, passar por imensas poças formadas pelas águas das chuvas e sentir na pele o drama dos moradores que precisam atravessar diariamente uma ponte em estado muito precário. Depois dessa experiência, o secretário disse que entendeu a necessidade de realizar as obras de melhorias na via e prometeu, para este mês, a apresentação de estudo, com a definição de um plano de obras, investimentos e cronograma de execução.

“Não tem cabimento um percurso como esse, e ainda desembocar em uma ponte que é um fator de restrição imensa para a região. É algo que a gente vai ter quer enfrentar com toda urgência porque uma situação como essa exige. É óbvio que isso aqui precisa ser prioridade, porque cria uma área de desenvolvimento importante. É uma ligação fundamental até mesmo para retirar o trânsito urbano e evitar uma série de transtornos”, observou.

De acordo com ele, a Pasta já tem estudos elaborados que serão atualizados para elaboração de um plano de obras. “O DER vai nos trazer uma posição, tanto da questão da obra em si como da questão orçamentária. Nesse prazo, seguramente até o final de fevereiro, teremos uma posição do que vamos fazer. E tendo isso organizado aqui, vamos imediatamente iniciar essas obras”, declarou.

A via possui 7,5 quilômetros e liga a Perimetral à Avenida Guilherme Giorgi, em Jundiapeba. A construção de uma nova ponte sobre o Rio Tietê substituiria a atual, que é de madeira e permite apenas a passagem de um veículo por vez.

O estudo envolve ainda a duplicação da Estrada do Pavan, que faz a ligação entre a Mogi-Dutra e a Perimetral, sentido Volta Fria.

Barreiras na estrada

Durante a visita a Mogi, o secretário de Estado de Transportes e Logística, João Octaviano Machado Neto, informou que o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) deverá concluir em breve os  estudos que vão traçar o plano de obras para tentar acabar definitivamente com os problemas de queda de barreiras na Rodovia Mogi-Bertioga. O projeto está sendo elaborado com acompanhamento do Instituto de Geologia (IG) e do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT).

“Hoje estamos indo nessa condição: escorregou faz a contenção, escorregou faz a contenção. O que pedi ao DER é uma coisa mais objetiva e permanente para que possamos ter outras alternativas para conviver com uma área instável. Esse estudo está sendo feito. Agora estamos avaliando as alternativas, do ponto de vista de engenharia, sobre como fazer ações mais permanentes para garantir que as pessoas que estão transitando na estrada não corram risco de um escorregamento na rodovia”, explicou Machado Neto.

O secretário alega que o problema é mais complexo porque envolve questões ambientais, que impõem  limitações para a execução das obras. Ele esclarece que todas as características da via estão sendo avaliadas pelos institutos e que as análises mostram uma área muito instável, que precisa realmente de um tratamento.

O assunto, segundo ele, foi tema de discussão durante reunião realizada anteontem entre técnicos da  secretaria e do DER, com a participação do vice-governador Rodrigo Garcia, que está com a incumbência de coordenar as prioridades do governo.

“O vice-governador pediu para que Secretaria hierarquizasse as prioridades, e entre elas está a  Mogi-Bertioga. O superintendente do DER, Paulo Tagliavini, levou ao Rodrigo Garcia uma visão do que estamos imaginando aqui para a rodovia. Vamos discutir o projeto e depois fazer uma reunião com os prefeitos da Região para que a gente possa apresentar qual é a nossa visão de uma ação mais permanente para atacar a causa”, completa.

O atual governo não descarta a possibilidade de privatizar a rodovia, porém, pretende antes estudar a viabilidade desse modelo e a questão do desempenho de uma estrada concessionada. “O DER vai discutir isso com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), e avaliar. Por enquanto estamos em uma fase muito inicial de estudos. A grande preocupação agora é uma ação imediata em termos dos problemas de contenção de encostas”, informou.

Políticos apostam em melhorias
A visita do secretário de Estado de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, a Mogi e a disposição que ele demonstrou em realizar as obras de melhorias do complexo viário do Município causaram boa impressão aos políticos da Cidade, que depois de mais de uma década de espera, acreditam que serão atendidos em suas demandas. A duplicação da Estrada do Pavan, pavimentação da Volta Fria, reconstrução da ponte sobre o Rio Tietê, as obras na Mogi-Bertioga e o acesso ao Taboão são demandas prioritárias para a Administração Municipal.

Esses pedidos de melhorias foram feito tanto pelo atual prefeito, Marcus Melo (PSDB), como o deputado federal e ex-prefeito Marco Bertaiolli (PSD), que foi quem convidou o secretário para visitar Mogi a fim de que ele pudesse verificar in loco os problemas.

De acordo com Bertaiolli, depois de ter avaliado a situação e importância das obras de melhorias do complexo viário para a cidade, o secretário se comprometeu em concluir os estudos até o final do mês, para depois convocar os representantes de Mogi e Região para uma nova reunião a fim de definir o plano e prazos para a execução.

O deputado, que se considera “embaixador da Região para apresentar as demandas junto ao Governo do Estado”, disse que está confiante no trabalho e disposição do governador João Doria (PSDB) em realizar essas obras. “O secretário teve a oportunidade de conhecer a realidade de Mogi e avaliar a situação. Ele entendeu a necessidade de melhorar esse acesso, que começa na Mogi-Dutra, segue pela Estrada da Volta Fria, que faz ligação para a Avenida das Orquídeas e Suzano. Trata-se de uma importante elo de desenvolvimento para toda a Região”, reforça.

O prefeito Marcus Melo (PSDB) também reforçou a necessidade dos projetos para o desenvolvimento da cidade e acredita que a vinda do secretário a Mogi, especialmente depois do período de chuvas, foi importante para que ele pudesse avaliar a urgência da situação. “Ele entendeu a nossa dificuldade e viu a importância dessa estrada para a Região. A Prefeitura vem realizando a manutenção da via com máquinas recentemente adquiridas e vamos continuar trabalhando para que seja pavimentada e uma nova ponte seja construída”, disse Melo.

Na ocasião, o secretário recebeu ainda representantes da Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab) o pedido para construção de um acesso da Rodovia Ayrton Senna ao local e se comprometeu em avaliar a possibilidade.

Durante a vinda do secretário à Região, que incluiu visita a Suzano e Poá, o presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Rodrigo Ashiuchi (PR), prefeito de Suzano, reforçou o pedido para implantação da alça de saída do Trecho Leste do Rodoanel na SP-66.

Acompanharam a visita, o presidente da Câmara de Mogi, Sadao Sakai (PR), os vereadores Antonio Lino (PSD), Edson Santos (PSD), José Francimário Vieira de Macedo, o Farofa (PR), e Marcos Furlan (DEM), além dos secretários municipais.

Fonte:O Diário de Mogi