segunda-feira, 8 de outubro de 2018

URNAS APURADAS: Mogi elege um deputado estadual e um federal: Damásio e Bertaiolli

12 horas atrás17 min. - Tempo de leitura

O Diário
Compartilhe!

Damásio se reelege para a Assembleia Legislativa, enquanto Bertaiolli vai estrear na Câmara Federal. (Foto: Arquivo)
Com o resultado das eleições de ontem, Mogi das Cruzes perde uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e ganha uma cadeira na Câmara Federal em comparação ao pleito de 2014, quando foram eleitos dois deputados estaduais, mas nenhum federal, já que Junji Abe (MDB) obteve na época 79.909 votos, ficou como primeiro suplente e assumiu apenas em 21 de fevereiro de 2018 no lugar de Paulo Maluf (PP).

Já neste domingo, o resultado das urnas conduzirá Marco Bertaiolli (PSD) ao primeiro mandato na Câmara dos Deputados, com 136.574 votos (0,66% dos válidos), e o deputado estadual Marcos Damasio (PR) à reeleição na Assembleia Legislativa, com 80.815 sufrágios (0,39%).

Em todo o Alto Tietê, houve cinco deputados federais e três estaduais eleitos. A partir de janeiro de 2019, além de Bertaiolli, vão representar a Região em Brasília a policial Kátia Sastre (PR), com 260.364 votos (1,26%), que também estreia no cargo; Márcio Alvino (PR), 134.131 (0,65%); Guilherme Mussi (PP), 130.437 (0,63%); e Roberto de Lucena (Podemos), 54.943 (0,27%). Os três foram reeleitos no cargo. Já Junji Abe (MDB) recebeu 21.344 sufrágios (0,10%) e não permanecerá no cargo a partir do próximo ano.

Na Assembleia Legislativa, além de Damasio, o Alto Tietê manterá outros dois representantes: André do Prado (PR), com 121.445 votos (0,59%) e Estevam Galvão de Oliveira (DEM), 58.990 (0,29%). Keiko Ota (PSB) deixará sua cadeira na Alesp, já que teve 60.053 sufrágios (0,29%) e não foi reeleita.

O deputado estadual reeleito André do Prado (PR) garantiu que em seu próximo mandato manterá o modelo de parceria. “Estou muito feliz com o apoio das pessoas. Sou grato pela confiança. A torcida delas durante os encontros e visitas que participei demonstra que estou no caminho certo com trabalho, respeito e compromisso. Meu novo mandato continuará a ser de parcerias porque as cidades não são feitas de partidos ou bandeiras, mas de gente, que merece ter voz, vez e a nossa atenção. Como representante do povo paulista, meu objetivo é ajudar os nossos municípios para que tenhamos um Estado mais forte e com mais oportunidades”, disse.

Não reeleito, o deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PTB), que ontem recebeu 55.955 votos (0,27%), enviou a seguinte nota a O Diário: “Recebi com muita calma e tranquilidade o resultado das eleições, porque já sabia que essa eleição não seria fácil pelo quadro presidencial. Acontece que o Bolsonaro acabou elegendo deputados com votação baixa, o que tirou a nossa cadeira. Houve também um grande número de abstinência, porque o tempo não contribuiu. De qualquer forma, tenho consciência de que fiz o meu melhor, trabalhei muito e me sinto honrado pela minha atuação na Assembleia Legislativa e por todas as conquistas que obtive para Mogi e Região, principalmente na área da saúde. Agradeço imensamente a todos que confiaram seus votos em mim. Continuarei ajudando a população através da Medicina. Os projetos políticos, deixarei para decidir no futuro”.

Votos
Em Mogi, dos eleitores apurados até a zero hora de hoje – 309.138 (99,76%) do total de 309.882 listados na Cidade -, 245.566 (79,44%) compareceram às urnas e 63.572 (20,56%) deixaram de votar. (Carla Olivo)

Damásio se reelege e diz que se desvincula de Tiririca
Reeleito deputado estadual, Marcos Damasio, do PR, atribuiu à “dedicação e ao trabalho” a permanência na Assembleia Legislativa. Ele festejou com assessores no comitê eleitoral, na Rua Coronel Souza Franco, o resultado do que classificou ser uma das campanhas mais difíceis da vida pública, iniciada aos 24 anos, quando foi eleito vereador pela primeira vez, herdando o território político pavimentado pelo pai dele, Tarcísio Damasio, morador de Braz Cubas.

”Foi uma vitória porque essa é a pior crise econômica e política brasileira, e nós temos a esperança de que, com um novo governo, o Brasil volte de novo a gerar emprego, a crescer. Só posso agradecer a quem nos apoiou”, disse.

Damasio obteve 80.815 votos. Há quatro anos, foram 59.368. Esse crescimento, analisou, “deve ser atribuído ao nosso trabalho, e particularmente, é uma resposta a quem ligou a nossa vitória, em 2014, ao Tiririca”. O campeão de votos do PR nas duas eleições passadas viu ontem desidratar o apoio popular – não obteve nem metade dos resultados anteriores, quando ultrapassou a casa de 1 milhão de votos.

“O Tiririca teve bem menos votos, enquanto eu obtive mais, na comparação entre as duas eleições. Então, não há dúvida de que a minha eleição se desvinculou da dele”, avalia.

Ele analisou os resultados locais: “Cada eleição reflete um momento. E o PR sai fortalecido, com a minha eleição, e de outros nomes, e temos certeza que o futuro governador irá atender Mogi e Região”. O PR irá manter o apoio a Márcio França (PSB), que está no segundo turno, com João Doria (PSDB).

“O Márcio França nos deu a Secretária de Transportes e continuará nosso parceiro”, afirmou. Entre as lutas que espera conquistar estão os investimentos viários no Distrito do Taboão, a construção da Estação Ferroviária de Mogi e a inauguração do Bom Prato, em Jundiapeba, ainda neste ano.

Merecerá atenção a definição do PR sobre a disputa entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). “Os dois são nossos amigos. O Bolsonaro iria sair candidato pelo PR, e nós apoiamos o Lula e a Dilma, no passado”, disse, sem acenar a subida em nenhum desses dois barcos. “O PR definirá nos próximos dias”. (Eliane José)

Bertaiolli afirma que vai cumprir as promessas
Entusiasmado com a vitória, o novo deputado federal eleito por Mogi das Cruzes, o ex-prefeito Marco Aurélio Bertaiolli chorou e comemorou com seus apoiadores o resultado das eleições deste domingo, segundo seus assessores. Ele mais de 136,5 mil votos, o que fez dele um dos mais votado do PSD. Nesta semana, ele vai até a Basílica de Aparecida a pé para fazer agradecer a conquista, repetindo um ritual cumprido há 20 anos.

Ex-prefeito que irá atuar pela primeira vez em Brasília, por meio de nota, disse que irá representar Mogi das Cruzes e o Alto Tietê no Congresso Nacional da melhor forma possível. “Esse mandato não é meu, mas sim de todos que acreditaram em mim e me escolheram como um de seus representantes, em uma eleição tão difícil como essa, em que houve muitas mudanças nas regras”, destacou.

Bertaiolli prometeu cumprir os compromissos assumidos durante a campanha com eleitores do Alto Tietê e Vale do Paraíba.

Para Mogi, o eleito promete interceder por projetos como a construção de novas creches e escolas; e da maternidade de Braz Cubas, a reforma das estações e melhorias nos serviços da CPMT com a extensão da linha de trem até o Distrito de César de Souza, os em bairros mais distantes e a instalação da passarela na Praça Sacadura Cabral; de um novo terminal de ônibus e do Polo de Segurança em Jundiapeba.

Bertaiolli está na gestão pública há 30 anos e foi prefeito de Mogi das Cruzes por dois mandatos, entre 2009 e 2016, além de vereador de Mogi (1996 a 2004). Em 2004, foi eleito vice-prefeito. Dois anos depois foi eleito como deputado estadual. É administrador de empresas, com pós-graduação em Gestão Pública. Também foi vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) no biênio 2013-2015, sendo reeleito para o cargo onde se manteve até março de 2018. (Silvia Chimello)

Os resultados de Mogi

Fonte:O Diário de Mogi

Venho aqui parabenizar a todos os guerreiros do 22222, agradece o empenho e a dedicação na campanha do nosso Deputado Estadual Marcos Damásio.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, meme e texto
Venho aqui parabenizar a todos os guerreiros do 22222, agradece o empenho e a dedicação na campanha do nosso Deputado Estadual Marcos Damásio, agradecer a todas as equipes que lutaram na rua por votos com sol, chuva, sábado às vezes deixando a família em casa para um propósito na qual tenho certeza que essa vitória é NOSSA também foi um prazer trabalhar com todos alguns eu já conhecia e outros conheci a pouco tempo e  levarei esse ensinamento e essa dedicação para resto da minha vida grande abraços todos.

Testo: Dudu seu agradecimento.